sexta-feira, dezembro 31, 2010

2010 BALANÇO 4


Resumindo 2010* :

Mais do mesmo na Margem Sul:

- Mais Rotundas
- Mais Promessas

- Mais Criminalidade
- Mais Decadência
- Mais Desflorestação

- Mais Urbanizações
- Mais Mentiras

- Mais Dependência do Automóvel
- Mais Superfícies Comerciais

- Mais Engarrafamentos ... a Toda a Hora !

- Mais Desertificação nos Centros Históricos
- Mais Expansão Urbana
- Mais Zonas Verdes Cheias de Lixo e Entulho
- Mais Tachos e Tachistas
- Mais Controlo na Comunicação Local
- Mais Dinheiro para Propaganda
- Mais Descontentamento com o Metro em Almada
- Mais Abstenção
- Mais horas pagas aos advogados das Câmaras
- Mais Desemprego
- Mais Parques Industriais
- Mais Parques Logisticos
- Mais Retail-Park
- Mais Hipermercados
- Mais Fábricas e Empresas a Fechar
- Mais Comércio Tradicional a Falir
- Mais Caça à Multa pela ECALMA
- Mais Grafittis
- Mais Lixo
- Mais Zonas de REN e RAM Urbanizadas
- Mais Violações de Rede Natura 2000
- Mais Destruição na Mata dos Medos
- Mais Betão na Revisão dos PDM
- Mais Cidadãos Tratados como Idiotas
- Mais Descontentamento
- Mais Alheamento
- Mais Revolta
- Mais Ganância a pensar no Aeroporto
- Mais Problemas em Bairros Sociais
- Mais Abandono Patrimonial
- Mais Incompetentes nas Autarquias
- Mais 1 ano de CDU

*Adaptado e confirmado de 2009

quinta-feira, dezembro 30, 2010

2010 BALANÇO 3


Figura que não podia deixar de estar presente neste balanço é óbviamente o Metro Sul do Tejo.

Projecto que nasceu torto, que não ouviu a população e que continua a ser uma rede sem a cabeça e um troco que dê sustentabilidade a uns membros nascidos da necessidade de propaganda e visibilidade doutrinária.


A rede, como nasceu e como está , é não só geradora de um brutal déficit , como a produção desse mesmo déficit esbarra com a futura ampliação da rede , necessária para tirar o projecto do buraco em que se vai a pouco e pouco enterrar.


Ninguém compreende como foi possível construír a linha para a Universidade sem que esta passasse pelas zonas mais habitadas e pior, que se optasse por esta linha, numa primeira fase, em vez de fazer as escassas centenas de metros que falta para o metro chegar à Cruz de Pau.

Nada do que foi feito faz aparentemente sentido, a não ser que tenha sido dada prevalência à valorização fundiària de uns territórios em detrimento de outros, tão ao gosto das maiorias comunistas no poder.

Entretranto vamos-nos enterrando , mais um metro que atrapalha mais do que resolve os verdadeiros problemas de mobilidade , provocados por um crescimento urbano não sustentado, não calculado, não planeado e tendo únicamente como visão o lucro de alguns e as engenharias eleitorais.

quarta-feira, dezembro 29, 2010

2010 BALANÇO 2


Não há volta a dar, não vale a pena fingir que a Internet, que a Diplomacia, que a Politica ou a Banca vão ser as mesmas depois do fenómeno wikilieks.

Não estão aqui a ser avaliados os métodos, a legalidade da forma com que foi obtida a informação , mas é inegável o seu interesse , ou então , apesar da opinião de Miguel Sousa Tavares , os seis principais jornais mundiais não estariam a tratar e a publicar os dados que paulatinamente vamos diáriamente tendo conhecimento.

Quem dera , como já aqui escrevi, que houvesse por estas bandas um WIKILEAKS autárquico revelador do ponto de corrupção, de criação de desigualdades, de despotismo , de favorecimento partidário a que por cá chegámos.


Obviamente - para quem faz da internet e da blogoesfera a forma de fazer chegar factos , verdades e acontecimentos que não têm lugar, por déficit de liberdade de imprensa e controle da informação nos orgãos , quer regionais , quer nacionais - não poderiamos deixar de considerar Julian Assange como a figura do ano de 2010.

terça-feira, dezembro 28, 2010

2010 BALANÇO 1


É inevitável a tentativa de um balaço do ano, à medida que 2010 se aproxima do fim como o ano do desmoronar do castelo de cartas que era o nosso futuro, da economia, ao €uro ou às relações diplomáticas.

