sábado, julho 18, 2009

A DÚVIDA ADENSA-SE


Ainda na passada quinta-feira questionava-se aqui sobre o fim a que estavam destinados os terrenos da envolvente do parque de Campismo do Pinhal do General . Ontem a notícia do dia acabou por ser o incêndio de grandes proporções que deflagrou a meio da tarde naquela zona e que levantou outras questões como seja o ordenamento e limpeza de acessos, bermas de estrada e espaços florestais.

Comentários aqui deixados voltam a questionar « o que realmente se passa administrativamente neste local que há pelo menos 15-20anos está no estado em que está, que eu me lembre... ruas definidas, passeios, esgotos, candeeiros…» e também onde estavam os mais altos responsáveis autárquicos numa situação tão delicada «O parque de campismo foi evacuado pelo o que disseram a notícias da SIC e da TVI... as casas estiveran em perigo... e o Presidente da CMSeixal onde andava? A olhar para a Baia do Seixal? »

A TSF referia ontem na sua cobertura daquela situação

«Mais de 200 bombeiros combatem, esta sexta-feira, um incêndio em floresta em Fernão Ferro, no Seixal, junto à panificadora Pavil.

À TSF, o comandante António Gualdino disse que o vento está a dificultar o trabalho dos bombeiros.


De acordo com informações da Autoridade Nacional da Protecção Civil, na sua página oficial, 210 bombeiros combatem o fogo, apoiados por 63 viaturas e um helicóptero.
O incêndio em floresta teve início por volta das 16:30.

Entretanto, por volta das 20:00 horas, António Gualdino, comandante do centro distrital de operações de socorro de Setúbal, disse que o fogo de grande dimensão já não está a ameaçar casas.


No entanto, há uma frente que ainda lavra com «alguma intensidade», adiantou, acrescentando que o trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelo vento e pela falta de limpeza da floresta. »
____________________________________________

Actualização 20.00

Fogo voltou a reacender-se esta tarde progredindo para o concelho de Sesimbra.

18 comentários:

Anónimo disse...

DECRETOS-LEI QUE DEFINEM AS COMPETÊNCIAS DUMA CÂMARA MUNICIPAL EM RELAÇÃO AOS FOGOS FLORESTAIS:

Decreto-Lei que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios
http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/dudf/legislacao/decreto-lei-no-124-2006-de-28-de-junho

E a sua actualização em 2009:
http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/dudf/Resource/ficheiros/legislacao/DFCI-DL17-2009-01-14.pdf


DEIXO UMAS PISTAS:

Artigo 10.º
Planeamento municipal de defesa da floresta contra incêndios
Ponto 3 — A coordenação e a gestão dos PMDFCI compete
ao presidente de câmara municipal.

Artigo 42.º
Elaboração e revisão dos planos de defesa da floresta contra incêndios


ANEXO
Critérios para a gestão de combustíveis no âmbito
das redes secundárias de gestão de combustíveis

Artigo 3.ºb
Ponto 2 - atribuições das comissões municipais

Artigo 3.ºd
Composição das comissões municipais

----------------------------------------------------


Sabendo que depois dos grandes incêndios de 2003, foram elaborados vários decretos-lei e portarias relativamente aos incêndios florestais, o que tem feito a CMSeixal neste âmbito?

Cumpre a CMSeixal com a legislação nacional?

Qual a responsabilidade da CMSeixal neste incêndio que pôs em perigo residências e um parque de campismo?

O que a CMSeixal tem feito relativamente à preservação dos poucos povoamentos florestais que tem?

Tem a CMSeixal um Gabinete Técnico Florestal a funcionar?

----------------------------------------------------

Os vizinhos do Seixal e de Almada:

http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=318&id=11261&idSeccao=2550&Action=noticia

http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/bombeiros.htm

http://www.mun-montijo.pt/pt/conteudos/municipio/Gabinete+de+Protec%C3%A7%C3%A3o+Civil+e+GTFI/Gabinete+T%C3%A9cnico+Florestal+Intermunicipal/


----------------------------------------------------

Se não tem GTF qual a razão, se a legislação para a constituição dos mesmos, vem já desde 2004... logo após os grandes incêndios...

