segunda-feira, agosto 02, 2010

A ARRÁBIDA PELOS LEITORES A-SUL



O A-SUL pelos seus leitores :


«O Parque Natural da Arrábida é das áreas protegidas mais antigas do país, criada em 1976, nem sempre alvo das melhores práticas de salvaguarda da sua enorme riqueza natural, paisagística e cultural e compatibilização com as actividades humanas tradicionais.

Ao longo dos anos foram-se sucedendo os atentados ambientais nesta área protegida, problemas que ainda hoje subsistem. Após um longo período de atraso, foi publicado em 2005 o tão aguardado Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA), o qual se esperava vir a resolver parte destes problemas e a garantir a sua gestão sustentável. Acontece que as suas opções foram muito questionáveis. Não só mantém a actividade da cimenteira Secil, cujos impactes no ambiente e paisagem são significativos, como permite o aumento das pedreiras, as quais têm transformado largas áreas do Parque em autênticas paisagens lunares.

Além disso, viabiliza a construção ao permitir a edificação sobre ruínas ou por estabelecer critérios de área mínima edificável que penalizam os pequenos residentes locais ao mesmo tempo que abre a porta à especulação imobiliária, às segundas e terceiras residências de luxo e aos grandes empreendimentos turísticos.


A tentativa de demolição, no passado dia 7 de Julho, da pequena habitação da família de Florentino Duarte, junto à aldeia da Piedade, já nos limites do Parque Natural, enquanto ao lado estão legalizadas mansões e residências de luxo, mostra como o POPNA não veio resolver situações antigas e manteve injustiças sem qualquer justificativo de ordem ambiental.

Esta família, onde se inclui um filho menor, uma filha grávida de oito meses e um neto, tem aqui a sua residência permanente há mais de 27 anos e daí retira o seu sustento através da pequena agricultura e pastorícia, actividades que não parecem pôr em causa a salvaguarda dos valores naturais do Parque. Foi, aliás, a situação familiar em presença que levou à suspensão daquela demolição por parte de um Juiz pelo prazo de poucas semanas.

Se a demolição avançar, esta família não tem qualquer alternativa de alojamento e sustento, tratando-se de um caso social preocupante. O Parque Natural e demais autoridades competentes não podem ignorar esta situação, devendo accionar todos os mecanismos para evitar a demolição e dar uma resposta conveniente ao problema, prevenindo outras situações idênticas.

Este caso revela como o POPNA carece de revisão, pois é inaceitável que permita actividades extractivas e industriais com pesados impactes ambientais no Parque, ao mesmo tempo que impõe limitações grandes aos que aí residem em permanência em pequenas habitações e têm actividades económicas locais que não perturbam a salvaguarda dos valores naturais.

A revisão do POPNA é necessária para responder às incongruências existentes e enquadrar convenientemente as situações como as de Florentino Duarte, de modo a que possa cumprir efectivamente o papel de proteger os valores naturais, paisagísticos e culturais e garantir a sua compatibilização com as populações residentes e as actividades humanas locais. (B.E. Setúbal )»

11 comentários:

Anónimo disse...

ENTÃO VRDINHO JÁ FOZ-TE PÓ CARALHO QUE TE FODA? VAI MASÉ MAMAR NA QUINTA PATA DO BOI. TENS TANTO DE ECOLOGISTA COMO DE ASTRONAUTA. NÃO PASSAS DE UM FASCISTA RESSABIADO SAUDOSISTA DOS BONS VELHOS TEMPOS DO SALAZAR E DA PIDE. APOSTO QUE AINDA GUARDAS COM GRANDE ORGULHO A FARDA DA MOCIDADE. O TEU FILHO HÁ-DE SER PANELEIRO.

Anónimo disse...

ai como as bichas andam f.... cuidado, ponto verde, que ainda chamam os esbirros do KGB para te fazer a folha.
é que os kamaradas teem de defender quem os encobre!!!
E agora que até a máscara da passarona do Teixeirinha já caiu!!

Anónimo disse...

FUDIDA ANDA A TUA MÃE E MESMO ASSIM CONTINUA A SER PUTA MAIS BARATA DA RECTA DE COINA. POR ISSO PODES METER A PASSARONA PELO CU ACIMA E ABRIR A BOCA PARA VER SE GANHAS ASAS OH CABRÃO!

Anónimo disse...

Põe-te manso!!
olha que isto aqui não é o Komite central que te dá emprego, pá! E quanto a mães, é lá que vais buscar a tua todos os dias, não é?

Anónimo disse...

OH PANELEIRO MANSO ERA O TEU PAI E MESMO ASSIM CAGOU-TE SEU MONTE DE MERDA. A COINA VOU LÁ BUSCAR A TUA DEPOIS DE AFEITAR OS CORNOS AO TEU PAI.

Anónimo disse...

O Leonardo e seus apoiantes enlouqueceram vê-se pelos comentários que escrevem. Alguem que lhes chame um psiquiatra que eles estão loucos. Quem diria que por detrás de um director financeiro na camara pago com o dinheiro dos municipes se escondia uma gente tão rafeira e ordinária.

Anónimo disse...

Enquanto os municipes do concelho do seixal vivem mal e fazem sacrifício a camara do seixal compra topos de gama para o presidente e carros hibridos para os vereadores além de comprar tapetes por 120 mil euros. Os vereadores presidente e outros próximos têm cartão visa para gastar à balda em compras pessoais, gastam uma fortuna em boletins municipais que só serve para forrar o balde do lixo, pagam gasolina para os carros dos eleitos para passearem ao fim de semana. E muitos mais gastos superfluos e disparatados. Além das rendas pagas à assimec para ter uma camara alugada caso unico no pais pois as outras camaras têm casa propria e por menos dinheiro.

Anónimo disse...

Parece que o tema do camp o do Bravo e o desmascarar dos incompétentes protegidos pela chambarda do PCP Seixal os deixou desvairados.

Anónimo disse...

DESVAIRADO ANDAS TU PANELEIROTE DE MERDA. ESTES CLONES DO PONTO VERDE NÃO PASSAM DE UNS PORCOS FASCISTAS RANHOSOS!

Anónimo disse...

è como se diz, as bichas do Leonardo ficaram mesmo loucas e é ve-las estrebuchar.
Pois, a mama não dura para sempre, não é kiduchas chamadas Teixeirinhas ferreirinhas silvas afonsos e agora leonardos???
e nem precisas de escrever assim é que toda a gente conhece o teu estilo até no Bingo da Amora, pá

Anónimo disse...

Tem toda a razão, comentador das 8/03/2010 12:03:00 AM.

E o que o Teixeira/Ferreirinha ou outros palhaços que aqui andam a defender o taxo e quem os meteu na cãmara, ainda nunca explicaram é porque é que os carros da cãmara, os comerciais de dois lugares ou ainda os com motoristas, andam a circular ao fim-de-semana (horas extraordinárias??) ou com passageiros que nem pertencem á cãmara do Seixal.
è que podemos ser parvos, mas não somos cegos, pá!