terça-feira, agosto 31, 2010

A ARRÁBIDA PELOS LEITORES A-SUL


As "manifestações" da Arrábida vistas por um leitor a-sul :

«Cada vez que é lançado um ferro de uma embarcação, é lavrado um rego no fundo que parte estruturas que levaram anos (2, 4, 5) a crescer.

É alterada a morfologia do solo subaquático, são arrancadas plantas e quebrados corais. Estes seres estão na base de toda a cadeia alimentar daquela zona. As pedras, escolhos, recessos do fundo servem de local de abrigo aos avelins dos peixes que criam na zona.


A ideia de manter aquela faixa o mais intocada possível prende-se com o objectivo de permitir a restabelecimento desses locais de crescimento. Para além disso, as "poucas gotas" de combustível e lubrificante que são largadas pelos motores das embarcações, uma a uma, vão-se juntanto em quantidades que não são de todo saudáveis para a fauna e flora aquática da zona, especialmente porque o ecossistema já está seriamente doente, incapaz de aguentar as agressões mesmo dessas "poucas gotas".

Mas para perceberem isto, era preciso que as pessoas vissem o que se passa debaixo de água, em lugar de terem como horizonte máximo a proa dos seus vasos de vaidade ou as as facturações estivais.
Há uma frase que diz que nós temos de nos mentalizar que não somos donos do mundo: vivemos nele por empréstimo aos nossos filhos.

É preciso começar a pensar em termos que englobem as consequências dos nossos actos não em termos de um verão ou uma década, mas de uma geração.

Até lá... é natural que haja pessoas a aparecer na televisão muito chateadas porque acham que cinco anos já eram mais que suficientes para regredir à situação que vigorou durante 30 anos, e que conduziu praticamente à desertificação do fundo da Costa da Arrábida... é uma pena.( Ozé Agosto 2010) »

4 comentários:

Ex-militante disse...

Se cada vez que se ancorasse um barco o ferro caísse em cima da cabeça da presidente da câmara, certamente que não se ía manifestar da forma ridicula que foi.

Anónimo disse...

Os Camaradas também têm barcos...

http://dn.sapo.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=1651674

Anónimo disse...

Porque é que não veem todos deixar os barcos num porto a ser construido na entrada da quinta da Atalaia do lado da baia?

Assim todos esses patos bravos poderiam ver a lindeza que é o Seixal e quem sabe até comprar para aqui uns terrenos para construção

E depois de terem os seus barcos limpos por emrpegados da cãmara do seixal, a mesma disponibilizava as camionetas que não tem para as crianças, para os levar até á Arrábida ou Setúbal.

E vivam todos felizes para sempre pá

Ganda BICO disse...

A esta hora a Camarada Maria das Dores está a pôr os chnênsins de olhos em bico , literalmente .