Tudo isto que nos vendiam como eterno e imutável tem caído com o estrondo que vamos dando conta dia a dia , convencidos que o pior ainda está para vir.

O mais cretino é que continuamos na fuga para a frente até caír no abismo sem que se vislumbrem correcções no rumo e nas decisões. Continuam as autarquias a incorrer em promessas não cumpridas e a apostar no betão , na desflorestação e na destruição da paisagem, o governo , no alcatrão e nas grandes "obras públicas" e o comum dos mortais no alheamento do que se passa à sua volta embrulhado em despesas, créditos e aplicações promovidas pelos Ronaldos destes nossos tempos.


Escreve-se hoje menos sobre ambiente do que há dez anos atrás. E isto acontece no ano que em termos Globais foi o mais quente de sempre desde que há registos , no mundo em que quer Copenhaga quer Cancún deram passos muito ténues na direcção certa sobre o combate às alterações climáticas, e em que Localmente se continuam a cometer as mesmas politicas de destruição de solo , ou transformação de solo rústico em
filét mignom para a construção.

Este foi também um ano em que o a-sul registou um crescimento dos seus leitores, comentadores e "seguidores" , a todos saudamos , como também saudamos todos aqueles que continuam a querer fechar este espaço , até com a criação estalinistico-infantil de anti-blogues ou de outros subterfúgios de contra-informação ... os números acima aí estão para provar a razão do desespero desta gente sem escrúpulos.

Já só falta arranjarem ao Ponto Verde também duas suecas !!! (continua)

segunda-feira, dezembro 27, 2010

O MURO


Nasceu sorrateiramente nos últimos meses, um inexplicável e altíssimo muro em Vale de Chícharos no Seixal , no local onde (ainda) está um cartaz da Câmara do Seixal a prometer um Bairro do PER (Programa Especial de Realojamento) .

Tal bunker é uma construção, tão hostensiva como inusitada e segundo a lei, não pode ter sido erguido sem uma autorização da Câmara do Seixal.

Como é que uma autarquia permite que se erga uma tal construção no centro de uma zona urbana e de habitação é que é espantoso.

Será o novo espaço destinado pelo Seixal Grafiti à criatividade dos jovens da "Jamaica" ?

domingo, dezembro 26, 2010

sexta-feira, dezembro 24, 2010

PILHAS DE PRESENTE



Uma campanha a apoiar por uma excelente causa e com positivas consequências ambientais:


O 2º Peditório decorre até 31 de Dezembro e contempla uma campanha de publicidade em imprensa, rádio e televisão e uma acção de rua. Durante a iniciativa de rua serão distribuídos Mini Pilhões em edifícios de habitação e de empresas, nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto. O Millennium BCP associou-se a esta acção colocando Pilhões nas suas sucursais de Norte a Sul do país.

A iniciativa reverte a favor do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO), através da oferta de um aparelho de diagnóstico para doentes oncológicos.

O peditório decorre até 31 de Dezembro e contempla uma campanha de publicidade em imprensa, rádio e televisão e uma acção de rua. Durante a iniciativa de rua serão distribuídos mini pilhões em edifícios de habitação e de empresas, nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto. O Millennium BCP associou-se a esta acção colocando pilhões nas suas sucursais de Norte a Sul do país.

«Este é o segundo ano consecutivo que realizamos o peditório nacional de recolha de pilhas e baterias. Esta não é só mais uma campanha, é a nossa vontade de contribuir para o bem comum, ajudando o IPO, com a oferta de um aparelho de diagnóstico que irá permitir continuar a luta contra o cancro e, ao mesmo tempo, ajudar o ambiente recolhendo Pilhas e Baterias usadas. Apelamos ao público em geral que se associe à Ecopilhas colocando as suas pilhas e baterias usadas nos pilhões», referiu Eurico Cordeiro, Director-Geral da Ecopilhas.


quinta-feira, dezembro 23, 2010

MAIS UM PRÉMIO DE DIREITOS HUMANOS, MAIS UMA CADEIRA VAZIA


Mais um prémio de direitos humanos foi entregue, mais um critico de um regime comunista, mais um tique de ditadura , mais uma cadeira vazia . Mas há quem seja compreensivo e considere a defesa dos direitos humanos "uma hipocrisia":
"A eurodeputada comunista portuguesa Ilda Figueiredo disse "respeitar" a decisao das autoridades cubanas de nao permitirem a deslocação do dissidente Guillermo Farinas a Estrasburgo para receber o Premio Sakharov, cuja atribuicao considerou uma "hipocrisia" do Parlamento Europeu."