Ah já sei a CMSeixal distraiu-se a olhar para a Baia... fazendo os outros olharem também, virando costas ao resto... e a CMAlmada agora só olha para o Cristo-Rei com os seus 50 anos… também se tem distraído, está visto…

Desde 2004, sim 2004, está previsto um GTF Intermunicipal Almada/Seixal... a razão de ser juntos deve-se há pouca área florestal que possuem comparativamente com os concelhos do norte do país...

O que têm feito estas 2 Câmaras relativamente aos incêndios florestais para cumprir com a legislação nacional?

Anónimo disse...

Então mas esteve ou não o Presidente Alfredo Monteiro presente neste incêndio a dar apoio à população que desesperava ao ver as chamas a aproximar das suas casas... e os turistas que estavam no parque de campismo qual a impressão que ficam da gestão das florestas por este concelho, voltarão ao parque de campismo? Voltarão ao Seixal?

Eu lembro que sempre que há um grande incêndio está sempre presente no teatro de operações, o presidente da câmara... aparece sempre ele a falar depois ou antes do comandante distrital das operações de socorro quando dá na televisão...

Como é que é mesmo? Compete ao Presidente da Câmara do Seixal, a coordenação e a gestão dos planos de defesa da floresta contra incêndios... não deve ser o do Seixal...

O Presidente da Câmara do Seixal só aparece em simulacros de sismos... não se suja muito e é tudo a “brincar” e como tal sabemos que no final o Seixal está na vanguarda e que foi feito um investimento, blablabla patatipata….

Quando as coisas acontecem mesmo… em que é preciso dar apoio à população, nem que seja com a simples presença, não se vê viva alma… “ai que sujo o fato, fico com os pés a escaldar das brasas e fico a cheirar a fumo”… Já nem peço que pegasse em alguma enxada ou num ramo duma árvore e ia combater o fogo como fazem os presidentes de junta de freguesia e de câmara do norte do país… bastava a presença… deve ser algum peso de consciência…

Anónimo disse...

O Sr Dr Teixeira já respondeu a isso, diz que o Presidente esteve lá, tenho de ver disso, pois da zona onde estava não o vi… devia ser do fumo...

Os bombeiros é que não foram só do Seixal e Sesimbra... vieram de Lisboa também, e de certo da Amora... 2oo e tal bombeiros...

Já sabemos que a culpa é dos incendiários, esses malandros de pirómanos, verdadeiros Neros... fora claro a beata pela janela do carro, a queima dos restos das podas do jardim, o carapau e as febras no fogareiro, etc...

Juntando a isto os incêndios encomendados... em zonas de possível construção de bairros sociais por cima de regimes de protecção ecológica...

Mas neste caso a verdadeira culpa foi do vento...

Já alguém ouviu falar no Triângulo do Fogo?

Pesquisem no Google e depois vejam onde a CMSeixal devia ter trabalhado na prevenção... cumprindo o seu dever perante a legislação nacional…

Juntando a essa falta de prevenção, podemos juntar mais coisas ao barulho... nomeadamente a questão de que porquê aquela zona está assim há tantos anos? Porquê que passados 15-20anos aquela zona continua ao abandono? Porquê que todos os anos há fogos naquela zona e a CMSeixal não actua?

Terrenos privados? Negócios do Xavier de Lima? Qual a razão de a CMSeixal não actuar?!?! são 15-20anos se não for mais...

---------------

PROPOSTA:
Transformar toda aquela zona numa imensa zona verde com árvores e arbustos de espécies autóctones, e deixem lá as palmeiras nos trópicos, tentando colocar lá o que existia antes no Seixal/Margem Sul, antes da urbanização louca e sem controlo... Criar um Parque urbano, biológico, ecológico, eu sei lá, chamem o que quiserem...

