segunda-feira, agosto 17, 2009

OS SÍMBOLOS NACIONAIS E OS OUTROS...


Fez correr tinta a substituição esta semana da bandeira da CM de Lisboa , pela bandeira da monarquia.

Para mim, o caricato da questão foi as horas que decorreram até que as rotinas dos passantes e dos utentes , do Largo do Munícipio , quer a própria Câmara, quer o Estado Maior da Armada ou o Tribunal Superior ali instalado , interiorizassem da alteração ali imprimida, o que só mostra que estamos na nossa rotina diária , por um lado, pouco familiarizados com os símbolos nacionais, e que por outro temos uma overdose visual que nos faz ignorar já parte dos estímulos visuais com que nos deparamos...

___________________________________________

« A Bandeira Nacional, como símbolo unificador de toda a Nação Portuguesa, constitui a materialização da nossa História e a concretização dos nossos anseios como povo.

É a expressão viva dos nossos ideais e a realização concreta dos nossos valores e dos nossos projectos colectivos.

A bandeira assume, assim, um carácter verdadeiramente sagrado, constituindo uma perfeita figuração da dignidade e do orgulho de sermos portugueses.

A bandeira tem uma carga psicológica e afectiva tão forte e tão poderosa que, no passado, durante o combate, deveria permanecer sempre erguida, a tal ponto que, quando o porta-estandarte era derrubado, outro soldado a deveria levantar. A queda da bandeira produzia, invariavelmente, o desânimo nos soldados, e causava no corpo de combatentes o tenebroso presságio da derrota.

Para todos os cidadãos portugueses que prestam serviço militar, existe uma cerimónia de Juramento de Bandeira, através da qual, num gesto de especial solenidade, na presença dos pais e familiares, o jovem soldado testemunha publicamente o seu compromisso para com toda a comunidade, proferindo o seguinte formulário:


Na lei portuguesa, como na legislação de todos os países, o desrespeito e afronta aos símbolos nacionais é punido criminalmente (Artigo 332º do Código Penal). Todos os civis devem descobrir a cabeça nas cerimónias de hastear e arrear a bandeira e proceder com deferência quando aquela se encontra hasteada, actuando de igual forma quando o Hino é tocado. A superioridade incontestável dos símbolos nacionais, sobre todos os cidadãos, é deste modo expresso no Regulamento de Continências e Honras Militares

________________________________________________

Não considero pois que a brincadeira sucedida em Lisboa se possa considerar uma particular afronta aos símbolos nacionais, pois a bandeira pela qual foi trocada foi também no seu tempo , símbolo nacional, símblo esse que não foi trocado de imediato com a proclamação da República , mas só em 1 de Dezembro desse ano.

No entanto há por aí ofendidos que advogam que os autores da troca da Câmara de Lisboa possam ir para a cadeia , por até dois anos, pelo previsto no artigo 332º do Código Penal, “ quem publicamente, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por outro meio de comunicação com o público, ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais, as armas ou emblemas da soberania portuguesa, ou faltar ao respeito que lhes é devido.".»

O que só demonstra uma ignorância pelo que se passa na Outra Banda (nesta...) onde diáriamente, no Seixal , o símbolo nacional não só é ignorado, mas ultrajado o próprio território (link) , onde esse símbolo é omitido e substituído não por qualquer outro símbolo nacional, mas por uma gigantesca bandeira de simbologia totalitária , em TUDO semelhante à da antiga URSS .

É que segundo a Constituição « A
Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, da unidade e integridade de Portugal é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910.»

Logo , parece haver quem entenda haver em Portugal, a sul do Tejo, uma propriedade que desafia a soberania da República , da Independência , da Unidade e Integridade de Portugal ...

49 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Ponto-verde,

Desde quando é que hastear a bandeira do seu partido que, por acaso, é proprietário daquelas terras constitui um crime ou desrespeito pela Constituição? Lá porque o bardajão madeirense do seu quer proibir o Comunismo, não quer dizer que o mesmo se tornará realidade.

Sabe, por ventura, que o hymno nacional é tocado por inúmeras vezes naquele recinto, sempre que decorre lá qualquer tipo de evento?

É a bandeira de um partido político mais antigo que o senhor e que sempre lutou para que você pudesse escrever barbaridades como a deste artigo.

