domingo, agosto 22, 2010

ARRÁBIDA 2010 - O « ECO » FOLCLORE



Hoje é o dia em que se juntam os Comunistas da Câmara de Setúbal com os proprietários de embarcações de recreio, para em conjunto com os pescadores protestarem contra as restrições impostas pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida.

Que é original, lá isso é !


Uma manipulação perfeita e conjunta.
Uma salganhada , Autarquias PCP (Setúbal e Sesimbra ) , pescadores de subsistência , proprietários de iates de luxo , comerciantes ligados à náutica de recreio...

Todos juntos numa espécie de masturbação colectiva.

O que Sebastião da Gama pensaria desta luta «ecológica» dos «cidadãos pela Arrábida» por mais barcos , por mais bóias de atracação, por mais bem sucedidos comerciantes de barcos , por mais restaurantes, por mais combustível vendido.... enfim, o verdadeiro cerne desta questão «ecológica» está na verdade nestas cândidas declarações de Eugénio Martins , um dos manifestantes , membro do Clube Nautico da Arrábida :

«Para dar um exemplo: as pessoas não podem, a partir da língua da Figueirinha e até ao Portinho, atracar os barcos a menos de 500 metros de terra. Isto impede o acesso à praia. O que acontece, na prática, é que as pessoas deixam de comprar barcos, vendem os que têm e depois disso cai o negócio dos vendedores de combustível, de bóias, das oficinas de reparação, dos restaurantes, etc»

Meus senhores assumam os vossos interesses e vaidades mas não metam no mesmo saco questões tão diversas como a conservação de alguns acessos às praias , as matilhas de cães abandonados e o lixo , com a vossa vontade de exibicionismo o mais próximo possível das vistas de quem está na praia.

E muito menos andem de braço dado com a autarca de Setúbal que é co-responsável por omissão ou inacção de muitas das situações atrás apontadas ou com a carga urbana que tem aumentado em toda a Serra ou o de Sesimbra responsável por um dos maiores atentados urbanisticos do país... ao mesmo tempo que se esquecem TODOS da SECIL ou das pedreiras.

19 comentários:

Anónimo disse...

Pois um amigo meu esteve lá na arrabida e aquilo é considerado zona protegida. ... Já agora a manifestação era contra o quê?

Anónimo disse...

O melhor mesmo era fechar as praias desde Galapagos até à Figueirinha só para os meninos dos barcos e das motos de água e afins.
Os banhistas se quiserem que vão tomar banho em casa porque para a kumudista Maria das Dores o que interessa mesmo tornar é Setúbal um condominio fechado de luxo.
É que as praias só interessam para colocar na fotografia dos autocarros com o logo da cãmara ali mesmo ao lado.
Quem é que quer na sua cidade pés rapados de mochila, geleira e garrafão, pá ??

Anónimo disse...

Esse senhor é dono de algum cacilheiro e não pode levar passageiros à praia ? É isso ? Ou protesta porque a 5oo metros ninguém vê o barcalhão que comprou de meter inveja ao zeca do garrafão que trabalha na Autoeuropa ?
Sou de Setubal e nunca senti que o Parque me limitasse de ir à praia ou de passear na Serra, claro que há restrições de Reserva e ainda bem.

Anónimo disse...

Os principais protestantes ou têm casa na Arrábida ou passam lá férias e têm lá amigos e familiares de férias.

Gostam de exibir o seu sucesso empresarial e/ou profissional para esses familiares, amigos e povão, ano após ano através de um barco cada vem maior.

Também gostam de ír buscar os familiares e amigos à praia e transportá-los , tendo assim mais uma oportunidade de se exibir.

Como não podem estacionar o barco à porta de casa gostam de o fazer o mais perto possível do seu comodismo e do seu exibicionismo , razão para o quererem fazer mesmo frente ao Portinho.

O POPNA veio impedir tudo isto e daí as manifestações. O resto é folclore.

Anónimo disse...

