quarta-feira, junho 29, 2011

EXPERIMENTEM POUPAR EM ALMADA




É escandaloso que nos tempos que correm, a autarquia de Almada desperdice fundos públicos para uma propaganda sem sentido em exibição nos blocos publicitários das televisões.


É absolutamente reprovável este gasto por pura vaidade dos senhores autarcas da maioria CDU eleita, para não falar de publicidade enganosa com montagens que não correspondem à realidade de Almada.


Esta campanha devia ser proíbida de imediato e o seu valor descontado da conta bancária da senhora presidente.

terça-feira, junho 28, 2011

LUANDA NO SEIXAL




A imagem confunde de tão semelhante que é, só que uma é de Luanda e a segunda o Seixal, ou seja, a mesma situação simplesmente decalcada  e que a câmara do Seixal permitiu que se replicasse em Vale de Chícharos , transformando algumas torres inacabadas no Bairro da Jamaica.
 
Curiosamente as torres do Seixal foram adquiridas pela off-shore URBANGOL...


Sem mais comentários...


O caso de Luanda  não tem que saber, uma implosão esperada para a construção de mais uma mega torre de luxo, até porque em frente está em construção o maior centro comercial da capital angolana. É a lei do mais forte num paraíso de corrupção .


E no  Seixal ? ... Bem no Seixal, toda esta história merecia  uma bela auditoria...com todos ( por acção ou omissão) os que na autarquia permitiram a ocupação ilegal (quando tinham os meios e a responsabilidade de fiscalização e controlo)  , o roubo de água, de electricidade e a habitação de apartamentos sem licença de habitação ou qualquer tipo de vistoria e controlo urbanistico e arquitectónico ... a  enfrentar a justiça.


São assim tão difíceis de encontrar  esses responsáveis ?

segunda-feira, junho 27, 2011

FIM DE SEMANA A PEDALAR POR MAIS CICLOVIAS



Realizaram-se este fim-de-semana  duas manifestações de promoção da bicicleta como meio de deslocação urbana, transporte alternativo ou complementar e como equipamento de lazer .


 Tudo sob o signo do bem estar a low cost.


A adesão popular a estes eventos foi enorme, gigantesca mesmo, o que deveria pôr os autarcas a pensar e a construír novas vias adaptadas adequadas a este meio de transporte e novas ciclovias dedicadas (ciclovias).


O que se tem feito até agora, salvo honrosas excepções, tem únicamente a ver como uma visão folclórica da bicicleta e não ainda com uma perspectiva alternativa e uma das formas de enfrentar a crise e a alta do preço dos combustíveis.

sexta-feira, junho 24, 2011

DÍVIDA PUBLICA AUDITADA : SERÁ CARVALHO DA SILVA "IGNORANTE" ... OU "PATETA" ?



__________________________________________________________

CARVALHO DA SILVA DEFENDE AUDITORIA À DÍVIDA...

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, e o economista da Universidade de Coimbra José Castro Caldas são duas das figuras que subscrevem uma petição para que seja feita uma auditoria à dívida portuguesa com participação da sociedade civil.


A petição, intitulada «Por uma auditoria à dívida portuguesa», é assinada por 38 figuras ligadas ao movimento sindical, associativo e ao ensino universitário e defende uma auditoria da dívida «com participação da sociedade civil e do movimento dos trabalhadores» como forma de «determinar que partes da dívida são ilegais, ilegítimas, odiosas ou simplesmente insustentáveis».

«É urgente, neste contexto, a constituição de uma comissão popular, aberta e de convergência unitária, para uma auditoria à dívida portuguesa», refere o documento, acrescentando que uma auditoria nestes moldes «oferece aos trabalhadores o conhecimento e a autoridade necessários para a definição democrática de políticas nacionais perante a dívida».

Segundo os peticionários, esta auditoria «incentiva igualmente a responsabilidade, a prestação de contas e a transparência da administração do Estado».

