domingo, julho 05, 2009

O AMBIENTE CRIATIVO



Sabemos que as propostas culturais na margem Sul são escassas e panfletárias . Sabemos que não temos salas de exposições , teatros ou outros equipamentos culturais ao nível exigivel pelo aumento da população. Só o número de salas de Cinema tem aumentado graças à iniciativa privada e ao crescente número de Centros Comerciais entretanto surgidos , contrastando com a quantidade de salas tradicionais fechadas nas zonas urbanas .


O que se promove é sempre o mesmo, foguetes , musicos populares pagos a peso de oiro , feiras e romarias. Depois há aquelas iniciativas de regime que consomem o grosso do orçamento , o reactivado Seixal Jazz ou o Festival de Teatro de Almada... a Festa do Avante.

Temos depois as actividades culturais "radicais" , o Seixal Grafiti , as paupérrimas exposições de pintura na Avenida principal das Paivas no Seixal , temos depois as Feiras do livro (Paivas , Alhos Vedros ) .

É este o cenário cultural estalinista que vivemos de há muito tempo - demasiado - a esta parte . Não há um museu (com verdadeiro estatuto) , não há galerias de arte nem salas de exposição com uma programação abrangente e "democrática" . É nesse cenário que o A-SUL recebeu há dias a seguinte carta aberta , remetida ao director do Jornal do Seixal por Julio Almas (link) , e que a seguir se publica :

«Tenho visto anunciado nos meios de comunicação social (jornais, blogues e o Boletim Municipal), notícias de índole cultural das mais variadas personalidades do nosso concelho. A esses os meus parabéns pelo seu trabalho.

Recebi à uns tempos atrás, pelo Boletim Municipal, a noticia de que um jovem designer deste concelho tinha sido seleccionado num concurso internacional de Design. A esse jovem os meus parabéns.

É necessário, senão urgente, anunciar que do nosso concelho, também nascem e crescem pessoas que demonstram qualidades culturais.

Os artistas do nosso concelho devem ser reconhecidos como exemplo de trabalho e perseverança. Devem os nossos jovens ter como exemplo, quem opta pela via académica para concretizar os seus sonhos e é bem sucedido.

Sendo na minha humilde pessoa, artista e funcionário de administração local (assistente operacional), munícipe à 18 anos, venho expressar a tristeza de ser um ilustre exemplo desconhecido para os jovens deste concelho.
Sei que tenho mais obras em acervo de Gravura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, do que qualquer artista desde a década de 50. De que estas servem de exemplo e divulgação para todos os jovens da Academia.

Sei que venci um dos mais difíceis dos concursos internacionais de Gravura em 2008 (PREMIO INTERNACIONAL DE GRABADO “MAXIMO RAMOS”).
Sei que fui em 2007, seleccionado para a Estampa (a maior mostra de Gravura do mundo).

Sei que em 2004 fui convidado para representar Portugal na BIENAL INTERNACIONAL DO DOURO.

Com isto e mais algumas conquistas, decidi despender algum do meu tempo a construir um blogue, a anunciá-lo por todos os meios de comunicação social do concelho.

Como já deve ser claro, não o fiz pelo protagonismo. Fi-lo pela consciência de que tendo conseguido construir toda esta carreira artística, o devia a todos os que me apoiaram e com os seus esforços financeiros, me proporcionaram um percurso académico e tudo o que daí advém (os contribuintes).

Fico triste por saber que dos poucos blogues que demonstraram algum interesse em divulgar os meus trabalhos, foram sucessivamente apagando os registros da sua existência.

Triste por ver jornais que na sua ignorância, suprimem informação de interesse público, pois nem me passa pela cabeça, razão diferente. E, nem pense o senhor director de que me vende a ideia do desconhecimento, pois esse é o seu trabalho como jornalista.

Não peço ao senhor director que gaste meia coluna com o meu trabalho, pois não penso ser a conquista de um prémio internacional de arte, ou o recém terceiro lugar noutro, algo mais importante que a noticia de um concurso municipal de fotografia (obras fotográficas que ainda não tive oportunidade de as vislumbrar no Boletim).

Longe de mim pensar que o ensino a fazer o seu trabalho.
Acredite o senhor director de que acho ser o seu trabalho e o dos seus colegas da comunicação, um total descrédito para o desenvolvimento do concelho.

Mas peço-lhe encarecidamente que nalgum dos próximos meus sucessos, o divulgue. Nem é necessário mencionar o meu nome. Basta-me saber que chega aos nossos jovens munícipes a mensagem de que alguém deste município, com o esforço do seu trabalho conseguiu o máximo reconhecimento.

O Concelho do Seixal não é exemplo da vanguarda cultural em Portugal, mas, infelizmente, está nas mãos de pessoas como o senhor director, dar o exemplo de que aqui se trabalha e estima quem trabalha, por e neste concelho.

Encarecidamente pelo desenvolvimento sócio-cultural do nosso concelho.
Atentamente,
Júlio Almas »
---------------------------------------------------------------------------

Nota : a obra que ilustra este post é do autor da carta, a quem endereçamos votos de muitos sucessos artisticos e do merecido reconhecimento , pode saber mais sobre o autor, aqui : Julio Almas (link) .

8 comentários:

Anónimo disse...

