sábado, agosto 08, 2009

A PERNA CURTA DA MENTIRA

Nos últimos posts tem havido uma sistemática e hábil fuga a comentar a razão pela qual a Câmara do Seixal é a única a manter ao abandono as suas praias ribeirinhas, até porque é , no Estuário do Tejo, a autarquia que maior àrea de areal possui .

A resposta é :

- Pura INCOMPETÊNCIA e desrespeito pelos munícipes, embora a desculpa venha sob a forma de agressão verbal e literalmente atirarem areia para os olhos... sobre um tema que de facto os incomoda, dizem "eles" passo a citar :


A-SUL pelos seus leitores (anónimo) :

« Tanto disparate junto !!!!!

A Baía do Seixal é da responsabilidade do Porto de Lisboa, a Cãmara não tem podres para fazer nada na água nem nas margens. Todos os anos para que as margens sejam limpas a Câmara insiste com o Porto de Lisboa para que a autorize a limpar. Se não fosse a insiste
ncia da Cãmara junto do Porto de Lisboa a Baía estava linda, cheia de muito mais lixo !!! A Ponta dos Corvos tem servidão militar concedida ao Alfeite (vejam o decreto). Nem a Câmara, nem ninguem pode construir nada, quanto mais um eco-resort!!! (risos)

Adeus seus IGNORANTES!!! »


Pergunto eu então, da forma mais ignorante possível face a tais iluminados , porque razão assim não é :


- Na Moita onde há areal limpo, estacionamento , infraestruturas de apoio, duches e wc's (imagem abaixo) ?


No Barreiro, onde há areal limpo, estruturas de apoio, duches, areal iluminado (imagem abaixo) ?


No Montijo-Samouco onde há uma piscina, areais limpos, ciclovia , campos de jogos , sanitários, restaurante ... estacionamento (imagem abaixo) ?


Ou em Alcochete..onde há areias limpas, estacionamento, estruturas de apoio...(imagem abaixo) ?


Não acham estranho que só no Seixal a autarquia se desculpe de nada fazer (nem o lixo limpar) nos seus areais ... "por causa da APL " (risos) ?

Nota : sobre as "serventias militares" também as há no Samouco- Montijo (BA 6) e no Barreiro ( Escola Fuzileiros )...

19 comentários:

Outsider disse...

A pertinência do seu post demonstra cabalmente o verdadeiro estado das coisas neste concelho. Agradeçamos então o esforço que a CMS tem feito em prol do seu "Arco ribeirinho" (que é isto !!!??? gíria do Boletim Municipal, ou mais uma muleta do discurso), que começou pelo alindar do espaço em frente à Quinta da Atalaia.

Tudo o resto... passarada incluída é só fumaça...

Que as forças políticas do concelho se organizem... correr com eles deveria ser desígnio e missão, e não passatempo de alguns carolas

Saudações democráticas...

J.S. Teixeira disse...

Mais uma vez o Ponto-Vede tenta atacar o executivo camarário sem ter uma ponta de razão. Tudo isto porque a sua letargia apenas lhe concede a perícia em debitar ideias sem que se façam as investigações necessárias.

Passo a explicar.

Toda a frente ribeirinha do Tejo (entre a torre do Forte de São Julião da Barra e o Bugio, a jusante, até à ponte de Vila Franca de Xira, a montante) está sob a alçada da APL excepto a zona ribeirinha da Cidade de Lisboa (cf. Decreto-Lei n.º 75/2009 de 31 de Março). Decreto-lei que assenta numa abordagem casuística, de exclusão e discriminação, que determina a desafectação do domínio público marítimo de terrenos e outros bens da Administração do Porto de Lisboa, localizados apenas e só na frente ribeirinha da Cidade de Lisboa (António Costa - PS).

Esta discriminação foi rebatida pelo grupo parlamentar do PCP ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 162.º e do artigo 169.º da Constituição da República Portuguesa e ainda do artigo 199.º do Regimento da Assembleia da República, propondo que a desafectação da zona ribeirinha do Tejo fosse global e se aplicasse a todos os municípios.

Conclusão: PS chumbou, PSD e CDS-PP abstiveram-se.

Assim sendo restava às autarquias reivindicar, que o Ministério das Obras Públicas abrisse uma excepção.

Foi aqui que a porca torceu o rabo e deliberou contra o município do Seixal, pela única e simples razão que a zona ribeirinha do Concelho do Seixal possui bens imóveis implantados no Domínio Público Marítimo. Visto que estes imóveis são património da empresa e, consequentemente, fazem parte do seu Activo, estando registados no seu Imobilizado e reflectidos no Balanço num valor de aproximadamente 3 milhões de euros (preços de 1998 e que excluem as infraestruturas marítimas), o Seixal foi excluído.