Já me tinham avisado para não me admirar tanto com as tontices que escreve no seu blogue e eu até costumava ignorar, mas para tudo há limites.

Este comentário é fruto da ignorância e do anti-comunismo e nada mais.

Tenho dito.

Daniel Geraldes disse...

"É a bandeira de um partido político (...) que sempre lutou para que você pudesse escrever barbaridades como a deste artigo."

Só mesmo na Silly Season é que se diz/escreve uma coisa destas.

Anónimo disse...

Silly Season?
Ó amigo geraldes, já não se escreve assim, a constar desse arauto do portugues que se chama JHS - Jornal do Seixal.

agora é “Sisy Salem”.

ver em http://www.roteirodoseixal.com/jornal_not.php?n_id=353 e aproveitem para ver as desculpas que se publicam sobre um camião de lixo.

Anónimo disse...

É uma vergonha nacional aquela bandeira soviética gigantesca , hasteada como uma conquista no meu país Portugal .

Amigos de Amélio disse...

O simbolo da bandeira soviética é um simbolo ao nível do partido nazi, um partido também muito antigo.
O simbolo soviético que vejo da minha janela ,como milhares em Corroios, Miratejo, Amora ou Seixal é uma afronta à Liberdade e à Constituição. Inadmissivel.

PORTUGUÊS disse...

É inadmissível, mas o poder está no Terreiro do Paço e no Largo do Município, nós na Margem Sul estamos abandonados à nossa má-sorte e às experiências e negócios imobiliários destes neo-Comunas champanhe e caviar.Isto nem em Cuba ou na Venezuela de Chavez onde se respeitam os símbolos nacionais e não os de um país e de um regime Imperialista e opressor como é adorado pelos Comunistas Portugueses.

VIUL disse...

Hehehe tantos fascistas e anti-comunistas. Assim se vê bem quem são os idiotas que frequentam este blog. Cada vez mais dão razão ao teixeira naquela imagem dos pontinhos verdes a fazer saudação nazi.

Anónimo disse...

Estes gajos nem fazem ideia do que é patriotismo ou ter dado a vida pela Pátria ou jurado dá-le em juramento de bandeira. Cambadaa de refrátários e desertores , bando de covardes.

Anónimo disse...

Sabem o que é que eu chamo a isto? AZIA! É o desespero do PS e do PSD a lançarem os últimos suspiros antes de uma morte há muito anunciada. Quando não têm mais nada para escrever assinam estas parvoíces.

TERRA QUEIMADA disse...

Parvoíce? Então é parvoíce o desrespeito que o PCP está a fazer dos simbolos nacionais. Não é parvoíce, mas sim um desrespeito muito grande e só o não entende os vendidos da margem sul que querem apagar até os simbolos nacionais como têm querido apagar a nossa história e demolir o nosso património.Se não tem importância, então arreiem a bandeira soviética e hasteiem a PORTUGUESA. Seus traidores à Pátria.

Patriota disse...

Somos governados por objectores de consciência e meninos familia que nem trops fizeram porque os papás intercederam por eles coitadinhos que não tinham saúde.
Quem teve de fszer a Guerra foi quem teve tomates pata fazer o 25 de Abril e não os Comunas Caviar ou sejam lá quem se intitulam os revolucionários que vieram todos de fora, do exilio dizem eles. Cunhal incluído.
Esses continuam a honrar a Pátria e a respeitar os símbolos nacionais e o hino, embora uma grande maioria de ignorantes ache que a bandeira portuguesa é a da selecção do Scolari.

Anónimo disse...

Se eles renegam os próprios pais e familia, não hão-de renegar o País e a Bandeira.

Anónimo disse...

HEIL HITLER!!!

Fernando Paulino disse...

Caros bloguers, tendo presente a afirmação de alguns, que eu respeito, na base da vossa ideologia anti-comunista de carácter intelectualmente primário, é que vão cair no ridículo de nas propriedades privadas terem de proibir o hastear das respectivas bandeiras. O caso da GALP, da BP, da Repsol, da Total, nas áreas de serviço, do BES, da CGD, da PT, da SIC, da RTP, da TVI, nas respectivas sedes e algumas agências, das autarquias, na área dos Municípios, das Faculdades e mais não digo, porque vou para a praia, na linda Costa Alentejana, no gozo das minhas merecidas férias. Vão mas é trabalhar.

