sábado, novembro 28, 2009

PRESSÃO URBANA A SUL


O crescimento urbano e a suburbanização começam a ser notórios nos movimentos pendulares dos residentes no Montijo e Alcochete sobretudo no regresso a casa após um dia de trabalho .

Os autarcas desses municípios por sua vez exigem uma nova ligação rodoviária da ponte Vasco da Gama aos respectivos concelhos, de modo a resolver os congestionamentos de tráfego que se registam, em especial na entrada no Montijo.

Segunda, 23/11/2009 - 09:28

A presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes, afirmou à agência Lusa que a autarquia já efectuou diligências no sentido de avançar para uma nova ligação junto das Estradas de Portugal e da Lusoponte.

“Existe uma grande pressão na entrada da cidade, de quem vem de Lisboa, e faria todo o sentido uma nova ligação rodoviária a partir da praça da portagem. Depois do processo eleitoral, estamos agora em condições de voltar a insistir com quem tem poder de decisão”, frisou.

A autarca explicou que a situação na entrada do Montijo tem estado a evoluir e que os dados sobre a pressão rodoviária estão a aumentar, sendo expectável que ainda venham a aumentar mais.

“É uma necessidade fruto do fluxo de tráfego que é expectável que aumente. São situações que estão a ser equacionadas e que têm de ser resolvidas”, explicou.

Apesar dos problemas de tráfego não serem os mesmos, em Alcochete o autarca Luís Franco explicou à Lusa que é importante que esta nova ligação sirva os dois concelhos.

“Já houve contactos entre os técnicos das suas autarquias. A questão assume maior emergência no Montijo que, nos momentos de maior tráfego, vê as entradas e saídas ficarem congestionadas”, explicou.

Luís Franco defendeu que apesar desta situação não acontecer ainda em Alcochete, é importante que se resolva desde já, independentemente do Novo Aeroporto.

“Os constrangimentos ainda não se colocam em Alcochete, mas tem que se avançar desde já para este objectivo comum das duas autarquias. É uma situação imperiosa, para que no futuro não aconteça em Alcochete o que já acontece no Montijo”, referiu.

Os dois autarcas afirmaram também que esta nova ligação, apesar da sua importância, não vai resolver todos os problemas rodoviários, lembrando a importância na variante da Atalaia, da extensão da A33 (liga Coina e Montijo/Alcochete numa extensão de 22 quilómetris) e dos trabalhos na EN4 (Montijo/Caia).

A Estradas de Portugal respondeu à Lusa através de um comunicado que “não está em análise a ligação em causa”, apesar de se mostrar disponível para a “estudar em colaboração com as entidades competentes”.

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O ALERTA DE UM MODELO DE BETÃO FALHADO :

«Um artigo publicado na revista «The Economist» considera a Espanha o país europeu que «mais severamente» sofreu com a crise económica, sendo agora o «irmão pobre da Europa». O texto intitulado «Insustentável» sublinha que o sinal mais claro desta crise passa pelos números do desemprego.

O artigo publicado na última edição da «The Economist» explica que estes dados reflectem uma «ressaca estrutural num país que se embriagou de tijolos e argamassa antes de explodir a bolha imobiliária em 2007".»


20 comentários:

Anónimo disse...

a margem sul Almada-seixal barreiro não tem ponta por onde se pegue. foi tudo feito às três pancadas. Sentia-me deprimente viver lá. Não há transportes públicos de jeito. cidades com menos moradores que a envolvente, imensos terrenos urbanos desaproveitados e predios degradados. um autentico lixo. só lá ia com dinamite

Anónimo disse...

Lá está, duas autarquias que se precupam com estas coisas a tempo de evitarem os erros que Seixal e Almada foram cometendo, estando absolutamente atrofiados de trânsito nas horas de ponta, sem grande solução para lhe dar e (para piorar) conseguindo e permitido ainda assim que novos projectos na zona urbana avançem, como é o caso do Fogueteiro.

