domingo, janeiro 23, 2011

DÊ UM FUTURO AOS SEUS FILHOS ; BETÃO NÃO - BUZINÃO



E a resposta para a questão aqui deixada ontem é simples ; Pretende-se a todo o custo urbanizar zona protegida da Flor da Mata / Pinhal dos Frades porque :

1 ) É um terreno que tem (agora) um baixo valor porque é um terreno florestal onde a autarquia proíbe qualquer tipo de construção desde 1993.

2) Só que grande parte desses terrenos mudaram entretanto de mãos (e a partir daí a vontade de neles , e só nesses, se coinstruír ) , alguns até bem recentemente por uma espécie de permuta , outros alguém num fito especulador se empenhou em empréstimos bancários para os adquirirem, outros estão a "marinar" à espera de melhores dias e até pertencem a uma conhecida empresa de "brinquedos e artigos para o lar".

3) Mas a ligação das pessoas certas, com certas pessoas dentro da autarquia , com a alteração de solo - em plano de pormenor ou alteração do PDM - não construível para solo de construção ... fará saír o primeiro Jackpot do Joker... para alguns desses proprietários!!!

4) Se , a um determinado proprietário , além de saír o Jackpot no Joker com a alteração do uso do solo se associar a um construtor (HAGEN) e à Câmara (ou a alguém com poder dentro dela ) , é oiro sobre azul e sai mais um Jackpot no Loto , a dividir por vários , mas pago por todos nós nossos impostos e reduções de salários, como ?

- Bom, é que os fogos a construír são garantidamente comprados pela autarquia com o nosso dinheiro ... digam lá se é ou não um belo negócio para o construtor, numa altura em que há por este concelho milhares de fogos desabitados e à venda sem comprador ?

5) Se além disto se associar outro negócio, como é a Jamaica, propriedade de outra offshore ,se se libertar também os Prédios da Jamaica, se se transferir essas pessoas e problemas sociais para um buraco no meio de um pinhal - Pinhal dos Frades - cercado agora por uma autoestrada , se em seu lugar no Vale de Chícharos se construír mais habitação de luxo, como está anunciado , vejam lá quem mais vai lucrar o verdadeiro jackpot do Euromilhões ...

Ou seja, nós pagamos com o ambiente que cedemos e que é protegido na lei , pagamos a construção , o terreno e sua infraestruturação, pagamos depois com os problemas de mais um gueto. Os outros - LARBRINCA-ANITEX , HAGEN, MEDANAN, URBANGOL... - só lucram. LUCRAM na alteração do valor do terreno. LUCRAM na construção no Pinhal. LUCRAM na demolição da Jamaica . LUCRAM no seu terreno . LUCRAM nos novos prédios de luxo... claro que com cada um destes passos lucra também "a autarquia"...

Contra tudo isto, que num país a sério se chamaria CORRUPÇÃO e TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS e se calhar mais algumas coisas , vale a pena denunciar , vale a pena lutar , para que possamos dizer aos nossos filhos e netos . E eles aos netos e filhos deles, que não fomos cúmplices , que não se deve a nós a dívida monstruosa que vão herdar ou o passivo ambiental de uma natureza que a ambição e a voragem de alguns tudo consumiu.

Isto num concelho onde há milhares de fogos por habitar ! Isto num concelho onde há ainda 1800 hectares de terrenos previstos em PDM - em vigor e que prevê a protecção ambiental do Pinhal - para urbanizar, isto num concelho que pretende fazer uma cidade em Paio Pires, em terrenos reconvertidos da Siderurgia Nacional!

Por isto, hoje cumpra dois deveres civícos:

1) - Vá votar !

2) - Às 16 horas junte-se à caravana de protesto que parte do Centro de Solidariedade de Pinhal dos Frades :

- Contra a destruição do pinhal
- Contra a construção de mais um gueto
- Contra este novo traçado do IC32 que, além de Cavalo de Tróia para encapotadamente se destruír o Pinhal , compromete o futuro de Pinhal dos Frades e de toda a zona verde envolvente, incluíndo o Sítio Rede Natura 2000 do Pinhal das Freiras.

7 comentários:

Anónimo disse...

É possível saber o percurso da caravana que parte de pinhal de Frades?

Anónimo disse...

CARAVANA / PROTESTO

- dia 23 de Janeiro de 2011, pelas 16h00, com inicio em Pinhal de Frades e destino final na Assembleia Municipal do Seixal,

Inicio:

Av. 25 de Abril-PINHAL de FRADES,junto ao Centro de Solidariedade Social da Localidade.
Percurso previsto:

Av.25 de Abril-P.Frades / Av. Da Liberdade –Larangeiras / EN378-Sesimbra no sentido para o Fogueteiro / Av. Do Padre Cruz / Av. Da Liberdade até à Rotunda da Cruz de Pau / R. 25 de Abril-Cruz de Pau / R.Infante Dom Augusto

Final:

R.Bafatá, 13 –Cruz de Pau.
Assembleia Municipal do Seixal

Anónimo disse...

Um dos deveres não pode ser cumprido na íntegra porque o Governoi Civil impediu a população de se manifestar e incumbiu a PSP de informar em cima da hora as pessoas impedinso o seu direito à indignação e liberdade de expressão.

vitor santos disse...

Um lamento...
Num ano com 365 dias e sabendo à anteriori que havia eleições, não foi de muito bom senso agendar esta manifestação. Quem chama a si este tipo de iniciativas tem de estar mais atento. Com tamanho amadorismo quem é que nos dá importância??? Resta urgentemente agendar outra, para que se proceda como inicialmente foi planeado. Cobertura dos media é indispensável.

Anónimo disse...

Caro Vitor Santos presentes Ag.Lusa, Comercio do Seixal e pode ver amanhã noticia no Jornal de Noticias, o maior diário nacional. Amadorismo, pois entã, mas junte-se a nós que é bem vindo, somos amadores, naives e inexperientes, mas é graças a isso que há 10 anos o Bairro não foi construído e que só hà dias os pinheiros foram cortados e não demos que ninguém mais profissional que nós , ou o senhor Vitor se chegasse à frente. E os pinheiros começaram a ser cortados antes do Natal.
Caro amigo, bem vindo à luta .

Anónimo disse...

Ó Vitor, a decisão do Gov Civil foi comunicada pela PSP na hora e não à "anteriori".

A Constituição não diz que os Portugueses são livres de se exprimir, excepto no dia das eleições.

Anónimo disse...

O video acima e o dossier de imprensa que podem ver no pinhalfrades.blogspot demonstram que os cidadãos de Pinhal dos Frades são tudo menos amadores nestas coisas da comunicação. Cuidado com eles.