Anónimo disse...

Se a estupidez matasse já tinha feito uma razia. Qual é o mal que numa propriedade que é do PCP esteja asteada a sua bandeira? tal e qual como aparece em inúmeras manifestações ou convívios dos seus militantes. Tal como já escreveu um comentador neste blogue muitas das empresas têm hasteadas as sua bandeiras nas suas sedes ou nos locais onde exercem a exploração da sua actividade.Será que incomoda tanto uma bandeira? Refiro ainda que nas suas actividades partidárias como a Festa do Avante, a festa abre com o hino nacional e a bandeira portuguesa sempre hasteada ao lado da do PCP ou de outras.O problema parece-me que é outro, ou seja, para muitos ditos democratas que aqui vêm escrever o ideal seria eliminar todos os comunistas ou seus simpatizantes. Gosto muito da "democracia" que apregoais.

J.S. Teixeira disse...

Zieg Heil Mein Kamerad Grüne-Punkt!!!

Anónimo disse...

Não quererá dizer Heil Stalin? Olhe o Sol na moleirinha!

Aquela bandeira gigantesca é uma afronta à democracia e à região.

Ainda bem que há que compare o PCP de hoje a empresas e simbolos do capitalismo como " O caso da GALP, da BP, da Repsol, da Total, nas áreas de serviço, do BES, da CGD, da PT, da SIC, da RTP" , é sempre bom saber com o que contamos hoje em dia.

Até porque a Atalaia será o fundo de segurança do PCP, enquanto a CDU mandar na Câmara do Seixal, por isso investem tanto e de todas as formas propagandisticas neste concelho.

Anónimo disse...

Afinal o fascismo está bem vivo em Portugal e na blogosfera veste-se de verde .

Carlos Salzedas / ex Fuzo disse...

VIVA A BANDEIRA NACIONAL!

VIVA TODOS OS QUE LUTARAM E MORRERAM POR ELA!

VIVA PORTUGAL !

Anónimo disse...

Caro Carlos , haja quem os tenha para falar assim, isto agora e tudo muito sensivel e patriotismo e confundido com fascismo, mas claro que comunismo e uma cena pra/frentex pois. Jurar Bandeira, eles sabem la o que isso e.

ABAIXO A BANDEIRA DO IN!

Anónimo disse...

Esse Teixeira deve ser uma daquelas meninas que nunca pos o pe num quartel ,mas e muito sensivel e politizada.deve ter metido o artigo para nao ir a tropa.

Anónimo disse...

Estou a apreciar os comentários dos pseudo-democratas saudosistas.

Anónimo disse...

Só porque foram à tropa são uns valentes, acontece porém, que para os que se recusaram a alinhar com o Estado Novo foi necessário ter muito mais coragem para resistir. Muitos dos que foram e apregoam os seus feitos não passam afinal de uns cobardolas pois não foram capazes de dizer não a uma guerra estúpida e injusta.

Anónimo disse...

E quem fez o 25 de abril ?

Anónimo disse...

Carissimos, não se preocupem,porque sei de fonte quase segura que este será o ultimo ano da festa do avante na Atalaia.
Para o ano irá para uma herdade no Alentejo, uma opção para retirar de Amora a pressão que uma festa daquelas características faz sobre a zona.
Quanto ao destino do terreno, iremos talvez conhece-lo depois das eleições...

Mario Raposo disse...

A ignorância pode não matar, mas que deixa rasto e é visivel neste blog disso não tenho qualquer dúvida.

Atentem no seguinte e meu caro "ponto verde" também serve para si que se fosse patriota e verdadeiramente português não permitiria que a nossa bandeira nacional fosse tão maltratada aqui. O uso da bandeira nacional tem regras, senão vejamos:

"REGRAS PARA O USO DA BANDEIRA NACIONAL
As regras gerais para o uso da Bandeira Nacional (BN) encontram-se estabelecidas pelo Decreto-Lei 150/87. Este decreto-lei, no entanto apenas estabelece regras genéricas de utilização da BN e apenas para alguns casos. Sendo assim, além das regras especificamente definidas no Decreto-Lei 150/87, deverão ser seguidos os protocolos e as regras tradicionalmente aplicadas nacional e internacionalmente, bem como as regras estabelecidas para o âmbito militar e marítimo.

