sexta-feira, agosto 27, 2010

« À PROCURA DE UM CULPADO »


Do Editorial do Expresso de 14 de Agosto:

«Todos os anos a saga é mais ou menos igual. No verão ardem as florestas e o país tenta encontrar quem tem a culpa pela perda de vidas e de bens e pelo desastre ambiental que os fogos provocam.

Em certa medida, a causa essencial reside no clima, que é uma variante incontrolável - e pelo mundo inteiro se veem enormes incêndios levando tudo à frente, independentemente da boa ou má organização dos respetivos estados. Mas a prevenção - tanto na vigilância aos incendiários cadastrados como, sobretudo, na limpeza das matas - pode reforçar-se de modo a minorar o problema.

Verifica-se que nos locais em que a mata é um investimento económico, como na indústria da celulose, os fogos tendem a ser menos e mais depressa controlados, devido ao cuidado que existe com os terrenos.

De resto, sabe-se que uma boa maioria de proprietários de habitações limpa o seu perímetro de mata, de acordo com a lei. O que já é incompreensível é que o Estado, detentor de 15% das florestas (contando com os municípios) não dê exemplo nesta matéria e tenha tanta mata por limpar, de norte a sul do país.

Acresce a este desleixo outro, cuja responsabilidade é inteiramente dos governos - a ridícula incapacidade (num tempo de tantos recursos) em cadastrar as propriedades, sabendo-se que muitas delas, fruto de heranças sem valor ou do puro desconhecimento dos seus legítimos proprietários, estão ao abandono.

O ministro da Agricultura chegou a propor esta semana que esses pedaços de floresta abandonados passassem para a tutela do Estado, mas o líder do CDS deu-lhe a resposta que ele provavelmente não gostou de ouvir, tanto mais que estando há menos de um ano no cargo, não sente essa responsabilidade. Disse o líder centrista ao ministro que o Estado "não sabe tratar, limpar e ordenar as suas matas, que andam ao deus-dará". Tem razão!

Mas não vale a pena fazer política com os incêndios. Há que agir. Desde os anos 80 que todos os governos prometeram resolver o problema, fosse pelo lado da venda da madeira queimada, fosse pelo lado do ordenamento, fosse pelo lado do material fornecido aos bombeiros, fosse ainda pela intervenção do Exército. É desconsolador que, 25 ou 30 anos depois, sintamos quase a mesma impotência perante o fogo que nessa altura se sentia.

Mais do que procurar um culpado há que procurar soluções.»

_________________________________________________________

ULTIMA HORA

Ontem à tarde , no Laranjeiro , mais um acidente grave envolvendo o Metro Sul do Tejo .

«O alerta foi dado pelas 12h33. O acidente que provocou um ferido grave aconteceu na Avenida 23 de Julho, no Laranjeiro”, informou à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS).

De acordo com o CDOS, que não dispõe ainda de números relativos a 2010, durante o ano de 2009, os acidentes com o MST fizeram 13 vítimas, quatro delas graves e uma mortal.

As linhas Cacilhas-Corroios, Corroios-Pragal e Cacilhas-Universidade, que abrangem os concelhos de Almada e Seixal, estão a funcionar desde Novembro de 2008.» (Publico)

6 comentários:

João Afonso disse...

Não percebo nada, passa o ponto verde o ano inteiro a dizer que todo o mal do mundo é culpa do Alfredo e dos malandros dos autarcas comunistas da margem sul e vem agora o expresso dizer que a culpa é dos Governos, e logo do PS/PSD e CDS, que nada fizeram para resolver o problema... Como é que o expresso tem coragem de desmentir as afrimações do grande lider ponto verde?
Agora começo a compreender as criticas que o ponto verde publicou ao expresso por trazer junto o jornal sem mais, o qual tinha tido a ousadia de publicar um artigo de opinião de um perigoso comunista... É que para o ponto verde, os comunistas por serem comunistas não podem ter opinião e se a tiverem, tal como pensava Salazar, não a podem exprimir... E os jornais que tenham a ousadia de publicar a opinião de um comunista não prestam e só servem para forrar o caixote do lixo...
Com tudo isto só se demonstra que o ponto verde é um bronco obtuso, saudosista do Salazar e que se pudesse ressuscitava a censura para proibir artigos de opinião dos comunistas!!!

Anónimo disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1649218&seccao=Sul

Anónimo disse...

Olha outra passarona que voltou!!!
ainda bem, paulinho afonso!!! E já agora por onde anda o outro kamarada risadinhas ???
não me digam que o puseram na prateleira como é apanágio desta kamara kumudista pá!
O tipo até tinha piada mas agora tás cá tu pá , pra animar a malta pá!!!
E ainda por cima a defender o jornal dos kamaradas pá
isso sim é bonito de ver , tu kamarada a levantares-te para defender um jornal pá
Sim porque só são perseguidos os jornais que publicam artigos de opinião dos kamaradas pá
Por isso é que a tua colega passarona andou prái toda istérica por causa de um artigo de um ex-vereador do PS
Pois , volta Salazar , porque os kamaradas andam com saudades da Censura para se passarem por vítimas , coitádos!!!

Anónimo disse...

Ena , o "João Afonso" deu à costa , o desconversador-mor do reino voltou a aparecer, a que se deve esta aparição, é que nem tem havido nevoeiro... será o desmarcarar do camarada DOR Setubal, os herdeiros do Xavier de Lima e a Mundet, as pressões para urbanizar a Flor da Mata, as denúncias dos incêndios ? Ou tudo isto ?

Anónimo disse...

O João Afonso é que topa bem o ponto verde e lhe descobre a careca... Não há duvida que o João Afonso incomoda muita gente

Anónimo disse...

O afonsinho silva incomoda tanto como as colegas passarona e risadinhas...
o facto dos kamaradas se darem ao trabalho de criar estas personagens só mostra como o trabalho do Pontoverde tem incomodado e mete medo esta ditadura dita de esquerda do Seixal.