ESPEREM, CHAMEM O QUE QUISEREM, NÃO!!! RESPEITEM PELO MENOS A LEI NACIONAL…

Lendo a definição de Parque Natural exposta no site do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade - ICNB, instituição que tutela a Rede de Áreas Protegidas em Portugal, e vendo o mapa lá exposto SÓ dos Parques Naturais representados e georreferenciados…

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Áreas+Protegidas/Parques+Naturais/

Resolvi dar-me ao trabalho e fiz uma breve pesquisa que partilho, pois há uns anos que algo me faz confusão, então apresento uma lista dos Parques Naturais existentes em Portugal e a sua respectiva área de ocupação… Ou seja os que estão legalmente definidos em Decreto-lei…

Estas áreas têm gestão do ICNB

PN da Arrábida com 10.800 ha
PN da Ria Formosa com 18.400 ha
PN da Serra da Estrela com 101.000 ha
PN da Serra de S. Mamede com 31 750 ha
PN das Serras de Aire e Candeeiros com 38.846 ha
PN de Montesinho com 74229 ha
PN de Sintra-Cascais com 14 583 ha
PN do Alvão com 7220 ha
PN do Douro Internacional com 85 150 ha
PN do Litoral Norte com 8887 ha
PN do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina com 131 000 ha
PN do Tejo Internacional com 26 484 ha
PN do Vale do Guadiana com 69.600 ha

Fui então fazer uma busca em termos de Áreas Protegidas mas em vez de terem a gestão do ICNB são as Câmaras Municipais que fazem a gestão… são a maioria das chamadas Paisagens Protegidas…

PP de Corno do Bico com 2.175 ha
PP da Serra de Montejunto com 4500 ha
PP das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos com 350 ha
PP da Albufeira do Azibo com 4.897 ha

Mapa com todos os tipos de Áreas Protegidas do nosso país
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:%C3%81reas_protegidas_de_Portugal

---------------

Esta conversa toda porquê, perguntam vocês…


A CMSeixal conseguiu fazer algo único a nível nacional que foi juntar isto tudo e concentrar tudo e mais uma vez dar migalhas à população…

Ou seja conseguiu ter um Parque Natural (que não está publicado em decreto-lei) com Gestão Municipal e a ocupar o menor espaço possível…

O PARQUE NATURAL DA QUINTA DO SERRADO na Amora com uma área de 2 ha…

http://www2.cm-seixal.pt/pls/dseixal/web_clipp_municipal.clipp_get_html?xcode=1181499

Tirem as vossas conclusões...

Parece algo como haver um Flamingo e um Grupo Flamingo... a táctica parece similar...

Bombeiro da Amora disse...

Têm de arranjar incêndios para anter do almoço, a agenda presidencial para aquela hora recomenda estar longe de uma fonte de ignição. Senhor Teixeira prove o que afirma. É que parece que o D.Sebastião ninguém viu.

Jorge Pietta disse...

Presidente de Camara? mas o Seixal tem Presidente de Camara?

Anónimo disse...

Não sei se a questão é se foi visto ou se se fez ver?
A única questão QUE SE QUER "VER", é se cumpriu ou não a lei, ou o que a lei o obrigava!

Anónimo disse...

Mais que um presidente O Seixal tem na sua frente pessoas que lutam por um concelho de boas referências!

E Isso tem custos para o PS/PSD, que nem coligados na calúnia conseguem vencer.

Anónimo disse...

Vários reacendimentos... começou de novo...


http://www.prociv.pt/CNOS/Pages/ListaFogos.aspx

Anónimo disse...

Hoje sim o Presidente da CMseixal está no local...

http://www.prociv.pt/CNOS/Pages/ListaFogos.aspx

18/7 16:50 Presidente da Câmara de Seixal no local



Um dia de atraso só...


E agora que o incêndio está no concelho de Sesimbra, ele aparece...