quarta-feira, dezembro 22, 2010

CONVITE


CONVITE

CONVIDA-SE OS SENHORES ELEITOS A VISITAREM A FLÔR DA MATA E O PINHAL DAS FREIRAS PARA VERIFICAREM O DESMATAMENTO ABUSIVO E PARA ALÉM DO NECESSÁRIO DAQUELA ZONA E A DESTRUIÇÃO DE UM DOS DERRADEIROS HABITATS QUE RESTAM INCLUINDO O CORTE DE CENTENAS DE SOBREIROS .

TRATA-SE DE UM SÍTIO REDE NATURA 2000 E DE UM LOCAL PROTEGIDO NO PDM COMO NÃO EDIFICANDIT DE MATA E MACIÇO ARBÓREO.

QUE MEDIDAS COMPENSATÓRIAS (REFLORESTAÇÃO) VAI A CÂMARA DO SEIXAL EXIGIR AO CONCESSIONÁRIO OU DONO DA OBRA ?

QUE RESPONSABILIDADES TEM A CMS NA OBRA UMA VEZ QUE A USOU COMO PROPAGANDA ELEITORAL ?

ONDE ANDAM "OS VERDES" ? ... O PS...O PSD (clique) ... O BE ???

ONDE ANDAM OS SENHORES DEPUTADOS ELEITOS POR SETÚBAL ?

ONDE ANDA O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E QUAIS AS MEDIDADAS DE MITIGAÇÃO DESSE MESMO IMPACTO?

terça-feira, dezembro 21, 2010

A CRIAÇÃO DO DESERTO


Para os crentes pode-se dizer que Deus criou uma Península de Setúbal à imagem do Paraíso e que os Comunistas pegaram nesse Paraíso e transformaram-no em deserto.

Essa é a grande verdade , pois que este chamado "Poder Local" em quase quarenta anos não procedeu a uma única acção de florestação , apesar da propaganda enganosa , no entanto em quarenta anos a desflorestação foi intensa e quase total.


E o pior é que continua. Quem dera que nos últimos quarenta anos se tivessem plantadas tantas àrvores na Panínsula de Setúbal, como as que se cortaram para urbanizar o que foi urbanizado, as que se cortaram para construír a linha Fertagus, as que se cortaram para alargar a A2, ou até as que se cortaram nos últimos dois meses para a construção da nova CSUT-COM PORTAGEM chamada CRIPS/IC 32.

Ou seja, como vemos tudo isto (estradas e urbanizações) são negócios geradores de muitas mais-valias. feitas à custa da delapidação massiva da nossa qualidade ambiental e sem qualquer compensação. Nenhuma àrvore foi compensada pela FERTAGUS, pela BRISA ou pelos muitos Patos-Bravos que com a cumplicidade dos nossos autarcas têm enriquecido às nossas custas ninguém foi obrigado, já não digo a repor, mas ao menos a compensar os milhões de árvores derrubados na Península de Setúbal nos últimos quarenta anos.

E continuam, apesar da legislação ambiental , apesar do assumido nos Planos Directores Municipais, apesar do acordado perante a União Europeia apesar da propaganda .


Mais uma vez denuncio : O que se está a passar em plena Rede Natura do Seixal e na zona protegida em PDM da Flor da Mata é disso exemplo.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

AS POLITICAS ERRADAS


Apresentámos nos últimos dias várias reportagens sobre as politicas erradas que arrastaram a Irlanda (clique) para o fundo, tal como a Grécia, Espanha e Portugal (clique).

Com o mal dos outros podemos nós bem, mas a grande questão é que fizemos igual senão pior , e o pior mesmo é que continuamos a fazer... Até que nos caia o céu na cabeça certamente continuaremos a portarmo-nos como uma verdadeira aldeia de Asterix embalados com a poção de optimismo compulsivo de Socrates e as promessas de "desenvolvimeto" dos nossos autarcas de todas as cores.

Aqui no a-sul alertamos há muito para a insustentabilidade deste modelo que assenta na ocupação de solos virgens, no crédito bancário fácil e na especulação da transformação desses solos em solos urbanizáveis e da construção de mais e mais habitação...mesmo se a que já está construída não tem comprador, mesmo que a oferta ultrapasse largamente a procura, mesmo que haja dezenas de milhar de casas vazias.