LOCAIS ONDE A BANDEIRA NACIONAL DEVE SER HASTEADA

Locais obrigatórios, por Lei:
•Instalações de orgãos das administrações públicas central, regional e local;
•Monumentos nacionais;
•Sedes dos institutos e empresas públicas;

Locais opcionais:

•Delegações dos institutos e empresas públicas;
•Instalações de entidades privadas e de pessoas colectivas.
Nos locais onde a Bandeira Nacional pode ser hasteada opcionalmente, se o for, deverá sê-lo cumprindo sempre as regras e protocolos definidos.

QUANDO DEVERÁ SER HASTEADA A BANDEIRA NACIONAL

Segundo a Lei, a Bandeira Nacional deverá ser hasteada todos os dias nos seguintes locais:
•Presidência da República;
•Assembleia da República;
•Presidência do Conselho de Ministros;
•Supremo Tribunal de Justiça;
•Tribunal Constitucional.
Apesar da Lei não o obrigar especificamente, seria aconselhável hastear todos os dias, a BN em outros locais de maior simbolismo ou com grande visibilidade, por exemplo:
•Sedes dos Representantes da República para as Regiões Autónomas;
•Ministérios da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros;
•Governos civis dos distritos;
•Fronteiras, portos e aeroportos internacionais;
•Representações diplomáticas de Portugal no estrangeiro;
•Sedes dos orgãos legislativos e executivos das regiões autónomas;
•Sedes das áreas metropolitanas e de outras comunidades intermunicipais;
•Sedes das câmaras municipais;
•Quarteis-generais das Forças Armadas e de comandos militares;
•Monumentos nacionais de grande afluxo turístico.
Nos restantes locais, a BN deverá ser hasteada aos Domingos e Feriados e nas ocasiões especiais em que tal seja decretado pelo orgão executivo nacional, regional ou local da área territorial abrangida.

Nos dias em que é hasteada, a BN deve-o ser às 09h00. Deverá ser arreada ao pôr do sol. Considera-se aceitável, em locais cujo funcionamento esteja já encerrado ao pôr do sol, que o arrear da BN seja realizado à hora do seu encerramento."

O que atrás está exposto são regras adoptadas por lei. Usar ou insinuar o uso da bandeira nacional de outro modo isso sim é antipatriota, é desrespeitar este elemento da soberania nacional.

Acho que chega sobre este assunto da bandeira nacional!

Quanto à bandeira rubra do PCP falarei a seguir.

MILITAR DE ABRIL disse...

Pena que o Sr.Raposo, Teixeira e quejandos não clarifiquem as questões anti patrióticas suscitadas por alguns notórios apoiantes da CDU.
Nomeadamente quem chama covardes aos que tiveram que participar na guerra colonial. Há no concelho muita gente que se incluí neste grupo, tal como militares e ex-militares de carreira, nomeadamente da Marinha, Fuzileiros Navais incluídos e que teriam todo o interesse , que a CDU esclarecesse se os considera COVARDES!

Anónimo disse...

O senhor Raposo mente quando refere :

«Usar ou insinuar o uso da bandeira nacional de outro modo isso sim é antipatriota, é desrespeitar este elemento da soberania nacional.»


Lembro o uso dado à bandeira aquando do Euro 2004, andámos por aí a desrespeitar um símbolo nacional ? Essa eu não sabia !

Relembro o que o senhor disse e que são as recomendações quanto ao uso da BN em serviços PÚBLICOS , o que não excluí o seu uso noutros espaços nãp públicos.

Mário Raposo disse...

Sobre a bandeira rubra do PCP:

"A bandeira do Partido Comunista Português é um rectângulo de tecido vermelho que tem no centro em cor de ouro a foice e o martelo cruzados, símbolo histórico do trabalho e da aliança da classe operária e do campesinato; em cima e à esquerda, debruada em cor de ouro, uma estrela vermelha de cinco pontas, símbolo do internacionalismo proletário; e por baixo da foice e do martelo, bordadas em cor de ouro, as palavras: Partido Comunista Português. Presas ao tecido, no ângulo superior esquerdo, duas fitas com as cores nacionais: uma verde, outra vermelha."

Esta é a bandeira do PCP, bonita, gloriosa, carregada de simbolismo.

