segunda-feira, fevereiro 13, 2012

OS MAIORES DEVEDORES



O endividamento das câmaras atinge um total de oito mil milhões de euros, com empresas municipais incluídas, para um universo dos 308 municípios. 


Seis câmaras, a título de exemplo, totalizam 383,4 milhões da dívida: Portimão (PS), Setúbal (CDU), Seixal (CDU), Barreiro (CDU), Alijó (PS) e Vila Nova de Poiares (PSD). A dívida a fornecedores superior a 90 dias das seis autarquias é de 177,5 milhões de euros, o que dá perto de 490 mil euros por dia.



Nas dívidas a curto prazo, as 38 câmaras mais endividadas devem 387 milhões, ou seja, cerca de 30% dos 1,5 mil milhões em falta para fornecedores nos 308 municípios. Na Madeira, Santa Cruz tem 26 milhões de dívidas a curto prazo e o Cartaxo 18 milhões, apurou o CM.
As autarquias reconhecem dificuldades em obter poupança, apesar de a maioria já ter plano de saneamento financeiro ou "dezenas de medidas" para o efeito, como confessa Carlos Humberto, do Barreiro. Há casos como o de Vila Nova Poiares em que se pondera desligar a luz pública à meia-noite e não às 02h00. Perante o problema das dívidas a fornecedores, a Associação Nacional de Municípios, Governo e Banca estão em negociações há três semanas.
Dores Meira, de Setúbal, afirma ao CM: "Quando a CDU chegou à câmara, em 2002, assumiu uma dívida de 67 milhões [de Mata Cáceres]." E já saldou 24 milhões de euros (Correio da manhã)

3 comentários:

Anónimo disse...

A Presidente de Setúbal diz que quando chegou à Câmara já havia uma dívida de 67 milhões e a Câmara do Seixal CDU que sempre foi da CDU desde o 25 de Abril de 1974 de quem é a culpa de terem gasto milhões e milhões dos nossos impostos dos quais muito não pagaram e estão a dever. Se calhar aqui a culpa também é do governo. Cadeia com estes autarcas corruptos e desonestos. Só espero que a população desta vez perceba que tem andado enganada pela CDU.

Anónimo disse...

A culpa agora é do Carlos Sousa e do Eufrásio Filipe, pá!!!

Anónimo disse...

Quem pagou os autocarros que sabado foram enviados para a manifestação? Com tanta dívida na Câmara do Seixal seria muito bom que o povo começasse a perceber o que fazem do dinheiro dele.
E os milhões em dívida são só 60? Consta que são muitos mais.