sábado, janeiro 22, 2011

CONTRAPONTO



Hoje é dia de reflexão pensemos então o que tem sido a politica nacional nos últimos anos e para onde temos sido arrastados numa maré de interesses de betão e alcatrão.

No pós 25 de Abril , com o Poder Local as autarquias CDU foram consideradas um exempo de "trabalho honestidade e competência" esses exemplos ainda perduram em pequenas autarquias do Alentejo onde não se fez sentir a pressão urbana.

Grandes exemplos temos aqui dado de pequenas autarquias CDU que com pouco fazem grandes obras de referência como recentemente fez a Câmara de Mora com o seu reconhecido internacionalmente Fluviário .

No entanto, como disse a Professora Luisa Schmidt, a carne é fraca e os belíssimos territórios da Península de Setúbal são filet-mignon (bife do lombo) para os grandes interesses ligados ao urbanismo e à construção.

Isto, associado a uma lei de solos que permite que as câmaras fabriquem verdadeiro papel moeda com a simples alteração de uso do solo, de agricola, florestal ... para terreno de construção, levou a que muitas das boas intenções, até escudadas por "Verdes" ... se convertessem ao deus Capital que em teoria tanto renegam.

E foi assim que aqui chegámos. O exemplo de Pinhal dos Frades aqui trazido esta semana é já um caso de estudo em que os cidadãos exigem o cumprimento da lei que autarcas pretendem a todo o custo contornar, a prejuízo de todos mas em benefício económico de uns poucos ( quiçá deles próprios , tal a disfarçatez e a insistência ...).

Pinhal dos Frades é um caso, mas outros pinhais por todo o concelho se tornaram betão em andares sobrepostos (vejam Santa Marta...do Pinhal) , não foi por acaso que o Seixal cresceu em habitantes desde o 25 de Abril, de 30 mil para 180 mil habitantes, não é também por acaso que nos últimos dez anos, no concelho do Seixal se construíram 19 000 fogos ( DESANOVE MIL) e que a área urbana aumentou 400 hectares . Isto quando o PDM em vigor prevê ainda mais 1800 hectares urbanizáveis.

Onde é que vamos parar ? Se há ainda 1800 hectares passíveis de ser urbanizados, porquê então se insiste em urbanizar a zona que na Flôr da Mata - Pinhal dos Frades está ambientalmente protegida. Porquê se insiste em construír mais duzentos ou trezentos fogos ?

Amanhã damos a resposta.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sabiam que o pontinho verde mora na Quinta de São Pedro, na Flor da Mata...

Anónimo disse...

o tempo das vacas gordas acabou. se controiem mais edificios vão ter prejuizo e edificios ou ruas sem ninguém são boas zonas para a violencia. vão ter o que merecem: prejuízos! é de fujir dessas terras merdosas de almada e seixal enquanto ainda dão alguns trocos pelas casas.

Anónimo disse...

ó anonimozinho das1/22/2011 06:17:00 PM e se te preocupasses mais com aquilo que um Lima e uma Pereira andaram a fazer ali para o estacionamento do Elefante Branco?
É que agora é que o tal edificio anda mesmo a fazer jus ao nome...
e á conta dos papalvos que lhes pagam os ordenados, os carrinhos e a casota!

Anónimo disse...

Que vergonha , uma autarquia mentir aos munícipes num Boletim Municipal. Que baixo nível e que desespero, voltaram a disparar em todas as direcções . Vejam lá não dêm o tiro nalgum parceiro que vos segura as pontas.

Anónimo disse...

Das 6.14 às 6.54 , a bela contra-informação a funcionar...

Anónimo disse...

anda para aí um relogio avariado....

Anónimo disse...

Se um ponto verde incomoda muita gente imagine-se o que incomoda a multidão que amanhã vai buzinar contra as pretensões da câmara para urbanizar o pinhal para lá pôr mais um gueto com o pessoal da Jamaica.