domingo, agosto 16, 2009

OS PATOS BRAVOS

Mais um oportuno artigo do professor Paulo Morais editado há alguns dias no JN :

«Quem amansa os patos bravos?

2009-08-05

Os construtores civis são quem hoje verdadeiramente manda nas câmaras municipais. Na maioria dos concelhos, não há um único negócio com relevância económica que não passe pelas construtoras e suas associadas.

Nada lhes escapa, a começar pelas obras públicas, sempre caras e por vezes de má qualidade. Os custos com trabalhos extraordinários raramente têm controlo, como o atestam as derrapagens nas contas dos estádios do "Euro" ou na expansão do metro de Lisboa.

São também os imobiliários que dominam os mecanismos perversos e mafiosos do urbanismo, ora construindo sem licenças, ora conseguindo a aprovação de operações urbanísticas irregulares, ou mesmo alterando os planos directores a seu bel-prazer. O edifício do Vale do Galante, na Figueira, ou a Quinta do Ambrósio, em Gondomar, são exemplos bem visíveis deste tipo de práticas e constituem feridas profundas no regime democrático.

E são ainda as construtoras os principais accionistas das empresas de recolha de lixo, hoje detentoras de contratos de concessão a dez ou mais anos. Garantem assim que as taxas de resíduos sólidos pagas pelos cidadãos lhes vão cair directamente no regaço. Muitas empresas do sector do ambiente mais não são do que construtoras travestidas de ecologistas.

Não lhes bastando o domínio do solo, evoluíram depois para o subsolo, numa primeira fase através das concessões de parques de estacionamento. Com a cumplicidade de dirigentes dos dois principais partidos, empresas como a tristemente famosa Bragaparques do corrupto senhor Névoa, dominam o estacionamento das cidades e a sua vontade determina até os fluxos de trânsito.

Avançam ainda para o controlo dos portos, através de contratos obtidos sem concurso, como a prorrogação da concessão do terminal de contentores de Lisboa, oferecido à Mota Engil, do socialista Coelho.

Mas a gula dos empreiteiros não esmorece, a saga continua. A última moda tem sido as parcerias público-privadas para a distribuição de água e saneamento. A maioria destes acordos é um verdadeiro suicídio para os municípios, pois assegura receitas mínimas para o negócio, aumenta escandalosamente os preços e garante lucros para os privados, sendo os prejuízos caucionados pelos orçamentos camarários.

São pois diversas as formas de canalizar recursos municipais para o enriquecimento dos patos bravos do betão. Por este andar, já só falta mesmo os contribuintes pagarem os impostos… directamente às construtoras. »

22 comentários:

Anónimo disse...

É assim, mas nem todos os construtores são os contemplados.

Anónimo disse...

não, aqui no seixal só os que apresentam cartão do partido ou que dão boas luvas aos vereadores. esses até podem tem um bonus e ver os trabalhadores da Camara a fazer umas "obritas" por fora...

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 6h32,

Está com certeza a confundir as empreitadas municipais com os mais de 20M€ atribuídos pelo governo do PS sem concurso às empresas responsáveis pela renovação do parque escolar. Este está provado.

Prove lá agora aquilo que escreveu.

Anonimo das 06:32:00 disse...

ó teixeirinha, já curaste a ressaca?
mas explica-me uma coisa: será que ainda não percebeste que aqui se fala do CONCELHO DO SEIXAL e não de Portugal?
Também queres um desenho??

Vê-lá se te perdes e ainda vais parar ao bar do campo José Albano do S.F.C. que parece agora ser o ponto de encontro dos empregados da camara aos sábados de manhã (só este sábado estiveram lá tres carros da camara e mais de dez empregados, cerca de duas horas).
Se calhar andavam a pintar aquilo... tão bem como andam a pintar as passadeiras no concelho, que nem dão tempo para a tinta secar.
E isto também está provado!!

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 6h32,

O brilhantismo daquilo que escreve é demonstrativo do seu apedeutismo.