«A austeridade e as medidas de privatização pressionam em primeiro lugar os mais pobres, enquanto as ‘ajudas’ são para quem está na origem da crise. Se as medidas de austeridade anti-populares não forem postas em causa, terão um impacto considerável na Europa durante muitos anos, modificando de forma drástica a relação de forças em favor do capital e em prejuízo do trabalho», conclui a petição.

Entre os principais subscritores estão Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, António Avelãs, presidente do Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL). (LUSA)

quinta-feira, junho 23, 2011

SEIXAL , A-U-D-I-T-O-R-I-A JÁ



Depois do empréstimo acabado de contraír pela Câmara Municipal do Seixal, mais do que nunca se torna imperativo e urgente uma auditoria às contas daquele município , mesmo que os autarcas da maioria responsável se considerem acima de qualquer suspeita, mesmo que considerem ignorantes quem dúvida .


Primeiro de tudo , uma auditoria ,era sobretudo positiva (se nada têm a temer)  para os próprios  senhores do "trabalho, honestidade e competência"  e nós ficaríamos descansados de não encontrar, com as devidas ressalvas e distâncias , verdadeiras pérolas de desperdício e fraude como as que foram postas a descoberto com o caos das finanças gregas por exemplo:


- 45 jardineiros para um hospital que de verde só tinha um diminuto canteiro.
- 4500 mortes não declaradas pelos familiares para continuar a receber a reforma.
- 40000 mães solteiras (familiares de funcionários públicos) que recebem vitalíciamente 1000€
- Existência de um instituto para a protecção de um lago seco desde 1930
- Vários casos de 50 condutores nomeados para ... uma viatura oficial.
- Situações de reforma aos 5o anos para mais de 600 profissões de "desgaste" como...cabeleireiros!!!
- Pacemakers comprados 400 vezes mais caros que os mesmos em Inglaterra.


Etc...Etc...Etc...


Não afirmo nem alego que a situação da CMS é idêntica à grega, mas que este empréstimo tem de ser  esmiuçado... tem...tem!!!


- Há no entanto no Seixal casos tão ou mais escandalosos que na Grécia, o caso por exemplo do abandono de instalações no Fogueteiro e no Seixal para se meterem em mastodônticos edifícios feitos por ajuste directo e alugados por um valor ruinoso ao Grupo A.Silva & Silva ... o Boletim quinzenal de propaganda  e o equipamento fotográfico adquirido para o mesmo , o albergar de Kamaradas vindos de outras autarquias, o apoio à Festa do Avante ...etc...etc...etc...


- Quem denuncia isto à Troika ?

quarta-feira, junho 22, 2011

NOVO GOVERNO NOVA MINISTRA


Sendo uma jurista sem nenhuma formação ou participação conhecida na área do Ambiente e Ordenamento do Território, acumulando com a Agricultura .

Citando o jornal "i":

« Mulher de família, mãe de três filhos, católica praticante e professora universitária por vocação, Assunção Cristas construiu uma carreira de sucesso sempre ligada ao Direito. "Estava no quarto ano da faculdade e já dava aulas ao segundo. Percebi que ser professora era o que queria fazer." E foi mesmo, até que um dia o telefone tocou: "Faltavam-me seis meses para acabar a minha tese quando o Dr. Durão Barroso ganhou as eleições. Na altura tinha 27 anos e a carreira académica era a minha prioridade. Mas um dia, a Dra. Celeste Cardona telefonou a convidar-me para fazer parte do seu gabinete no Ministério da Justiça. Conhecia-me, não do CDS, mas porque era amiga dos meus sogros...»

Espero que a novel ministra (aparentemente fora do casting) mas "jurista dos sete costados"  se revele uma  ministra melhor que os seus últimos e cinzentos antecessores  e seja bem acessorada lá pela Rua do Século fazendo aplicar e cumprir a muita legislação que há publicada sobre ambiente bem como a transposição urgente de muitas directivas comunitárias que estão por publicar.

