sexta-feira, março 16, 2012

DISCUSSÃO PDM SEIXAL NA ARRENTELA




Hoje (21.30)  realiza-se uma sessão para discussão do PDM do Seixal  na Soc. Filármonica União Arrentelense na Arrentela 


O anúncio da realização desta sessão , é discreto , o que é estranho numa comunidade que tem revelado um elevado grau de cidadania e empenho na defesa da letra do actual Plano Director Municipal, nomeadamente na defesa da letra dessa lei que criou em 1993 uma vasta área de protecção ambiental.


Essa área, a Flor da Mata, é protegida como Mata e Maciço Arbóreo no actual PDM , não é permitido construír , o coberto vegetal é protegido e a lei obriga à sua reflorestação .Entretanto , ao longo destes anos tem vindo a ser um facto , a pressão urbana com visto a alteração de uso do solo para aquele local, com a geração das mais-valias inerentes para "os do costume" .


Face a esta ser uma autarquia CDU (coligação PCP-VERDES) , e ao decidido há cerca de duas semanas no vizinho município do Barreiro para criação de áreas naturais em deterimento do urbano, até porque há nestes concelhos dezenas de urbanizações ao abandono e milhares de fogos construídos sem comprador ou locatário, esperemos que esta câmara do Seixal mantenha e até reforce a protecção ambiental que o PDM 1991 de Eufrázio Filipe ,  já tinha .


Até porque seria uma forma de mostrar que a autarquia do Seixal estava disposta a mostrar que era uma autarquia em defesa das populações e não ao serviço dos interesses imobiliários e corruptos que têm andado a pressionar no sentido de alterar usos de solo para o tornar urbanizável , para já não falar das empresas  que têm andado num afã a registar terrenos ( que não lhes pertecem) em seu nome , num verdadeiro acto de pirataria ou daqueles que se escondem atrás de empresas of-shore.


Isto sem esquecer o atentado ambiental e social que representa a última Parceria Publico Privada a pesar nos nossos impostos e no nosso ambiente a estrada CRIPS , IC32 , que corta a meio a zona verde da Flôr da Mata bem como o Sítio Rede Natura 2000.


Por tudo isto, e ao contrário do que aparentemente parecem pretender, é necessário estar hoje presente na discussão a ter lugar às 21.30 na Sociedade Filármonica União Arrentelense e não no  Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades como tinhamos sido informados.

6 comentários:

Anónimo disse...

Continua muito mal informado A-Sul.

"Dia 16, sexta-feira, às 21.30 horas, na Sociedade Filarmónica União Arrentelense
Encontro com a população
Tema: Reforma da Administração Local/Pelas Populações, Freguesias Sim!"

Ou seja, a iniciativa que vai decorrer hoje na Sociedade Filarmónica União Arrentelense é um encontro com a população com vista ao esclarecimento da população acerca das medidas que o Governo dos seus amigos do PSD/CDS-PP querem implementar contra as freguesias do nosso Concelho.

O Fórum Seixal, no qual se insere esta iniciativa, é promovido pela Câmara e Assembleia Municipal e Juntas e Assembleias de Freguesia.

O próximo debate acerca do PDM realizar-se-á dia 18 de Maio, sexta-feira, às 21.30 horas, em Corroios (local a anunciar)
com o tema da Rede de Transportes Públicos no Concelho e na Área Metropolitana de Lisboa.

Não custa muito procurar e informar correctamente.

De qualquer das formas obrigado pela publicidade.

Anónimo disse...

Já agora..."é discreto"? A propaganda realizada a estes encontros decorre há mais de 2 meses. Até nas bombas de gasolina da GALP encontra cartazes a anunciar estas iniciativas. Você vive em Marte de certeza.

Comércio do Seixal e Sesimbra disse...

Devido a um lapso, o «Comércio do Seixal e Sesimbra» divulgou este encontro como sendo sobre o PDM, mas tal não é correcto, tratando-se antes de um encontro sobre a Reforma da Administração Local.
Pelo facto, pedimos desculpa.

Ponto Verde disse...

O A-SUL reitera e reafirma toda a notícia dada, lamentando que a Câmara do Seixal esteja a querer "discutir" o PDM de forma sub-repticia e secundária.

Lamento também o desmentrido por parte do "Comércio do Seixal e Sesimbra" jornal que muito estimo, mas ma permita fazer o desmentido do desmentido, até porque passo a citar o propósito desta iniciativa da CMS:

" O Fórum Seixal está de volta com uma série de encontros entre os eleitos das autarquias e a população, a decorrer por todo o concelho.

A reforma da administração local e a defesa das freguesias é o mote lançado para os debates com os munícipes, que também vão ter oportunidade de se pronunciar sobre temas relacionados com o Plano Diretor Municipal.

As ações, que decorrem até ao final do mês de junho em vários locais do concelho, promovem a participação da população e das instituições na vida municipal e debatem as estratégias de desenvolvimento do município.

O Fórum Seixal é promovido pela Câmara e Assembleia Municipal e Juntas e Assembleias de Freguesia."

Volto a frisar , citando a informação oficial :

"os debates com os munícipes, que também vão ter oportunidade de se pronunciar sobre temas relacionados com o Plano Diretor Municipal"

Deixando a pergunta :

PORQUE TEME A CMS DISCUTIR A REVISÃO DO PDM COM A POPULAÇÃO ?

Carmo Torres disse...

Caro Ponto Verde,

Permita-me apenas a correcção: não se trata de um desmentido do «Comércio», porque se tratou mesmo de um lapso da nossa parte, como se pode também comprovar pela notícia que já tínhamos publicado online a 24 de Fevereiro:
http://jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2012/02/24/forum-seixal-comeca-hoje-em-paio-pires/, onde é também referida a discussão do PDM em encontros com a população.

Cmps
Carmo Torres

Anónimo disse...

Afinal..o A-Sul informou correctamente!!!
mas...havia quem fosse "bem informado" e que, zelosamente pretendeu desinformar...sobre o que correctamente se pode ler do texto publicado pela Câmara Municipal do Seixal.
De tão zeloso informador, ficamos a saber que a CMS pretende ter por discutido o PDM, sem o anunciar concretamente...mas sob a máscara de "temas", como Rede de Transportes Públicos no Concelho e na à Área Metropolitana de Lisboa.
Artistas!!!!!!