Mas isso, a alguns de vós, meninos e graúdos pontos verdes, não vos diz nada. Também a mim as vossas bandeiras de eleição, do PS, PSD e outras não me enchem de infinita alegria. Mas ao contrário de vocês tolero, aceito e respeito. Tal como a bandeira do PCP está hasteada nos edifios e outros bens imóveis do PCP, também as vossas estão de igual modo hasteadas nas mesmas circunstâncias por esse País afora.

Então qual é o v. problema? Claro, também não constitui surpresa. O v. problema reside no ódio de classe que tendes de estimação ao PCP. Reside na vossa intolerância fascista.

Mas com isso podemos bem. Sempre pudemos com isso na noite negra de 48 anos de fascismo. O terror Salazarista e Marcelista, não conseguiu calar ou amedrontar os comunistas. Vários homens e mulheres deram a vida para defender o seu Partido, os trabalhadores e o povo Português. Muitos outros estiveram disponíveis, estão disponíveis em nome do seu Partido.

No fundo, bem no fundo é isso que vos incomoda. É isso que vos provoca azia, e tormento. O que realmente mexe convosco é a história de actos heróicos dos comunistas, que são património do PCP. O que vos incomoda é saber que os comunistas, seja em que circunstância fôr são homens e mulheres de têmpera, dispostos sempre à luta, que não vergam.

É isso que verdadeiramente vos incomoda.

Mas ... com isso, podemos nós muito bem!

Mário Raposo disse...

Ao sr. "pontinho" das 19,49,

Acha que o que escreve merece algum comentário?

Meu caro, eu escrevi em Português. Sabe que língua é essa? É sómente a lingua entendida por portugueses.

Entretenha-se a tentar perceber o significado do que está escrito.

Não vale mais do que isso!

Nota: Euro 2004? Tão mal foi tratada a bandeira nacional.

Mário Raposo disse...

Senhor Militar de Abril,

Se porventura o sr. é quem diz, saberá por experiência própria que o PCP sempre teve elevado respeito pelos militares seja do ramo que for, seja da patente que tenha ou tenha tido. Naturalmente que nem todos se podem "encaixar" no alargado saco dos homens das Forças Armadas. Todavia, mesmo que alguns existam cujo comportamento possa ser condenável por aquilo que fizeram, o mesmo não serve, nem nunca serviu para retirar valor aos homens e hoje também mulheres que são um elemento fundamental da afirmação da soberania de Portugal.

Sr. Militar de Abril, esta é a minha opinião, provávelmente do PCP, dos activistas da CDU, e também com forte probabilidade de todos os "quejandos" com que o sr. "democrata militar de Abril" quis "brindar" aqueles que certamente não "afinam" pelo seu diapasão.

João Carlos da Silva Castro disse...

"A bandeira do Partido Comunista Português é um rectângulo de tecido vermelho que tem no centro em cor de ouro a foice e o martelo cruzados, símbolo histórico do trabalho e da aliança da classe operária e do campesinato; em cima e à esquerda, debruada em cor de ouro, uma estrela vermelha de cinco pontas"
Senhor que diz se Raposo, esta é a descrição da bandeira da antiga URSS , abandonada por todas as ex repúblicas por representar uma memória a esquecer por representar o vermelho sanguinário do Regime Comunista, uma bandeira que só gente burra pode ainda enlevadamente elogiar como é o caso do senhor que diz ser Raposo.
Uma bandeira totalitária, que tal como a bandeira nazi devia ser irradiada da face da terra e que envergonha cada metro quadrado onde é içada no meu país.

Anónimo disse...

Olha a parvoíce!!!
Então na minha propriedad privada não posso colocar a bandeira do SLB?? Só a nacional?
Não posso por a bandeira do PSD numa propriedade do PSD? LOL
(risos)
Claro que posso!!!
E o PCP também na sua propriedade privada pode! Seja a Quinta da Atalaia seja nas suas sedes de partido.
Cambada de estúpidos estes ipos destes cronistas deste blog.

Anónimo disse...

