quinta-feira, janeiro 19, 2012

VALISE DE CARTON


Em Portugal não rende

12 | 01 | 2012   
J.L. Pio Abreu
Porque é que nos mandam emigrar? Acho eu que é porque um trabalhador português produz muito mais no estrangeiro do que em Portugal. Perguntem à Senhora Merkel se não os quer lá.
Quere-os e paga-lhes melhor. Ou antes: há-de lhes pagar melhor quando conseguir impor salários de miséria e precaridade de trabalho aos países do Sul. Graças ao Plano Tecnológico, Portugal é um dos países do mundo que mais avançou em produção científica. Temos cientistas de ponta em todas as áreas, em todos os países e até em Portugal. Até nos damos ao luxo de liderar em energias renováveis e exportar alta tecnologia. Quem é que vai perder este maná? Só nós, que nos endividámos para lhes dar formação.
Mas resta saber porque não se rende em Portugal. É um pouco por causa do sol, por causa das 
cunhas, ou por causa da inveja generalizada. Mas quem der uma olhadela pelas estatísticas, pode verificar que, enquanto 18% dos empregados portugueses têm o ensino superior, apenas 9% dos seus patrões o possuem. E quatro em cada cinco empresários portugueses não tem mais do que o ensino básico. Está assim desfeito o enigma: não são os trabalhadores que não prestam, são, sim, os empresários portugueses.
E o que pode fazer um empresário analfabeto? Apenas comércio e empresas de mão-de-obra barata. Para usarem digna e eficientemente os recursos humanos de que podiam dispor, os nossos empresários teriam, pelo menos, de frequentar as Novas Oportunidades. (DESTAK)


NOTA - Eu acrescentaria que o mesmo se passa em muitas das nossas autarquias em que gente iletrada ao serviço sábe-se lá do quê, conduz os destinos estratégicos do país, sobrepondo as suas por vezes incompreensíveis decisões aos técnicos que de si dependem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora bem:
-Quem está actualmente nos poderes...talvez os doutorados do "Ano Zero"?????
-Quem para além de um canudo não teve qualquer nível de competência, apenas poderia encontrar saída na "politiqueirice" e nos tachos!!!
-O que fizeram esses incompetentes perante alguém que minimamente o fosse- Afastam-no!...agora mandam-os emigrar!!!!exportar!!!!
-Há uns dias atrás, em Angola, um ministro aparelhista, para além de já ter aconselhado a emigração dos jovens doutorados....anunciava já a intenção de fazer emigrar as empresas e os meios de produção-"deslocalizar"!!!!!
Há que preservar e assegurar a sobrevivência da mediocridade e da incompetência.