quinta-feira, setembro 02, 2010

UM TIJOLO PELO AMBIENTE



Ontem trouxemos aqui uma iniciativa empresarial pedagógica com uma elevada componente ambiental , hoje trazemos outra, com origem também nacional que pode revolucionar o universo de construção ou pelo menos minorar a sua pegada ecollógica.

« Trata-se do Tecnotijolo, um produto desenvolvido e patenteado em Portugal, cuja filosofia vai de encontro às preocupações ambientais que a todos nós devem sensibilizar, nomeadamente quanto a eficiência energética, e emissões de CO2.

Segue em anexo relatório elaborado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, sobre o desempenho ambiental desta solução.

Benefícios ambientais que o Tecnotijolo®
proporciona:

· Na produção do Tecnotijolo® não se emite qualquer CO2 para a atmosfera
(na sua cozedura só se utiliza biomassa como combustível)

· A melhor eficiência energética da parede, diminui o consumo de
energia (factor negativo para o bolso do consumidor, e para o ambiente)

· Menor utilização de cimento (1 Ton. de cimento produzida = 600 kg de CO2 emitida)

· Reduzindo também o consumo de recursos naturais, tão importantes para o nosso meio ambiente, tais como a água e areias.Pela ausência de roços horizontais, há uma menor produção de detritos em obra, sendo assim reduzida a emissão de CO2 pelo transporte desses resíduos para fora do estaleiro, por vezes a distâncias consideráveis »

9 comentários:

controleiro no limiar do séc. XXI disse...

Caro Ponto Verde

Já o irão acusar de fornecer soluções de construção, para o concelho do betão vermelho (esta semana promovido a centro campista na Quinta da Atalaia)... Da próxima vez apresente alguma coisa para reduzir o dióxido de carbono emitido com a queima das "ganzas"... pode ser que obtenha uma (tão na moda) certificação.

Anónimo disse...

Um "pormaior".
"o novo Edifício Municipal da Câmara Municipal do Seixal".in Flamingo
Isto pode ter diversas leituras.
Corrija-me se não for verdade, mas, o edifício não é da CMSx!? Pois não.
Apenas locatário ou algo semelhante certo.
E agora temos de dar os parabéns à "senhoria" que não é a CMSx, e como tal só ele pode requerer a certificação energética.
Já agora quem forneceu tal certificação?

Mais, num blog aqui ao lado vi que numa alteração orçamental foi aumentada para este ano a verba prevista para o pagamento de renda!!
Já aumentou a renda?


Mais, por favor explique este bem este seu paragrafo que insulta de uma forma generalizada todos os trabalhadores autárquicos bem como a oposição PS e PSD:
"É claro que, perante tal obra, e tendo em conta a grande proficiência desta infra-estrutura para os seixalenses, a oposição do PS e do PSD tentou lançar maledicências infundadas ao novo edifício municipal. Algumas destas críticas surgiam apenas porque a transposição dos serviços para um modelo open-space acabará com o facilitismo como alguns dos seus partidários se tolhiam aos horários de serviço. Este foi o verdadeiro motivo que levou meia-dúzia de vozes a levantarem-se contra o novo edifício. Nessa altura, e de forma hipócrita, chegaram a caluniar esta nova obra, referindo que se tratava de um verdadeiro atentado ambiental contra o concelho."in Flamingo

Deve retratar-se de imediato

Anónimo disse...

Por falar em Certificação Energética, há que esclarecer:

A passarona quer fazer crer que o novo edifício da Câmara Municipal do Seixal obteve a Declaração de Certificação Energética graças aos seus patrões, mas não refere que o Decreto-Lei n.º 78/2006 aprova o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios e transpõe parcialmente para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2002, relativa ao desempenho energético dos edifícios.

Este Decreto-Lei dá cumprimento à obrigatoriedade dos Estados-Membros de implementarem um sistema de certificação energética que assegure a melhoria do desempenho energético e da qualidade do ar interior nos edifícios e que garanta que estes passem a deter um Certificado de Desempenho Energético.

O sistema agora aprovado abrangerá, de forma faseada, em função da sua tipologia e dimensão, todos os edifícios habitacionais e de serviços.

A sua aplicação prática terá início em 2007, abrangendo nesse ano os grandes edifícios residenciais e de serviços a construir. Os edifícios residenciais existentes, cujos proprietários deverão possuir um certificado informativo sobre os consumos energéticos esperados, para efeitos de venda, locação e arrendamento, só serão abrangidos a partir de 2009.

Mais um tiro no pé da passarona...

Anónimo disse...

Chegou ao meu conhecimento algo que diz respeito à Festa do Avante, mas que me deixa algo preocupado.
O Amora Futebol Clube vai levar a efeito um parque de campismo em pleno relvado do Estádio da Medideira. Aluga espaço na relva, por cima da relva, que vai conduzir à completa destruição da mesma.
Dois detalhes:
- Depois da relva estragada não venha não venha pedir subsídios camarários para a repôr ou colocar sintético;
- Mais, então e a ASAE onde anda? Um parque de campismo sem licenciamento?
- Mais, falando da inspeção sanitária camarária que nas festas de S. Pedro são tão diligentes sobre quermeses venda de fatias de bolo será que agora irá actuar??
- Mais, quem vai pagar os custos que a CMSx já teve com esta festa? Vamos ver trabalhadores municipais a limpar o avante?!

Anónimo disse...

ai a passarona tá tao danada com a oposição por achar que vai acabar o facilistismo dos funcionários!!
não é que todos passem mais de metade do dia a fumar pelas ruas !!
coitadinha agora vai ter de ir trabalhar em conjunto com a ralé dos restantes trabalhadores em vez de ter um gabinete próprio

Anónimo disse...

- Mais, então e a ASAE onde anda?

Deve andar nos mesmos locais que anda à sexta e sábado... para nunca ouvir o barulho provocado pelas discotecas HK&Comp. Ainda falta chagar o último fds de Setembro onde as redondezas viram uma autentica disco, nem é preciso sair de casa....

Anónimo disse...

Dirija-se à medideira e perceba como estragar um bom relvado para o futebol (um relvado que custou milhares de euros aos contribuintes via subsídios da câmara).

Anónimo disse...

Já o ano passado foi o mesmo, e até os sócios reclamaram, mas aí não se viu passaronas nenhumas a berrar que andam a estragar aquilo que a câmara (leia-se todos os papalvos dos contribuintes do Seixal) ali põs e pagou.
Não percebo é porque é que não alugam também ums espaços no novo ediifio da câmara, afinal aquilo só vai abrir depois da festa e pelo menos poupavam o relvado do Amora que ainda ficou caro aos papaplvos dos seixalenses.

wholesale Juicy Handbags disse...

This is interesting for Collective intelligence purposes and well done.