Espero que fique esclarecido embora não seja da minha competência fazer este tipo de esclarecimentos. De resto estão feitos e justificada a razão pela qual a CM Seixal não pode efectuar qualquer tipo de obra neste espaço.

Para quem me critica por não escrever sobre os artigos do A-sul, aqui fica um exemplo de que isso é mentira. Simplesmente gosto de me informar antes de me pronunciar sobre o que quer que seja.

Podem ignorar como já profetizaram, mas se o fizeram apenas demonstram a vossa cegueira.

Tenho dito.

Anónimo disse...

O MESTRE de culinária cada vez se enterra mais.

Vejam como se defende da sua mentira, com outra mentira que parece dizer que o autor do blog mente, embora não diga que é mentira o conteúdo, verdadeiro do post.

Nem tudo o que querem que pareça é!

Amigos de Amélio disse...

«Toda a frente ribeirinha do Tejo (entre a torre do Forte de São Julião da Barra e o Bugio, a jusante, até à ponte de Vila Franca de Xira, a montante) está sob a alçada da APL excepto a zona ribeirinha da Cidade de Lisboa»

Ao Sr anterior Teixeira .Sabe onde é que fica o Seixal ? O Barreiro? Sarilhos ? Rosário ? Samouco? ou Alcochete ?
Pensa que está a falar com gente estúpida?
Você devia ser acessor era do Isaltino pra ver se o homem se safa, é que você arranja cada desculpa que a do sobrinho taxista fica a anos luz das suas.
Se não tem jurisdição sobre aquela àrea como explica o passeio ribeirinho A.Silva & Silva do Seixal ou o passeio ribeirinho Leclerc da Amora ?
E como explica a demolição do estaleiro da Fidalga ? Ou a promessa das marinas ?

J.S. Teixeira disse...

Anónimo, não iam todos ignorar aquilo que escrevo? Ah...

Esse jogo de palavras é o exemplo mais claro da sua incapacidade em rebater aquilo que escrevo.

Mais uma vez demonstra a sua incompetência no debate político, querendo, ardilosamente, dar a volta aquilo que escrevi.

J.S. Teixeira disse...

Amigos de Amélio,

A área de jurisdição do Porto de Lisboa é definida pelo Artº 7º do Decreto-Lei 336/98 de 3 de Novembro.

Na sua vertente flúvio-marítima abarca uma superfície de 32500ha tendo como limites, a jusante, o alinhamento das Torres de São Julião e Bugio e a montante, Vila Franca de Xira.

Como é óbvio Seixal, Barreiro Sarilhos, Rosário, Samouco ou Alcochete estão compreendidas nesta área.

De longe considerar que quem lê este blogue é estúpido, mas que há alguns que se destacam, lá isso destacam.

Quanto ao resto, não faça afirmações despropositadas. Leia a legislação e encontra as suas respostas. Não seja preguiçoso e espere que lhe façam a papinha toda.

Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

Esqueci-me de referir que, em grande parte, a culpa das coisas continuarem assim, na zona ribeirinha do Seixal, deve-se a não aprovação do PDM. Se está a par desse assunto, vá ler e informe-se e verificará que aquilo que o Ponto-Verde aqui escreve é fruto da preguiça.

Anónimo disse...

Agora é que o Teixeira baralhou isto tudo.
Primeiro a APL serviu de desculpa e agora é o PDM?
E a quem pertencem as antigas instalações da seca na Ponta dos Corvos que a CMS deixou que se degradassem completamente?
É que mesmo podendo aceitar-se essas condicionantes, tudo, mas mesmo tudo pode ser ultrapassado se houver vontade e competência para isso, para além de um verdadeiro espírito de diálogo com as "tais" entidades, as quais se têm manifestado favoravelmente no sentido de contribuirem para o desenvolvimento da Baía.
Mas como não existem projectos mas apenas promessas por parte da CMS, é impossível que seja aprovado seja o que for.
Compreende-se a preocupação do Teixeira na defesa da sua dama, mas não se admite é que queira fazer dos outros parvos.

Tal como ele, tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

Vamos fazer o seguinte e combater a demagogia. O senhor escreveu:

"É que mesmo podendo aceitar-se essas condicionantes, tudo, mas mesmo tudo pode ser ultrapassado se houver vontade e competência para isso, para além de um verdadeiro espírito de diálogo com as "tais" entidades, as quais se têm manifestado favoravelmente no sentido de contribuírem para o desenvolvimento da Baía." (corrigi os seus erros de português)

Como tenciona operacionalizar isto, sobrepondo-se ao PDM, Decreto-lei e serventias militares.

