quinta-feira, julho 23, 2009

CORRUPÇÃO EM PORTUGAL 2



Sobre a Corrupção João Cravinho referiu , sem mais comentários :

« O cerne da corrupção é hoje de origem política , quer dizer, o cerne da corrupção está no aspecto político.

E os corruptores funcionam em rede mais ou menos organizada . Portanto, a realidade é esta . Qualquer sistema que tenha como ambição controlal efectivamente a corrupção tem de ter um sistema de prevenção muito forte , os chamados planos de prevenção , estes planos de prevenção eram uma peça essencial que o Partido Socialista , a direcção do Grupo Parlamentar rejeitou por completo e , agora , estou a vê-los em aplicação , com muito gosto aliás , porque, de facto, se queremos ser sérios , tem de ser assim. portanto é trabalhar.

Mas devo dizer que continua a lacuna fundamental , essa lacuna fundamental , é a responsabilizaçãao da Assembleia da República e do Governo na luta pelos resultados da luta contra a corrupção , porque falta o sistema que eu propuz e que resolvia esse sistema .

Porque é que foi rejeitado ?

Uma interpertação que, por exemplo ,a Drª Cândida Almeida deu, é que o poder político não legisla contra si próprio. É isto doloroso, mas é verdade .»

Também a Eurodeputada Ana Gomes se referiu a esta questão (link ) , afirmando que « O combate à corrupção "nunca esteve na agenda dos governos nas últimas décadas, porque nunca existiu vontade política", e as recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) "são muito animadoras" »

15 comentários:

Anónimo disse...

A pardaleca BabyT aparece de repente muito preocupada com a Contestação Popular ao Proc 2/M/00-Flor da Mata movido contra a Câmara Municipal do Seixal.
em
http://fradescontestam.blogspot.com/

Certamente iremos notar a sua ausência, pois vai dedicar a sua argumentação no auxilio ao assessor proletário paga pelos munícipes a peso de ouro.
Em que papos de aranha se meteu o o "Sr.Vereador"(O Provedor de Justiça manuscreve...e bem grosso) , nessa de manter a todo o custo os seus compromissos com os seus amigos patos bravos.
HÁ as vezes...em que se vende a alma ao diabo...noutras,toma-se-lhe o hábito!
Deliberar não custa... passar um atestado de estupidez ....ao Provedor de Justiça?????

Anónimo disse...

Corrupção no Pinhal General, consta-se que existem negociatas entre o presidente da augi e alguns fornecedores,mas tb a C.M.Seixal só assim se percebe, a não realização da assembleia geral.
Assembleia Geral já.

Anónimo disse...

EXTRA !!! EXTRA!!!!

O TEIXEIRA DESCOBRIU UMA PROPOSTA DA CDU E DA CMS QUE É DEMAGÓGICA!!!!!

VEJAM SÓ:

“ALTERNATIVA Á EN10- Pura demagogia”
Incrível nunca tal se pensou possível! mas vai ainda mais longe e diz isto:

“Esta estrada é regional e não é competência da autarquia”

Novamente estes malandros a prometerem coisas demagógicas!!!Mas não julguem que acabou ainda há mais, agora é que ele acusa mesmo a CMS e a CDU de serem, pasme-se, DEMAGÓCICAS!!!!

“No entanto, o projecto já foi assumido pela CMS. Mais uma proposta do executivo da CDU”

Esses puros DEMAGOGOS!

Sr. Teixeira deixou cair de vez o plano da imparcialidade e da luta pela verdade que diz realizar nesta blogosfera!

Temos pena!

HSerejo

L.P. disse...

Dizia um comentador no anterior post , o seguinte:

«O PDM, antes de entrar em vigor, para além da intervenção das entidades tuteladas pelo Governo, também é colocado em audição pública por um tempo determinado por lei.
Só depois, só depois é que se transforma em instrumento de gestão definitivo.»

Isto é certo e decorre da LEI! O mesmo se aplica a outras alterações ao PDM , p.e. Planos de Pormenor (P.P.)...

Implica também que haja uma resposta , por parte da autarquia a quem a interpela!

Mas , e , quando o processo de consulta , por exemplo a uma dessas alterações , por exemplo um P.P.é FALSIFICADO , durante a consulta , pela própria Câmara que o promove ?

E quando, o processo em Consulta, vê durante a consulta, serem-lhe subtraídos documentos?

E quando , o processo em Consulta, vê durante a consulta serem-lhe adicionados documentos ?

E quando o processo em consulta tem páginas numeradas... e outras não ?

E quando o processo em consulta omite factos preponderantes como a passagem de uma nova estrada de quatro faixas ?

