domingo, janeiro 16, 2011

CONTRAPONTO



A agricultura portuguesa conheceu, nos últimos dez anos, um claro processo de ajustamento estrutural, com a área média das explorações a aumentar 2,5 hectares, o que potencialmente as torna mais competitivas.

Mas, no mesmo período de tempo, o território dedicado à prática agrícola recuou em quase meio milhão de hectares, o que não deixa de ser preocupante, dada a forte dependência externa de Portugal em produtos alimentares.

13 comentários:

Anónimo disse...

Um país,vários governos (PS/CDS/PS) e um presidente da república (Cavaco) que praticamente reduziram o ministério da agricultura a NADA, do que se pode esperar ? Face à sua localização geográfica Portugal é um país privilegiado para a prática agrícola, em especial para a agricultura mediterrânica. Um país que consome quase 80 % do que produz vai a algum lado ? um país que tem um défice comercial medonho nas trocas comerciais alimentares vai a algum lado ? um país que abandona os seus campos e o seu interior vai a algum lado ? um país que não associa agricultura à investigação vai a algum lado ?; um país que não tem estratégia para reservas alimentares vai a algum lado ? um país que não tem agricultura urbana vai a algum lado ? um país que praticamente não não tem agro-industria vai a algum lado ? o que é um país que sem agricultura desenvolvida ? ; uma nova reforma estrutural da agricultura portuguesa é cada vez mais necessária ! assim haja coragem para enfrentar os lobies da UE e os lobbies da importação e a limpeza das teias de aranha que povoam os políticos das políticas de direita (PS/CDS/PS) em Portugal.

Anónimo disse...

ó amigo. vamos por rápidamente a CDU no poder que é para comermos à fartazana.

betão e tijolos cozidos para todos!

Anónimo disse...

Ora essa, o abandono de terras agrícolas e produção de alimentos "é uma politica de direita" ?

Então a CDU que na margem sul não tem nenhuma das iniciativas de hortas sociais que estão a se criadas noutros municipios e alterar usos do solo de agricola e florestas para terreno urbanizável , de plantar betão e alcatrão onde antes eram quintas agrícolas, o que faz ?

Quer dizer que a CDU tem uma politica liberal e capitalista e, nada verde , nos concelhos da margem sul ? Aqui estamos de acordo.

Inez disse...

O que trago aqui nada tem a ver com o post, no entanto não posso deixar de divulgar o que escrevi no blogue Flamingo e não foi publicado: Faço a vénia ao Sr. Presidenta da Câmara do Seixal. Vejam porque na página 3 do Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra relativamente ao blogue "O Flamingo" e passo a transcrever: "(...) não leio blogues, mas sinto-me incomodado com isto. Só leio o que tem interesse para a população, para o concelho e para a democracia (...). Sempre considerei que quem não dá a cara não merece respeito, porque se limita a fazer um jogo baixo e ignóbil. Quem não dá a cara, diz certas coisas, inclusive sobre a vida privada das pessoas e não assume o que diz é um mentiroso, e não merece a menor credibilidade. Quem não dá a cara é um cobarde. E por vezes o que nesse blogue é dito leva-nos a pensar se será mesmo um apoiante do Partido. É que qualquer camarada do Partido dá a cara pelo que diz. Se não o faz, não é nosso camarada. Mas o senhor (Fonseca Gil) ou qualquer um dos visados nesses blogues estão muito acima disso".

comentador encartado disse...

Aqui, meus amigos, não comento. Ou este comentário é um não-comentário. De agricultura não percebo nada. Sou um comentador versado em Carlos Castro e nas suas cinzas, em Cavaco e na sua treta, em bancos e nas suas trafulhices. A agricultura é o sector da economia que trata da produção de alimentos. Uma coisa que, como toda a gente sabe, não interessa nem ao Menino Jesus.

Anónimo disse...

Como nao hà ordeneamento no territorio nacional e os municipios vivem da corrupçao a maior parte desses hectares foram para cimentar ...dar ao poder local o poder modificar os planos diretores é abrir a porta à destruiçao dos terrenos agriculas e dos espaços verdes...é de lembrar que 90 por cento da corrupçao em Portugal vem deste tipo de negocio....

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Não posso deixar de vos perguntar, se a culpa será só dos politicos?
Eu, acho que não.
Estamos muito mais interessados em comprar quintas, casas e jipes com o dinheiro da UE do que o aplicar na finalidade em que nos foi dado.
Nós dizmos que a agricultura não dá nada, que não conseguimos viver dela, mas depois vem para cá os Espanhois e já dá!, vem para cá os franceses e já dá!.
NÃO DÁ? OU NÃO QUEREMOS?
Por tanto não venham cá com coisas de partidos de direita e de esquerda.
Porque os nossos partidos estão mais interessados em ganhar o poleiro do que resolver os problemas dos portugueses.

Anónimo disse...

Ó Inez, mas voçe ainda acredita no Pai Natal?
Achava que tão corajosa personagem iria publicar alguma coisa contra ele e ocupar o espaço que ele usa com os próprios comentários assinados (risos) por tantos outros?
Tomara ele que nem lhe falem em saca-rolhas!!

Anónimo disse...

A minha dúvida era se Alfredo Monteiro se referia ao blogue O Flamingo pensando noutros blogues a quem não pode atribuír autoria , que também não deve ler mas , mas esses sim verdadeiramente o incomodam.

Anónimo disse...

O Alfredo tirou o tapete debaixo dos pés (ou melhor, das patas) da passarona.
Agora só tem de ir plantar batatas ali para as hortas da Cucena, fazer companhia ás pessoas que estes democratas e cumudistas enfiaram no gueto.
Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, ou melhor, uma passarona perneta.

J.S. Teixeira disse...

Os vereadores do PS na Câmara Municipal do Seixal dão provas de reconhecimento ao trabalho de luta contra a hipocrisia e mentira do seu próprio partido levando um "simples blogue" de sátira política, O Flamingo, a Sessão de Câmara. Conheça mais detalhes no blogue O Flamingo.

A verdade afinal dói-lhes!

Tenho dito.

Anónimo disse...

Ó engenheirinho teixeirinha, parece que não percebeste bem.
Então vou repetir como se tivesses cinco anos o que o teu ídolo disse desse esterqueiro:

Alfredo Monteiro disse o seguinte sobre o blogue “O Flamingo”:
"Sempre considerei que quem não dá a cara, não merece respeito, porque se limita a fazer um jogo baixo e ignóbil. Quem não assume o que diz é um mentiroso, cobarde e não merece a menor credibilidade. E por vezes o que nesse blogue é dito leva-nos a pensar se será mesmo um apoiante do Partido. É que qualquer camarada dá a cara pelo que diz. Se não o faz, não é nosso camarada”.

Achas que ainda tens alguma credibilidade agora que te tiraram o tapete debaixo dos pés? eehehehehehehehehehhe

Anónimo disse...

Costuma dizer-se que quem não deve não teme, mas a passaroca picou-se e vai dai tem de vir fazer a sua "defesa" hahahaahah!
ai passaroca:
Fostes!