quinta-feira, agosto 12, 2010

AS CINZAS DA MEMÓRIA


Em Março do ano passado, sobre uma paisagem deixada a descoberto por uma acção de deflorestação massiva numa magnífica àrea florestal que é ao mesmo tempo uma apetecível àrea de construção (junto à A2 - Estação Fertagus - Foros de Amora ) , publicámos a imagem acima , acompanhada do texto que seguidamente cito, terminando com a frase « para memória futura» , pois, parece que adivinhávamos a efemeridade daquela imagem.

Pouco mais de um ano passado. Acabaram no final do passado mês de Julho com o que só poderemos rever na nossa imagem, se então ainda deixaram ficar por obrigação da lei , alguns sobreiros, eles foram agora queimados, tal como a bucólica casa de madeira que então retratámos ilustrando o post :


«Há paisagens improváveis assim, não não é a Escandinávia , podia até ser melhor que a Escandinávia se tivessemos durante a ditadura, ou depois dela , investido na educação e não continuássemos a suportar pequenos ditadores, como se fosse essa a nossa sina.

Imaginem as possibilidades deste espaço com o património construído preservado , a cultua defendida, a memória viva. Imaginem as potencialidade economicas e sociais de uma outra orientação politica , de desenvolvimento sustentável e de protecção do ambiente e da paisagem.

Imagine a imagem sem a politica do
quanto pior melhor de trinta e cinco anos CDU!
»

Local, junto à A2, Estação de Serviço Seixal , para memória futura.

10 comentários:

Anónimo disse...

Premonitório este post.Aqui tudo o que são raízes rurais e natureza e para queimar.

Anónimo disse...

HÁ 36 ANOS SEM POLÍTICOS DE QUALIDADE NA MARGEM SUL!!!!

Ó Paulo Miguel e no Seixal onde a Câmara e uma advogada que subiu lá dentro por ser amante do anterior presidente e que hoje é contratada e avençada recebendo um ordenado de luxo e que há mais de dez anos andam a arrastar o caso do miudo que caiu no esgoto para não pagarem a indemnização á familia?
Mas teem dinheiro para pagar tapetes por 100 mil euros , carros de luxo para os vereadores da CDU e cartões visa (mas estes são os kumudistas contra a burguesia)!!!

Anónimo disse...

Esta gentinha que está na Câmara de Almada, em 35 anos não crio riqueza nenhuma, nem o setor primário, nem secundário, nem terciário, só negociatas com o betão e os grandes grupos capitalistas.

Os postos de trabalho são todos dependentes da câmara e são pagados com nossos impostos, por isso há tanta dependência, inclusive de alguns comerciantes, por não falar da oposição.

Devemos de perder o medo e denunciar a esta aberração que é o poder em Almada. E tudo propaganda y mentira.

Se existe a justiça, algum dia a Emilia e outros terão que dar muitas explicações e se fosse em outro país...

Anónimo disse...

e já está em andamento a destruição de mais uma mancha verde do concelho (Flor da Mata)... definitivamente este executivo camarário, verde? só gostam daquele que aparece nos cartazes dos amigos de coligação...àrvores e natureza, só se for plantada pelos serviços camarários ou por empresas contratadas por esta :)

Germano disse...

Por falar em cinzas, os javardões da Kâmara não são capazes de pegar em dois sujeitos e metê-los a limpar o mato ardido junto à estação do Fogueteiro? Para cortarem a relva andam aos 7 e 8 duma vez - 2 a cortar os outros à sombra à conversa, não podem tirar uns quantos para limpar onde é preciso?

Aquele mato - que serve de caixote do lixo e vazamento de entulho - podia até ser um jardim/parque muito agradável, com imenso espaço e arvoredo ao invés disso o que há? Caniços secos, ervas daninhas e lixo com fartura. Ardeu e agora que já brota nova vida das cinzas acham que os kamaradas lá foram limpar a porcaria? Nada disso! É só latas, garrafas, entulho, entre outros dejectos queimados ou chamuscados - uma VERGONHA!

Anónimo disse...

Estão a espera do próximo "limpar Portugal"

Germano disse...

Infelizmente aqui no Seixal esse Movimento foi mais almoço-convívio que outra coisa. A "praia" junto ao terminal fluvial dá asco só de olhar para a merda acumulada, é que sabem, essa zona fica fora de mão e tal e não há cervejinha fresca e barata ali perto...
E como essa zona há muitas mais, dava para encher o blog só com fotos de coisas por fazer e por limpar...

Anónimo disse...

O que se passa na Flor da Mata ?

Anónimo disse...

na Flor da Mata passasse o mesmo que em muitas outras augis do concelho, isto é nao evoluem, mas a evoluirem é só para betão...a seguir será Pinhal do General, segunod ouvi dizer a augi já concordou à revelia da população muitas alterações ao plano. É a bandalheira total.

Anónimo disse...

A palhaçada do Limpar Portugal serviu apenas para uns meninos colocarem no curriculo que tinham feito algo diferente.
Limpeza qual foi?
Nem os resultados foram divulgados. Ninguém sabe quantas toneladas de lixo foi recolhido.
É que se foi apanhado lixo em certos locais é porque os trabalhadores da cãmara não andam a fazer o serviço para que todos lhes pagamos e isso se calhar não interesa á cãmara divulgar nos seus boletins municipais.

E depois andam a posar para a fotografia para o Boletim no pantanal e e deixam o lixo todo acumulado junto á margem de uma baia que só serve de propaganda em tempo de eleições para estes KUMUDISTAS/FASCISTAS do Seixal