A questão aqui nem fica na exibição, mas sim na segurança de quem frequenta as praias e da fauna do local.
Será que também querem as praias fechadas para eles? E afinal onde ficou no protesto a limpeza das praias e os animais abandonados?
pois, é folclore...

Anónimo disse...

A Arrábida é um Parque Natural, o que estes senhores pretendem é que se transforme num Parque Urbano ou mesmo num Luna Parque.Tenham dó.

Charroco do Sado disse...

A presidente da Câmara disse que é preciso protestar para não calar, mas nem percebeu que alguns dos protestos eram contra a câmara de Setubal e a barata tonta , como era para protestar lá foi no barquinho protestar, o Cunhal deve dar com cada volta na tumba.

Anónimo disse...

a manifestação mais ignóbil que eu tenho conhecimento, desde há alguns anos

Anónimo disse...

Mas contra o quê é que a kamarada barata loura foi protestar?? A falta de limpeza das praias e dos parques de campismo a cargo da câmara? Ou os autocarros a fazerem propaganda á câmara? O não conseguirem controlar os animais abandonados que andam nos parques? A construção clandestina que os kamaradas teem permitido? A destruição da serra pela Secil?

Realmente quando se julgava que a estupidez não tinha limites vem esta presidenta a provar o contrário

O anonimo anterior disse...

Esquecime de uma coisinha no meu comentário anterior:
E onde é que estava o povo? O tal povo que votou CDU e que não tem barcos? O tal povo que quer ir para a praia sem que lhe caia uma ancora na cabeça ou leve com uma moto de água? O tal povo que votou pela preservação natural da Arrábida que fazia parte da lista de propaganda da CDU?
Iam a bordo de algum barco de pesca ou a fazer mergulho?

ozé disse...

Cada vez que é lançado um ferro de uma embarcação, é lavrado um rego no fundo que parte estruturas que levaram anos (2, 4, 5) a crescer. É alterada a morfologia do solo subaquático, são arrancadas plantas e quebrados corais. Estes seres estão na base de toda a cadeia alimentar daquela zona. As pedras, escolhos, recessos do fundo servem de local de abrigo aos avelins dos peixes que criam na zona.

A ideia de manter aquela faixa o mais intocada possível prende-se com o objectivo de permitir a restabelecimento desses locais de crescimento.

Para além disso, as "poucas gotas" de combustível e lubrificante que são largadas pelos motores das embarcações, uma a uma, vão-se juntanto em quantidades que não são de todo saudáveis para a fauna e flora aquática da zona, especialmente porque o ecossistema já está seriamente doente, incapaz de aguentar as agressões mesmo dessas "poucas gotas".

Mas para perceberem isto, era preciso que as pessoas vissem o que se passa debaixo de água, em lugar de terem como horizonte máximo a proa dos seus vasos de vaidade ou as as facturações estivais.

Há uma frase que diz que nós temos de nos mentalizar que não somos donos do mundo: vivemos nele por empréstimo aos nossos filhos. É preciso começar a pensar em termos que englobem as consequências dos nossos actos não em termos de um verão ou uma década, mas de uma geração. Até lá... é natural que haja pessoas a aparecer na televisão muito chateadas porque acham que cinco anos já eram mais que suficientes para regredir à situação que vigorou durante 30 anos, e que conduziu praticamente à desertificação do fundo da Costa da Arrábida... é uma pena.

Anónimo disse...

As mesmas pessoas ignorantes como se viu numa das reportagens televisivas em que o ufano dono de um barco dizia que a lei "só servia para uns cientistas andarem a fazer no fundo do mar os seus mestrados".

Claro, porque o ecossistema so está lá para servir de amparo para as ancoras dos meninos.

ozé disse...

