quinta-feira, janeiro 13, 2011

SEIXAL , AS PROVAS DE UM CRIME 4


Temos hoje através destas imagens uma ideia da destruição florestal que arrasou nos últimos dias a Floresta da Flôr da Mata no Seixal estas duas imagens tomadas do mesmo local são elucidativas da dimensão dos estragos infligidos à paisagem e ao meio ambiente . Primeiro pela alteração do traçado do IC-32 .

Depois , pelo oportunismo que dessas mesmas obras a empresa off-shore Medanan Limited fez . Aproveitando a movimentação das máquinas da obra da estrada , cortou práticamente todos os pinheiros existentes e que nada têm a ver com a obra pública em curso.

A propriedade desta off-shore com sede em Gibraltar, era a que em 2000 estava destinada à construção do novo gueto do Pinhal para os habitantes do problemático Bairro Jamaica e onde continua a haver protocolo de intenções com essa finalidade depois da BETOBEJA-BETOFER, agora entre a empresa HAGEN e a CM Seixal para a construção de 362 (200 + 162 ) fogos...

Tratam-se de 362 fogos em torres de até OITO ANDARES NUMA ZONA VERDE PROTREGIDA NO PDM ONDE NÃO É POSSÍVEL CONSTRUÍR e onde a volumetria maxima prevista no PDM para toda a zona (UNOP) é de no máximo três andares !!! Veja-se esta BARBARIDADE !!!

Isto para "REALOJAR E INTEGRAR" , no meio do nada, entre a nova autoestrada e Pinhal dos Frades uma das comunidades mais problemáticas da região e do país a quem foi prometida (há seis anos) pela autarquia a construção de habitação condigna (87 fogos) no mesmo local urbano onde habitam e estão integrados e, não no meio do mato.


A Câmara, o Presidente da Junta de Fernão Ferro continuam a insistir , quer na mentira que contam desde 2000 de que "não há bairro", que o que acontece agora são obras do IC 32, que os pinheiros cortados é só "madeira queimada" (esta então é mesmo a chamar estúpidos aos cidadãos) . Quando sabemos que o processo nunca esteve parado , que nunca foram dadas explicações em sede de consulta pública e que nem à Provedoria de Justiça a autarquia se dignou a responder .

Por estas e por outras , está de novo instalada a revolta em Pinhal dos Frades e por isso publicámos a seguinte informação:
_________________________________________________

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA


Está de novo instalada a revolta em Pinhal dos Frades face aos novos desenvolvimentos relacionados com o corte generalizado do pinhal envolvente e o retomar do processo do PER - BAIRRO DA JAMAICA para o Pinhal.

O Pinhal é protegido desde 1993 no Plano Director Municipal, como "Mata e Maciço Arbóreo" , isto até que uma parcela foi adquirida por uma empresa sediada num paraíso fiscal (off-shore) , com interesses imobiliários , aí a autarquia chegou a formalizar com esses proprietários e empresa construtora associada , protocolo e elaborou Plano de Pormenor para aquele local sob a capa de mais uma famigerada PPP - Parceria Publico Privada .

Objectivo, levar o problemático BAIRRO DA JAMAICA para aquele local isolado, e agora entalado pela nova auto-estrada e Pinhal dos Frades, triangulando interesses da autarquia e de outra off-shore representada por um ex menbro do Comité Central do PCP, e entretanto tornada proprietária daquelas torres no Fogueteiro , formando um novo gueto e valorizando brutalmente os edificios que ficarão deesocupados em Vale de Chícharos-Fogueteiro .

Quem sempre se opôs desde que a situação foi tornada pública, já com protocolos assinados, projectos na mesa e Plano de Pormenor pronto a ser aprovado foi a população que desde há dez anos se tem manifestado contra aquele projecto repetida e ciclicamente retomado pela autarquia e pelos interesses envolvidos.

É essa mesma população que hoje de novo se mobiliza na defesa daquele espaço contra a criação de mais um gueto , pelo que :

REUNE NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA CERCA DAS 21 HORAS NO CENTRO DE SOLIDARIEDADE DE PINHAL DOS FRADES .

20 comentários:

Anónimo disse...

Será que o Joaquinzinho, o nº 2 do Seixal e filho daquele tipo que fez um gueto para ciganos em Beja também vai a parecer ? Nãããã o tipo não os tem no sítio.Eles são peritos é a pôr os pretos e os ciganos bem longe de tudo.

