terça-feira, julho 21, 2009

STOP À CONSTRUÇÃO


Foi preciso chegar aqui, a um cenário de esgotamento de mercado, de desvalorização acentuada do preço das casas , para ver o Presidente da Associação de Munícipios Algarvios , Macário Correia , vir dizer publicamente que "Não há condições para mais construção no Algarve" .

Estou de acordo...mas , há mais de vinte anos , quando as infraestruturas não chegavam para tanta construção, quando se cometeram verdadeiros crimes urbanisticos e ecológicos construindo sobre falésias , ou quando se ocupou espaço do direito público para habitação privada.

- Nessa altura é que gostava de ver este senhor dizer o que hoje assume, com vinte anos de atraso.


A grande questão é que agora lhes toca no bolso. Este ano houve quebras por exemplo em Lagos, de 66% nas receitas relativas ao IMT , comparativamente ao paríodo hómologo de 2008, e a questão é que esta situação não é exclusiva de Lagos, a média das autarquias algarvias ronda os 40% de quebra.

Isto ao mesmo temo que é já assumido pelos autarcas, o facto de haver construção a mais , há espera de ser vendida , o presidente da Câmara de Lagos assume mesmo que "Há quase mil apartamentos de todas as tipologias e moradias novos no concelho de Lagos em condições de ser vendidos, mas faltam compradores "

O Algarve não é caso único, num país que aprovou em sede de Planos Directores Municipais , construção para mais de 30 milhões de habitantes ... isto num País em acentuada queda demográfica.

Muitos são os concelhos da Margem Sul a passar por uma situação idêntica , como é o caso do Seixal. No entanto preparam revisões dos seus Planos Directores Municipais , para ainda mais habitação, até em espaços que estavam salvaguardados para protecção ambiental, isto sem falar nos projectos urbanisticos para o ex. Quimiparque, a ex. Siderurgia ou a ex.Lisnave.


- Estamos todos doidos ?

17 comentários:

Anónimo disse...

Já começou o corte das arvores na rotunda da Escola Paulo da Gama em Amora. Vai uma de cada vez. Está à vista o resto de tronco da arvore recentemente cortada sem qualquer justificação aparente. É impossível que este concelho não comece a ter as maiores taxas de doenças por excesso de poluição e carência de zonas verdes. Autarcas CDU na camara do Seixalsão criminosos na gestão que fazem.

Daniel Geraldes disse...

É o sentido colectivo e de serviço publico desta gente.

Anónimo disse...

Ora Bom Dia António!

Então mais uma vez não discutimos política mas sim fait divers, claro que o que importa é o número de presentes na apresentação de um candidato, e não a falta de presenças num incêndio no Concelho;

claro que não é importante perceber porque é que o comando das operações, de combate ao incêndio deste fim de semana, foi inicialmente de Setúbal e por fim de Almada em vez de ter passado pelo Seixal onde estava localizado o incêndio;


claro que o que importa não é o facto de num discurso de candidatura (que se pretende curto e não maçador) se apontem alguns dos problemas reais do Concelho que se pretendem solucionar, mas sim se essa candidatura alugou ou não autocarros vindos de toda a área urbana para igualar o aniversário do PCP, que, curiosamente, teve o mesmo número de presenças que a apresentação da candidatura da CDU à CMS( é engraçado que pouca interessa se são Jerónimos ou Monteiros, o nº é o mesmo).

claro que não é importante perceber se o candidato, com 3000€ de reforma actualmente, caso ganhe vai até ao fim ou sai a meio para facilitar a sucessão ao melhor estilo dinástico;


claro que não interessa nada saber porque é que saem de Setúbal como vereadores, porque estão cansados, e vêm descansar para a CMS como assessores;

O que verdadeiramente interessa é o absoluto marasmo de ideias, e a manutenção de um poder velho e cansado, que alimenta muitas bocas e puramente se esqueceu da razão principal da sua existência, o Seixal e os Seixalenses!!!

O Cardeal ( Cerejeira)

Ana disse...

Permita-me Dignissimo Senhor Cardeal Cerejeira que me aproveite das suas palavras e as estenda para além do António a todos os Antónios, Josés, Manueis, Joaquins, Joões,Jeronimos, Alfredos, Eufrázios,etc.etc. etc.
Marias, Rosas, Anas, Lucias, Sãos, etc. etc. a todos os homens e mulheres deste concelho tão desaconcelhado em termos politico-partidários.

Anónimo disse...

A justiça em Portugal está nas mãos da CDU, a perseguição a homens honrados do PS e do PSD é obra dos juizes que estão sob as ordens dos comunistas.

Homens como Arlindo Carvalho, o José Neto, o Carlos Guerra, Paulo Pedroso, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, José Sócrates e Vlaentim Loureiro são vitimas dos juizes comunas.

Temos de parar com os juizes comunistas.

Anónimo disse...

é bem provável caro anónimo, se se for ver bem era aquela época das passagens admnistrativas colectivas em RGA e de braço no ar!