Ainda esta semana  a Comissão Europeia deu dois meses a Portugal para transpôr para a legislação nacional as novas regras europeias de punição criminal da poluição marítima e ofensas ambientais, uma directiva que devia ter sido transposta para a legislação nacional até 26 de Dezembro passado , mas Portugal é um dos dez países europeus que ainda não o fez.

terça-feira, junho 21, 2011

PETIÇÃO E UM CAFÉ NA VERDIZELA



Citando o comunicado da Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela no seu blogue (clique) .

No âmbito do que se tem passado na Verdizela o Sr. Vereador da CMS propôs-se ouvir os habitantes e munícipes da Verdizela.

A AMAV aprecia o gesto e sendo uma associação apolítica, recebe-lo-à nessa condição, expondo os últimos acontecimentos bem como reforçando outras preocupações onde incluirá uma conversa já iniciada oficialmente com ele a propósito do seu pelouro da Segurança sobre o tema Guardas-nocturnos.

Esperamos por ele e convidamos todos os que pretenderem contribuir pela presença ou por sugestões para o nosso email.

Esperamos também receber outras forças politicas e sociais do Conselho tanto na nossa Festa como em ocasiões como a que o Vereador nos propôs. 

Mantemos o nosso espírito e mente neutral  mas agrada-nos que nos dêem atenção

O Presidente da Direcção


______________________________________________________________

AQUI  PETIÇÃO PELOS  PINHAIS DA VERDIZELA

segunda-feira, junho 20, 2011

O CRIME A NU


É bem visivel por esta imagem aérea,  o actual estado de construção do IC 32  e os danos ( IMENSOS) causados em plena Rede Natura 2000 e na passagem entre Belverde e Verdizela , as povoações em primeiro plano na imagem.

Já aqui trouxemos esta questão que mantém, sobretudo  as populações de Pinhal dos Frades - Flôr da Mata e da Verdizela  indignadas e revoltadas , não só com a solução encontrada entre Estradas de Portugal e Câmara do Seixal, como com o desbaste massivo de floresta para além do traçado da via, numa atitude oportunista , de a reboque da nova  autoestrada (portajada, lembre-se!!) avançarem novas urbanizações na região, destruindo igual área de pinhal - misto de montado - incluindo a anteriormente referida zona de protecção Europeia.

A propósito alerto para um encontro a decorrer amanhã, na Verdizela uma iniciativa dos moradores e do vereador Edson Cunha.

domingo, junho 19, 2011

MONEY. MONEY, MONEY !


______________________________________________________

Tempo de Praia :  No Seixal a natureza ofereceu-as , em quilómetros de areais num cenário perfeito e num Tejo "despoluído e com a melhor água da Europa" , segundo os autarcas, no entanto desprezam-se e abandonam-se , no interior onde não existem  constróem-se grão a grão e acarinham-se.


http://fugas.publico.pt/Noticias/287061_agua-salgada-no-meio-do-campo-mangualde-inaugura-a-segunda-praia-artificial-do-mundo

sábado, junho 18, 2011

AMBIENTE , CRISTAS SUCEDE A PÁSSARO



Maria da Assunção de Oliveira Cristas Machado da Graça (Luanda28 de Setembro de 1974) é uma jurista e professora portuguesa.
Licenciou-se em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1997. Foi assistente desta faculdade, entre 1997 e 1999, onde já era monitora, desde 1995[1]. Admitida naOrdem dos Advogados, em 1999[2], foi assessora da Ministra da Justiça do XV Governo Constitucional, em 2002, e assumiu a direcção do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento, até 2005. Em 2004 tornou-se professora convidada na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde apresentou a dissertação de doutoramento em Direito Privado,Transmissão contratual do direito de crédito. Do carácter real do direito de crédito. Prosseguiu a sua carreira como professora auxiliar, em 2005, e professora associada, em 2009. É consultora jurídica na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, desde 2010. Militante do CDS, foi eleita deputada à Assembleia da República, pelo Círculo de Leiria, em 2009[3].
No dia 21 de Junho de 2011 toma posse como Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Território pelo XIX Governo Constitucional de Portugal.