Este modelo assenta também , em estreita ligação a construção de novas vias de comunicação ( algumas prometidas "sem custos" e infraestruturação ) , dando trabalho a meia dúzia de empresas (sempre as mesmas) ...

Mas como disse, apesar de termos não só batido no fundo, como já estarmos enterrados até às orelhas nesse mesmo fundo , continuamos a fingir que não se passa nada e continuamos a construír ainda mais estradas e autoestradas e a urbanizar ainda mais... a deflorestar e a arrasar com campos agrícolas.


O que se está a passar na Rede Natura do Seixal e na zona protegida em PDM Flor da Mata ( na imagem ) são disso exemplo.
_______________________________________________

CONVITE

CONVIDA-SE OS SENHORES ELEITOS A VISITAREM A FLÔR DA MATA E O PINHAL DAS FREIRAS PARA VERIFICAREM O DESMATE ABUSIVO E PARA ALÉM DO NECESSÁRIO DAQUELA ZONA E A DESTRUIÇÃO DE UM DOS DERRADEIROS HABITATS QUE RESTAM.

TRATA-SE DE UM SÍTIO REDE NATURA 2000 e de um local PROTEGIDO NO PDM COMO NÃO EDIFICANDIT DE MATA E MACIÇO ARBÓREO.

QUE MEDIDAS COMPENSATÓRIAS (REFLORESTAÇÃO) VAI A CÂMARA DO SEIXAL EXIGIR AO CONCESSIONÁRIO OU DONO DA OBRA ?

ONDE ANDAM "OS VERDES" ? ... O PS...O PSD... O BE ???

ONDE ANDAM OS SENHORES DEPUTADOS ELEITOS POR SETÚBAL ?

domingo, dezembro 19, 2010

IMOBILIÁRIO FANTASMA 2


Ainda acham que exageramos ? Que não temos nada a ver com isto ?

Ainda acham que o país de 10 milhões de habitantes , mas em que os Planos Directores Municipais contemplam habitação para 50 milhões não ( ía ) vai (ainda) por este caminho ?

Abençoada crise que nos obrigou a caír na realidade.

Só que entretanto muitos projectos não pararam e assemelham-se a um petroleiro sem leme e em rota de colisão lutando contra a inércia num mar tempestuoso.

Entretanto empenhámos o ambiente e as futuras gerações,

sábado, dezembro 18, 2010

IMOBILIÁRIO FANTASMA


Por cá há anos que no a-sul alertamos para este descaminho !

Por cá também há destes fiascos ( Quinta da Trindade , Quinta do Outeiro ... e estes são para pseudo "ricos" ...depois todas a inenarráveis urbanizações que surgiram como cogumelos nos últimos quinze anos...) , por cá também houve práticas idênticas e semelhante ganância de bancos na mira do lucro, de autarcas no rumo da reeleição e do financiamento do partido , da natureza arrasada , das próximas gerações empenhadas.

Foram TODOS cúmplices , politicos, banqueiros, promotores, construtores ... juizes... etc...etc...etc...

Já vi o meu desejo de vos ver no banco dos réus mais longe ... muito menos longe que a Espanha, a Irlanda, a Grécia...a Itália

sexta-feira, dezembro 17, 2010

WIKI-RESPOSTAS PRECISAM-SE 3


Agora uma questão levantada pelo Blogue Viver Seixal (link) , os milhares de euros gastos em "papel higiénico" pela autarquia do Seixal:

«No Seixal , o Papel Principal... é o higiénico.

Neste ano 2010, um ano caracterizado por uma acentuada crise económica, que evolui rapidamente para uma enorme crise social, deixo aqui alguns Ajustes Directos levados a efeito por parte da Câmara Municipal do Seixal:

a) Objecto : Fornecimento de papel higiénico industrial - 53/DA/2010 (pode ver aqui)
Preço : 35 775,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-05


b) Objecto : Fornecimento de papel higiénico rolo industrial - 934/DA/2010 (pode confirmar aqui)
Preço : 71 910,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 5 dia(s)
Data de Celebração : 2010-10-13
Data de Publicação : 2010-11-02


c) Objecto : Fornecimento de papel de mãos industrial - 56/DA/2010 (pode confirmar aqui)
Preço : 53 100,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-16


d) Objecto : Fornecimento de papel de mãos Zig-Zag - 52/DA/2010 ( pode ver aqui) - Divisão de Aprovisionamento
Preço : 21 900,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-01


e) Objecto : Fornecimento de papel de mãos rolo industrial - 936/DA/2010 (pode ver aqui)
Preço : 71 940,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 5 dia(s)
Data de Celebração : 2010-10-13
Data de Publicação : 2010-11-16



Numa leitura muito rápida e feita sem possuir todos os elementos, podemos aferir por estes dados que a CM do Seixal gastou em "papel sanitário" (não entraram nestas contas o papel de escritório) neste ano de 2010 uma verba a rondar os 250 000 euros (duzentos e cinquenta mil euros).