A legislação que foi mencionada sobre a bandeira nacional, parece ter-se esquecido , relativamente ao caso vertente, do capítulo das procedências(abaixo), pelo que a omissão desse pequeno pormenor faz toda a diferença, e explica muita coisa:
Locais opcionais:

•Delegações dos institutos e empresas públicas;
•Instalações de entidades privadas e de pessoas colectivas.
Nos locais onde a Bandeira Nacional pode ser hasteada opcionalmente, se o for, deverá sê-lo cumprindo sempre as regras e protocolos definidos.
.....
PROCEDÊNCIAS

A Bandeira Nacional tem procedência sobre todas as outras bandeiras portuguesas ou estrangeiras. A excepção será o seu uso no âmbito de organizações internacionais de que Portugal faça parte, em que poderá ser seguido o protocolo interno das mesmas.



A ordem de precedências das várias bandeiras é a seguinte:

1. Bandeira Nacional de Portugal;
2. Bandeira da União Europeia;
3. Bandeiras de organizações internacionais, por ordem alfabética;
4. Bandeiras de países estrangeiros, por ordem alfabética;
5. Bandeiras de regiões autónomas ou comunidades intermunicipais, por ordem alfabética;
6. Bandeiras de municípios, por ordem alfabética;
7. Bandeiras de freguesias, por ordem alfabética;
8. Bandeiras de organismos públicos, por ordem alfabética;
9. Bandeiras de entidades privadas, por ordem alfabética;
10. Bandeiras de serviço (de sinalização, de certificação, etc.).

Quando forem hasteadas bandeiras de entidades estrangeiras, as mesmas têm precedência imediatamente a seguir à das entidades portuguesas equivalentes.



Quando forem hasteadas bandeiras pessoais de autoridades oficiais, civis ou militares, as mesmas sê-lo-hão de acordo com a precedência que as respectivas autoridades têm no protocolo de Estado.



As Antigas Bandeiras Nacionais de Portugal deverão ser consideradas equivalentes à actual BN em termos de precedência. Se a situação o justificar, pode optar-se por dar precedência sobre a actual BN às Bandeiras Nacionais mais antigas. Em certos monumentos ou outros locais históricos poder-se-á hastear uma Antiga Bandeira Nacional, em lugar da actual BN, desde que a mesma tenha uma relação especial com a história do local e desde que aí não sejam hasteadas outras bandeiras contemporâneas.



PROTOCOLO DAS BANDEIRAS

As regras estabelecidas na Lei, ou mais comuns, para o protocolo referente às bandeiras são as seguintes:

1. Quando hasteada em conjunto com outras bandeiras: a Bandeira Nacional é sempre a primeira a ser hasteada e a última a ser arreada;
2. Quando hasteada a meia-haste por ocasião de luto nacional: a BN deverá ser levada ao topo do mastro e só depois descida até ao seu meio. Ao ser arreada, deverá, antes ir ao topo do mastro. Quando estiverem presentes outras bandeiras, as mesmas também deverão ser colocadas a meia-haste, não indo ao topo do mastro;
3. Dentro do território nacional, se estiver presente o Presidente da República e existir apenas um único mastro: é aceitável substituir a BN pelo Estandarte Presidencial;
4. Nos edifícios da Administração Central só deverá ser obrigatoriamente hasteada a BN. Opcionalmente poderá ser hasteada a Bandeira da União Europeia e bandeiras de serviço do respectivo organismo público (bandeiras identificativas do organismo, bandeiras de sinalização ou distintivos de entidades). Mais nenhuma bandeira deverá ser hasteada, inclusive bandeiras locais da área territorial onde o organismo esteja colocado.

Isto de publicar partes das leis, e não a sua totalidade......
(embora este parte não a complete de todo).

J.S. Teixeira disse...

Vejo aqui muitos anti-comunistas e alguns fascistas a falarem contra o facto do PCP ter a sua bandeira hasteada na Quinta da Atalaia, propriedade privada, pertencente ao PCP.

Vamos lá aqui tirar uma dúvida.

É contra a Constituição/Lei da República um partido político ou militante ter a sua bandeira hasteada na sua propriedade? NÃO.

Tudo o que disserem a mais do que isto é a vossa opinião e nada mais que isso.

Que não gostem do êxito que a Festa do Avante! tem é uma coisa. Agora criticarem a bandeira, dizendo que a mesma é sinónimo de falta de patriotismo, é simplesmente ridículo e sinónimo de tacanhez.

