"Esta iniciativa cruza racionalidade económica com responsabilidade social e traduz uma solução para famílias que não conseguem uma casa no mercado livre", evidenciou Marco António Costa, durante a cerimónia de entrega das primeiras seis habitações no Edifício Prestige, na freguesia de Canelas. "Esta iniciativa faz parte do nosso ADN institucional, ao assinar documentos que marcam, pela positiva, a vida das pessoas", acrescentou.
 Marco António Costa recordou, na circunstância, declarações personalizadas aquando da celebração do referido protocolo: "Estamos a percorrer um novo caminho no País que assinala uma mudança estrutural ao nível das mentalidades e da relação de cumplicidade activa entre o poder bancário e o poder autárquico, numa lógica de criar soluções onde existem dificuldades".
Marco António Costa recordou, na circunstância, declarações personalizadas aquando da celebração do referido protocolo: "Estamos a percorrer um novo caminho no País que assinala uma mudança estrutural ao nível das mentalidades e da relação de cumplicidade activa entre o poder bancário e o poder autárquico, numa lógica de criar soluções onde existem dificuldades".A enorme carência dos municípios em termos de soluções na área da habitação encontra resposta em Vila Nova de Gaia, através da promoção do mercado social de arrendamento. "Estamos a desenvolver um mercado intermédio, um pouco abaixo do mercado livre e um pouco acima do mercado social. É um novo mercado em Portugal direccionado para um novo segmento", especificou Marco António Costa.
"Estamos a fazer história na política social do País, em termos de materialização de soluções habitacionais", sublinhou o Vice-Presidente da Câmara de Gaia, acrescentando: "É muito saudável ver a banca a desenvolver a sua missão em parceria com os municípios".
Marco António Costa sublinhou a importância da entrega simbólica destas primeiras casas, ao abrigo do Programa Arco-Íris, que trilha um novo caminho nas políticas habitacionais e sociais do País e manifestou a sua satisfação pela concretização do compromisso: "Sinto-me mais gratificado e mais feliz, porque não há nada mais gratificante do que promover uma solução que resulte na entrega de chaves a famílias que passarão a ter uma casa condigna para viver".
O binómio racionalidade económica e responsabilidade social, que fundamenta a promoção deste mercado social de arrendamento em Gaia, foi a principal tónica da intervenção de José Araújo e Silva, administrador da Caixa Geral de Depósitos: "Em boa hora decidimos concluir o Edifício Prestige, em parceria com o construtor, e protocolar com a Câmara de Gaia este compromisso. Esta autarquia alinha neste duplo objectivo várias vezes defendido pelo seu Vice-Presidente: em vez de construir mais casas para vender, o melhor é aproveitar as habitações disponíveis para arrendar no âmbito do mercado social. É uma abordagem racional e inteligente".
O administrador da CGD referiu, na ocasião, todas as diligências já efectuadas com o IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no sentido de convencer este instituto público do Estado a aderir a esta parceria, com vista a multiplicar as oportunidades no âmbito do mercado social de arrendamento.
Através do presente protocolo celebrado com o Município de Gaia, foram entregues agora seis casas de um universo de 40 fracções disponíveis no Edifício Prestige, mas a parceria já permite colocar no mercado cerca de 140 habitações, que integram também as casas recuperadas na Urbanização de Vila d'Este, na sequência do plano de regeneração e requalificação urbana promovido pela Câmara Municipal (a maior obra de reabilitação urbana em curso na Europa), iniciativa que a CGD em boa hora agarrou.

 
 
5 comentários:
e depois como é que o PC agradecia aos patos bravos o dinheirinho prás campanhas pá?!?!
Auditoria às contas da autarquia do Seixal: http://viverseixal.blogspot.com/2011/06/finalmente-seixal-psd-quer-auditoria.html
Passaroca obececada por Obama
Sobre a auditoria, direi o velho ditado popular:
É possível enganar todos algum tempo ou alguns o tempo todo, mas não todos todo o tempo...
por essas e por outras é que os kamaradas criaram a tal passaroca para atacarem aqules que eles teem medo de atacar de frente. o PC sempre teve medo da oposição e entao do obama nem se fala.
Enviar um comentário