domingo, novembro 29, 2009

NOVOS RICOS A ARDER


Esperamos que a "moda" não se generalize e que ultrapasse fronteiras. Mas quando há sítios onde há uma manifesta segregação social com a criação de guetos para ricos , há que considerar estas novas formas de contestação social contra o capitalismo urbano que por cá vemos implantado por autarquias ditas Comunistas.

É que se há antagonismos urbanos que crescem a olhos vistos na margem-sul, eles são por um lado os bairros da lata e por outro os condomínios fechados.

Cito :


«Em Berlim, todas as noites ardem automóveis. Este ano, já foram 267, escreve o "Frankfurter Rundschau", citado pelo site Presseurop.eu .

Enquanto a imprensa sensacionalista brada contra os "horríveis anarquistas do fogo", que "aterrorizam" os donos de Mercedes, de BMW ou de Porsche, que são incendiados nos bairros que estão a ser recuperados, como Friedrichshain, Kreuzberg, Berlin-Mitte e Pankow, a polícia continua sem encontrar uma estratégia contra os incendiários.

Segundo as informações gerais disponíveis, estes seriam oriundos dos meios da esquerda apartidária e, explica o jornal, atacariam os sinais exteriores de riqueza dos novos moradores, responsáveis pela expulsão de artistas e estudantes, que dantes viviam nestes bairros populares, agora na moda.»

___________________________________________________

«Apesar de Barack Obama já ter anunciado o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes, o presidente Lula voltou a criticar o governo americano e países europeus por causa da poluição »

10 comentários:

João Freire disse...

Em Berlim, dá-me ideia que os carros a arder não são obra de gangs, vindos de ghettos, mas de meninos com a mania que são revolucionários (anarquistas, comunistas e outros radicais) que seriam incapazes de confrontar os donos dos carros, cara a cara, mas que cobardemente fazem isto pela calada da noite. E parecem ser protestos contra o aumento das rendas em certos bairros, devido à gentrificação (zonas anteriormente pouco prestigiadas da cidade são "colonizadas" por habitantes com mais poder de compra e entram na moda), um fenómeno urbano que provavelmente não veremos suceder tão cedo em lado nenhum da margem sul, pois até zonas degradadas têm de ter alguma réstia de classe para serem gentrificáveis... Autarcas sem visão fizeram ou deixaram fazer da nossa terra qualquer coisa de verdadeiramente piroso.

Anónimo disse...

Ora cá está uma boa ideia.

Guetizado do Vale da Amoreira

Anónimo disse...

Obrigado pela ideia ó a-sul, vamos puxar fogo a estes carros de luxo!

Anarquista da Margem Sul

J.S. Teixeira disse...

"Esperamos que a "moda" não se generalize e que ultrapasse fronteiras. Mas quando há sítios onde há uma manifesta segregação social com a criação de guetos para ricos , há que considerar estas novas formas de contestação social"

Muito bem. Já não sei quem foi que tinha elogiado a coerência do autor deste blogue. Aqui fica bem explicada a forma coerente com que escreve os seus artigos.


Tenho dito.

Anónimo disse...

Olhó Teixeira está com medo que lhe queimem o pópó topo de gama.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 12h07,

Está errado. Devia ter colocado a questão no plural: "pópós de luxo".

Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

PS Seixal vota contra proposta do PCP que visava alertar para alterações de segurança na linha do Metro Sul do Tejo e para a reivindicação de um Passe Social para esse mesmo meio de transporte público. Saiba mais no blogue O Flamingo.

Anónimo disse...

Será que o Teixeira como sabe tudo sabe se o presidente da Câmara do Seixal já respondeu ao Vereador Paulo Edson a dar explicações sobre a contaminação da água da rede pública? Já agora podia contar-nos qual foi a explicação para sabermos se podemos beber água da rede pública sem apanharmos um cancro. Ou será que a notícia do público sobre a contaminação da água é mesmo verdade e o Alfredo está calado que nem um rato para que as pessoas se esqueçam da notícia?

Susana Nunes disse...

Em França, este tipo de protesto também é bastante frequente, e não apenas contra a segregação social!

Anónimo disse...

o teixeira censurou 2 comentários meus no blogue dele, e não havia falta de educação.

comunismo = ditadura hipócrita e camuflada