Caso continuem com esse belo discurso, gostaria que me dissessem quantas bandeiras de Portugal encontram nesta fotografia. Ainda me lembro há uns anos de um velho cacique do PSD de Fernão Ferro ter hasteada na sua propriedade uma bandeira do PSD à beira da N378. Sabem qual é a semelhança entre estas duas efígies do PSD. Ambos correm com os adversário a tiro de caçadeira. Isso sim é democracia e patriotismo!

Já viram se alguém fizesse isso aos provocadores da APA?

Tenho dito.

Anónimo disse...

"Ambos correm com os adversário a tiro de caçadeira. Isso sim é democracia e patriotismo!"

É a mesma democracia que se vive em Alcochete???

Depois da cena de pugilato, Luis Proença (PSD) resignou.
E Jorge Giro (CDU)? Se calhar até vai passar a ser cabeça de lista á assembleia municipal pelo seu partido ultra-democrático.
Se não os podes vencer, arreia-lhes,é a democracia vermelha defendida sob a bandeira de que aqui se fala.

João Carlos da Silva Castro disse...

Não sei em que estatuto me enquadra o democrata Teixeira, se no de Fascista , se no de Anti-Comunista .
O Senhor Teixeira sabe e os habitantes do concelho do Seixal sabem que o que aqui se debate não é uma bandeira qualquer e simples bandeira hasteada à porta , por exemplo do Centro de Trabalho Vitória, aqui trata-se de uma das maiores bandeiras hasteadas em Portugal , hasteada num dos mastros mais altos do país, senão o mais alto quase visivel de todos os pontos do concelho.
Trata-se de um enorme desrespeito, ostensivo e provocatório à democracia, pois representa simbologia que há muito foi abandonada, até no país de referência e do qual foi estandarte e, uma filosofia sanguinária e totalitária sob a qual morreram milhões de inocentes chamem-se os líderes Fidel, Stalin, Lenin ou Pol Pot.

Anónimo disse...

Se o PCP tem tanta honra nos seus simbolos e na sua bandeira, porque se esconde então atrás do símbolo da CDU, nos cartazes mais recentes, até a foice e o martelo foram omitidos.

Anónimo disse...

João Carlos da Silva Castro tadinho. Incomoda-o a bandeira do PCP? AZAR o seu!

Fernando Paulino disse...

Para ajudar a esclarecer os termos utilizados de um(a) bloguer, que referindo-se às minhas palavras diz o que eu não digo (Ainda bem que há que compare o PCP de hoje a empresas e simbolos do capitalismo como " O caso da GALP, da BP, da Repsol, da Total, nas áreas de serviço, do BES, da CGD, da PT, da SIC, da RTP" , é sempre bom saber com o que contamos hoje em dia) é que não tenha dúvidas que em termos comparativos do conceito da propriedade (direito de propriedade: direito que o homem tem de conservar o que lhe pertence e de apropriar-se daquilo que outrem lhe cede legalmente ou que adquire sem contestação), o PCP, comparasse mesmo àquelas empresas referidas atrás. Repito como proprietário. O resto, que tentou insinuar é da sua inteira responsabilidade.
Quanto a bandeiras preocupa-me uma mais importante, para a qual os desafio, no seu conjunto (anónimos, não anónimos) que é a luta pelo Hospital no Seixal.
Esta sim é uma bandeira que deve ser agarrada por todos. E deixem lá as outras que estão em terrenos ou territórios de direito privado ou público.
E já agora a praia estava espectacular e por mero acaso encontrei um casal com o seu chapéu de sol e uma bandeira brasileira a fazer de toldo. Estive quase a perguntar-lhes. Epá vocês tem autorização para desfraldar essa bandeira? É que este território é português e acho que na opinião de alguns isso não é permitido, nem que este espaço da praia fosse seu. Mas pronto fiquei pelo registo fotográfico, devidamente autorizado, pelos amigos brasileiros, pela originalidade.
Por favor, não caiam no ridículo e vamos lá trabalhar pela bandeira Hospital no Seixal. Essa sim de todos e para todos.

Anónimo disse...

Colocar a bandeira do benfica ou de outro club qualquer não vejo o problema. Problema está em colocar a bandeira do partido comunista tal como estaria a bandeira nazi, porque ambas as ideologias são iguais são antidemocráticas e assassinas. Representam na história a responsabilidade por milhares de mortos inocentes. Talvez o que falte em Portugal é colocar o Partido comunista no sítio que elke deveria estar. Um partido totalitário anti-democrático não deveria estar legalizado e muito menos hastear bandeira que suja a paisagem num país livre e democrático.