Anónimo disse...

18/7 17:27 Accionado 3º Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais de Lisboa.

18/7 17:45 Accionado 2.º Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov.

Bombeiro da Amora disse...

Hoje novo reacendimento do fogo do Pinhal do General Jorge Oom , será para Alfredo Monteiro aparecer nas notícias ? Às 20.00 vamos ver !

Anónimo disse...

http://www.prociv.pt/CNOS/Pages/ListaFogos.aspx

18/7 19:11 Policia Judiciária no local.

Exacto foi mão criminosa...

De quem deu autorização para urbanizações que não se concretizam e depois deixaram-nas ao abandono durante décadas... Que todos os anos há fogos florestais...

E que nada fazem, não cumprindo a Legislação Nacional... Sim há mão criminosa...

Os proprietários florestais do concelho do Seixal e de Sesimbra, pertencentes à Herdade da Apostiça e à AFLOPS bem podem pedir contas à CMSeixal, pelos seus povoamentos terem sido reduzidos a cinzas...

Hoje vou de propósito às Festas de Fernão Ferro... a abertura é feita pelo Presidente da CMSeixal... quero ver o que ele vai dizer...

Já se sabe que a solução do Pinhal do General não arder mais é urbanizar será com alcatrão e cimento, assim não há incêndios florestais...

A questão é que se esquecem que o ambiente gera muito mais dinheiro se bem aproveitado... pois mais facilmente o mercado de turismo ambiental recupera, do que o do alojamento... quantas casa estão vazias mesmo? E agora pergunto se as pessoas não tem dinheiro para fazer férias fora, e têm medo de andar avião por causa de gripes... onde acham que vai gastar o dinheiro?


Tirem as vossas conclusões consultando o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/849C49CD-765B-4516-92AB-4E1DA5B7DE15/781/PlanoTurismo.pdf


Zonas florestais como vêem não tem nada para oferecer... falam da Quinta da Fidalga mas no Parque Natural da Quinta do Serrado não falam como é possível?!?! O Seixal tem um Parque Natural com os seus 2ha… e eu a pensar que aqui na Península de Setúbal só havia o Parque Natural da Arrábida… e não se fala do Serrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, que incompetência dfa CMSeixal, esqueceram-se do Parque Natural...

E a pouca vergonha de falarem no Sapal de Corroios como oportunidade de turismo, que hipócrisia... agora só se for para ver uma piscicultura que o destruiu...

Anónimo disse...

18/7 20:10 Governadora Civil de Setúbal no local

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/conteudo/13974-uma-das-frentes-do-fogo-no-seixal-ja-foi-circunscrita

Será que o Presidente da CMSeixal vai discursar nas festas de Fernão Ferro a cheira a fumo?

Anónimo disse...

18/7 20:42 Incêndio circunscrito às 20h42

Anónimo disse...

Sabem o que é que é triste? É eu ter praticamente a certeza que as pessoas deste concelho têm a enorme lata de voltar a votar nele.

Anónimo disse...

"Por cá, o salário bruto de um docente passa dos 97,3% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita no início da carreira para os 282,5% quando esta chega ao fim, um valor superior ao verificado na Alemanha - passa de 108,9% para 209,1%. É por isto que não querem ser avaliados." Retirado de um blog da Pieta (Peta) aqui do seixal....xuxialista.
Que socretino!!

Anónimo disse...

Gostei de estar com os meus colegas bombeiros do Seixal no jantar de apoiantes da CDU. Tive que me ausentar do jantar cedo mas tive a possibilidade de dar o meu apoio pela 1ª vez aos candidatos da CDU.

Fiquei deveras impressionado com a expressiva moldura humana presente.

Quanto ao fogo que infelizmente deflagrou no nosso concelho a resposta foi excelente por parte dos soldados da paz, graças tambem ao trabalho desenvolvido pela CM do Seixal.

O meu agradecimento ao presidente Alfredo Monteiro e ao vereador Manuel Pires.