Não sabemos qual a quantidade de papel gasto pela CMS.

Sabemos apenas que o montante pago por este papel sanitário é algo enorme, "monstruoso".

Esperemos que tenham comprado este mesmo papel ao melhor preço/qualidade do mercado.

Esperemos, que nestas contas tenham entrado (para além dos óbvios edifícios municipais, oficinas e o edifício dos serviços municipais) as piscinas, pavilhões, etc.

Mas... mesmo assim, é tanto papel... e tratando-se de tanto papel, gostaria de saber se houve o cuidado de se priorizar a compra de papel reciclado, pois trata-se de muita "árvore deitada abaixo".

Gostaria de saber a posição do partido "Os Verdes" sobre este gasto de papel, tendo em conta isto.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

WIKI-RESPOSTAS PRECISAM-SE 2



Parece que a crise não é para todos. Aqui o desabafo de um leitor a-sul sobre uma alegada duplicação de cargos/poderes e tarefas em vias de ser aplicada à gestão da Câmara do Seixal.

A pretensão não surpreende pois ainda este fim de semana , no Barreiro , o tarefeiro presidencial Lopes disse defender " a criação de regiões administrativas" , mais uma potencial fonte de "duplicação de taxos" , e lamentar aquilo que considera as limitações impostas ao Poder Local.

Diz-nos assim um leitor :

"O Partido comunista constitui um perigo para a democracia em Portugal.

Num momento em que a crise atinge muita gente privando-os de bens essenciais à vida forçando-os a estender a mão à caridade e em que o governo de Portugal de Espanha da Grécia de Inglaterra diminuem os cargos dirigentes para reduzir a despesas do estado e evitar maiores males à população mais fragilizada o PCP na Câmara do Seixal aumenta o número de cargos dirigentes em 100% ou mais para eles próprios militantes do partido irem ocupar.


Isto é uma afronta aos pobres deste país é uma afronta aos trabalhadores da camara do seixal que já tinham direito para mudarem de posição remuneratória no valor reduzido de 30 a 40 euros e estão há um ano à espera porque a Câmara não se preocupou com eles, e estes têm ordenados baixos.

Os ordenados dos dirigentes são milionários.
É indecente e vergonhoso o que esta gente faz o Seixal não é um país independente o Seixal é um concelho de Portugal e não pode ter comportamentos destes.

O poder local é autónomo não é independente.
A cãmara do Seixal tem 6 departamentos já é excessivo, mas passar para 14 departamentos e mais duas direcções municipais é escandaloso. 1 Presidente 6 vereadores tudo a tempo inteiro mais 2 direcções municipais mais 14 directores e mais uma centena de chefes de divisão acrescentando ainda os gabinetes e os lugares de coordenadores pouco falta para dar um chefe para cada trabalhador. Que falta de escrupulos."

Anónimo 12/11/2010 12:33:
____________________________________________

quarta-feira, dezembro 15, 2010

WIKI-RESPOSTAS PRECISAM-SE



Já que não há respostas para a persona non grata em que se tornou o/s autor/es deste blogue, ao menos haja quem responda a este leitor devidamente identificado :

«
Caro Ponto Verde, só recentemente fiquei a saber do que está a acontecer na Flor da Mata, Pinhal das Freiras, toda essa zona de pinhal ao ver com os meus próprios olhos as obras do IC 32, da urbanização da Verdizela, do Pinhal das Freiras.

Está-se simplesmente a retalhar a única grande mancha verde do Concelho (a outra com alguma dimensão junto à Quinta da Princesa, como o seu último post indica, continua ser alvo de atentados, aqui ainda mais grave por se tratar de sobreiros).
Pergunto-lhe, mas não há nada que se possa fazer contra isto? Petições, espalhar palavra na net (como tem feito) , instituições de defesa do ambiente, instituições governamentais, europeias? declarar o interesse público nacional tão em moda para dar aval a tudo e mais alguma coisa?

