segunda-feira, agosto 24, 2009

RELEMBRAR A FLÔR DA MATA E PINHAL DOS FRADES 4

Post publicado originalmente em Agosto de 2008


Sobre o meganegócio de Vale de Chícharos aqui trazido a lume ontem , muito se tem falado até chegarmos , em Agosto de 2008 , à consulta pública . E muitos foram os alegados interesses que foram desfilando ao longo dos anos, uma longa novela aqui também analisada no a-sul , vejamos por exemplo :

________________________________________________

a-sul ; 6 de Outubro 2005 -

« (...)
O Vereador Ricardo Ribeiro incluia este negócio num pacote mais vasto que incluiria "segundo se dizia à altura" o negócio do PER da Flor da Mata e da Cucena, relembra-se que todos estes negócios tinham alegadamente ligações ao Grupo A Silva e Silva ( o proprietário das instalações dos "serviços operacionais", agora senhorio da CMS) , o Bairro da Cucena foi construido entretanto em terrenos industriais (isolados , de onde resultou mais um gueto) também do grupo A.Silva & Silva, e por uma empresa do Grupo A.Silva e Silva.este terreno é vizinho do Mestre Maco Seixal (participado A.Silva e Silva) e antiga ASSICOMATE (grupo A.Silva e Silva). (...) e já agora acrescento, que o Grupo A.Silva & Silva é o construtor, proprietário e senhorio dos novos Paços do Concellho do Seixal , que a autarquia arrendará daqui para o futuro...e que os nossos filhos e netos irão pagar...

(...) " Por sua vez a construção do PER na Flor da Mata em àrea protegida, permitida por meio de um subtil "Plano de Pormenor" e alteração de uso do solo,desocuparia os prédios de Vale de Chicharos , como referia o Tal & Qual de 22/06/01: «"uma mega operação de realojamento e engenharia financeira" com vista a resolver "o problema conhecido como a Quinta do Mocho da Margem Sul"(...) no coração do Fogueteiro e recentemente vendida pela Caixa Geral de Depósitos aos construtores A.Silva & Silva e Teodoro Gomes Alho, segundo informação recolhida pelo T&Q junto de fonte autárquica» (...) "

a-sul ; 3 Maio 2007

Citando o Coreio da Manhã : (...)
TORRES ALBERGAM 150 FAMÍLIAS

« Os primeiros a chegar foram um grupo de são-tomenses. Em 1983 encontraram um local para morar, na Quinta dos Chicharros, Fogueteiro, no concelho do Seixal. Várias torres, todas com mais de cinco andares, foram deixadas a meio pelos construtores civis e estavam prontas a ser ocupadas, sem ser necessário pagar de renda. Havia só um problema: os prédios tinham apenas pilares e placa. Mas isso não afastou os novos moradores. Com o passar dos anos, amigos e compatriotas assentaram tijolos, levantaram paredes e foram criando um ambiente mais familiar para os filhos. (...) »

A noticia é do Correio da Manhã e é um retrato da génese da violência urbana no concelho do Seixal que deixou ontem à noite, um rasto de destruição em estabelecimentos comerciais e equipamentos urbanos como sejam as paragens de autocarro, mais não digo, para evitar os habituais epitetos de "racismo" e "xenofobia" quando o que queremos sublinhar nestes caso são as politicas de urbanismo, de construção de bairros de realojamento e a cultura de laxismo e de sub-desenvolvimento numa autarquia que promove acções de degradação urbana geradora de um mau estar urbano como é o caso dos grafitti .

Passo a citar:
«
Os moradores da Av. 1.º de Maio, no Fogueteiro, Seixal, viveram ontem uma madrugada de sobressalto. Um grupo de cerca de trinta jovens, residentes na freguesia da Arrentela, destruiu à pedrada as montras de vários estabelecimentos comerciais daquela artéria, minutos depois de ter abandonado à pressa o bairro do Jamaica, situado nas imediações do local dos distúrbios. »

a-sul 15 de Maio de 2008 (...)

« A proposta dos compradores em acordo com a Câmara do Seixal é retirar aquelas pessoas para outro local numa fórmula de realojamento - à custa do erário publico - libertando aquele terreno central , em malha urbana valorizada , para construção - privada - de luxo .

"Contrapartida" dada à autarquia para realojar... 500 mil euros... isto para construírem 170 fogos de luxo ... ou seja se dividir os € 500.000 por os 170 fogos de luxo, significa que a URBANGOL/Gomes Alho teria só que encarecer os seus apartamentos em 3352 EUROS (imagine o negócio..) para além disso a vizinha Urbanizaç
ão da Mata (que há anos está por vender) viria finalmente retorno do seu investimento....

Isto para além de depois quem vai construir o tal bairro de realojamento (até podem ser os mesmos) , não em terreno urbano, mas ou em terreno Industrial como a Cucena ou agrícola e florestal, como a Flor da Mata, basta querer construir.... com a propriedade de um terreno que de "sem valor" passa a urbano para encaixar o valor investido, uma vez que garantidamente os apartamentos construídos sob estes protocolos , são asseguradamente comprados ... pela autarquia ! »

JULGUE POR SI ; VOTE CONTRA !

Etiquetas:

7 comentários:

Ex-militante disse...

Isto é melhor que o Euromilhões, ver um camarada ex-Comité central armado em promotor imobiliário, ou seu representante, ou seu intermediário para firmar protocolo com uma Câmara do PCP, é "bonito" .
Ver um Camarada ex- Comité Central intermediar um negócio em que se vai criar, não habitaçãao social, mas habitação de luxo é também muito "bonito".
Estou de acordo, temos de votar contra este pântano.

Anónimo disse...

Não se intimidem, continuem a denúncia! O PCP nem consegue rebateu uma alínea do que aqui é escrito, é por isso que atacam e intimidam, é só o que conseguem fazer.

Anónimo disse...

Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!Factos! Factos! Factos!

Que bom seria calá-los

Observador atento disse...

O comentador residente dito VIUL garantiu nova estratégia por parte do PCP , disse ele há dias :

« Vladimir Ilyich Ulyanov

Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah .

As palavras acabam aqui.»

Ou seja, com os factos meteram a viola no saco. Este blogue está com muito melhor ambiente.

Anónimo disse...

ISTO É que é um EUROMILHÕES!

Fonte: Jornal Público de 24.08.2009 - 07h27, Por Vítor Costa

"Banco de Portugal terá de pagar salário de sete mil euros ao mediador do Crédito

Os quase sete mil euros de salário mensal que o mediador do Crédito vai receber serão pagos pelo Banco de Portugal (BdP), apesar de esta nova figura criada pelo Governo ter competências que se sobrepõem às da própria instituição liderada por Vítor Constâncio.

Para o cargo de mediador do Crédito foi nomeado João Amaral Tomaz, antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do actual Governo.(...)"

Anónimo disse...

E eles a darem-lhe. Quando se fala do concelho, vêm com noticias nacionais.
O silêncio de flamingos e outras aves de arribação perante estes posts é ensurdecedor!

Anónimo disse...

Sabe último comentador, o Seixal pertence a Portugal e por isso tudo o que interessa na vida politica interessa aos Seixalenses, principalmente as verdades que os Srs. querem calar.
Não acha que já chega dessas tretas que os srs. inventam sobre a CDU? Não seria já hora de fazer politica de forma séria e honesta?
Não basta já de brincarem aos politicos?
Não seria já hora dos Srs. da oposição à CDU se portarem como "homens a sério"?