Os camaradas do Seixal e Almada deviam aprender alguma coisa com estas iniciativas do Montijo e dos seus camaradas de Alcochete, que tentam prevenir antes que o problema que já começam a sentir, se alastre.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo da 1h31,

Compreendo que, talvez por ignorância, mas certamente por falta de preocupação cívica, não saiba que há duas década que o executivo camarário do Seixal vem reivindicando uma ponte entre Barreiro e Chelas e posteriormente a restauração da ligação Seixal-Barreiro para o mesmo efeito que tanto elogia.

Infelizmente os sucessivos governos do PS e do PSD inviabilizaram essa alternativa através de sucessivos chumbos na A.R. e quase sempre por "esquecimento".

E lembre-se lá que a hipótese acima mencionada apenas tem sido equacionada recentemente graças a uma conquista das populações da Margem Sul: o Aeroporto e o TGV. Uma infraestrutura que, por opção do ex-ministro das obras públicas, Mário Lino, nunca viria para a Margem Sul do Tejo porque, dizia ele, era um deserto.

Creio que quem deveria aprender era você...a ler, visto que esta informação é pública (cf. artigo do JN.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Caro Teixeira
Só você é que me faz rir.
Aonde é que foi inventar essa de que "há duas décadas que o executivo camarário do Seixal vem reivindincando uma ponte entre Barreiro e Chelas"?
Não será isso reflexo da sua excessiva preocupação cívica em querer ser mais papista que o Papa?

João Freire disse...

Teixeira, pela sua saúde, poupe-nos. Almada e Seixal são exemplos de más práticas urbanísticas e ambientais. A culpa é também de sucessivos governos, concedo-lhe, pois ainda não reviram a lei dos solos de modo a impor a autarcas sem escrúpulos (Maria Emília vem-me imediatamente à mente, por associação de ideias) e construtores, o respeito efectivo pela reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional, rede natura, etc. Nós não podemos comer betão nem respirar fumo de escape. Investimentos ao nível ambiental e de salvaguarda de solos agrícolas de qualidade podem não dar proventos a curto prazo (mandato de 4 anos), mas é o nosso legado aos nossos filhos e netos. Um legado de todos, diariamente posto em causa pela ganância de alguns.
Sobretudo num país cuja principal aptidão nem é agrícola, mas florestal, é um crime aquilo que se tem feito/ planeada para a arriba fóssil, mata dos medos, pinhal do general, flor da mata, NA ARRÁBIDA, um ecossistema ÚNICO NO MUNDO, diariamente delapidado pela Secil com a anuência dos autarcas e governantes.

Mas é hipócrita culpar os governos: se os autarcas ( vem do grego autos + kratia - o governo pelos próprios, pelos directamente interessados) não sabem velar pelos nossos interesses e pressionar, fazer escândalo se necessário, não servem para nada. Mas os autarcas também têm enchido os bolsos à pala da hipoteca do nosso futuro, na nossa margem sul, não é verdade, caro Teixeira?

Anónimo disse...

Ó Teixeira, é o mesmo anónimo das 1h31.
Mas desde quando a ponte Barreiro Lisboa vinha resolver os problemas de entrada em Corroios, Laranjeiro, Amora, Fogueteiro, Cruz de Pau e afins?
É certo que os acessos gerais e mais amplos contribuem alguma coisa para desviar o trânsito de um só acesso (no caso a ponte 25 de Abril poderá dividir o tráfego com a nova ponte), mas os teus camaras do PCP plantaram blocos de betão sem estacionamentos e sem áreas planeadas à entrada de cada uma destas freguesias e atrofiaram isto tudo.

Acho que o âmbito do post tem a ver com a pressão de entrada nas localidades de Montijo e Alcochete e não tanto nos acessos a estradas e vias como pontes.

Anónimo disse...