Vamos ter um concelho de betão e crateras de extracção de areias...
Cumprimentos,
MBC

terça-feira, dezembro 14, 2010

A MEMÓRIA DISTORCIDA DE UM COMUNISTA "VERDE"



Hugo Chavez como a maioria dos líderes Comunistas tem uma visão revisionista da história, ou então é só ignorância , ou tentativa de a cultivar.

Veja-se que nesta declaração a propósito das chuvas das últimas semanas na Venezuela .

Chavez esquece-se do passivo ambiental da ex. URSS ou dos amigos Chineses. Se ele conhecesse o "desenvolvimento" urbano dos municípios Comunistas da Margem Sul não diria tamanho disparate:


«Chávez, que tomou o comando das operações das cheias que deixaram 70 mil pessoas sem casa, convidou 25 famílias a ficarem alojadas no seu palácio. Mandou também alojar outras famílias em ministérios e até em centros comerciais.

A irresponsabilidade dos países desenvolvidos, que negligenciaram a ordem do ambiente, no seu desejo de manter um modelo criminoso de desenvolvimento faz com que a imensa maioria dos povos da Terra sofra as consequências”, escreveu Chávez na sua crónica semanal “As linhas de Chávez”, publicada nos principais diários venezuelanos todas as semanas, criticando a arrogância das nações ricas.

“As economias poderosas do planeta insistem numa via destrutiva da vida e recusam-se a assumir as responsabilidades.”»

segunda-feira, dezembro 13, 2010

WHISKIELEAKS


Faltam ainda meses , anos ou décadas para se poderem avaliar os impactos do fenómeno Wikileaks e as suas repercurssões diplomáticas e politicas .

O que estamos a viver, manipulado por muita contra-informação e conspiração internacional para calar Assange , é um verdadeiro thriller policial em tempo real digno de uma superprodução de Hollywood .


Para já permitiu pôr a descoberto muitas das mentiras e hipocrisias sobre a qual assenta a realpolitik desta nosso tempo , revelando desde fragilidades pessoais até narco-governos onde a corrupção grassa ao mais alto nível do estado.

Mas o que por cá fazia mesmo falta era de um Wikileaks-autárquico que pusesse a descoberto os podres, os interesses, as corrupções ocultadas por quase quarenta anos de pequenos grandes poderes autárquicos .

Revelar e escrutinar ... quê, quem, e que interesses são salvaguardados e privilegiados na defesa ( por exemplo ) do financiamento partidário, nas obras de fachada pré-eleitoral e nas contrapartidas obtidas.

Quem beneficia e é prejudicado com opções de alteração de uso do solo, com levantamento de permissas de protecção ambiental...com PINS ... com $CUT$ ... com construções em Rede Natura, com violações/alterações de PDM's, reservas Agrícola, Ecológica , cortes de sobreiros , com pisciculturas em zonas protegidas, com Bairros Sociais em Zona Industrial ou Verde...etc...etc...etc... ou acham que é por acaso que as maiores manchas de construção clandestina da Europa se encontram nestas bandas ?

Acredito que mais tarde ou mais cedo vai estourar para aí qualquer coisa.

Aguardemos então por um Whiskie Leaks... a coisa, agora com menos dinheiro a circular para os directores financeiros e vereadores do betão "gerirem" ... promete...

sábado, dezembro 11, 2010

ECO-SOLUÇÕES



Natal Verde, natural ou artificial ?
_________________________________________

ULTIMA HORA

«
A conferência climática da ONU em Cancún, México, chegou finalmente a um acordo que está a ser considerado como um passo rumo a um novo tratado contra o aquecimento global» Notícia Publico

sexta-feira, dezembro 10, 2010

NOBEL DA PAZ 2010


Nobel da Paz atribuído hoje em Oslo sem a presença do distinguido Lu Xiaobo.

Quanto ao regime de Pequim , uma atitude tipicamente ditatorial e Comunista que segundo o PUBLICO :

«Pequim voltou a insistir na retórica contra a atribuição do Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, na véspera da entrega do prémio, em Oslo. E, pela primeira vez, instituiu um prémio anual que diz ser uma versão oriental – mas não uma resposta – da celebração da paz (...)

O prémio foi simbolicamente entregue num hotel de Pequim em nome de Lien a Zeng Yuhan, uma criança de seis anos, pela “paz e do futuro”..»
(leia aqui)

quinta-feira, dezembro 09, 2010

COMPRAS DE NATAL, COMPRE NACIONAL !



(continuação)

... e também:

Sabonetes Ach.Brito , Vinhos de Madeira, Porto, Pico, Alentejanos do Dão, do Douro do Algarve...enchidos de toda a parte ...