Anónimo disse...

Anti-democratas são Vcs. com o V. ódio a um partido legalmente constituído.
E o que dizem da Manuela Frreira Leite quando disse que Portugal devia ter 6 meses de fascismo??
Isso já não vos importa? Cínicos!
Têm medo de quê???

AV disse...

PCP, pontos negativos:

O PCP sempre defendeu a ideia de ser um partido internacionalista.
A secção portuguesa do PC, era isso e mesmo sem a existência da URSS, o PCP continua a crer que a restauração da União Soviética será possível e aí passará de novo a ter Pátria.
O PCP apenas luta por algo exterior e por isso é alheio aos objectivos nacionais.

PCP pontos positivos:
A luta tenaz contra o salazarismo, que o PCP chama erradamente de fascismo.
O único partido a ter uma base de coerência e militância sem igual, antes e após o 25 de Abril.

Outros partidos...

O PS é internacionalista também, europeísta e iberista em grande parte dos seus dirigentes e militantes.
Por isso quer a regionalização, para que sejamos uma região de Espanha e depois da Europa.
O PS é muito mais anti-patriótico que o PCP actualmente.

O PSD, tirando a Salazara de saias, a Manuela Ferreira Leite, é igual na não ideologia e no anti patriotismo ao PS.
assim que a tirarem de lá o que acontecerá é uma União UEIBérica Nacional, com os dois partidos igualzinhos,(PS+PSD) da terceira república juntos e prontos para acabar com a nossa Pátria.

A solução seria votar, nos partidos extremos do espectro eleitoral possível, que são o CDS-PP, ou o BE, mas mesmo estes vão aliar-se ao que tiver mais votos.

O AVP recomenda o voto nulo, para as eleições nacionais.

Maria disse...

A bandeira vermelha com a foice e o martelo é, em POrtugal, um simbolo da luta contra a ditadura, e um marco da liberdade, que ainda faz vibrar muita gente, é inegável.

Lembro-me de que a bandeira na festa do Avante era sempre içada no dia antes da sua abertura pela pessoa mais jovem da equipa de voluntários, sendo depois retirada no final da festa. Porque é que agora ali se encontra permanentemente?

Parece que o PCP precisa de afirmar a todos os que vêm de fora que aqui apenas moram comunistas.

É preciso respeito por todos os que moram no Seixal e são de outras ideologias. Que diriam se num dos arranha-céus do concelho, alguém, no seu direito segundo esta lógica, coloca-se uma bandeira nazi??

AV disse...

Maria, se alguém colocasse uma bandeira Nazi no seu terreno, seria apenas uma forma de mostrar que era internacionalista rácico, mas deveria ter esse direito se o terreno lhe pertencesse.

Vivemos numa arquia em que a base de existência é o direito à propriedade privada.

O problema não é a bandeira estar hasteada num terreno que é do PCP,
O Benfica, Sporting e Porto também as têm, o problema é o PCP ser uma estrutura feudal, como nunca houve na história de Portugal, as ordens monásticas é que dominavam.

O PCP considera a margem sul e o Alentejo o seu feudo, ou o seu soviete em Portugal, melhor dizendo.

Anónimo disse...

Afinal, para meu espanto verifico nos tempos que correm, uma verdadeira caça às bruxas aos comunistas e seus simpatizantes. Acho verdadeiramente deplorável o tipo de comentários que se vêm fazendo em torno da existência da bandeira do PCP como se esse facto diminuisse os comunistas face ao universo de todos os portugueses. Na verdade este blogue está-se a tornar um verdadeiro nojo. Não há pmais palavras para descrever as barbaridas que aqui foram ditas.

Anónimo disse...

cuidado Teixeira, tás a descuidar-te com o portugues
barbaridas ????

Anónimo disse...

Foda-se vou vomitar, que nojo!

Anónimo disse...

pois mas ninguém é obrigado a gostar do pais onde vive ou a respeitar um simbolo que lhe é impingido , esses tipos de comportamentos e de leis são dignos de ditaduras .... quando o país é um país de merda é um país de merda , não são as leis e decretos que vão mudar isso , são as pessoas que nele moram