quinta-feira, agosto 26, 2010

NO FUTURO , VAMOS COMER O QUÊ ?... E PAGAR QUANTO ?


São oficiais os aumentos esperados no alimento base dos portugueses, o pão , da ordem dos 20 por cento por causa da seca na Rússia e com o fecho das suas exportações , bem como o encarecimento dos mercados globais por quebra de oferta versus especulação.

Mas a coisa é muito mais complicada num país , Portugal , cada vez mais dependente das importações e de um mercado externo oscilante e sujeito cada vez a mais variáveis.

Isto porque a realidade da produtividade da agricultura nacional é , segundo o INE , a seguinte em Kg/ ha :

- Tomate ..............................76.200...... menos 5%

- Batata ...............................14.790 ...... menos 4,8%

- Pêra ................................... 13.640...... menos 30%

- Maçã .................................. 9.500...... menos 30 %

- Pêssego .............................. 8.000 .... menos 15 %

- Arroz .................................. 5619 ...... manteve

- Milho .................................. 1570 ........ mais 5%

- Girassol .............................. 523 .......... manteve

- Amêndoa ........................... 245 ........... menos 24 %
__________________________________________________

Nota:

A imagem foi tirada junto à estação Refer da Moita. Aquele casal de idosos, recolheu de uma área de menos de 100m2 umas 20 sacas de batatas, certamente mais do que o seu consumo anual. O que demonstra a importância na economia doméstca (auto-suficiência / complemento do rendimento ) destas pequenas hortas.

Demonstra também o erro estratégico que é o desprezo a que foi votada a terra nos últimos trinta anos, abandonada e sobretudo URBANIZADA e ALCATROADA no litoral e junto aos grandes centros urbanos, e desertificada porque as pessoas emigraram para o litoral e grandes centros urbanos, no interior.

14 comentários:

Anónimo disse...

Esta descida da produção agricola em Portugal só pode ser culpa do Alfredo e dos autarcas comunistas de Setubal... O que o Sócrates não faria senão fosse o Alfredo. Continua ponto verde a demonstrar que os problemas de Portugal não são culpa do PS ou do PSD mas sim do Alfredo Monteiro!

Anónimo disse...

ó idiota de cima. o ponto verde disse que é culpa do Alfredo?

Só é culpa dele também se fizer como o animal da emilia que tira as terras aos agricultores em terrenos fertéis para construção

Anónimo disse...

O Alfredo tem culpa sim senhor. O partido comunista tomou conta da camara do seixal em 1975. Um concelho onde havia imensas quintas em que os seus donos ou rendeiros se dedicavam à agricultura. A CDU tratou de aprovar construções em todas as quintas e betonizando todas as quintas do concelho. É responsável sim pela falta de produção agrícola. Há freguesias no concelho do seixal que não têm um bocadinho de terra livre para fazerem uma feira. O PCP partido fascista apoiante do pato bravo e dos grandes construtores capitalistas destruiu tudo só resta fugir do seixal enquanto antes.

Anónimo disse...

O PCP é o partido que tem uma quinta para produzir nabos três dias por ano. Aproximamo-nos da época da plantação e colheita.
O resto do ano é uma quinta não produtiva e só serve para plantar um espantalho vermelho com foice e martelo visivel de bem longe.

Anónimo disse...

ò passarona que agora nem assinas, o Alfredo tem culpa sim!!

Retirou as hortas no Fogueteiro para construir os armazens para os carros do lixo, e depois deixou tudo ao abandono e foram pagar um balurdio para a Cucena.

Retirou hortas na Arrentela ninguem sabe para quê ou para quê.

E agora até tiraram um bocado á quinta dos padres para fazerem uma estrada de acesso ao centro do Benfica, e nem se sabe porquê, até pintaram o chão para estacionamentos.

Vai retirar hortas na Torre da Marinha para fazerem mega-prédios ao abrigo de um plano de requalificação feito por estupidos

Ainda achas pouco ó palhaçona!??
Mas para ti á sempre comida com a a merda dos esgotos da baía, por isso não tens que te preocupar.

Anónimo disse...

Vamos comer e beber da produção das cooperativas formadas pela ocupação das terras pelo PCP no 25 de Abril. Um verdadeiro sucesso que tornou o Portugal de hoje numa potência da agricultura mundial.

Pink Bird disse...

Este ano no Seixal a área ardida é praticamente nula. Tudo devido a um excelente trabalho da Câmara Municipal e das corporações de Bombeiros do Concelho que apostaram na prevenção. Muitos parabéns à Câmara Municipal do Seixal.

Anónimo disse...

já pouco tem para arder

Anónimo disse...

Oh passarola!
Explica lá o que a Câmara fez para evitar incêndios?
Limpou alguma coisa?
Agiu junto dos proprietários para limparem?
Olha que não se deu por nada e se perguntares aos Bombeiros (os que são sérios) vais ver o que te dizem.
Este ano ardeu pouco porque o que resta não tem grande interesse imobiliário e como sabes, existem muitos fogos construídos que não se vendem devido à crise económica e porque o Seixal não é o paraíso que apregoas.

Anónimo disse...

E não seria também porque os kamaradas que detestam o a-sul e os seus comentadores foram aqui desmascarados como potenciais autores dos fogos e puseram as barbas de molho??

Ai passarona que não é por dares alvissaras aos teus patrões que apagas o facto de todas as zonas de construção (Torre da Marinha-Continente, Cucena-serviços da CMS, Catrapona-parque industrial, e até no Pavil, já para não falar dos malfadados sobreiros na Quinta da Princesa-Alternativa e Hipermercado) teem ardido todos estes anos.

Se calhar a Judiciária anda mais alertada para isso, não será ó passarona?!?!

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/Local/metro-sul-do-tejo-provoca-ferido-grave-em-almada_1453033

Arde disse...

Ó Passarona javardona, dá aí uma volta pelas zonas ardidas e vê lá a merda que não é limpa há anos - SIM, ANOS! - e depois vem cá dar palpites!

Senão, pá, enfia a kassete no cú e dança a carvalhesa no lodo!

Anónimo disse...

Este ultimo comentário é ilustrativo dos argumentos utilizados pelo ponto verde! O "Homem" quando não tem argumentos passa para a ordinarice, demonstrando a sua verdadeira faceta!!!

Anónimo disse...

Olha a passarona a falar de javardice!!!
E tu ó linda nem sabes o que isso é pois não? no teu blogue só se trocam receitas de culinaria
Mas kando não te agrada lá vem a conversa dos outros serem fascistas e ordinários.
Claro porque os kamaradas aqui do Seixal são uns meninos de coro pá.