Há tanto do que nós fazemos bem, há tanta variedade do que é nosso e acessível que podemos partilhar com os que nos são próximos, com os que precisam de nós.

Esta é a melhor forma de puxar pela nossa economia, gerando empregos e actividades sustentáveis sendo a um mesmo tempo solidários com os que mais precisam.

E continua a haver tanto de genuíno no que é nosso, no que fazemos bem e a custo justo e dando ocupação aos nossos amigos, aos nossos vizinhos, aos nossos familiares, para além das imitações falsificadas a "baixo custo" feitos em países que não respeitam regulamentações laborais, direitos sociais e liberdades de pensamento...

Ténis Sanjo , Cristais Atlantis , vidros da Marinha Grande , dê livros feitos por nós , arte , artesanato ...

Se hoje dizem ser os "mercados que dominam" , então façamos nós o mercado à nossa medida e do nosso país um pais melhor .

Batemos no fundo ! É HORA DE MUDAR!
________________________________________

Mais ideias aqui em Vida Portuguesa

quarta-feira, dezembro 08, 2010

COMPRAS DE NATAL ! COMPRE NACIONAL!


Ofereça um doce, um frasco de mel, um objecto de cortiça, de cerâmica ,texteis , artesanato ... algo com design e alma nacional , e há tanta coisa...

Pode e deve ser simbólico, não consumista mas com sentimento.


Ofereça DELTA , OON , NDRIVE , Magalhães , ou outras marcas nacionais.


Quanto a brinquedos escolha também nacional , pedagógico, ecológico. Porque não
Science 4 us , VIARCO , AMBAR ?

Ofereça nozes, castanhas , amêdoas , figos , azeite , vinho , queijo ... tanta coisa que é unica , que é nossa ... que é útil ! ... e que não encontra (mesmo falsificado) em nenhuma loja chinesa ...

terça-feira, dezembro 07, 2010

CHINATOWN DE COINA


Eu acho que apanhou tudo Sol na real moleirinha. Não batemos no fundo, não estamos (continuamos) na cauda da Europa (nos indicadores que interessam) , não estamos a destruír a passos largos o país ...

Tá-se bem ! Não é ?


É que parece !


Também parece que as comunidades estrangeiras que por cá se têm instalado não têm que se adaptar, não têm que se integrar... nós é que nos temos que balizar à sua cultura e à sua forma de estar cedendo para tal a nossa forma de estar , a nossa economia , a nossa paisagem e as nossas cidades.


Vejamos, a notícia é do Jornal Expresso, veículada pelo Comércio do Seixal e Sesimbra :

« OPWAY CONSTRÓI "CHINATOWN" EM SESIMBRA - Nos próximos dois a três anos deverá nascer no concelho de Sesimbra, junto à A2 e à estação ferroviária de Coina, um projecto imobiliário que muito provávelmente ficará conhecido como a "Chinatown portuguesa" , noticiou o semanário Expresso.

(...)
Está prevista a construção de mais de oito mil metros quadrados de comércio, acima de 86 mil metros quadrados de habitação, um aparthotel , restaurantes SPA, escolas de línguas e de desportos orientais e um centro de negócios. »

Será que CÓINA vai mudar de nome para CHÓINA ? ou PACHACHINA ?


segunda-feira, dezembro 06, 2010

CONTRA A FOME NÃO É SÓ O BANCO ALIMENTAR


Há muito que aqui defendemos o fim da expansão urbana , nomeadamente sobre férteis terrenos agrícolas. Infelizmente não são só as teorias e práticas que vêm "lá de fora" a dar razão a esta teoria, é também a crise económica , onde o facto de ter uma pequena parcela de terreno permite cultivar, não só um precioso suplemento alimentar, como uma importante auto-estima .

Por cá , temos autarquias que já atingiram essa importância . Neste último mês , a autarquia de Cascais e a de Loures inauguraram a criação/entrega de espaços destinados a hortas urbanas.

Também na última semana a Câmara de Lisboa divulgou que em Chelas "está em construção o maior espaço urbano do país criado para albergar hortas, um projecto que contempla acções de formação para munícipes " .

Trata-se de um Parque agrícola com 15 hectares dos quais 6,5 destinados a hortas. Serão criados 400 talhões de 150 metros quadrados.