Eu sei que os senhores estão habituados a fazer obras envoltas em ilegalidades, mas isto aqui não é Oeiras (e se disserem que sim, que no Seixal há corrupção, provem lá o que dizem).

Tenho dito.

Amigos de Amélio disse...

AHHH! AHHH! AHHH! Agora a culpa é do PDM , PDM feito pela Câmara , esta é boa !
Mas porque é que as outras Câmaras podem fazer alguma coisa de jeito e limpar o lixo a a do Seixal não?
Então e aquele "restaurante" na Ponta dos Corvos porque é que tem que ser tão mau tão sujo? É por causa da APL ? Por causa do PDM ? Ou por causa do Imperialismo americano?
Ó amigo, passe-se para Oeiras que lá também precisam de tipos como você , que pensam que o povo só não é estúpido para votar em vocês, depois são tratados como atrasados mentais.

Anónimo disse...

Além do bar na ponta dos corvos,propriedade do município,às segundas e sextas feiras a praia da ponta dos corvos é limpa por uma empresa contratada pela Câmara.Se o município não pode fazer nada porque gasta dinheiro na contratação de uma firma para limpar a praia.
A ASAE é que ainda não se lembrou de passar pelo BAR.

Anónimo disse...

Amigos de Amélio a tua casa também é uma pocilga e tu vives lá. Não te vejo a queixares-te à tua mulher que ela lava mal os pratos e não limpa a sanita pah.

raposão disse...

Oh Teixeira
O Ponto Verde não tem razão?

Também acho que não, porque para vocês comunas lixo não é lixo. É decoração e civilização, é requalificação urbana.

Você também é lixo que anda a poluir estas paragens.
Enfie-se num contentor do dito lixo e deixe-se levar para reciclagem paga pelos munícipes porque ainda poderá ser útil ao ambiente no futuro.

Anónimo disse...

O estado a que este concelho chegou não é culpa nem do Porto de Lisboa nem do PDM é culpa de estar a ser governado há 35 anos por uma força política cujos ideais verdadeiros não são os interesses e aqualidade de vida da população mas os interesses partidários e pessoais dos seus militantes. O partido comunista é o grande responsável por no Seixal termos lixo às toneladas em tudo quanto é canto, apenas se limpa a marginal do Seixal para a fotografia e pouco mais, não temos praias com areal limpo, temos a Ponta dos Corvos em perfeito estado de degradação sem que a Câmara faça nada e ainda se desculpa com o Porto de Lisboa. Deixou construir o bar por interesses pouco claros ainda por cima para funcionar naquela imundicie que está à vista e aí não se preocupou com o Porto de Lisboa, não temos estacionamento os carros param em cima dos passeios os peões não têm onde andar, temos a água da baia poluida por esgotos a camara não fez o tratamento dos esgotos temos as zonas históricas das freguesias ao abandono, a camara do seixal não fez nada para a recuperar e manter, pelo contrario está ávida de haver uma casa antiga em degradação para a deixar demolir e fazer a seguir um prédio de vários andares e descaracterizar a arquitectura destas zonas e defender os interesses privados imobiliários, até os transportes públicos não se tem conhecimento que a camara se empenhasse para que prestassem um melhor serviço à população apesar de não ser uma empresa municipal é sempre possível criar acordos e melhorar condições a favor dos municipes, quase não há parques verdes de lazer os que há não tem praticamente arvores nenhumas se algum municipe se quizer sentar no jardim no verão tem se se sentar ao sol porque não há sombras nos jardins, prova disso está à vista no jardim do seixal que a camara arrancou as arvores e agora colocou toldos de pano a substituir as arvores para fazer sombras, a acrescentar a tudo isto ainda temos desta camara comunista facturas de água carissimas e impostos altissimos IMI e IRS. Será que desta camara se podia esperar mais? Não. Com um presidente alcoolico, um vereador do urbanismo analfabeto, uma vereadora dos recursos humanos que nas sua intervenções mais parece ter tirado a licenciatura no mercado da ribeira não há como esperar mais. Precisamos de libertar o Seixal de gente tão incompetente e oportunista para podermos então ver desenvolver-se o Seixal com todas as suas potencialidades.

Anónimo disse...

