sexta-feira, julho 31, 2009

CORRUPÇÃO EM PORTUGAL (10) - BALANÇO


Durante os últimos dias publicámos aqui , com enorme participação dos leitores, um extenso dossier sobre corrupção em Portugal e sua ligação intima aos sectores autárquicos e imobiliários.

As questões não são novas e têm sido ao longo dos anos sido aqui avaliadas vezes sem conta , a saber :

- A forma peculiar que as autarquias têm de emitir «papel moeda» .

- A forma única e discricionária como as autarquias premeiam uns com urbanizações que são verdadeiros jackpots, mas que põem em causa direitos de todos.

- A forma como as autarquias fazem tábua raza de leis de protecção ambiental, mexem a seu bel-prazer em zonas de REN, RAN, Rede Natura 2000 , desafectando e potenciando mais valias fabulosas ... para alguns...

- A forma como autarquias, futebol, construtores civis estão interligados numa teia bastante bem tipificada já com caracteristicas corruptórias e corruptas que têm expressão em muito mais que o mero tráfico de influências.

- A forma como o anteriormente descrito nos arrastou para a situação de crise actual que teve como origem precisamente o excesso de construção e um valor real do imobiliário distante do seu valor real e do valor do nosso esforço.

- E finalmente, a forma como uma minoria constituída por politicos e funcionários , de forma pouco democrática e escupulosa decide o futuro ecológico de todos nós, das nossas cidades e das nossas vidas sob a forma como controlam e emitem alvarás urbanisticos, revêem ou elaboram Planos de ordenamento , numa forma nunca antes tentada de fabrico e distribuição de riqueza , numa forma completamente oligárquica não dando contas a ninguém.

Nada disto é admissível num estado de direito , mas o que mais choca são autarquias ditas comunistas , que há décadas governam em maioria Câmaras nossas conhecidas que aplicam de forma exímnia estas técnicas ultra liberais que tanto critica , para consumo externo, o seu excelso líder.


Faltou únicamente analisar a situação quanto a mim mais iníqua de todas, quando se mistura ao caldo acima descrito , a chamada "habitação social" , como é o caso conhecido do Plano de Pormenor da Flôr da Mata (link) no Seixal.

___________________________________________

ULTIMA HORA !

30.07.2009 - 15h22
António Arnaldo Mesquita, (com Lusa) O ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carmona Rodrigues, e os vereadores Eduarda Napoleão e Fontão de Carvalho vão mesmo a julgamento no caso Bragaparques, decidiu hoje a juiza Filipa Valentim, do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. O crime pelo qual vão responder é aquele pelo qual incidia a acusação, de prevaricação de titular de cargo público.

7 comentários:

Anónimo disse...

Vai ser mais um caso de falta de provas.
A promiscuidade existe e juntaram-se oportunistas armados em políticos para roubarem o povo português.
É triste mas infelizmente isto existe.

Os maus políticos e maus autarcas que temos juntaram-se à mesa para nos levarem o sangue.
A cor politica não interessa para pessoas sem moral, sem ética, sem escrupulos e muito mal formadas, muitas sem formação ou educação cívica.

São reais quadrilhas organizadas, legalizadas democraticamente através do voto.Depois só se torna necessário arranjarem os parceiros certos na designada sociedade civil para iniciar o canal da corrupção para delapidarem o nosso património e o nosso dinheiro.

al disse...

Entretanto em Felgueiras a senhora do mesmo nome que fugiu para o Brasil foi considerada "inocente" das acusações.

É assim que, a pouco e pouco, paulatinamente,o cidadão comum perde o respeito e a confiança nas instituições.
É pena.

Anónimo disse...

Também quero ser governante,também quero ser autarca porque também quero roubar e ficar inocente.

feirante disse...

Era na feira popular que eu criava e proporcionava a alegria a muitas crianças e adultos e através disso pagava os meus impostos e dava trabalho a mais de 60 pessoas hoje estou sem fazer nada os trabalhadores no desemprego e ao olhar para aquele espaço da feira popular que era um local de alegria hoje vimos que foi a ganancia dos politicos em fazer os seus negocios chorudos e sempre há alguem que vai enriquecendo da forma mais fácil e nunca lhes acontece nada porque as leis estão feitas á sua medida,vejo com tristeza que esta gente nunca é responsavel pelos actos que praticam e que tanto prejudica o nosso país .para quem não sabe só por ano a camera de lisboa paga auma fundação que não se encontra em lisboa cerca de 1 milhão de euros porque essa fundação é constituída só por politicos p,por isso têm todos o futuro garantido . Que venha depressa não1 mas 2 salazares porque esse ao menos morreu pobre .

João de Corroios disse...

Em Lisboa só houve demissão , depois de falhar o cozinhado que se preparava, a aliança PSD-PCP na Camara de Lisboa então dirigida pelo Carmona. É de louvar, o desvelo com que o PCP fala dos presidentes de Junta PSD , que ajudou a eleger, só que ás vezes estas alianças dão para o torto, e lá temos peixeirada, como o lindo exemplo que se passou na Freguesia de S. José....

Julio Fogaça disse...

O "velhinho" ponto verdinho mais uma vez tenta envolver a CDU no papel que não é o seu , a do aliado do betão .Em Lisboa,isso sim, eu estranho é que só o PCP e os Verdes tenham votado contra esta negociata do Santana/Carmona e que só o PCP e os Verdes tenham posto diversas acções em Tribunal para as viabilizar. Porque queiram os não queiram não foram apenas Santana, Carmona e Fontão que viabilizaram as negociatas, foram também todos os vereadores e deputados municipais do PSD, PS, CDS-PP e BE.A CDU está moralmente e na prática, acima destas maningâncias e das pseudo acusações destes blogues da direita. O Ponto deve ter sido um dos convidados de honra do fiasco Sócretino da Bogoesfera.

ex-militante disse...

Ah pois é, o PCP/CDU está imune a estes virus, já tomou a vacina não é ? Sinceramente, é preciso ser-se muito cego. Benza-os Deus.