Em resposta ao comentário deixado : Fonte Wikipédia,  pois não possuo nenhuma outra informação, ou opinião sobre a senhora deputada (cargo que parece ter desempenhado positivamente) que justifique a escolha ou que permita criar expectativas em relação ao desempenho deste cargo... em acumulado.


Sobre o ambiente e ordenamento do território a expectativa reside tão sómente na escolha para os respectivos Secretários de Estado e o que vai acontecer aos Institutos tutelados por estes ministérios.


Digamos que tal como o Tiririca,para o ambiente , "pior do que está, não fica" por isso tudo o que vier de positivo virá por bem, aguardemos. 

sexta-feira, junho 17, 2011

O BURACO



Literalmente, tijolo a tijolo caímos no buraco onde tão cedo não nos vamos levantar .


Os autarcas da CDU tal como todos os outros que embarcaram nos excessos  de sobreurbanização, sobreconstrução, alterações abusivas e à medida do uso do solo, violações dos PDM...etc...etc...etc... deveriam, sem apelo nem agravo , verem auditadas as suas decisões e julgados os seus actos , bem como todos aqueles que têm malbaratado os orçamentos municipais em "festança e foguetório" .


Mas , mesmo na situação actual, recorrendo a empréstimos de milhões para responder a despesas correntes, não conseguem conter a dependência do despesismo e do fausto. São como a orquestra do Titanic antes do naufrágio.


Veja-se este post do Blogue "Viver Seixal" :

A "Nova Casa do Povo" a "Obra sublime "  palavras do jornal Avante referindo-se aos novos serviços centrais da CM do Seixal, para nós a casa arrendada dos serviços centrais da CM do Seixal, já necessitou de uma intervenção de remodelação, que custou aos contribuintes portugueses perto de70 000€ (setenta mil euros), levada a efeito por Ajuste Directo.

Objecto do contrato: Remodelação das instalações e execução de um espaço para fumadores nos SCCMS - 1063/DA/2010
Data da celebração de contrato: 14-12-2010
Preço contratual : 69.800,00 €
Prazo de execução: 5 dia(s)
Local de execução: Portugal - Setúbal - Seixal
"

quinta-feira, junho 16, 2011

SURREAL



Estranho país  ( em crise ) este,  onde é mais fácil construír uma "praia" em Mangualde do que aproveita-las  onde elas naturalmente existem , como no Seixal.

quarta-feira, junho 15, 2011

FLÔR DA MATA COPY-PASTE ... VERDIZELA





Na Flôr da Mata foi em Dezembro e Janeiro, Junho está a ser o mês da Verdizela. Refiro-me claro está ao corte massivo e indiscriminado de floresta.


Os métodos e porventura os intervenientes serão até os mesmos, uma vez que a tática é exactamente um copiar-colar do mesmo cenário.


Deixo-vos a revoilta da população e o comunicado dos Amigos de Moradores daquele local.


"Aos Amigos e Moradores da Verdizela:
- Através do recurso à PSP conseguimos interromper o derrube descontrolado de pinheiros em zona verde pública, impedindo que na 2ªf fossemos reclamar à Câmara ... de um facto consumado, ou seja o derrube de muitas mais dezenas de pinheiros.
Para vosso conhecimento, esclarecem-se os seguintes factos:
- A AMAV (Associação de Moradores) pediu à Câmara para abater pinheiros doentes e contaminadores do resto da mata
- Os madeireiros tinham em seu poder uma licença camarária de abate de pinheiros, assinalados a branco, segundo informação dos próprios
- Nós verificámos que os pinheiros abatidos não possuíam, na sua esmagadora maioria, a referida sinalização.
- Na 6ª f, Sábado e Domingo o derrube indiscriminado iria continuar
Na 2ªf iremos prosseguir, junto dos serviços da Câmara, a defesa do nosso património ambiental"

terça-feira, junho 14, 2011

MARGEM SUL SEM PINHAIS




Continua a devastação florestal na margem sul, desta feita a denúncia chega-nos via facebook pelo jornalista Joaquim Letria que publicou o video acima e que tem como pano de fundo a  Verdizela , uma das zonas de maior pressão imobiliária arrastada pela construção do IC32.


