sábado, novembro 21, 2009

SEIXAL - ÁGUA "ARDENTE" ... EXPLOSIVA MESMO !!!


O a-sul pelos seus leitores e uma notícia do PÚBLICO:

Segundo Jornal PÚBLICO - Ecosfera (link) de ontem, sexta feira alerta para água contaminada que a Câmara Municipal do Seixal está a distribuir na rede aos moradores do concelho do Seixal.

Os constituintes poluentes encontrados na captação das aguas municipais são cancerigenos.

A Câmara do Seixal questionada escondeu as análises.
A Chefe da Divisão de águas da câmara que por acaso é sobrinha do ex vereador da CDU Adelino Tavares veio a público dizer que a água está boa.

Se a água está boa porque esconde a Câmara do Seixal as análises. Isto é um problema de saúde pública e a atitude dos autarcas da CDU é criminosa.
Passo a citar:


« TNT encontrado em furos de abastecimento no Seixal Alguns furos de captação de água para consumo público no Seixal contêm TNT (trinitrotolueno), um composto orgânico possivelmente cancerígeno, deixado por décadas de actividade de uma antiga fábrica de explosivos. A situação - de que se suspeitava há diversos anos - foi agora revelada por uma investigadora portuguesa, numa tese de doutoramento defendida na Suíça. A autarquia do Seixal assegura, contudo, que não há problemas com a água distribuída à população.

A contaminação resulta de despejos de águas residuais, contendo TNT e DNT (dinitrotolueno), efectuados pela SPEL - Sociedade Portuguesa de Explosivos, que funcionou em Santa Marta de Corroios, entre 1949 e 2000. Análises efectuadas em 1999 revelaram que alguns furos privados na região apresentavam níveis elevados de diversos poluentes.

Na altura, acusou-se a presença de TNT e DNT, cuja concentração não foi, porém, quantificada.
Divulgado pelo PÚBLICO em 2001, o caso praticamente caiu no esquecimento. Só agora é que há um retrato mais pormenorizado da situação, graças a uma tese, da geóloga Helena Amaral, desenvolvida no Instituto Federal de Ciências Aquáticas e Tecnologia da Suíça, com o apoio de investigadores do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Helena Amaral debruçou-se sobre o caso da SPEL, entre outros, testando uma metodologia para avaliar a transformação de poluentes orgânicos na água. Para tal, analisou a água de 29 furos e de duas lagoas numa área de 25 quilómetros quadrados ao redor da antiga fábrica de explosivos.

Os resultados, publicados em Setembro passado na revista científica Chemosphere, revelaram forte contaminação em vários furos. Os mais poluídos - com 25.000 a 33.000 microgramas de TNT por litro de água - são particulares.

Há, no entanto, pelo menos três furos municipais de abastecimento público com valores de 95 a 280 microgramas por litro. A Câmara Municipal do Seixal não considera esses valores preocupantes.


O TNT e o DNT são produtos tóxicos, que entram no corpo humano por inalação ou ingestão. Estão classificados como "possíveis cancerígenos", graças a estudos feitos com animais. Mas, na legislação nacional e europeia, não há limites para a sua concentração na água.


Nos EUA, também não há uma norma federal. Mas pelo menos um estado, Nova Jersey, fixou em um micrograma por litro o limite aceitável. O estudo sobre a contaminação da SPEL foi enviado à Câmara Municipal do Seixal na semana passada. Mas a autarquia já tinha realizado, em Agosto, análises à presença daqueles compostos na zona de abastecimento de Santa Marta. "Os resultados obtidos não demonstram qualquer situação anómala", afirma a câmara, numa resposta escrita ao PÚBLICO, acrescentando que a água distribuída "merece total credibilidade".

A chefe da Divisão da Água, Ana Tavares, disse que os valores obtidos "não foram preocupantes". Mas a autarquia recusou o acesso aos resultados. Na sequência de questões do PÚBLICO, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos afirma ter iniciado contactos com a câmara. O seu presidente, Jaime Baptista, diz que as entidades gestoras na região "têm revelado uma excelente qualidade da água nos últimos anos face à legislação existente". »


20.11.2009 Ricardo Garcia

NOTA - Com um agradecimento aos nossos anónimos leitores .

17 comentários:

Anónimo disse...

Estamos entregues à nossa má sorte.Para se promover o concelho ideal omite-se a realidade e isso é muito grave.

Anónimo disse...

Eis um assunto que devia merecer a máxima atenção dos partidos que estão na oposição.
Esta questão é uma questão de saúde pública e exige apuramento de responsabilidades.
É urgente que os partidos se pronunciem sobre esta questão e todas as outras que são vitais para a saúde pública da população e não apenas quando estão em campanha eleitoral.

Ex-militante disse...

O Netinho perdeu o piu, devem-no ter calado lá no partido , ou então bebeu água contaminada.

Ex-militante disse...

