Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog
"Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
sábado, dezembro 25, 2010
FELIZ NATAL
Um VERDE Natal a todos.
12 comentários:
Antónimo
disse...
Conheci Portugal uns anitos depois depois o 25 de Abril. Do Portugal que o antecede, apenas posso formular um cenários pelo olhar de Ferreira de Castro, Saramago e outros.
Talvez por isso seja optimista, pois se em trinta e picos anos não houve uma revolução neste país, então não sei o que aconteceu! Reportando-me ao filósofo espanhol Fernando Salvater que defende “que a Educação, entendida como educação cívica, é a única forma de terminar com a «ignorância» que impede os cidadãos de contribuírem para a democracia e ajudarem a melhorá-la”, diria que essa mesma educação cívica como pilar da democracia, ou a falta dela, impede-nos de vislumbrar a revolução que se operou neste país. Só a ignorância pode reconstruir a situação da sociedade portuguesa pela « incapacidade de expressar exigências sociais inteligíveis para a comunidade ou entender as exigências formuladas por outros», ou reconvertendo para a realidade social , pela incapacidade de compreender que uma alteração social tão profunda como a que ocorreu na sociedade portuguesa não tem custos a pagar, que apenas é beneficiária de direitos, e que na cidadania não se incluem deveres e obrigações. Queremos firmemente ignorar, a titulo de exemplo, que estamos no fim do ciclo do «ano zero», lembram-se... daquele em formou administrativamente “doutores” que tiveram como única saída a politica e o ensino, já que as suas ausentes competências os excluíram do mercado produtivo... que chegaram aos lugares de direcção nos anos noventa e nesta última década.... já peritos em chicoespertismo , mestrados em artimanhas...etc, etc. Estamos numa fase social em que a sociedade ainda não consegue olhar e admitir que os pais da maioria dos nossos “doutores” quanto muito tiveram a quarta classe- feita na tropa -, não lhes puderam transmitir os valores da classe média a que não pertenciam, desenraizados por terem optado por desprezar e renegar os valores culturais que ainda os poderiam de algum modo dar consistência individual, subsistindo numa alegada competência civilizacional ausente dos valores dos deveres de cidadania, restringidos no horizonte único dos direitos individuais....a ganância sem limites. Talvez chegados a este ponto, este acentuado sintoma de uma espécie espécie de obesidade mórbida de direitos e do radicalismo...se vislumbre o caminho da cura nos caminhos da tolerância e da compreensão, dos deveres e das obrigações cívicas que presidem ao exercício da cidadania. Por isso, formulo uma hipótese optimista da situação...só pode melhorar! Um Bom Natal
Bom, fui coagido a parar com esta escrita...obrigações...virar o peru da natal!!!! Concretizo a formulação da hipótese optimista sintetisando...que a hora do alomoço já se anuncia... Não comungo com a lamúria do "mundo que vamos deixar aos nossos filhos!!!!" -É certo que terão um nível de vida abaixo do nosso...mas terão certamente um horizonte de uma melhor qualidade de vida.
Olhá Bicha voltou!!! Vistes nos cornos das renas?? E já fostes levar os cigarritos ao Tavares???? Ai mas guarda uns quantos para ti é que vais precisar deles na choça ou para ires levar aos teus amiguinhos pá!!!
ui teixeirinha isso é tudo azia?? pega lá esta pastilha para ver se te acalmas pá
Câmara do Seixal: Fiscal detido pela PJ Um fiscal da Câmara Municipal do Seixal, de 57 anos, foi detido anteontem pela PJ de Setúbal, em flagrante delito, pelo crime de corrupção passiva. O fiscal aceitava dinheiro para beneficiar construtores nas fiscalizações.
O Teixeira voltou, logo agora que o a-sul anda a levantar as lebres da desmatação criminosa da Flor da Mata e do Pinhal das Freiras e que o Ponto Verde convida a um Wikileaks autárquico. Acreditam em coincidências ?
Claro verdinho. Agora a minha agenda de trabalho acompanha o processo de abate de árvores queimadas na Flor da Mata. Vai dizendo isso que qualquer dia tu também acreditas no que escreves?
12 comentários:
Conheci Portugal uns anitos depois depois o 25 de Abril. Do Portugal que o antecede, apenas posso formular um cenários pelo olhar de Ferreira de Castro, Saramago e outros.
Talvez por isso seja optimista, pois se em trinta e picos anos não houve uma revolução neste país, então não sei o que aconteceu!
