segunda-feira, dezembro 06, 2010

CONTRA A FOME NÃO É SÓ O BANCO ALIMENTAR


Há muito que aqui defendemos o fim da expansão urbana , nomeadamente sobre férteis terrenos agrícolas. Infelizmente não são só as teorias e práticas que vêm "lá de fora" a dar razão a esta teoria, é também a crise económica , onde o facto de ter uma pequena parcela de terreno permite cultivar, não só um precioso suplemento alimentar, como uma importante auto-estima .

Por cá , temos autarquias que já atingiram essa importância . Neste último mês , a autarquia de Cascais e a de Loures inauguraram a criação/entrega de espaços destinados a hortas urbanas.

Também na última semana a Câmara de Lisboa divulgou que em Chelas "está em construção o maior espaço urbano do país criado para albergar hortas, um projecto que contempla acções de formação para munícipes " .

Trata-se de um Parque agrícola com 15 hectares dos quais 6,5 destinados a hortas. Serão criados 400 talhões de 150 metros quadrados.

Pela Margem Sul, ocupam-se os terrenos independentemente das suas apetências agrícolas, ocupando o betão antigas Quintas o que traduz a realidade da destruição a que assistimos impávidos e serenos até que a fome nos desperte.

4 comentários:

Ex.militante disse...

Estes autarcas têm vergonha das origens. Para eles horta e agricultura só lhes lembra as origens das quais se envergonham.

Anónimo disse...

O que interessa aqui é dar emprego a Joões Tavares e afins.

Caladinhos , caladinhos ...

Anónimo disse...

Aqui no seixal não há hortas urbanas não há nada os autarcas comunistas são umas aberraçoes que não sabem compreender os sinais para a mudança. No concelho do seixal Alfredo Monteiro só pensava nas hortas se lá pudesse semear garrafas de whisky.

Cidadão do Seixal disse...

Plantar hortas em Chelas?
Desta vez veremos graffitis em couves e aboboras!!

Que tal amigo Alfredo de construirem algo que nós faça falta como prédios e mais prédios... e centros comerciais? Betão e mais SEIXAL BETÃO...
Veremos e analisaremos uma coisa... daqui a 27 anos com o Metro no Seixal teremos pessoal a andar a borla, a roubar as pessoas como se já vê e pratica-se na estação do fogueteiro e etc...
Mais policiamento de preferência nas estações pois só vejo a policia na estação quando existem a fiscalização. De resto só se encontram seguranças que não fazem... nada
Tentem construir algo que nós faça contentes... algo que não seja betão mas que seja propricio para uma vida melhor para todos... como ciclovias?