Ex.militante disse...

Bem podem esperar que o vice apareça, o homem é um atrasado para tudo.
Então não se lembram no pedido de verbas do QREN que o Seixal perdeu porque o homem se atrasou ?
Bem lembrado que o homem é o filhinho do antigo presidente da Câmara de Beja , aquele que fez o gueto mais racista do país que até foi dado como mau exemplo em Bruxelas.
São as tais monarquias dentro do PCP.

Anónimo disse...

Vou lá estar caros amigos e vou divulgar.
Já não chega a crise, o aumento dos juros para agora virem estes projectos desvalorizar ainda mais o trabalho de uma vida e acabar com o nosso sossego.
A mim que sempre trabalhei nunca me deram casa e se ocupasse alguma como esses tipos fizeram, já me tinham despejado.
Estão a brincar com quem trabalha.

Bem hajam.

Anónimo disse...

Vocês falam da câmara, mas e então a oposição ? Se não é sequer capaz de mobilizar os seus militantes e dirigentes para estas iniciativas civicas ? Acham que algum dos figurões vai lá estar ? Estão muito enganados, vão deixar o povo como de costume a falar sozinho.
Claro que ainda podemos contar com os eleitos CDU que têm demonstrado a sua capacidade em estar ao lado das populações mesmo quando a contra-informação fascista está em marcha. A oposição nem sabe distinguir o à do há quanto mais como governar uma autarquia. Licenciados da farinha amparo.
Tenho Dito.

Anónimo disse...

Ó passarona, o Pinóquio de Fernão Ferro vai aparecer ? E a Lady da Arrentela ? E o Jaquinzinho ? O Alfredo a essa hora é que já é pouco provável.
O centro de solidariedade é um sítio público ou será que o vão ocupar com uma reunião do comitê?

Diário Noticias disse...

Seixal
Três detidos no Bairro da Jamaica por disparos contra agentes da PSP

por lUSA

Três pessoas foram hoje de manhã detidas no Bairro da Jamaica, Seixal, por terem disparado com armas de fogo contra os agentes da polícia, informou a PSP.

A comandante da divisão da PSP do Seixal, subintendente Isabel Canelas, disse à Agência Lusa que outras duas pessoas foram identificadas por estarem envolvidas nos desacatos e terem lançado palavras injuriosas aos agentes policiais.

Os tiros contra os polícias da Equipa de Intervenção Rápida (EIR) do Seixal foram lançados no momento em que os agentes prestavam auxílio a dois cidadãos feridos com armas de fogo, adiantou.

Segundo Isabel Canelas, uma EIR da divisão do Seixal foi chamada ao Bairro da Jamaica por estarem a ocorrer desacatos entre moradores envolvendo armas de fogo na sequência de uma festa de aniversário.

Quando chegou ao local, a EIR encontrou duas pessoas baleadas no ombro e nas pernas, tendo prestado auxílio às vítimas e chamado os meios de socorro para os transportar ao hospital, explicou.

A comandante da Divisão da PSP do Seixal afirmou que quando os agentes prestavam auxílio aos dois baleados, que se encontram fora de perigo, começaram a serem disparados, a partir de um prédio, tiros com armas de fogo por um grupo de cerca de 20 a 30 indivíduos contra os polícias.

Novo Press disse...

Bairro da Jamaica, no Fogueteiro, um dos maiores núcleos de habitação precária que subsiste no concelho do Seixal, continua à espera de melhores dias. Desde Maio de 2004, altura em que foi assinado um protocolo entre a Câmara do Seixal e a imobiliária Urbangol – que previa a construção de 33 fogos de habitação social – que o processo se encontra parado.

Alfredo Monteiro, presidente da Câmara do Seixal, revelou ao JN que, ao contrário do que ficou estabelecido no acordo então celebrado, a Urbangol já não vai construir as 33 casas prefabricadas no Bairro da Cucena, em Paio Pires.

Noticias IOL disse...

Foram detidos dois indivíduos e apreendidas armas e droga no âmbito de uma operação realizada em Vale Chícharos, Amora, zona conhecida como o Bairro da Jamaica, anunciou este sábado a PSP do Seixal.

Segundo a Lusa, um dos detidos é um homem de 50 anos que tinha em sua posse armas ilegais. Foi também detido um homem de 20 anos, por condução sem carta, tendo sido apreendidas duas facas e cinco doses de haxixe.