É urgente perguntas onde é que as autarquias de Almada e do Seixal meteram os Planos Directores Municipais.


É urgente uma auditoria aos projectos urbanos destas câmaras e aos desvios ao planeado, nomeadamente ocupação de áreas rurais e florestais e alterações cirúrgicas do uso do solo . E que se investiguem as  empresas que andam a registar em seu nome terrenos em massa dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra e suas ligações com as ditas autarquias.

segunda-feira, junho 13, 2011

O PARAÍSO



Este fim de semana mais desacatos em bairros problemáticos da Margem Sul , desta feita na Trafaria. A pergunta  é, como é que nascem, crescem e se perpetuam estes bairros, à vista de TODOS sem que ninguém faça nada ?


Veja-se o mais recente caso do bairro das Terras da Costa, junto à via rápida , na entrada "nobre" da Costa de Caparica.


O que intriga é também todos fazerem "puxadas" ilegais de electricidade sem pagarem um cêntimo, e também água...para depois pagarem por  TV cabo e  carro à porta e esperarem depois para que nós lhes ofereçamos apartamentos a estrear... 


Notícia TVI cito :

" Um tumulto entre residentes do bairro do Torrão, na Trafaria (Almada), fez três feridos, um deles em estado grave, disse fonte do Comando Coordenador de Operações (CDOS) de Setúbal. 

A mesma fonte explicou que grupos de residentes no bairro do Torrão trocaram agressões e que pelo menos dois deles foram baleados, sendo transportados, tal como um terceiro ferido, para o hospital Garcia de Orta.

A GNR foi alertada às 22h45 para a existência de confrontos na via pública neste bairro social e, quando chegou ao local, foi apedrejada, informou à Lusa fonte da guarda.

«Quando chegámos o ambiente estava exaltado e fomos apedrejados», relatou a mesma fonte, acrescentando que foi de imediato pedido apoio ao pelotão de intervenção do comando de Setúbal e a elementos do destacamento territorial de Almada da GNR.
Dois dos guardas apedrejados tiveram também de receber tratamento hospitalar, mas já saíram. Dois dos baleados também já tiveram alta.

Dois pelotões da GNR continuam no bairro do Torrão para assegurar a calma, após a noite de confrontos e troca de tiros entre meia centena de populares das comunidades cabo-verdiana e angolana."

sábado, junho 11, 2011

O ÚLTIMO VERDE



O ultimo espaço verde que existia em Almada entre a A2 e a área construída, o que outrora foi uma muito produtiva quinta e era até há dias um espaço verde está a ser soterrado por centenas de carradas de terra.


Alguém sabe a finalidade ? Criar um espaço verde que já existe não é certamente, o que está a acontecer é acabarem com essa faixa última  do que resta de  verde e único.

sexta-feira, junho 10, 2011

DIA DE PORTUGAL



Foi preciso chegar aqui e agora para interiorizármos que a base de sustentabilidade do país está no respeito pelo seu ambiente , pelos recursos renováveis e pela agricultura e produção alimentar.


Foi preciso chegar a um ponto onde não há mais para gastar, para mais ajustes directos , para mais shoppings e mais autoestradas , que tivessemos  milhares de fogos devolutos para habitar , para que o discurso da realidade chegasse por rotina ao Presidente da República.

Espero ainda num próximo Dia de Portugal, talvez .  Pelo discurso da responsabilização e da prisão de todos os que em todos os níveis do poder nos arrastaram até aqui.

quinta-feira, junho 09, 2011

FERNÃO FERRO



O que será da freguesia de Fernão Ferro depois de nas eleições de domingo a CDU ter sido ultrapassada pelo CDS-PP e passado a quarta força votada?


