domingo, setembro 19, 2010

500 ANOS DE ALVALADE


Recebemos via blogue Alentejo Litoral o anúncio da comemoração a que nos associamos , uma Vila do Distrito de Setúbal, outrora Concelho , que comemora 500 anos de Foral:

«Nos próximos dias 17, 18, 19 e 20 de Setembro realiza-se em Alvalade (vila histórica do concelho de Santiago do Cacém), mais uma edição do "Alvalade Medieval".
Este ano, de forma muito especial visto tratar-se das Comemorações dos 500 anos sobre a atribuição do Foral, pelo Rei D. Manuel I, em Santarém aos 20 de Setembro do Ano de 1510. Com este documento, concedia-se a Alvalade e ao seu Concelho, importantes regalias administrativas, regularizando a vida local, nomeadamente na área fiscal e de transação de bens e mercadorias.

Desde a recuperação e recolocação do pelourinho, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em 20 de Setembro de 2000, esta data tem sido celebrada de forma intensa pelos Alvaladenses. A realização da Feira Medieval, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da Vila de Alvalade contando-se por largos milhares os visitantes que anualmente acorrem à nossa terra para assistirem ao evento. Este ano, mais uma vez tudo está a postos para receber todos os que nos venham visitar. De realçar que no dia 20 de Setembro – 2ª feira – será celebrada a data histórica dos 500 anos do Foral.

Para além da participação das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas, com lançamento de balões com mensagens alusivas à efeméride, terá lugar pelas 19.30h, no Salão da Casa do Povo, uma Sessão Solene evocativa, que contará, entre outros convidados, com a presença de S.A.R. Dom Duarte Pio, Duque de Bragança que se associa às celebrações dos 500 anos do foral manuelino de Alvalade. Seguidamente será descerrado na frontaria do edifício dos antigos Paços do Concelho, um painel de azulejos, que lembrará no futuro esta data importante. Segue-se um repasto, oferecido aos convidados e população que nos visita neste dia.

Para outras informações sobre o programa do evento, por favor aceder à página oficial das festas em http://alvalademedieval.no.sapo.pt »

1 comentário:

Santiaguense envergonhado disse...

Alvalade mais uma vez de parabens e certamente melhor que aquela celebração ridícula da CDU de Santiago do Cacém pelo mesmo facto.
Um presidente comunista a receber do Arauto Real o foral foi patético, para não dizer pior.