A PSP anunciou que «foi apreendida uma caçadeira com os canos serrados de marca Pietro Beretta, de calibre 12mm, que havia sido furtada e a qual se suspeita ter sido utilizada em roubos a estabelecimentos, pelo que será sujeita a perícia, bem como uma pistola de marca Star, sem número, calibre 6,35mm e 15 munições de calibres 12mm e 6,35mm, algumas das quais já deflagradas».

i online disse...

Dois automóveis queimados, ecopontos destruídos, caixotes do lixo derretidos, invólucros de munições no chão, marcas de tiroteio, vidros estilhaçados e restos de cocktails molotov. Para compor o cenário de ontem num dos blocos de apartamentos no Bairro da Quinta da Princesa, no Seixal, só faltava o Corpo de Intervenção da PSP. Ontem, os agentes só alteraram a suas posição para revistar moradores e automóveis. As versões para o sucedido são essencialmente duas, não necessariamente incompatíveis: brutalidade policial e moradores que atacaram agentes da PSP.

No bloco de apartamentos que esteve cercado há moradores relacionados com o tráfico de droga, disse ao i uma fonte do bairro. Uma moradora desse mesmo edifício confirmou que há quem tenha armas e que é frequente esconderem-nas em casas vizinhas. Outro dos residente disse ainda que existem rivalidades entre alguns moradores e outro bairro nas imediações, Vale do Chícharo (habitualmente conhecido por Jamaica), referenciado pelos incidentes habituais. Um outro habitante da Quinta da Princesa confessava ao i que, por ele, já tinha saído do bairro, mas não consegue vender a casa. No próprio bloco de apartamentos visado pela PSP, um apartamento T2 está à venda por 45 mil euros. Sinal dos tempos.

correio da manhã disse...

PJ prende mais dois raptores

A PJ regressou aos bairros do Seixal para deter mais dois suspeitos de pertencer a uma perigosa rede que se dedicava ao rapto, roubo e extorsão de traficantes de droga. Um deles ficou em preventiva, aumentando para oito o número de suspeitos na cadeia no âmbito da ‘Operação Cárcere Privado’. Recorde-se que a megaoperação, levada a cabo pela Direcção Central de Combate ao Banditismo da PJ, teve lugar nos bairros da Quinta da Princesa e da Jamaica, dois bairros problemáticos do Seixal, no passado dia 11 de Dezembro.

Correio da Manhã disse...

Detido a vender cocaína e heroína no Seixal

PSP apanha traficante de droga

Um cabo-verdiano de 24 anos foi detido no Seixal, Margem Sul, na última quarta-feira, por suspeita de tráfico de droga e de receptação de objectos furtados.


Segundo fonte da PSP, o suspeito foi apanhado no âmbito da ‘Operação Fuji’, desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal do Seixal na Urbanização Vale dos Chicharos.

A operação foi motivada pelo aumento da venda de droga, mais precisamente no Bairro da Jamaica.

“Foi detido quando se preparava para vender 14 doses de cocaína e três de heroína a um consumidor”, disse a mesma fonte.

Feita uma busca à sua residência, no Fogueteiro, as autoridades apreenderam 30 doses de cocaína e, ainda, diverso material que se suspeita ter sido furtado em residências e em viaturas

Anónimo disse...

Ponham os olhos no que se passa aqui no Brasil para ver as consequências da desflorestação e da má urbanização e ordenamento.

Anónimo disse...

O seixal no seu melhor nos comentários postados dos vários jornais.

Nesses não aparece o jaquinzinho nem o freddie walker a fazer o discurso da praxe!!

Faltou ai as várias visitas da população á câmara a pedir auxilio no caso do Bairro da jamaica!

Sofia disse...

Obrigada pela convocatória que deixaram na caixa do correio, e que me trouxe aqui pela primeira vez. Estou espantada com o que se passa á nossa volta e é completamente camuflado.Amanhã lá estaremos todos.

Anónimo disse...

O Sr.Teixeira Flamingo foi desafiado para ir amanhã à reunião em Pinhal de Frades, mas diz que não pode ir porque tem de trabalhar.
Vejam no blogue:
UMA TERRA SEM AMOS

Anónimo disse...

Os senhores autarcas estão TODOS CONVOCADOS a aparecer.

Em Democracia quem convoca é o POVO, os seus servidores só têm que responder à chamada.

Ou então não são dignos dos votos anónimos que os elegeram.