Já previ a ostracização, ou quem sabe a construção de um muro ... naquela freguesia depois de resultados eleitorais  que tal como em todo o distrito são demonstrativos do anacronismo que é o facto da CDU governar em maioria na quase totalidade daquelas autarquias quando tal não corresponde nem de perto nem de longe à realidade no terreno e à satisfação com o rumo de massificação urbana,  terceiro mundista e destruição da paisagem e do ambiente  , posto em prática nos últimos 37 anos.


O anacronismo e o non-sense entre votações legislativas e autárquicas é de tal forma demonstrativa que as votações quer do PS, quer do PSD foram massivas face a valores totais da CDU inferiores a 20% . No total PS venceu as eleições no Distrito, com o mesmo número de mandatos do PSD, tendo o PP acrescentado mais um deputado (metade da CDU).


Antevê-se desde já  que as próximas eleições locais  trarão um novo mapa autárquico na região , assim todos os partidos e todos os seus  representantes locais façam a sua parte . 


O CDS-PP mostrou que fez o que lhe competia, mostrou que mesmo  com poucos meios , poucas pessoas e rumando "contra a lógica" dominante  é possível agitar águas , mudar e deixar para trás a CDU.


 Espera-se que à imagem do PP e do PSD que também tem marcado a agenda politica outros "desaparecidos locais " apareçam fora dos períodos eleitorais... assumam publicamente posições , defendam a população e as suas reivindicações e requeiram da parte das organizações centrais dos seus partidos uma maior acção com vista a encerrar de vez este capítulo negro da governação comunista na margem esquerda do Tejo.


TODOS TEMOS A GANHAR!

quarta-feira, junho 08, 2011

GAIA - O CAMINHO CERTO DA HABITAÇÃO SOCIAL


A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia atribuiu em 2010 mais de 300 habitações sociais, tendo desenvolvido um novo modelo que passa por adquirir à banca casas já construídas e devolutas.
O Município de Gaia e a Caixa Geral de Depósitos concretizaram hoje o compromisso assumido, através de um protocolo celebrado em Dezembro do ano passado, e entregaram as primeiras habitações no âmbito do "Programa Arco-Íris/Novos Horizontes para o Arrendamento" que visa promover o mercado social de arrendamento com vista à criação de oportunidades de habitação para famílias da classe média que não se enquadram na tipologia com direito a habitação social, mas também não possuem rendimentos suficientes para arrendar no mercado livre, nem para adquirir casa própria.

"Esta iniciativa cruza racionalidade económica com responsabilidade social e traduz uma solução para famílias que não conseguem uma casa no mercado livre", evidenciou Marco António Costa, durante a cerimónia de entrega das primeiras seis habitações no Edifício Prestige, na freguesia de Canelas. "Esta iniciativa faz parte do nosso ADN institucional, ao assinar documentos que marcam, pela positiva, a vida das pessoas", acrescentou. 


Marco António Costa recordou, na circunstância, declarações personalizadas aquando da celebração do referido protocolo: "Estamos a percorrer um novo caminho no País que assinala uma mudança estrutural ao nível das mentalidades e da relação de cumplicidade activa entre o poder bancário e o poder autárquico, numa lógica de criar soluções onde existem dificuldades".

A enorme carência dos municípios em termos de soluções na área da habitação encontra resposta em Vila Nova de Gaia, através da promoção do mercado social de arrendamento. "Estamos a desenvolver um mercado intermédio, um pouco abaixo do mercado livre e um pouco acima do mercado social. É um novo mercado em Portugal direccionado para um novo segmento", especificou Marco António Costa.

"Estamos a fazer história na política social do País, em termos de materialização de soluções habitacionais", sublinhou o Vice-Presidente da Câmara de Gaia, acrescentando: "É muito saudável ver a banca a desenvolver a sua missão em parceria com os municípios". 


Marco António Costa sublinhou a importância da entrega simbólica destas primeiras casas, ao abrigo do Programa Arco-Íris, que trilha um novo caminho nas políticas habitacionais e sociais do País e manifestou a sua satisfação pela concretização do compromisso: "Sinto-me mais gratificado e mais feliz, porque não há nada mais gratificante do que promover uma solução que resulte na entrega de chaves a famílias que passarão a ter uma casa condigna para viver".