Ai fala-se do Seixal e não de Portugal? Então o concelho do Seixal não é Portugal? Ai essa geografia!

Então e diga-me lá em que parte do artigo se fala concretamente do Seixal de forma a que não se possam fazer essas comparações. É que, quanto muito, este texto seria uma alegoria difamatória e demagógica acerca do que a mente envilecida do ponto verde pensa.

De resto acho muito reles criticar dessa forma os trabalhadores da Câmara e depois vir para ai dizer que a CMS maltrata e manipula os seus trabalhadores. Em que ficamos?

Tenho dito.

Anónimo das 06:32 disse...

Pensava que as férias lhe tinham feito bem, mas pelos vistos não foi isso que aconteceu,porque mantém o pedantismo com que saiu.

Afirma que o Seixal é POrtugal. Mas é isso que os seus amigos comunas defendem?? Olhe que não. Olhe que não...
parece que defendem que o Seixal é apenas mais uma ilha de Cabo Verde...

Já agora, carissimo, sinal de inteligencia não é o uso de palavras pretensamente caras.
Inteligencia é reconhecer quando os outros têm razão. e isso é algo que a sua mente é incapaz de realizar, logo apresenta uma grave deficiencia cognitiva (eu também sei falar caro).

Quanto aos trabalhadores, de novo demonstra falta de concentração: onde me viu defende-los aqui? O que relatei foi um facto!!
Mania de perseguição é um dos sintomas da esquizofrenia.

Mais um motivo que o devia preocupar,caro teixeira...

J.S. Teixeira disse...

Sou sem dúvida um pedante, no sentido de formalista. De resto considero que escrever para si é a mesma coisa que escrever uma carta a um calhau.

Em primeiro lugar considero que essas considerações racistas acerca de Cabo Verde, são, mais uma vez, notórias do seu carácter bisonho. Além disso, não foram os "meus amigos comunas" que se referiram ao Seixal como uma ilha de Cabo Verde. Foi o amigo do Sr. Samuel Cruz, o Sr. Milton Paiva (cf. artigo).

Relatou um facto? Os factos decorrem de provas. Onde é que elas estão no seu discurso? Em lado nenhum.

Quanto ao resto do seu discurso, o mesmo fala por si ("falar caro"??? Chama-se PORTUGUÊS, sabe o que é?). O senhor é daqueles "animais" que quanto mais calado está, melhor figura faz. Já compreendo porque é que assina como anónimo. Tem medo que lhe chamem nomes na rua (risos)?

Tenho dito.

Anónimo disse...

Este "tópico" está lindo...

1)...nem todos os construtores são contemplados - mais um que não teve "sorte" e está com azia!

2)...ver os trabalhadores da Camara a fazer umas "obritas" por fora - com todos os ataques que NÓS, TRABALHADORES, sofremos temos de arranjar umas "obritas" porque com os ordenados de miséria não nos safamos!

3)...aqui se fala do CONCELHO DO SEIXAL e não de Portugal - este não é preciso "explicar" basta ler o que escreveu o Bloger

E para ultimo a minha preferida...

4)Quanto aos trabalhadores...: onde me viu defende-los aqui? - Não viram nem devem ver porque esta canalha aspirante a "burguesia" precisava era de uma picareta nas "unhas" para saber o que custa...

Anónimo das 6h32 disse...

Caro Teixeir,só uma passagem para lhe dizer que vá mantendo o "tenho dito" porque falar consigo é uma ofensa aos calhaus que apregoa.

Em todas as suas intervenções pedantes só ainda li disparates disfarçados por palavras caras (o português é a linguagem corrente e você só faz uso desta para tentar desmarcar-se dos que julga serem comuns mortais).

Nem uma unica resposta ao que aqui é colocado.
Não lhe agrada, vá pró seu blogue (porque a minha educação ainda me impede de publicamente e em local alheio, o mandar para onde devia).

