sexta-feira, julho 10, 2009

O ERRO DO METRO SUL


Esta semana houve mais um (link) de muitos e diários incidentes e acidentes protagonizados pelo Metro Sul do Tejo. Muitos deles calados e abafados . A grande maioria não relatada nem reportada nas notícias publidas nos jornais.

O transporte por metropolitano , sobretudo numa zona densamente povoada, mal servida de transportes públicos , mal ordenada e com deficientes vias de comunicação , é sempre um bom transporte.

Só que há um MAS ! Ou seja, mas é necessário acautelar como esse comboio vai ocupar o restante espaço. Quando o Metro é subterrâneo, essa questão não se põe. Se o Metro é de superfície , essa deverá ser a primeira questão a ser respondida , em termos de impacto para quem reside onde o metro vai passar, em termos dos peões, em termos do restante tráfego.

E foi aqui, neste ponto que desde o início o Metro Sul do Tejo falhou como projecto . É que se estas questões foram apresentadas com os técnicos, e sei que o foram , decisões politicas, nomeadamente da autarca de Almada levaram a outras opções que se mostram desde mesmo antes da inauguração da linha, como ERRADAS.


E o mais grave é que se ignorou por completo o exemplar projecto do Metro do Porto , esse sim , um excelente exemplo de como um metro de superfície se enquadra, mais que numa área metropolitana , no casco histórico de uma cidade centenária e seu Património.

Ao contrário do Metro do Porto (que muitas das vezes à superfície não sabemos bem onde passa, porque passa em subterrâneo nas zonas mais sensíveis e densamente povoadas ) , o Metro Sul do Tejo como obra de regíme, teve de ser algo bem visível, visível naquele viaduto que atravessa a A2, visível nas principais avenidas de Almada , Corroios, Laranjeiro... visível até numa suposta "zona pedonal" .

O Metro Sul do Tejo tornou-se assim, tão visível, como intrusivo . Tão presente como indesejável. Indesejável para peões, para residentes , para o restante tráfego circulante da cidade , para os comerciantes , para quase todos.

Este metro é um bom exemplo de como por vaidade e propaganda , e às custas do erário público , se destrói um bom projecto.

4 comentários:

residente disse...

O metro sul do tejo tal como inserido sobretudo na cidade de Almada é resultado de impostas ideias retrógradas e saloias de novo riquismo sem base sociocultural, da presidente da CMA, inchada com "o quero, posso e mando" ( lembram-se do camarada Carvalhas?) acatadas medrosamente pelos governos PSD e PS.

Anónimo disse...

Não sei se vem a propósito: O Público está a noticiar que há fogo na quinta da princesa!

Daniel Geraldes disse...

Fogo: onde o anónimo vê fogo, eu vejo um futuro empreendimento.

Anónimo disse...

Esta gente é toda tola, então não sabem que o projecto é obra do governo???
Deu-se o que a Câmara já estava farta de avisar e o MST fez orelhas moucas.
Existem erros no projecto e as obras não foram devidamente executadas por isso a Câmara não fez a recepão definitiva.
Parem de fazer aproveitamento politico do acidente.
Preocupem-se antes em dar as condolências ás pessoas e em mobilizar-se para exigirem do MST que façam as correcções necessárias a garantir a segurança de todos nós.