O binómio racionalidade económica e responsabilidade social, que fundamenta a promoção deste mercado social de arrendamento em Gaia, foi a principal tónica da intervenção de José Araújo e Silva, administrador da Caixa Geral de Depósitos: "Em boa hora decidimos concluir o Edifício Prestige, em parceria com o construtor, e protocolar com a Câmara de Gaia este compromisso. Esta autarquia alinha neste duplo objectivo várias vezes defendido pelo seu Vice-Presidente: em vez de construir mais casas para vender, o melhor é aproveitar as habitações disponíveis para arrendar no âmbito do mercado social. É uma abordagem racional e inteligente".

O administrador da CGD referiu, na ocasião, todas as diligências já efectuadas com o IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no sentido de convencer este instituto público do Estado a aderir a esta parceria, com vista a multiplicar as oportunidades no âmbito do mercado social de arrendamento.

Através do presente protocolo celebrado com o Município de Gaia, foram entregues agora seis casas de um universo de 40 fracções disponíveis no Edifício Prestige, mas a parceria já permite colocar no mercado cerca de 140 habitações, que integram também as casas recuperadas na Urbanização de Vila d'Este, na sequência do plano de regeneração e requalificação urbana promovido pela Câmara Municipal (a maior obra de reabilitação urbana em curso na Europa), iniciativa que a CGD em boa hora agarrou. 

segunda-feira, junho 06, 2011

INCÓGNITA


É uma incógnita os tempos que aí vêm. 

Em termos ambientais espero um Ministério do Ambiente com peso e com acção e um verdadeiro ministro no desempenho do cargo que nada tenha a ver com a mediocridade dos últimos, não só os da área do PS ( Sócrates, Nunes Correia, Dulce Pássaro...) , mas também os da área do PSD e CDS, relembre-se os nomes de  Nobre Guedes e de Isaltino Morais... sim , Isaltino Morais já foi Ministro do Ambiente... já se tinham esquecido ?

sábado, junho 04, 2011

SMART ELECTRICO


Um smart que se parece com os outros mas que o não é.


 Talvez uma nova tendência de "electrificar" veículos comuns , uma opção que se deseja rápida a pôr em prética e acessível ao cidadão comum , já que os benefícios para o ambiente e para a carteira são significativos.


Já que investimos tanto , para não dizer tudo, numa rede viária , diria que excessiva, ao menos permitam tirar o melhor e mais ecológico partido dela.

sexta-feira, junho 03, 2011

OUTRA FORMA DE VER


MEIO AMBIENTE DO REINO UNIDO AVALIADO EM 34 MIL MILHÕES DE EUROS ANO.


Helena Geraldes (PUBLICO)
As florestas, rios, lagos, animais e plantas do Reino Unido dão todos os anos ao país benefícios estimados em 34 mil milhões de euros, revela hoje o relatório realizado por 500 especialistas para, pela primeira vez, tentou pôr um preço nos ecossistemas.
De acordo com a avaliação dos benefícios económicos, sociais e para a saúde dos Ecossistemas do país (National Ecosystem Assessment, NEA), as zonas húmidas nas regiões do interior trazem benefícios para a qualidade da água avaliados em 1,7 mil milhões de euros por ano.

Os insectos polinizadores valem 490 milhões de euros anuais para a agricultura britânica e os benefícios de viver perto de um espaço verde são estimados em 341 euros por pessoa, por ano, devido à disponibilidade para fazer exercício e para apreciar a natureza.

“Enquanto no passado as pessoas pensavam que cuidar do Ambiente implicava custos financeiros adicionais, este estudo mostra que existem razões económicas reais para salvaguardar a natureza”, defendem os autores do relatório, coordenado por Bob Watson e Steve Albon. Não o fazer poderá custar, anualmente, 22,7 mil milhões de euros, estimam os especialistas.