Quanto a animal, sou-o e racional, ao contrário de si que se esconde atrás de um pássaro de linda plumagem mas com cérebro de amendoim, o que desde já lhe digo que foi a sua melhor escolha.

Em relação ao anonimato,diga-me por favor onde dá a sua identificação. É que J.S. Teixeira ou Matilda para mim é igual, se não puser a cara onde põe as palavras. Ou julga-se menos anónimo por assinar com um pseudo-nome?
Isso é apenas sinónimo de estupidez, ou a pretensão de julgar que será mais credível que todos os outros.

E por aqui me fico, desde já alcunhando-me de estupido, por ter perdido aqui tempo a dar-lhe resposta. Mas deixo-o com uma citação de um autor, não sei se o conhece:

"Os que sabem dar a verdade à sua pátria não a adulam, não a iludem, não lhe dizem que é grande, porque tomou Calicute; dizem-lhe que é pequena porque não tem escolas. Gritam-lhe sem cessar a verdade rude e brutal. Gritam-lhe: tu és pobre, trabalha! tu és ignorante, estuda!, tu és fraca, arma-te!"
Eça de Queiroz (na Internet, de fácil acesso, entre muitas outras)

Anónimo das 6h32 disse...

ao jeitoso das 8/16/2009 10:56:00 PM

Tu até deves saber muito de picaretas como TRABALHADOR que és.
já agora, aproveita o tempo que estás na internet e vai aprender a interpretares o que lês correctamente e não dizeres disparates, proletário das dúzias.

Ninguém aqui falou em obritas por fora - falei sim de estarem num BAR numa manhã de sábado, já agora fardados, e com TRES carros da Camara. Queres um desenho ou fotos???? Sim, tirei fotos disso e talvez as vá mandar para os jornais... São esses os trabalhadores a defender??????? Só se forem da tua laia.

Anónimo disse...

O que é precupante é a raiva que a oposição têm aos trabalhadores da Câmara.

Vejam bem!

Agora os trabalhadores da Câmara não podem parar para a bucha??

Porra Vcs. são mesmo fascistas!

Anónimo disse...

Claro,
uma bucha das 10h00 às 11h30, num local um pouco escondido e numa manhá de sábado...
Já agora, gostava de ver a folha de horas extraordinárias desse dia e desses trabalhadores...
só cá por coisas...

Anónimo das 6h32 disse...

Já agora, só pra dizer que também tenho as fotos dos caixotes do Lixo atulhados que se encontram na praia frequentada por dezenas de pessoas, apesar dos avisos.
Só as tirei para enviar à camara e perguntar se quem irá retirar o lixo dos caixotes ali colocados pela divisão camarária será a APL ou o PDM...

Anónimo disse...

Porque será que nunca mais se ouviu falar do processo freeport?

Será obra do lápis azul do PS?

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 6h32,

Incrível, a quantidade de palavras que escreve e a nulidade do conteúdo que transmitem.

A sua hipocrisia parece não ter limites. Vem aqui advogar que eu não comento os "posts" mas a única coisa que escreveu sobre o artigo actual foi exactamente para se desviar dele, querendo colocar num plano micro, um fenómeno que foi relatado numa escala macro. Ainda por cima faz acusações sem provas, o que, para além de ser crime, é fruto da estupidez (algo que o senhor parece não negar quando se auto denomina de estúpido).

O meu "pseudo-nome" (a palavra composta está mal empregue e é desnecessária; diz-se pseudónimo) é baseado no meu nome e é tudo o que a si lhe diz respeito acerca da minha identidade. Quando todo o rol de Anónimos que me ofende publicamente se identificar terei todo o gosto em colocar uma foto minha no blogue. Até lá, o desconhecimento da minha identidade da sua parte é, única e exclusivamente, fruto da sua segnícia, já que lhe bastava uma pequena pesquisa no Google para descobrir esse grande segredo (!!!) que é o significado de J.S.