... O João Afonso perdeu o piu...
...o Nuno Cavaco perdeu o piu...
...o Paulo Silva perdeu o piu...
...o VIUL perdeu o piu...
... andaram para aí a beber água contaminada ?

O Verdadeiro Leal Neto disse...

Não perdi o pio não senhor! A mim ninguém me cala! Nem mesmo a verdade - ou antes: muito menos a verdade!

Assim se vê a sabedoria da actual maioria da CMS: o TNT é um excelente alimento para as crianças, essa nova seara de jovens pioneiros do futuro. Fortalece o estômago e ajuda-os a crescer. A CMS não divulgou as análises pois sabia que este assunto seria aproveitado pelas forças da direita para espalharem inverdades e aleivosias. E, pelos vistos, estavam certos! Com TNT na água, um dia os jovens do bairro da Jamaica nem precisarão de armas: escarrarão rajadas de tiros, com as evidentes vantagens para essas vítimas inocentes da sociedade capitalista, que um concelho tolerante e multicultural tem o dever de apoiar. E ainda bem que ainda não deram com o urânio enriquecido que os camaradas da Coreia do Norte dos emprestaram, para enterrarmos noutro furo de captação. Já imagino os próximos cartazes: "Seixal - potência nuclear. Siga o nosso concelho!"

Anónimo disse...

Por anda Alfredo Monteiro que ninguem o vê ninguém o ouve. A situação merecia um esclarecimento por parte do Presidente da Câmara. Cala-se porque com todos os factos há vista não há argumentos. Quem cala consente. Estamos a beber água contaminada e o Presidente da Câmara sabe disso e não faz nada.

Anónimo disse...

Já estou a ver a publicidade :

No Seixal a água é uma bomba , siga o nosso concelho.

Anónimo disse...

Segredo bem guardado não fosse ele muda o rumo das eleições.

Ex-militante disse...

Isto faz-me lembrar aquele filme com a Julia Roberts, «Erin Brockowitz» ( http://www.youtube.com/watch?v=9TjEklyF7-E ) . Situações como esta deviam marcar a diferença entre uma câmara «Comunista» das de «Economia de mercado» , mas onde está a diferença ? Só se fôr na hipocrisia, é que nas comunisras é bem maior.
Silêncio ensurdecedor para as bandas de quem devia esclarecer . Onde anda o Alfredo Monteiro ? Ou já passsou o testemunho ao menino Joaquim ?

Anónimo disse...

Mas esperem lá! A SPEL não era a antiga Fábrica da Pólvora??!!! Que pertencia a Privados ou ao Estado??? Não cabe aos proprietários descontaminar os solos???
E para além disso, a água do concelho não é captada tão superficialmente, como sabem!
E já agora quando é que a Ministra do ambiente manda descontaminar os terrenos da ex-siderurgia??

Jornal da caserna disse...

Então e quem passou autorizações de construção em terrenos contaminados ou para urbanizações alimentadas por aquíferos contaminados ? A notícia é falsa, vão publicar um desmentido no PÚBLICO ?

Anónimo disse...

E a fábrica da polvora não pertence agora a uma parceria entre a camara e uma empresa privada de construção? Com mais um negócio dos do costume?

Anónimo disse...

É muito engraçado observar os laços familiares numa câmara onde vivem 170 mil pessoas, e logo as chefias, enfim, a competência é genética.

Anónimo disse...

Na Câmara do Seixal a chefe da secção do correio é mulher do presidente da junta de freguesia de corroios, a chefe da contabilidade é filha do presidente da junta de fernão ferro, a chefe dos recursos humanos é mulher do chefe do urbanismo o chefe do urbanismo é filho da mulher da limpeza a chefe da secção da receita é sobrinha do director das finanças a chefe da secretaria é mulher do director financeiro, e todos ao serviço do partido comunista.

Anónimo disse...

Caros amigos,
Infelizmente pra mim e para os meus animais de estimação(peixes tropicais),só agora dei com estas noticias,imaginem voçês que de cada vez que mudava uma parte da agua do aquario por agua supostamente limpa da rede e mesmo usando o melhor anti-cloro e acondicionador do mercado,logo de seguida tinha peixes e invertebrados mortos de forma inexplicavél,gora já percebo porquê...
Já o ser Humano como é maiorzito leva mais tempo a morrer envenenado,mas com calma chega lá.
Já á muitos Anos que a Camara do Seixal é tudo menos Comunista,são é Capitalistas do piorio e agarrados ao poleiro que nem lapas e dispostos a tudo pra não o perder,até mesmo envenenar lentamente os seus municipes,essa é que é a chocante verdade.

Unknown disse...

Realmente preocupado! Só agora tive conhcimento desta situação, até porque me mudei há 3 mese para Valadares! Por curiosidade a Dir. Das aguas mora onde? Naturalmente isto não a afecta!

Unknown disse...

Usa cloro na água dos peixes? Informe se rápido porque isso é a melhor forma de os matar, embora não tivesse dito que peixes tem. Pesquise KOI um Lago de jardim, são especialistas.