Com a falta de políticas correctas em todas as áreas da sua governação precisamos todos de nos reunirmos com muita urgencia num dos projectos alternativos. E nesse campo, o do PSD é o único.
Respondi ao desafio do seu candidato e vi no blogue dele as muitas propostas que tem apresentado e embora ainda não tenha visto o seu programa, nem de nenhum outro partido, penso que o que trabalhou merece o meu voto.

Anónimo disse...

Fora a recente criada Feira da Terra... que por sua vez criou uma nova associação no Seixal, a AMIDS - Associação Multidisciplinar para a Inclusão e Desenvolvimento Sustentável - http://amids.org/ ...

Esperemos que não se torne mais uma associação controlada pelo PCP/JCP/CDU...

Que até vão de encontro a este tópico do A-Sul de hoje...
"São objectivos da AMIDS:
(...)
h) Intervenção através da Arte;
(...)"


Esperemos para ver as propostas que eles irão fazer para o desenvolvimento sustentável no Seixal, para além duma Feira todos os anos... mas se a formação desta associação foi a partir da Feira da Terra do ano passado que teve e terá sempre um grande apoio da CMSeixal...

Esperemos para ver o que sai de lá... Quando completar uns 5 anos de existência depois falaremos sobre o desenvolvimento sustentável desta AMIDS...

Anónimo disse...

Se a tal AMIDS estiver para o desenvolvimento sustentável como a AERPAS está para o ambiente - que explique-se AERPAS é uma associaçãop de areeiros que se diz reconhecido pela autarquia, que é uma associação ambiental - então estamos conversados.

cidadao disse...

É como a história do museu Cargaleiro em projecto de Siza Vieira. Uma miragem!

Anónimo disse...

Note to President Obama: Want to Fix the Schools? Look to Portugal!


http://www.huffingtonpost.com/don-tapscott/note-to-president-obama-w_b_220198.html

Anónimo disse...

No concelho do seixal só é divulgado e merece espaço para exposição quem tem cartão do Partido.
E isto não é uma fantasia, mas foi a resposta dada a um artista plástico do concelho quando inquiriu os serviços sobre a possibilidade de fazer uma exposição, dada por um "amigo" do executivo camarário.
Mas nem era preciso ir tão longe, basta ver a agenda municipal e ver os nomes constantemente repetidos das "galerias" do concelho...
o mesmo acontece com os pseudo-concursos de fotografia (já se esqueceram do ano em que, em Corroios, os participantes, convidados para a entrega de prémios se retiraram com as respectivas familias, depois de protestarem contra a escolha do vencedor?)
Ou um outro concurso, onde participaram apenas tres pessoas e ganhou, adivinhem, um reconhecido amigo da câmara...
Estes sao os assuntos que o "departamento da cultura" esconde de todos!!

Anónimo disse...

Já agora, só mais uma achega cultural.
Há uns anos, a câmara abriu concurso para um fotografo.
Um dos itens para concorrer era ter realizado uma exposição (não os anos de trabalho, não a experiencia e trabalhos publicados, apenas uma exposição).
Adivinhem - o fotografo que já estava de serviço na Camara conseguiu, de uma semana para outra, uma exposição na biblioteca da Amora... apenas com fotos dos barcos do Seixal, tiradas numa tarde soalheira...
Outra adivinha: outros fotografos pediram espaços também ao departamento cultural, para poderem responder a essa absurda exigência.
Resposta: não havia espaço nem agenda.
Ultima adivinha: quem ficou com o lugar???
Và lá, não é assim tão dificil...
Isto embora a Câmara continue a pagar a fotografos independentes e a uma empresa do concelho por trabalhos, e a pagar a peso de ouro, além da equipa que tem para fazer o Boletim...
E depois vêm aqui certos tipos a defender esta gestao CDU no concelho. Só podem ter lá tacho ou desconhecerem por completo estas coisas...

SEIXALENSE ATENTO disse...

Há anos que ando a desafiar o elenco CDU da Câmara Municipal do Seixal a deixar de jogar na propaganda barata e tornar-se mais eficaz em vários assuntos tão fáceis de resolver. Hoje vou voltar a insistir com a questão da limpeza da Baía. Com centenas de funcionários esta Câmara ainda não conseguiu arranjar uma pequena equipa para correr (pelo menos quinzenalmente) a orla da Baía do Seixal, fazendo uma limpeza dos lixos que se vão acumulando pelas marés constantes. Lembro-me que quando se realizou o Campeonato Europeu de Vela, aí sim andaram várias patrulhas da Câmara a limpar à pressa toda a orla da Baía. Claro que vinha aí a imprensa e "vai de esconder o lixo debaixo do tapete". Hoje enquanto fazia o meu passeio matinal vi um Grupo enorme de Escuteiros a fazer esse trabalho na zona da Torre da Marinha. É agradável verificar que o poder popular consegue ultrapassar sem cinismo o tal Poder Local que alguns apregoam como dos melhores do País. Fiquei a pensar que será que os Escuteiros do nosso Concelho tomaram esta iniciativa para "agradecer" aos funcionários da Câmara social-fascista que por duas vezes seguidas impediram esses Escuteiros de realizar umas sardinhadas na Festa de S. Pedro no Seixal ??
Consegui verificar hoje que a maldade paga-se com a humildade. Se toda a oposição actuar nas "barbas" deste social-fascismo o mesmo vai afundar. É preciso actuar mais e demonstrar o que não foi feito em 35 anos de poder absoluto.
Limpem a Baía e vão aproveitando para limpar a mente !!!