Ah, já agora. Aquilo que o senhor apelida de "palavras caras", eu chamo de utilização correcta da nossa língua. Se o senhor nem é capaz de utilizar um dialecto básico sem cometer um punhado considerável de incorrecções, compreendo o seu desacerto na leitura daquilo que escrevo.

Façamos assim. Faltam pouco mais de 3 meses para o Natal. Peça com muita fé todas as noites antes de dormir e pode ser que o Pai Natal lhe ofereça um dicionário da Língua Portuguesa.

Até lá, vá copiando excertos e não consulte as obras. Pode ser que o tiro lhe saia pela culatra e faça, ainda maior, figura de parvo.

Parafraseando Eça de Queirós e o excerto que citou, "tu és ignorante, estuda!". Um mote que utilizo aqui dezenas de vezes.

Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

Errata:

Onde se lê "peça", devia ler-se "pessa" (do verbo pedir).

Anónimo disse...

Anonimo das 6:32,

1) a questão das obritas não era para ti (sim, neste blog, aparentemente, nem tudo "gira" à tua volta....);

2)Proletário sou, sem vergonha, pois nem todos nascem com o "cú virado para a Lua";

3) Se tiveram no bar 2 horas é abuso, se pararam para comer a bucha acho que fizeram muito bem. Certamente que, se tens um emprego, tambem sais para ir beber um Cafe au Lait e um croissant....

Proletário / jeitoso das 8/16/2009 10:56:00 PM

Anónimo das 6h32 disse...

Ok, pronto, proletário jeitoso encaixo essa, realmente nem tudo gira em meu redor.
Agora um croissant e lait au chocolat não precisam, em lado nenhum, de hora e meia para serem comidos. Talvez a mini com o courato precisem desse tempo...

Anónimo disse...

Ó geitoso das 6:32 conhece a legislação feroz que os governos PS e PSD (capitalistas, meninos da mãmã e papá, que mal nascem lhes abrem conta no Banco) tem aprovado contra os trabalhadores da administração pública e do privado em geral???
Se não conhece faça um estudo, mas sério e comparativo, e concluirá que cada vez mais os trabalhadores portugueses são explorados.
Que para levarem uma treta de salário por mês fartam-se de trabalhar. Pior! Desvaloriza-se o valor do seu trabalho para dar dinheiro aos bancos, directamente e indirectamete (com beneficios fiscais generosos).
As tabelas salariais que ao longo destes anos têm sido aprovadas pelos Governos PS e PSD, só dão para trabalhar efectivamente meio tempo. Na verdade é o que qualquer um neste País faz! Trabalha só por metade, mesmo que esteja no emprego 7 ou 8 horas diárias, não se esforça, porque não está motivado ou porque não se quer cansar muito. E isto aplica-se a qualquer um só que uns disfarçam bem e outros nem por isso. Se não fosse assim este País estaria bem melhor, a começar pelos altos governantes.
A forma de ultrapassar isto e estimular a produtividade é valorizar a força de trabalho. E não me venha dizer que não há dinheiro, os altos responsáveis militares foram agora aumentados cerca de 400 euros.

Anónimo disse...

ó inteligente anterior: e as pressões que os trabalhadores de privados sofrem??
é por isso que tiram hora e meia para o pequeno-almoço num sábado de manhã quando lhes devem estar a pagar horas extraordinárias???

É que esse dinheiro não é dos lucros de uma empresa, mas sim do que tu e eu pagamos de IMI, e de outros impostos.

Eu náo estou para pagar hora e meia de pequeno-almoço.

Tudo o que disseste é só para desviar a atenção, típico dos cumudistas que aqui vêm cagar postasdepescada.
Percebes-te ou queres um desenho???

Leal Neto disse...

Ai estes "desenhadores" que tiraram o curso bem acomodados no interior do colector do esgoto doméstico.

Sim senhor, grandes desenhadores me saíram.

Anónimo disse...

Leal Neto, conheces mesmo bem da casa onde nascestes, o interior do colector do esgoto doméstico, não conheces?
Vê lá, não aparece alguma ratazana por lá e te coma a maezinha...