O estudo que olhou para o estado dos serviços oferecidos por oito habitats diferentes - incluindo o mar, zonas húmidas e florestas – alerta que um terço dos bens naturais do Reino Unido está em perigo de desaparecer, às mãos da negligência ou degradação.

Por exemplo, os espaços verdes urbanos estão a registar um declínio acentuado, alerta o relatório, com duas mil páginas.

“Existe uma necessidade urgente de gerir melhor os nossos ecossistemas e os recursos naturais que eles nos oferecem”, comentou Bob Watson, cientista principal no departamento governamental Defra (Departament for Environment, Food and Rural Affairs). “Este trabalho apresenta formas para medir o valor destes serviços e a forma como vão afectar o nosso futuro se não tomarmos as decisões certas”.

O relatório salienta que “a tendência para nos concentrarmos apenas no valor de mercado de recursos que podemos usar e vender – como a madeira, colheitas agrícolas e pescado – levou ao declínio de alguns ecossistemas e habitats, através da poluição, sobre-exploração e conversão de solos”.

O estudo foi financiado pelo Defra e teve o apoio das autoridades escocesas e irlandesas. Segundo o jornal “The Guardian”, o Governo britânico deverá apresentar nas próximas semanas o seu Livro Branco do Ambiente Natural, onde deverá ser tido em conta este estudo.

“O mundo natural é vital para a nossa existência, dando-nos bens essenciais como alimentos, água e ar puro. Mas nem sempre os benefícios culturais e para a saúde têm sido bem apreciados porque os temos de graça”, comentou Caroline Spelman, secretária do Ambiente

quinta-feira, junho 02, 2011

MAIS UMA CAMPANHA !



Mais uma campanha eleitoral significa em Portugal mais uma oportunidade de negócio para empresas gráficas e afins que vêm desse modo o seu volume de negócios aumentado na cobrança da feitura de toda uma parafenália de produtos e cartazes.


Felizmente que a crise bateu forte, senão nos cofres dos partidos, pelo menos na consciência dos seus líderes que certamente envergonhados por apregoar o déficit e a crise, tiveram a vergonha na cara suficiente para reduzir o seu despesismo , sobretudo nos chamados outdoors.


Mas mesmo assim temos muito a pedalar para chegarmos aos calcanhares de suecos, dinamarqueses e finlandeses onde seria impensável uma campanha à Portuguesa pois o primeiro partido que assim procedesse teria o seu destino traçado nas urnas.


Depois há aquele partidos  que independentemente de estarmos em campanha ou não, mantéem o mesmo comportamento durante todo o ano , apregoando a defesa dos trabalhadores e dos mais fracos...ah! ... e do ambiente (já me esquecia) mas desperdiçando anualmente largas centenas de milhar de euros em propaganda, pendentes, cartazes , outdoors constantemente renovados , para além do climax de fim de verão chamado Festa do Avante.


Nesta campanha tiveram "azar" , os estudantes de Coimbra fizeram-lhes ver que não estavam na margem Sul e que o património de todos não tinham de ser conspurcado pela necessidade de prova ( "revolucionária" ) de vida  de alguns .


Isto foi o que mais reti desta campanha onde , nos entretantos e nos depois, perdemos mais dois meses perfeitamente desnecessários.

quarta-feira, junho 01, 2011

AS CICLOVIAS FANTASMA DO SEIXAL


Tem feito parte da propaganda CDU  do Seixal e servido de cartaz eleitoral, a construção de uma rede de ciclovias no Seixal, tal como em Almada . 

No entanto nem um metro dessas vias devidamente  assinalada  para a circulação de bicicletas tem sido construído, nem mesmo unindo os pequenos troços existentes e que serevem unicamente para uma promoção enganosa de  um meio de transporte que contiinua a ser usado com muito risco pelos cidadãos.

É a mentira politica no seu melhor e a falta de ética total da CDU enquanto força politica dominante e em maioria em orgãos politicos executivos.