Nem Teixeiras nem outros que tais podem desmentir o que está à vista. Selva de betão sem cumprimento das leis não deixaram a percentagem de estacionamentos previstos na legislação não respeitaram os indices urbanisticos. Autorizaram construção excessiva em desrespeito pelo PDU. Autorizaram construções em troca de comtrapartidas a torto e a direito contrapartidas essas que não trouxeram benefícios à população. Aprovaram-se prédios em troca de carros e outros bens de consumo parecidos. As leis são para cumprir e se não há legislação em vigor ao abrigo da qual o construtor pode fazer o prédio não faz os autarcas não são eleitos com o voto do povo para andarem a fazer negócios e destruir tudo o que foi espaço livre. A população precisa de respirar precisa de ar puro precisa de espaço para se movimentar. A população do concelho do Seixal da Câmara do Seixal de Alfredo Monteiro vive emparedada entre prédios e fumo de carros. Foi este o concelho que Alfredo e Eufrazio construiram. Ao qual acresce ainda uma favela gigante que Alfredo Monteiro plantou e alimentou para que crescesse e cresceu em Paio Pires em Fogueteiro em Qta da Princesa na Cruz de Pau em Santa Marta do Pinhal, em Arrentela.
O povo em geral no concelho do seixal só não foge todo de uma vez deste concelho porque não tem o salário igual ao do presidente da Câmara e não tem casa em vários concelhos como o presidente da Câmara tem.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 12h33,

Leia o artigo do JN sff e não diga parvoíces que só faz figura triste.

João Freire,

"Mas os autarcas também têm enchido os bolsos à pala da hipoteca do nosso futuro, na nossa margem sul, não é verdade, caro Teixeira?"

Eu estou à espera do dia em que vocês (onde incluo o ponto verde que tem um discurso muito parecido com o seu...curioso) provem aquilo que escrevem. Aconselho a leitura do Artigo 180º do Capítulo VI do título respeitante aos crimes contra as pessoas do Código Penal.

Anónimo das 1h31,

"Mas desde quando a ponte Barreiro Lisboa vinha resolver os problemas de entrada em Corroios, Laranjeiro, Amora, Fogueteiro, Cruz de Pau e afins?"

Eu sei que a inteligência não abunda nos seus comentários mas acho que é óbvio que essa ligação e a sua continuação até ao Seixal, iria retirar o trânsito nas vias de acesso à ponte 25 de Abril via E.N.10 (já que há muito tempo que a A2 deixou de ser hipótese).

Anónimo das 8h03,

Repito aquilo que disse ao João Freire, está na altura de começarem aprovar aquilo que escrevem. Felizmente para vocês, as pessoas que vocês acusam tem mais que fazer do que ler este blogue e outros do mesmo calibre. Caso contrário estariam ricos com o dinheiros das indemnizações que vocês tinham de pagar por difamação e calúnia.

Tenho dito.

Anónimo disse...

"Felizmente para vocês, as pessoas que vocês acusam tem mais que fazer do que ler este blogue e outros do mesmo calibre."
É por isso que pagam a pessoas que assinam como J.S.Teixeira, para virem aqui despejar os disparates como os que aqui são ditos.
Trinta anos são mais do que suficientes para fazer uma ponte Seixal-Barreiro, assim houvesse vontade!!!!

João Freire disse...

Caro Teixeira,
se reputa o meu discurso parecido com o a-sul, só tenho de ver nisso uma referência elogiosa, dado que aprecio a coerência e combatividade deste blogger, cujos posts sigo com a regularidade que a vida me permite. De resto, nenhum tipo de lealdades ou disciplinas me liga a qualquer partido ou grupo, sou apenas um cidadão preocupado com a destruição de recursos que a todos pertencem.

Sou franco consigo: não tenho provas concretas de qualquer actuação corrupta em autarquias da margem sul ou de qualquer outro lugar (não me dedico a esse tipo de investigação), mas que as há, há. Em todo o caso, digo-lhe uma coisa: que roubem, que enriqueçam, se é o que querem, desde que façam algo de bom pelo caminho. Tomara a nós ter na margem sul autarcas dinâmicos, com uma ideia minimamente moderna de desenvolvimento (não peço muito), como aquele senhor de Oeiras...

Anónimo disse...

