sexta-feira, janeiro 13, 2012

ALMADA , MAIS UM DISPARATE


Em Almada sucesem-se os erros urbanisticos que têm conduzido à morte e desertificação da cidade.

Mais um está em marcha com a pedonização de mais um eixo de circulação , desta feita na rua Cândido dos Reis  que  a própria autarquia reconhece ser a "principal artéria" da freguesia.

Depois de um coboio à superfície no centro da cidade em circulação rápida e em  duas vias, depois de um hibrido urbano a que chamam "zona pedonal" mas onde circulam automóveis, e autocarros para além do dito comboio ,  depois da aberração que é a circulação na Ramalha, vai-se vedar à circulação uma zona sem caracteristicas urbanas para tal , o que terá como consequência directa a morte do comércio tradicional em mais uma artéria de Almada.

O Comercio está mal no Almada-Forum, mas dificultar ainda mais  o acesso ao comércio tradicional é no minimo concorrência desleal.

14 comentários:

Anónimo disse...

A dita obra está parada á pelo menos 2 meses.

Anónimo disse...

Não sei se tem razão no que está a dizer! se formos a ver bem, as transformações que fizeram em Almada-centro são exemplares. Está a trazer mais gente para o centro, o comercio está-se a revitalizar e muitos lisboetas e turistas escolhem Almada para fazer alguns passeios. O metro (direi eléctrico)é uma boa opção na maioria das cidades, o fracasso do metro sul é devido à taxa de sub-urbanização que existe na zona mas esta situação pode mudar brevemente quando as pessoas aperceberem-se que liberdade não é ter o automóvel à porta e utiliza-lo quotidianamente, para tudo. O custo será tão insuportável que iremos agradecer o maldito "comboio".

soliveira disse...

Não sei quem é o comentador anterior mas, ou é poeta ou então é daqueles cegos que só não vêm porque não querem.

Anónimo disse...

Sim sim pricipalmente quem mais se beneficiou com o metro, e tambem com a nossa querida ecalme, fui o forom Almada,porque será não haveria algum acordo debaixo da manga com a emilinha,que nós não sabemos,porque depois de inaugurar o forom se institui o estacionamento no centro da cidade,desde logo a concurrencia é desleal quando tem parqueamento gratis quanto aos visitantes não sei onde estão devem estar escondidos no parque da paz,porque a partir das 5.30 da tarde isto não se nem viva alma,a não ser que tenha que comprar uns oculos especiaes para ver os vesitantes e os turistas.

Carlos disse...

A partir das 5.30 da tarde não há ninguém como não havia anterior ao metro. Em relação à concorrência desleal não percebo!:)

Anónimo disse...

Pois é muito facil,voçê pense
1 autoriza-se uma grande superficie
2 obriga-se os visitantes a pagar parqueamento e se cria uma empresa como a ecalma,quando antes nõa havia isto,facil de entender ou não.

Carlos disse...

Não vejo o centro da cidade e um "shopping mall" concorrentes porque o problema de fundo não está aí.

Anónimo disse...

Sr. Carlos,

Sou comerciante em Almada e posso-lhe assegurar que foi começar as obras do metro, metro deficitario que pagamos todos os portugueses, e as vendas diminuieron um 70%.

Acabada a obra e com o caos de mobilidade, a Ecalma (que nada resolve já que o caos é total) o Fórum aqui ao lado, as ruas esburacadas, as arbores cortadas e a fealdad de pedra e betão, simplesmente as pessoas não poen um pé aqui.

O Sr. já viu em alguma cidade do mundo pedonalizar a única avenida que vertebra uma cidade ?

Bom pedonalizar pedonalizar não, porque por ali circula todo o mundo.

Cumprimentos e bom fim de semana no deserto de Almada porque o fin de semana ainda a menos gente.

Anónimo disse...

Sr. Carlos, esquecime, e o lixo espalhado por toda a cidade, bom cidade não, cada dia e mais aldeia.

Carlos disse...

Não, não é nada normal pedonalizar a Avenida, é absurdo. Mas o metro não impede a circulação automóvel, este meio de transporte até deveria ser uma mais valia para os comerciantes e que pode ser potencializado. O que estou a tentar dizer é que os clientes dos comerciantes de uma cidade são os citadinos e não os suburbanos. Por isso os potenciais clientes são os habitantes de Almada, os Lisboetas e os turistas de Lisboa. É a única maneira de Almada sobreviver, não percam tempo com clientes que nunca virão.

Anónimo disse...

Até parece que quem tinha razão era o velho regime.
Aproveitou a potencialidade do rio para industrias inerentes, manutenção naval, empresas de pesca, carga e descarga de grande porte.

Tudo isto trás grande movimento de pessoas, empresas, negócios, no final, grande vida económica e criação de riqueza.
Agora querem fazer a cidade da água, ao mesmo tempo que a cidade real não tem compradores para as casas vazias, fecham as vias de comunicação impedindo todos,(almadenses e não almadenses), de circular e portanto criar riqueza, fecham vias que até aqui eram estios económicos como em Cacilhas, destruindo-os, pretendem destruir tambem a Capitão Leitão, rua que tem conseguido resistir à ofensiva das grandes superficies, se esta politica não é consciente, para lá caminha.
A criminalização do ato politico errado, a existir, sería aqui em Almada, o exemplo de uma sentença fácil para qualquer tribunal de comarca.

Anónimo disse...

Realmente o metro não impede a circulação automóvel mas torna tudo muito confuso.
Já experimentou conduzir pela Avenida? Sentidos proibidos, voltas e reviravoltas, sem indicações, e quando queremos seguir as regras, vemos os outros seguirem adiante em plena linha de metro e contra todos os sinais. É uma perfeita estupidez, que só vem dar razao a quem diz que se desertificou o centro de Almada para levar as pessoas para o Forum. Se ia fazer uma compra a uma sapataria mas tenho de ir dar uma volta enorme com o carro, se calhar opto por ir ao Forum, para o qual tenho sinalização á farta e até lugr para estacionar sem me chatear com a Ecalma.

Anónimo disse...

esqueçam de lutar por essa pocilga que se transformou almada. fujam enquanto ainda dão alguma coisa pelas casas

Anónimo disse...

Fechou ontem um dos Restaurantes emblemáticos de Cacilhas. O Palhaço, gerido pela Ana com a companhia da sua simpática Mãe, vai deixar saudades. Muitos se vão recordar de lá ter ido. Agora temos de pensar o que fez com que as pessoas deixassem de lá ir. Mau serviço? Falta de investimento no Restaurante? Ou terá sido por culpa de um dono de obra imcompetente que não fiscalizou os prazos de conclusão de obra? Ou terá sido por culpa de um dono de obra que não acautelou a reposição de lugares que foram tirados da Cândido dos Reis? Ou terá sido por culpa de um dono de obra que prometeu a reparação das escadas que dão acesso ao Morro pela zona da CGD e não o fez?

Que vergonha!!!!!!!!