Sim, também "gostei" particularmente do depoimento desse "desportista náutico". É um exemplo cristalino duma determinada opinião que flutua e circula com facilidade, sobre os "chupistas" desses "cientistas" e sobre a utilidade dessas coisas da oceanografia, e as mariquices hippies dos biólogos, dos ecologistas, e mais esse chatos todos que só sabem é tirar amostras, analisá-las, fazer cálculos estatísticos complicadíssimos, que ninguém percebe, que passam anos e anos das suas vidas nessas actividades obscuras e suspeitas, para depois só saberem é chatear os pobres dos trabalhadores que só querem gozar os seus Bavaria, Jeanneau ou Benetau (de 100 a muitas centenas de milhar de Euros) comprados com o suor do trabalho honesto na especulação imobiliária ou jogataina na bolsa de valores...

Estes tipos da Ciência, são de facto uma chatice. Porque é que não se limitam a inventar novos modelos de telemóveis e motores mais potentes, já agora que se possam usar nos barquinhos?...

Eu só gostava é que estas pessoas fossem coerentes e se recusassem a usufruir dos benefícios das coisas que esses tipos que só querem é fazer "mestrados e doutoramentos" produzem. Olha, assim tipo, antibióticos e analgésicos, da próxima vez que tivessem dores de dentes, ou um ataque de Clamídia ou Herpes.

Anónimo disse...

Sem iates porquê, fizeram mal a alguém, será dor de cotovelo?! O Portinho e tal como o nome sugere (porto abrigo) sempre teve e sempre terá iates e vindo de todos os locais do mundo, devido às suas condições geográficas.Ninguém quer os barcos na praia, isso não está em causa, falta de atenção da vossa parte às alegações dos manifestantes. Em causa está a proibição excessiva como a proibição de uma simples embarcação inofensiva e a remos (que qualquer um pode fazer em casa, não é preciso ser rico) poder navegar livremente entre Portinho e Sesimbra, por exemplo, há mais questões tão pertinentes quanto estas, informem-se devidamente antes de tecer comentários.

Anónimo disse...

não me digam que ainda acreditam na história da carochinha e do Biomares que anda por ai a pregar, alegando que as embarcações são as causadoras dos grandes malefícios da zona, quando se sabe que o problema verdadeiro são a poluição (metais pesados, das fábricas) e as dragagens (ao tirar a areia dos canais navegação dos navios, ela sai da praia e ao sair tapa soterrando as plantinhas). Alegar que os malfeitores são as embarcações de recreio carece de sentido, estamos a falar de algo em larga escala como se passa na Arrábida. Ninguém pode fundear em frente à praia a menos de 300m é de lei, as pessoas podem sim agarrar as suas embarcações às bóias que o Parque (POPNA) lá colocou apenas isso.

Anónimo disse...

Sim é verdade, essa treta do Biomares e a sua plantação de couves, é mesmo uma treta pegada, com um exemplo conseguem perceber: plantem umas alfaces ou couves no vosso quintal e depois mandem umas valentes pazadas de areia para cima e vão ver como elas ficam boas. Já lá vão 2 milhões e meio de euros para este disparatado projecto. Ponham mas é areia na praia e façam desaparecer dali com estes pseudo intelectualoides algarvios

Anónimo disse...

Olha o lóbi dos barquinhos inofensivos deu à costa, e não exigiram nada à Presidente da Câmara ? Um anjinho no meio disto tudo ?

Salmonete disse...

O anónimo das 3.03 e mais os dois seguintes, notoriamente do mesmo autor transmitem na perfeição a mentalidade desta gente.

Quem não quer os barcos na Arrábida, só pode ser gente invejosa por não ter barco.

O que pensará a senhora Maria das Dores PCP deste raciocínio uma vez que esteve ao lado destes ?

Vamos prometer um iate para todos os que votarem no PCP.

Que argumentos tão pouco inteligentes, aliás, não vi em nenhuma das reportagens, um argumento válido e sustentado para a vossa posição.

Ora vão mas é dar banho aos cães abandonados que deambulam pela serra.

Anónimo disse...

Isto trata-se, literalmente, de comunistas e fascistas no mesmo BARCO!!