Reportando-me ao filósofo espanhol Fernando Salvater que defende “que a Educação, entendida como educação cívica, é a única forma de terminar com a «ignorância» que impede os cidadãos de contribuírem para a democracia e ajudarem a melhorá-la”, diria que essa mesma educação cívica como pilar da democracia, ou a falta dela, impede-nos de vislumbrar a revolução que se operou neste país.
Só a ignorância pode reconstruir a situação da sociedade portuguesa pela « incapacidade de expressar exigências sociais inteligíveis para a comunidade ou entender as exigências formuladas por outros», ou reconvertendo para a realidade social , pela incapacidade de compreender que uma alteração social tão profunda como a que ocorreu na sociedade portuguesa não tem custos a pagar, que apenas é beneficiária de direitos, e que na cidadania não se incluem deveres e obrigações.
Queremos firmemente ignorar, a titulo de exemplo, que estamos no fim do ciclo do «ano zero», lembram-se... daquele em formou administrativamente “doutores” que tiveram como única saída a politica e o ensino, já que as suas ausentes competências os excluíram do mercado produtivo... que chegaram aos lugares de direcção nos anos noventa e nesta última década.... já peritos em chicoespertismo , mestrados em artimanhas...etc, etc.
Estamos numa fase social em que a sociedade ainda não consegue olhar e admitir que os pais da maioria dos nossos “doutores” quanto muito tiveram a quarta classe- feita na tropa -, não lhes puderam transmitir os valores da classe média a que não pertenciam, desenraizados por terem optado por desprezar e renegar os valores culturais que ainda os poderiam de algum modo dar consistência individual, subsistindo numa alegada competência civilizacional ausente dos valores dos deveres de cidadania, restringidos no horizonte único dos direitos individuais....a ganância sem limites.
Talvez chegados a este ponto, este acentuado sintoma de uma espécie espécie de obesidade mórbida de direitos e do radicalismo...se vislumbre o caminho da cura nos caminhos da tolerância e da compreensão, dos deveres e das obrigações cívicas que presidem ao exercício da cidadania.
Por isso, formulo uma hipótese optimista da situação...só pode melhorar!
Um Bom Natal
Bom, fui coagido a parar com esta escrita...obrigações...virar o peru da natal!!!!
Concretizo a formulação da hipótese optimista sintetisando...que a hora do alomoço já se anuncia...
Não comungo com a lamúria do "mundo que vamos deixar aos nossos filhos!!!!"
-É certo que terão um nível de vida abaixo do nosso...mas terão certamente um horizonte de uma melhor qualidade de vida.
Verdinho, da minha parte só vais ter carvão no sapatinho. É o que ganham meninos mentirosos como tu.
Só para avisar aqui o esterqueiro que estou de volta para desmascarar as tuas mentiras fascistas.
Tenho dito.
Olhá Bicha voltou!!!
Vistes nos cornos das renas??
E já fostes levar os cigarritos ao Tavares????
Ai mas guarda uns quantos para ti é que vais precisar deles na choça ou para ires levar aos teus amiguinhos pá!!!
Heheheheh. Tantas saudades minhas...não era preciso.
Mas não te exaltes porque a única coisa que tem cornos e voa é o teu pai.
Vê lá se deixas de ser badamerda e vai comer uma filhós.
Tenho dito.
ui teixeirinha isso é tudo azia??
pega lá esta pastilha para ver se te acalmas pá
Câmara do Seixal: Fiscal detido pela PJ
Um fiscal da Câmara Municipal do Seixal, de 57 anos, foi detido anteontem pela PJ de Setúbal, em flagrante delito, pelo crime de corrupção passiva. O fiscal aceitava dinheiro para beneficiar construtores nas fiscalizações.
doi não doi bebé ?
"Câmara do Seixal: Fiscal detido pela PJ
Um fiscal da Câmara Municipal do Seixal, de 57 anos, foi detido anteontem pela PJ de Setúbal."
Saíste-me cá uma cassete. Essa já não é de agora.
Mas já agora...o que é que vem para a conversa?
Tenho dito.
“Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”
teixeirinha esta é mesmo pra ti !!!
O Teixeira voltou, logo agora que o a-sul anda a levantar as lebres da desmatação criminosa da Flor da Mata e do Pinhal das Freiras e que o Ponto Verde convida a um Wikileaks autárquico. Acreditam em coincidências ?
Claro verdinho. Agora a minha agenda de trabalho acompanha o processo de abate de árvores queimadas na Flor da Mata. Vai dizendo isso que qualquer dia tu também acreditas no que escreves?
ai que medinho, menino, ai que medinho !
tá a chegar a tal restruturação na câmara e andam todos por lá muito stressados muito stressados !!
Enviar um comentário