sábado, janeiro 01, 2011

A ISUSTENTABILIDADE DA MODERNIZAÇÃO CHINESA



Esta uma série da
BBC ( clique) dedicada às novas cidades Chinesas. Possivelmente faz-vos lembrar qualquer coisa...


Votos de um Bom Ano em oposição a este modelo de "desenvolvimento"

6 comentários:

João Soares disse...

Muito obrigado e retribuo em triplo os teus desejos para 2011!
Há dias estava a conversar com um amigo meu e testemunhamos em comum que em muitas cidades espanholas, retirando os exemplos de Madrid ou Barcelona, que há um momento na estrada ou por outros meios em que a cidade ficou parar trás e "cortou" e entramos no campo...em Portugal, as cidades, sem excepção tombam aos bocadinhos...isto é, umas rotundas sem significado...e um casario... e bairros novos ricos...e depois mais bairros...a ocupar extensas regiões que deveriam ser de campos...bosques...o tal "corte" ordenado e salutar.
Um abraço

Anónimo disse...

Brutal, os CHNÊNSIS a dar tiros nos pés !

OZe disse...

Gostei muito, como sempre, tal como gostei muito de um resumo muito certeiro, feito pelo arquitecto Gonçalo Byrne, que transcrevo, e que pode ser visto em http://www.go-to.pt/v_view203.html a partir do minuto 07:05.

"(...) tem havido muita polémica em torno de projectos que normalmente têm bastante qualidade do ponto de vista arquitectónico, e não tem havido polémica nenhuma em noventa por cento do que se faz neste território, que é a total desbaratar do território, a total imposição da mediocridade arquitectónica, eu diria, por exemplo nestes concelhos não só da margem direita como da margem esquerda do Tejo, por exemplo, a expansão em extensão da baixa densidade da arquitectura, daquilo a que nós chamamos uma "nova territorialidade", uma "cidade dispersa", que é terrível do ponto de vista ecológico, que é terrivel do ponto de vista paisagístico, que é um depredador de território fortíssimo, e que eu ví zero de polémica sobre isto, e que são coisas muito, muito importantes."

Anónimo disse...

Mas se não fosse com a construção e com a ajuda dos patos bravos no Seixal como é que a cornélia podia andar com malas e roupa de marca, o alfredo com carro com motorista e televisão a bordo e a baleia do Joaquim Tavares continuar a engordar, para além dos telemóvies ultima geração para todos os outros vereadores, os carros comprados na AMGoncalves sem concurso e as casinhas - vivendas dos meninos?
é por essas e por outras que dão guarida a gente como o leonardinho e a paula pinto e muitos, chefes, assessores, directores, etc e tal.
Voçes é que não percebem que as pessoas teem de fazer pela vida!!!

Anónimo disse...

Leonardo Paula Pinho Maria José Bravo Pedro Mogarrio etc etc inúteis dispendiosos ao erário público. Leonardo toda a gente sabe o que fez. Paula Pinho onde anda alguem sabe? Maria José Bravo faz o quê? e Pedro Mogarrio? O que faz? Ninguem sabe. É urgente sanear as finanças da autarquia para evitar que mais dia menos dia esteve mesmo falida. Deve-se pagar ordenado a quem trabalha não a oportunistas.

Anónimo disse...

A esses junte mais uma duzia de advogados avençados pagos a peso de ouro para não fazerem rigorosamente nada.
mas é preciso pagar os favores ao komité central
mas disto não falam as aves raras