Anónimo disse...

Esse neto não é o Leal?

Anónimo disse...

Este Neto é leal ao PS, por isso esta a ser perseguido pelos juizes da CDU.

Temos de colocar juizes que sirvam os interesses dos partidos democráticos como o PS e o PSD.

Temos de acabar com os juizes do PREC.

Anónimo disse...

Temos de acabar é em quem fabrica papel moeda a partir do que devia ser ordenamento do território e protecção ambiental.

BOMBÊRO disse...

O Alfredo Monteiro já terá voltado das férias em Pavil? Ou ainda anda à procura daquela « localidade» para ver se aparece na TV ?
Consta que ontem uns bacanos fizeram uma churrascada e assim que viu fumo o o presidente apareceu para a fotografia.

Anónimo disse...

À CDU fazia falta uma boa oposição, só assim reagiam às incompetências e manifestações de umbigo que muitos dos seus representantes - contrariamente à filosofia ideológica, disfarçadamente continuam a usurpar.
À CDU faz lhe falta oposição interna e consciente dos métodos que usa para escolha dos seus representantes.
A hipoteca de valores do PCP a pessoas com comportamentos capitalistas, terá os seus efeitos, mesmo com uma oposição fraca!
Os votos brancos têm uma leitura!

João Dias disse...

Conheci o Seixal há duas décadas quando dei aulas em mini-concurso nas Cavaquinhas. Ía almoçar com colegas frequentemente ao Fontanário no centro do Seixal.
O Fontanário ardeu disseram-me há uns tempos.
A Baía , a julgar pela imagem , também.
Como é possível que uma Câmara CDU autorize tamanha muralha de betão sobre o rio ?
Tinha uma boa ideia da CDU do tempo do presidente Eufrázio , este de agora, pela imagem junta estragou tudo.

Unknown disse...

A cdu é a mesma coisa que ps e psd.
Se estivessem no governo não havia valentins loureiros nem canavesianos, havia jeronimos, bernardinos e companhia.
aliás como em tudo oresto o importante são as pessoas não as cores politicas.
Corrupção? basta haver poder.

Anónimo disse...

Doidos estão os Srs. com este bta abaixo contínuo. Perdem todo o bom senso!!!

Não viram ainda o que é obvio??? centenas de pessoas disfrutam da obra que a Câmara tem feito de valorização da Baía que é lindissima.

Os Srs. contestam o quê?? Contestam as obras que as pessoas adoram?? Então os Sr. estão contra as pessoas e os seus anseios e necessidades.

Deixem-se de tretas, deixem-se de bota abaixo!!! Quais são os vossos projectos? NEHUM, para além de serem maldizentes.

Anónimo disse...

Esta é brilhante, há muito tempo que não lia uma destas :

«Os Srs. contestam o quê?? Contestam as obras que as pessoas adoram?? Então os Sr. estão contra as pessoas e os seus anseios e necessidades.»

- As pessoas adoram...obras !!!
- As obras respondem aos seus anseios e necessidades !!!

. Então porque estão aqueles prédios por vender ?

. Então porque estão as pessoas sem poder pagar os seus empréstimnos?

. Então porque é que as pessoas vêm o seu património desvalorizar ?

Anónimo disse...

Finalmente há dois candidatos não CDU que estão a fazer as hostes tremer que nem varas verdes.

O PSD deixou de ter o controlável e previsível "laranja" Manuel Pires.

O PS deixou de ter o Ricardo Ribeiro que conseguiram queimar e alguém com imagem , carisma e ideias a anos luz de Meneses Rodrigues.

Finalmente há alternativas à propaganda e à Máfia da CDU finalmente há outros meios que a CDU não controla.

E já ninguém lê o Boletim Municipal!

Por isso a CDU anda de cabeça perdida e a contra-informação das últimas semanas na blogosfera denuncia-o.

Anónimo disse...

O Sócrates que reduza a carga fiscal às familias e aos empresários, crie os tais 1500000 mil empregos, a EDP que não venda a electricidade caríssima, a Petrogal que reduza os lucros e ponha o combustível mais barato, o governo que incentive a agricultura e a pesca para que os alimentos sejam mais baratos, não deem tanto tanto dinheiros aos bancos e ás grands empresas, etc....

E as pessoas de certeza que iveriam bem melhor e podiam ter habitações, saúde, educação e uma qualidade de vida mais digna.

Alterem-se as politicas nacionais para que as pessoas sejam realmente importantes.

DEixem-se de demagogias baratas, a culpa não é da CDU, é dos governos de PS e PSD que tem aplicado politicas nacionais erradas.

A culpa não é da América, nem do Petróleo, a culpa é das politicas PS e PSD completamente erradas.

A prova é que as pessoas que vivem dos seus trabalhos, pertencentes à classe média e baixa, nunca viveram bem em Portugal, e cada vez vivem pior!!!!

Sejam sensatos, falem a verdade ao povo.