sexta-feira, agosto 20, 2010

FOGO QUE ARDE E SE VÊ 2



Esta vaga de incêndios de Agosto deu azo a muito disparate vindo da boca de politicos encartados , e de muita verdade vinda do Povo resistente do chamado "interior" , como se um país com 200 Kilómetros fosse condenado a ter interior...


Entre outros , um dos maiores disparates, ditos com a maior da disfarçatez foi a do BE que sugeria a nacionalização das floprestas não cuidadas... como se o Estado, grande proprietário florestal, ou as autarquiuas, igualmente proprietárias de muitas zonas florestais, fossem exemplo de boa gestão e conduta no tratamento da floresta.


Mas o que acontece é que ninguém ou quase ninguém falou antes da multiplicidade e variantes do problema:


- A desvalorização e desertificação do mundo rural , suas actividades e produtos... o fecho de escolas e outros serviços como os de saúde...

- Em oposição à causa anterior , a urbanização do litoral e a pressão urbana nas periferias sempre mais permeáveis a mais urbanizações para as quais o primeiro passo é o criminoso queimar e urbanizar de manchas florestais que deveriam ser protegidas a todo o custo até Zonas Rede Natura 2000.


- A desvalorização do papel da floresta como sorvedores de carbono, produtores de oxigénio e base de ecossistemas.

- A não valorização da biomassa florestal e criação de uma rede de recolha que compense per si a actividade de limpeza das matas e a criação de uma rede de transporte recolha desses mesmos subprodutos da floresta aliviando a carga térmica dos terrenos.


- A não manutenção de acessos que permitam o mais fácil acesso dos bombeiros aos locais dos sinistros bem como uma maior preparação e coordenação desses mesmos bombeiros.


- A politica demasiado restritiva de determinadas actividades humanas benéficas que existe nos Parques Naturais que fomenta o acumular de pastos e matos em demasia no solo desses mesmos parques.


- Etc...Etc...Etc... e fundamentalmente o grande desconhecimento do mundo rural por parte das elites - urbanas - que governam o país e a maioria das autarquias.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este país está entregue à cambada. Os jovens não estão a emigrar como antigamente , estão é a fugir.

Anónimo disse...

Uma possivel solução seria que os proprietários das terras, após feito um levantamento dos terrenos a nível nacional, fossem obrigados a limpar os terrenos e caso nao o fizessem fossem multados, revertendo esta multa para o Estado e para as autarquias onde se situa o terreno.

Anónimo disse...

As passaronas das teixeirinhas andam muito ocupadas a evitar que a mui comunista Quinta da Atalaia arda e a montarem as tendas dos couratos e cervejas, pá

Anónimo disse...

Isto é uma questão mto delicada. Os terrenos que arderam na Russia que deviam ser estatais na sua esmagadora maioria ?

Sofy.Maria disse...

Não posso concordar mais com o que diz... eu própria propus...e continuo a tentar reabilitar um espaço no concelho para utilidade publica e o que me dizem é sim a ideia é boa...mas...mas...mas..!

Não cuidam e também não possiblitam que se faça nada!

Parabéns pelo Blog!

Anónimo disse...

Há cerca de dez anos atrás uma pessoa com nome no mundo da noite propôs á cãmara a reabilitação dos barrocões que se encontravam junto ao campo de treinos do SFC transfornamdo-os em discotecas.
O local era ideal por não incomodar, uma vez que também lhe foi dito que as pessoas que ali residiam iriam sair e por ter um largo espaço de estacionamento além de ter uma vista priveligeada.
A resposta imediata foi: nem pensar porque aquilo faz parte de um projecto muito grande para a zona integrado na reabilitação da baia.

Hoje desses barracões um ruiu e esteve vários meses em ruínas até ser demolido.
Assim se vêem as ideias de desenvolvimetno e turismo destes kumudistas.