terça-feira, novembro 24, 2009

OS TUBARÕES NO PÂNTANO EM QUE VIVEMOS


"O mundo está cheio de escroques. Portugal está cheio de escroques com poder" - Pedro Santos Guerreiro , Jornal de Negócios.

A frase acima foi escrita a propósito de mais um potencial caso de corrupção e tráfico de influêcia no país da inveja, do compadrio, do tráfico de influências... e do mais gritante e desigual acesso às oportunidades, não as "Novas" , mas as de sempre.

Em Portugal, não basta ter mérito, não basta trabalhar, não basta pagar impostos e cumprir a sua passagem pelo mundo ,perante a vida , perante a natureza, e perante os outros.

O ponto fulcral está em ter , ou não ter, (poder ou ) acesso ao poder, em ter ou não acesso a informação que emana do(s) poderes) e que o(s) poder(es) transforma(m) a seu bel prazer, e contempla(m) que bem entende(m).


E Portugal está a saque , a margem sul está a saque porque a lei é permeável , e moldável no espaço e no tempo , tudo depende desse tal poder que volta e meia emerge das águas mais limpidas dispostos a comprar tudo , porque julgam que tudo e todos têm um preço, que o silêncio tem um preço !

Claro que a pergunta que vou fazer não tem nada a ver com ilegalidades, com uso de informação privilegiada, com alteração de leis em benefício próprio e da entourage , não tem a ver com o dar com uma mão para receber com a outra...por baixo da mesa, em insuspeitos cafés, em direcção a bolsos próprios com entreposto, ou não por cofres partidários...

Quem serão afinal esses Tubarões que por aí andam , que informação, que garantias terão acesso , que poderes controlarão?

Apitos dourados, furacões, faces ocultas são meras distrações.

6 comentários:

Anónimo disse...

Refere-se a algum caso concreto ?

Anónimo disse...

E Jerónimo de Sousa? Não sei se tubarão se abutre. Parece manso mas é ele que manda na margem sul ele e os autarcas amestrados que cá tem. Aquele homem que aparece como um parolo que de operário passopu a deputado e que aparece sempre com a retórica da defesa do povo trabalhador contra o grande capital é chefe do partido que mais negoceia na margem sul com o grande capital e que mais facilidades faz ao grande capital a troco de grandes interesses. A população que diz sempre defender é mentira defende-se a ele e a camarilha dele que faz parte do partido comunista. O Jerónimo latifundiário é um tubarão disfarçado.

Daniel Geraldes disse...

Coitado do Jerónimo, sempre que vem ao Seixal, enfiam com o "home" no refeitório da CMS.

Anónimo disse...

Querem casos concretos?
Que tal um tubarão que anda por aí de colete a anunciar jornais, mas que rouba descaradamente os empregados que para ele trabalham, levantando os valores que são pagos Centro de Emprego e pela Segurança Social?
Que deve a cão e gato mas caminha como se fosse o dono do mundo?
Que foi corrido da casa que não pagava á anos na Quinta do Conde?
Que embrulhou para aí uns colegas de partido em muitos milhares de contos?
Que fechou uma empresa na quinta do Conde, deixando no desemprego e com ordenados em atraso cinco pessoas?
Que abre e fecha empresas como quem come chocolates, para que não lhe venham cobrar o que não paga em Segurança Social aos empregrados (mas que desconta no ordenado)?
É mais um tubarão que é apoiado pelos outros tubarões desta cãmara cumudista!!!

Anónimo disse...

E o tubarão da Quinta do Conde tem nome?

Anónimo disse...

ó amigo não é muito dificil, porque ele assina sempre como JHS, mesmo os textos que não escreve