sexta-feira, julho 23, 2010

O MECO A NU


No passado fim de semana houve um festival de música numa herdade - Cabeço da Flauta - contígua à Lagoa de Albufeira em plena Rede Natura 2000.

Em termos ambientais é discutível, a localização escolhida pois que os impactos são assinaláveis sobretudo numa altura fulcral de nidificação das aves e de reprodução de toda a fauna que procura aquele refúgio , flamingos à parte que essa é outra história.

Mas a Câmara de Sesimbra deve ter ponderado esse assunto quando autorizou o jenro do Dr.Cavaco a montar o negócio... e quem diz a Câmara de Sesimbra, diz a Câmara do Seixal com quem deve ter montado (?) com as autoridades competentes, medidas de acompanhamento daquele evento excepcional.

Não sei se o fizeram, se a Protecção Civil daqueles dois concelhos foi accionada, etc...etc...etc...

O que foi facto ,ou pareceu , foi que ninguém programou ou organizou fosse o que fosse.

Um simples concerto de música BLOQUEOU acessos fundamentais a estes dois concelhos densamente povoados . Muitos dos que pretendiam assistir , vieram de longe , ou de mais perto nem se conseguiu aproximar, mas também o cidadão comum que ficou impedido de circular, de chegar a casa , de ir trabalhar, sim , é que há quem trabalhe aos sábados e domingos, e até precisou de se deslocar em emergência e se viu impedido pelo caos instalado !!!

O que ficou mais uma vez a descoberto foi a incapacidade de nesta região serem organizados eventos deste tipo . O que não devia ter sido surpresa pois todos conhecemos o caos que acontece a cada Festa do Avante!

O que foi publicado na imprensa e as críticas de muitos entrevistados diz tudo.
__________________________________________
ULTIMA HORA

Ontem as condições meteorológicas não eram conducentes a ignições espontâneas, mas o vento ajudava potenciais incendiários .
Não sei se foi o que aconteceu, mas não é normal tantos focos de incêndio numa mesma tarde e que obrigou os bombeiros a dispersar meios e homens, tendo mesmo de recorrer a um helicóptero.

Vejamos a descrição feita pelo Vereador Paulo Edson:

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
22/7 15:54 JT.FERTAGUS-F. DA AMORA SEIXAL SETUBAL Dominado Inc. em Floresta
22/7 16:19 Quatro focos de incêndio distintos.
22/7 17:00 Incêndio em mato e eucalipto. Comandante das Operações de Socorro, 2º Comandante do Corpo de Bombeiros da Amora.
22/7 17:05 No Teatro de Operações encontam-se duas máquinas de rasto da Camara Municipal do Seixal.
22/7 17:13 Flanco dos Foros da Amora dominado.
22/7 17:20 Incêndio na zona do Casal do Marco dominado.
22/7 17:53 Foros da Amora dominado, Casal do Marco em rescaldo e um novo foco nascente em Pinhal dos Frades.
22/7 17:59 Incêndio dominado.

Esta gente tem de ser denunciada e levada à justiça.
- Que interesses se escondem por detrás destes actos criminosos ?

12 comentários:

Anónimo disse...

É genro!! E não jenro.

Anónimo disse...

Quatro fogos distintos ontem no Seixal, um na Quinta do Soutelo em zona de eucaliptal. Todos disem que se tratou de fogo posto.
Porquê e a favor de quê???

Pink Bird disse...

Ó Potinho, volta à escola primária para aprender a escrever genro e não jenro.

E sim , é verdade que há um vasto dossier pronto para te levar a tribumal um destes dias.

A lei não se fez só para ameaçar os outros com fundamentos pouco estruturados e razões que não correpondem a factos, mas sim a demagogia cível, que ultrapassa de longe a política.

Assim os senhores que acusam com tanta facilidade e que expõem instituições públicas, cargos e pessoas, inclusivé com nomes, terão a sua oportunidade de em sede própria de confirmarem tais factos, caso o não façam, poderão, como estou seguro de que é o que irá acontecer, incorrer em processo de difamação caluniosa com intenção de dano em actos premeditados, para além de conspiração para cometimento do crime de difamação, incentivação à agressão.

oze disse...

Moro há 35 anos encostado a uma zona de pinhal denso, onde NUNCA houve qualquer incêndio. Trata-se de uma das maiores manchas florestais da Margem Sul e um pulmão essencial para a qualidade de vida dos habitantes locais e de grande parte das aves e micromamíferos da zona. Nem nos anos de maior calor houve incêndios. Nada. Porquê? Porque não é terreno urbanizável - trata-se da mata da Base da Marinha, que vai desde a Cova da Piedade até às margens da Praia dos Tesos, já frente ao Seixal.