Tanta conversa do Teixeira, tanta resposta, mas não o vejo falar do tema em discussão.
Quando é que os comentadores deste blogue percebem que esta personagem mais não serve do que para distrair a atenção das verdades que aqui são ditas?
Ignorem-no e vão vê-lo desaparecer...

Anónimo disse...

Ainda em relação aos comentários proferidos pelo ilustre "Teixeira":
1º - J.S. Teixeira disse

"Compreendo que, talvez por ignorância, mas certamente por falta de preocupação cívica, não saiba que há duas década que o executivo camarário do Seixal vem reivindicando uma ponte entre Barreiro e Chelas"...

Tenho dito.

11/28/2009 11:46:00 AM

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Anónimo disse...

Caro Teixeira
Só você é que me faz rir.
Aonde é que foi inventar essa de que "há duas décadas que o executivo camarário do Seixal vem reivindincando uma ponte entre Barreiro e Chelas"?

11/28/2009 12:33:00 PM

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2º - J.S. Teixeira disse

Anónimo das 12h33,

Leia o artigo do JN sff e não diga parvoíces que só faz figura triste.
Tenho dito.
11/28/2009 11:35:00 PM
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Continua ...

Anónimo disse...

Continuação do comentário anterior:

Aqui está o artigo da jornalista Sandra Brazinha que o JN publicou em 2009-01-20:

Ponte Seixal/Barreiro arranca 20 anos atrasada.

Percurso passa de quase uma hora para 10 minutos

2009-01-20
SANDRA BRAZINHA
A ponte entre o Seixal e o Barreiro vai finalmente ser construída, quase 20 anos após ter sido incluída nos planos directores municipais. Em 2011, o tempo de viagem entre os dois concelhos será bastante mais curto.
"Para ir hoje do Seixal ao Barreiro muitas vezes leva-se uma ou até duas horas e com a nova ponte são 10 minutos", frisa o presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, congratulando-se com a publicação ontem em Diário da República de um despacho do Governo que declara a utilidade pública da Estrada Regional (ER) 10, que inclui a travessia do rio Coina.
"A ponte vai situar-se na zona mais estreita do rio, com pouco mais de 500 metros e com acesso directo ao IC21", explica o edil, lembrando que o Seixal ficará, assim, com um novo acesso a Lisboa através da terceira travessia do Tejo.
Muitas pessoas que se deslocam do Barreiro para o Seixal optam por ir de barco até Lisboa, passando novamente o rio até Cacilhas e utilizando depois os transportes públicos. "Um estudante do Barreiro demora menos tempo até à Universidade do Monte de Caparica se for de barco até Lisboa", exemplifica o autarca do Seixal.
"A gente está aqui a um minuto e temos de dar aquela volta toda", reclama também o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, salientando a importância da concretização de um projecto que irá requalificar o arco ribeirinho da margem Sul do Tejo.
A falta de uma ligação mais directa entre o Seixal e o Barreiro também é sentida por automobilistas. "Estamos a fazer 24 quilómetros para ir e vir, enquanto com a ponte era muito mais rápido", afirma Manuel Pontinha, de 64 anos. "Quando há muito trânsito a malta de Setúbal junta-se toda à que vem do Barreiro na Estrada Nacional 10 e demora-se muito tempo", realça o residente na Arrentela.
O estudo prévio da ER 10, cuja construção foi interrompida há cerca de dois anos em Corroios, já foi adjudicado pela Estradas de Portugal e tem um prazo de execução de cinco meses. O concurso público referente ao restante troço, orçado em 7 milhões de euros, deve ser lançado no segundo semestre de 2009.

Continua...

Anónimo disse...

Ilustre "Teixeira"

Como pode comprovar agora, se quiser ler atentamente,no texto publicado pelo JN, a ponte em causa, que está prevista, há duas décadas, no PDM da Câmara Municipal do Seixal, é a Ponte Seixal-Barreiro e não a PONTE CHELAS-BARREIRO que eu referi.