Correio da manhã hoje:

" Um funcionário da Câmara do Seixal atirou um camião de recolha de lixo contra a casa do presidente da autarquia depois de ficar a saber que ia ser despedido. Segundo o CM apurou, trata-se de um trabalhador de 45 anos, casado e com dois filhos, que terá estado envolvido num incidente, também com um veiculo da autarquia, em Setembro de 2008.
O inquérito terminou agora e, anteontem, quando tomou conhecimento que Alfredo Monteiro assinara o despacho de exoneração, o funcionário "tomou uma atitude desesperada", contou fonte próxima do trabalhador.
Depois de descarregar o camião, dirigiu-se à casa do presidente da Câmara, nos Foros da Amora e, após bater em váriuos carros, atirou o veículo contra o muro da vivenda. A seguir fez marcha-atras e arrancou, mas despistou-se e capotou metros à frente. Ninguem ficou ferido.
A Câmara nega qualquer processo contra este funcionário."

Com toda a prepotência que o presidente da camara exerce tem exercido sobre os funcionários da camara não espanta nada que estas coisas aconteçam. Os eleitos da CDU na Câmara do Seixal são pessoas de formação moral duvidosa e são pessoas autoritárias e prepotentes têm humilhado os trabalhadores têm maltratado muitos trabalhadores têm mesmo enxovalhado trabalhadores que sempre cumpriram o seu dever. Já se esperava que algum trabalhador ou mesmo algum familiar de alguns trabalhadores que têm sido enxovalhados pelo Presidente e Vereadores CDU algum dia viesse a perder a cabeça.
Se houve um incidente com um carro da camara é normal que haja incidentes com quem conduz carros, mas despedir um funcionário com 45 anos com dois filhos numa altura de crise que se vive é muita desumanidade. Será que o incidente foi assim de tanta gravidade? Não me parece, até pela atitude que o trabalhador teve tudo indica que estava a ser injustiçado.

josé disse...

duvida ou constatação

o flamingo foi de férias e levou os anonimos com eles?

agora o que interessa:

existe gente boa no PCP tal como existe noutros partidos e o cerne da questão é mesmo esse, 34 anos de tachos, falta de gente nova na casa dos 30 com novas ideias e com vontade de trabalhar é o que faz falta na politica.

no concelho da moita temos exemplos disso. freguesias em que paraquedistas vindos da margem norte se assenhoraram do poder, nada mas mesmo nada fazem pelas freguesias a que presidem mas que continuam a ser as preferidas pelo partido. razões haverá.
depois temos outras freguesias que, e sendo na mesma pcp, apesar de não fazerem tudo, fazem muito.

o que faz falta no seixal e na moita é alternancia como já aconteceu por exemplo no barreiro.

e quando isso começar a acontecer, na minha perspectiva mais uns 8 ou 12 anos, a coisa muda de figura.

Anónimo disse...

Ao Teixeira... parece que vamos ter que começar a fazer desenhos. Ninguem nega o facto de a APL ser quem tem que fazer algo na baia do Seixal, mas como aqui se diz e bem, a CMS poderia fazer algo tal como outras o fizeram pelo bem estar da população. Assim, vale a pena questionar, porque é que a CMS faz reparações no pontão do Seixal (frente á sede do PCP) que tambem é da APL? será porque os amigos do partido tem la barcos ancorados?
Responda amigo teixeira...mas sem demagogias.

Anónimo disse...

Será que por acaso estão todos loucos? Querem duches nas praias do Seixal? querem fomentar banhos nas praias do Seixal? então não sabem que os resultados das análises ás aguas baneares feitas aqui no Seixal pela delegação de saude interditam-nas para banhos?
Evidentemente que as prais devem estar limpas, se não estão a camara ou as juntas de freguesia devem limpá-las,ou fazer contratos com os "concessionários" que exploram os bares ou restaurantes para que sejam estes a limpar diáriamente as praias. Apesar desta conversa não se esqueçam que as prais do Seixal estão interditas á prática balnear, as pessoas devem saber os riscos que correm quando aí tomam banho.

Maria disse...

ao anonimo de 8/16/2009 02:07:00 PM

Compreendo a sua preocupação, realmente estas águas não estão aptas para banhos.

Nem o estão as do Barreiro, da Moita, do Gaio-Rosário, do Samouco, de Alcochete, que são banhadas pelo mesmo rio, mas isso não impediu a construção ali de infra-estruturas.

Além disso, um espelho de água é sempre atractivo para a população. Por si só deveria ter aqui no Seixal uma maior atenção camarária, mais não fosse com zonas verdes, tal como acontece na Baixa da Banheira, onde não se tomam banhos mas se usufri de uma extensa área verde junto ao rio.

Aqui, a CDU/Verdes pura e simplesmente viraram as costas à baia, que serve apenas para encher a boca nos discursos demagogos...