No entanto, aqui nos concelhos, não há pingo de pasto crescido, tronco de árvore escanzelada, eucaliptal, pinhal ou montado de sobro que não arda, certinho como um relógio, todos os anos. Alguns, mais do que uma vez ao ano. Em anos quentes, médios ou frescos.

Porquê? Porque as negociatas da abertura de caminhos, venda de madeira queimada, e muito especialmente as "despromoções" de zonas protegidas, ou todas as maneiras de impedir que outras ainda não protegidas o venham a ser, valem muito dinheiro em futuras urbanizações, em trocas e baldrocas feitas offshore, em Gibraltar; é um jogo de cartas mafioso e jogado por gente oleosa e esconsa, sonsos que se apregoam representantes da população e empresários da betoneira, onde tudo está à venda, para quem tudo tem uma etiqueta de preço e só vale pelo que vale quando transformado em Euros.

Uma maneira boa de acabar com estes incêndios era deixar arder lá dentro uns quantos destes sebosos e seus comparsas. Uma ideia a considerar... Ah, e aproveitar as brasas para grelhar passarocos grasnadores.

OFLAMINGO disse...

diz o Sr Dr Eng de Belém :
os senhores que acusam com tanta facilidade e que expõem instituições públicas, cargos e pessoas, inclusivé com nomes, terão a sua oportunidade de em sede própria de confirmarem tais factos, caso o não façam, poderão, como estou seguro de que é o que irá acontecer, incorrer em processo de difamação caluniosa com intenção de dano em actos premeditados, para além de conspiração para cometimento do crime de difamação, incentivação à agressão.

Ó pink (ahahahahaha) bird vê lá e põe também as barbas de molho!! Quem te avisa teu amigo é.
é que dossiers e queixas não são feitas apenas pelos kamaradas , embora voceses adorassem os tempos da PIDE .
Mas já lá vão, passarona , já lá vao !!!
E a judiciária também gosta muito de certas bichas !!

Anónimo disse...

E lá vem o seboso lacaio a ameaçar em nome dos donos.
Ameaçam blogues, pessoas e jornais. Como eles gostavam que o PREC tivesse vingado. Veriamos hoje o acesso á Internet apenas para os barões, oposição perseguida e silenciada e boletins mascarados de jornais (embora estes aqui por estas bandas já existam).

Anónimo disse...

Este Teixeirinha anda muito nervoso e a prova disso são as ameaças que volta não volta faz por aí.

Ao esconder-se atrás do psudónimo "J.S.Teixeira" está a pôr em risco a integridade física do coordenador do Gabinete de Turismo da CMS, porque mais dia menos dia surgirá alguém que lhe vai assentar uns murros bem valentes.

Por isso daqui se faz o apelo para que deixem em paz o pobre rapaz porque ele nada tem a ver com o cobardolas do Teixeira que quer é fazer a folha ao Ferreira devido a um caso amoroso mal resolvido entre os dois.

Entenderam, ou querem que faça o desenho?

Anónimo disse...

Ameaças , exigências , tudo sob a alçada da "verdade" dos kamaradas. E se um dia levar no focinho lá cai a máscara ao rapazinho.
Mas não chateiem as pessoas de trabalho, pá , porque os kamaradas só estão a agir em nome da verdade, pá.
E qualquer dia lá vem o boletim com a noticia do casamento entre o teixeira e o ferreirinha , que fazem as pazes na festa do Avante , pá

Anónimo disse...

Ameaças , exigências , tudo sob a alçada da "verdade" dos kamaradas. E se um dia levar no focinho lá cai a máscara ao rapazinho.
Mas não chateiem as pessoas de trabalho, pá , porque os kamaradas só estão a agir em nome da verdade, pá.
E qualquer dia lá vem o boletim com a noticia do casamento entre o teixeira e o ferreirinha , que fazem as pazes na festa do Avante , pá

Anónimo disse...

Ena Pá Pink!
Afinal acertei em cheio... esta cabecinha continua a funcionar e a similitude das falas ainda que me deixassem algumas dúvidas afinal ...na muche!
Sabes, é que às vezes pensamos que foram coisas do passado... que já estamos destreinados...conotação, denotação, léxicos ,etc , etc...

Beijinhos

Anónimo disse...

Um passarinho pipilou-me ao ouvido que um dos Teixeirinhas ate sabe falar russo.
Assim é que se vê a força do PC!

Bilma disse...

LOVETREES