Pela Margem Sul, ocupam-se os terrenos independentemente das suas apetências agrícolas, ocupando o betão antigas Quintas o que traduz a realidade da destruição a que assistimos impávidos e serenos até que a fome nos desperte.

domingo, dezembro 05, 2010

REDE NATURA 2000



Assim é encarado o projecto LIFE , Rede Natura 2000 na União Europeia.
_______________________________________________

A ANEDOTA EM QUE PORTUGAL SE TORNOU.

«O primeiro-ministro dedicou parte do seu discurso na sessão plenária da cimeira Ibero-Americana para destacar o sucesso do computador Magalhães na melhoria dos resultados educativos em Portugal.»

sábado, dezembro 04, 2010

REDE NATURA 2000



Rede Natura 2000 um exemplo na Bulgária e também os interesses dos grandes grupos económicos das costruções públicas e do betão versus as alternativas propostas pela sociedade civil na salvaguarda dos valores da sustentabilidade e da qualidade ambiental.
________________________________________________


Como acreditar num país que em trinta anos não conseguiu julgar quem matou o primeiro ministro em exercício e o ministro da defesa ?

sexta-feira, dezembro 03, 2010

AS PORTAS ABERTAS...


O a-sul pelos seus leitores:

É pena que a população do Seixal quando acordar já seja muito tarde. Os autarcas do Seixal eleitos do Partido Comunista em maioria na Câmara do Seixal desprezam a qualidade de vida dos moradores.

Em três décadas arruinaram tudo o que foi muitas zonas verdes floresta mata que herdaram da ditadura de Salazar. OS maus são também estes que vivendo em democracia não têm desculpa para terem destruido tudo sem o menor respeito pela vontade dos que eles representam e que são quem lhes paga as grandes vidas que adquiriram.

O concelho do Seixal tem para oferecer aos seus moradores uma má qualidade de vida em todos os sentidos e também do ponto de vista ambiental. O concelho do Seixal vai ter inevitavelmente mais doenças respiratórias alérgicas e até oncológicas, com todo o corte de árvores que a Câmara CDU tem permitido que se faça o ar perde qualidade, a poluição aumenta e o prejuizo para a saúde agrava-se, acrescentando a tudo isso ainda mais uma Siderurgia em Paio Pires a queimar lixos perigosos sobre os quais a Câmara do Seixal não fala.

Demonstra também a falta de preocupações ambientais da camara do Seixal em termos ambientais a iniciativa dos grafitts na parede da Mundet onde a Câmara gasta todos os anos 20 000 euros em sprays cujo efeito é nocivo à atmosfera como toda a gente sabe e os benefícios das pinturas está à vista de todos a sua inutilidade.

Vivemos no Seixal uma ditadura de políticos comunistas em que o respeito pelos outros não existe, em que a vontade do povo não tem valor nenhum e onde eles agem com a postura de que eu quero posso e mando como se o Seixal não fizesse parte do Portugal livre e democrático que hoje somos, mas que aqui no Seixal continuamos a não sentir essa liberdade nem é possível qualquer participação cívica se não for por parte de militantes comunistas que esses sim têm as portas todas abertas.

11/28/2010 12:06:00 PM (anónimo)"


quinta-feira, dezembro 02, 2010

MAIS BETÃO, MENOS SOBREIROS



Descobrimos mais uma mancha de sobreiros destruída no espaço de dias no Seixal.

Depois dos já aqui denunciados casos de derrube de sobreiros na Flor da Mata e no Pinhal das Freiras, agora é uma mancha de mais de dois hectares junto à EN 10 junto ao hipermercado de bricolage IZZI na Cucena.

É esta a protecção ambiental no Seixal. É este o respeito pela lei.


Ainda me lembro de quando os eleitos pela oposição faziam destes casos assuntos de honra, como o fez o agora deputado Luís Rodrigues na questão do corte ilegal de sobreiros na Quinta da Princesa.

quarta-feira, dezembro 01, 2010

VOLTAR COSTAS À TERRA NÃO É SOLUÇÃO



É óbvio demais, não só para a espiral económica em que entrámos , que as politicas e as opções seguidas em Portugal e nomeadamente na Península de Setúbal, não são nem as mais modernas, nem as mais progressistas, nem as mais sustentáveis em termos de futuro.


Mesmo com a demonstração de que cada vez mais estamos na cauda da Europa e de que a Região de Setúbal é uma das mais pobres e atrasadas dentro dos parâmetros europeus, os politicos, nomeadamente os autarcas que nos têm governado e se têm governado de nós nos últimos quase quarenta anos não servem.

É uma gente que não presta! É uma gente que é preciso MUDAR !