Já agora, tendo o ilustre "Teixeira" tão grande capacidade argumentativa quando é que deixa de recorrer à argumentação de quem não tem argumentos a não ser aqueles com que retrata os outros sempre que estes discordam de si?

Anónimo disse...

Ainda sobre a Ponte Chelas-Barreiro...

O "Flamingo", se não andasse a voar, dentro do próprio "ninho" tinham-no feito recordar que na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro em 27 de Abril 2007, a bancada do PS apresentou uma Moção sobre a Ponte Chelas-Barreiro.

E que depois de aprovada com 7 votos a favor e 6 abstenções da CDU, foi referido pelo líder da bancada da CDU que esta se tinha abstido porque não sabiam qual era a posição do executivo da Câmara do Seixal sobre esta ponte.

Sem mais comentários.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 11h31,

Pois bem. Já que a sua inteligência não dá para mais, aqui fica a posição oficial do PCP (força maioritária no Executivo da CMS; exposta pelo deputado Bruno Dias na A.R. em Abril de 2008):

"Estamos, nesta matéria da terceira travessia do Tejo, perante um projecto de carácter estratégico, estruturante, quer para o País quer, sobretudo, para a Área Metropolitana de Lisboa. De facto, estamos perante questões determinantes não só ao nível das ligações internacionais ferroviárias de alta velocidade, segundo foi anunciado pelo Governo, mas também a nível metropolitano, da ferrovia convencional, na ligação ao sul do País, etc., e também na ligação rodoviária que é necessário reforçar e qualificar nesta área metropolitana, como a experiência demonstra.

E estamos perante uma infra-estrutura decisiva para o sistema de transportes, acessibilidades e mobilidade, que serve para as populações se deslocarem diariamente, e não apenas perante uma ponte que possa ser pensada como uma forma de chegar mais depressa ao aeroporto. Esta é uma questão relativamente à qual têm sido cometidos erros crassos de avaliação por parte de muitos intervenientes nestes debates."

De resto se não lhe basta as assumpções para a próxima faço-lhe um desenho.

Anónimo das 4h26,

O que escreveu acerca da Assembleia de Freguesia de FF é mentira. A votação está correcta mas a justificação não foi essa. Tudo isso faz de si um mentiroso.

Tenho dito.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Ó "Flamingo",será que a sua parceira também perdeu a memória?

Como duvido que a tenha consultado,devia saber que a afirmação feita pelo líder daquela bancada da CDU nem ao presidente da Junta de Freguesia passou despercebida.

Quanto ao resto, mais uma vez,são desnecessários mais comentários.

Anónimo disse...

O "Flamingo", se não andasse a voar, dentro do próprio "ninho" tinham-no feito recordar que na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro em 27 de Abril 2007, a bancada do PS apresentou uma Moção sobre a Ponte Chelas-Barreiro.

E que depois de aprovada com 7 votos a favor e 6 abstenções da CDU, foi referido pelo líder da bancada da CDU que esta se tinha abstido porque não sabiam qual era a posição do executivo da Câmara do Seixal sobre esta ponte.

Sem mais comentários.

11/29/2009 04:26:00 PM

J.S. Teixeira disse...
Anónimo das 11h31,

Pois bem. Já que a sua inteligência não dá para mais, aqui fica a posição oficial do PCP (força maioritária no Executivo da CMS; exposta pelo deputado Bruno Dias na A.R. em Abril de 2008):


É caso para dizer:Este Flamingo é mesmo uma ave rara graças à raridade da sua "santa inteligência".

Não é que esta ave rara de Fernão Ferro para contradizer um facto ocorrido em Abril de 2007 na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro vem apresentar a posição oficial do PCP, acerca da Ponte Chelas-Barreiro, exposta por um Deputado na Assembleia da República em Abril de 2008, ou seja, um ano depois?

Será que anda desnorteado devido à proximidade das ondas electromagnéticas ou será efeito da gripe das aves?

Anónimo disse...

¿España va bien?

Anónimo disse...

Los españoles....¿están "haciendo el primo"?