Convém ir de lição estudada para não fazerem má figura.

Anónimo disse...

A anedota do dia :

« Ódio" ao A-Sul? Não tenho ódio a ninguém. Faz mal ao karma. Mas lutarei violentamente contra todos os fascistas e já provei por A mais B que o A-Sul é um blogue fascista (no verdadeiro sentido da palavra), apoiado por fascistas conhecidos e registados no "Fascismo na Rede". »

Adivinhe a ave rara que disse isto ?

Anónimo disse...

ahahahahhahahah!!
o corajoso teixeirinha a aparecer e ainda por cima num encontro que foi marcado sem autorização dos donos!! ahahahahhaha

Anónimo disse...

Em 2009, o Movimento Cívico dos Cidadãos de Pinhal de Frades e Flor da Mata, informava:

"Em 2006, a Câmara Municipal do Seixal submeteu a Consulta Pública o Processo 2/M00-Flor da Mata, em que pretendia através de um Plano de Pormenor, implantar um Bairro Social na Flor da Mata, em zona ambientalmente reconhecida e protegida pelo PDM.
A população refutou a pretensão da CMS, através de Abaixo Assinado e de Contestação, em 14.07.2006, onde expôs os factos, fundamentou os ilíicitos, ilicitudes e desconformidades com a lei, que a CMS se propunha executar com aquele projecto. ( vidé http://fradescontestam.blogspot.com)
Até à data, a CMS não cumpriu a obrigação de dar resposta aos cidadãos, conforme impõe a lei, mas as queixas apresentadas pelos munícipes tiveram acolhimento da Provedoria de Justiça, que desde Nov./2006 solicita resposta cabal da CMS, às objecções denunciadas pelos cidadãos.
No decorrer destes últimos três anos, por manobras dilactórias e outros expedientes, a Câmara Municipal do Seixal furtou-se a responder, situação que leva o Provedor de Justiça em 31.03.2009, a determinar um ultimato à CMS.
Em 6.05.2009, em sessão camarária da CMS, a Div de Urbanismo propõe a Delib. nº194/2009, com base em parecer jurídico fantasioso e falacioso, onde ” ..É determinado que o procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Flor da Mata, em curso no âmbito do Proc.nº2/M/00, aguarde pela conclusão do processo de revisão do PDM, de modo a integrar a nova estratégia a definir para a área habitacional de Município do Seixal”, deliberação aprovada pela maioria comunista(CDU).
Mas em 14.05.2009, o mesmo gabinete jurídico da CMS, propõe ao Sr.Vereador Jorge Silva, que notifique a Provedoria de Justiça da deliberação 194/2009, mas já com as verdadeiras razões que levaram à sua propositura “...Através do requerimento...., a Provedoria de Justiça veio reiterar o pedido formulado por ofício de 19.02.2009...,em que solicitava informação sobre -...se foi, ou não,determinada a suspensão, ou declarada a extinção do referido procedimento de planificação(Plano de Pormenor da Flor da Mata)-”
Ora, a nova situação inventada pela CMS, de continuar a não responder aos ilícitos do processo e ”aguardar...”, é na prática a de transferir um procedimento de um instrumento de gestão territorial(Plano de Pormenor), para outro (PDM).Mas o que é ilegal para um, não passa a ser legal ao transferi-lo para outro, e significa que a Câmara Municipal do Seixal pretende manter os ilícitos que os munícipes reclamam, para os fazer passar enganosamente, no embrulho global do futuro PDM.
A força politica que apoia a gestão da CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL, capciosa e ardilosamente não desiste de levar avante as ilegalidades denunciadas, e optou por este novo expediente dilactório, que já não engana ninguém.
Este processo vem demonstrar que cabe aos cidadãos lutar pelos seus direitos, e que é possível contrariar os abusos do poder daqueles que pensam que podem querer, poder e mandar ao serviço de interesses obscuros, à revelia da qualidade de vida dos cidadãos."

A actual situação vem confirmar os pressupostos anunciados

Anónimo disse...

Coitadinho do teixeirinha, tem de trabalhar até tarde e não pode ir a um encontro de populares...
mas ele até está ali tão perto era mesmo um saltinho do Pinhal da Cucena até ao Pinhal de Frades e se calhar nem tinha de mudar de roupa eheheheheheh

Pois, como se a corajosa passarona fosse dar a cara! Ainda por cima, agora que deixou de ter o apoio do Alfredo!