E quando um ex-capitão de Abril não consegue justificar o injustificável ?

E quando no fim, nenhuma satisfação é dada pela autarquia ao cidadão ou cidadãos que a interpela?

Não! Isto não é hipotético , não, nada disto é ficção...Tudo isto aconteceu.

Tudo isto é verdade, tudo isto foi apresentado para análise, por quem de direito, à Provedoria de Justiça .

Um processo destes, com estes contornos, tornar-se-ía, num Estado de Direito... num caso de POLÍCIA .

Até com as Leis portuguesas só tinha uma saída , a PERDA DE MANDATO de quem não está à altura do cargo que ocupa.

A oposição interpelaria a maioria e estaria ao lado dos cidaddãos nessa denúncia , quer politicamente, quer judicialmente.

A menos que Portugal seja, o que de facto é, não uma Repubica das Bananas, mas um Estado Democrático... de bananas.

É que se assim não fosse teria uma oposição séria, e à séria ,e pelo que seria de esperar que esta actuasse e não fosse CUMPLICE!

L.P.

J.S. Teixeira disse...

Oh HSerejo,

Não é da competência da autarquia, mesmo assim foi assumida pela mesma por se tratar de uma necessidade. Infelizmente, devido aos inúmeros entraves colocados pela entidade que a deveria regular, não foi executada.

É, por isso, demagogia por parte do candidato do PS, fazer esse tipo de promessas, já que são propostas da CDU. Foi por isso que as considerei demagógicas para além da sua atitude face a estas questões noutras ocasiões.

O sr. tem a mania de me atribuir ideias que não são minhas mas, mais uma vez, passou por ignorante e mentiroso.

Para além disso, que comentário mais pateta Serejo. Parece uma criança. Não o tomava por tanto mas se é assim que quer ser tratado, tudo bem.

Imparcialidade? Eu não quero é que Samueis e quejandos (onde se inclui você também) andem a tapar os olhos dos seixalenses com este tipo de propostas. Esta é a luta pela verdade e contra os mentirosos e hipócritas do costume. Aproveitam-se de medidas aprovadas pelo executivo da CDU e entram em demagogia acerca de outras? Que raio...

Isto para não falar de que esse candidato votou contra mais de metade das propostas que apresentou como suas preocupações. Se as queria ver implementadas votasse a favor.

Então e o debate político. Grande hipócrita que o sr. me saiu. Quer se dizer, o sr. apregoa aos 4 ventos que é só falo de "fait divers" e depois, a sua capacidade não vai para além disto. Que reles Serejo...

E os ataques à saúde, à economia, à justiça, à educação? Eu compreendo. Não tem argumentos para os debater. Sabe que não é o flamingo que enfia a cabeça no chão meu caro picotas é a avestruz e a forma como o sr. e o seu amigo "candidato" emplumam as penas, passo a chamá-los de avestruzes.

Às vezes calado é que o sr. ficava bem, em vez de dizer, parvoíces destas.

Anónimo disse...

O projecto da EN10 está parado há quatro anos por irregularidades várias, entree elas o corte ilegal de sobreiros na Quinta da Princesa , está paarado porque quem pagaria o projecto, um hipermercado (mais um), acabou por não construír o que pretendia, porque foi violada a lei.
Mas para a malta do PC, o que se passou foi «Infelizmente, devido aos inúmeros entraves colocados pela entidade que a deveria regular, não foi executada.»
Esta gentinha não é séria!

Anónimo disse...

Os senhores Dr's , Mestres e Prof. Doutores que passam os dias na net andam hoje muito ocupados. Com o que é que será ?

Anónimo disse...

... e sr. anónimo pontinho, das 11,04,

... e conclusões da "contestação?"

sabe alguma coisa que a gente não sabe?

Diga lá ... é que foi ao site e não chego a conclusão nenhuma.

Devo ser burro!

Anónimo disse...

retomando o espírito do texto, mais uma achega:

"Desta vez, os autores da "campanha negra" estão devidamente identificados: são os juízes do Tribunal de Contas. Por motivo de "urgência", embora o contrato só terminasse em 2015, o Governo assinou com a Liscont, empresa da famosa "holding" económico-partidária Mota-Engil/Jorge Coelho (e, já agora, Luís Parreirão, também ex-governante socialista da área das Obras Públicas) um "aditamento" à concessão do terminal de Alcântara. Sem concurso, que a coisa era "urgente" e sabe-se lá quem estará no Governo em 2015. É um contrato justo: a Liscont cobra os lucros e o Estado (a Grande Porca bordaliana, a de inesgotáveis tetas) suportará eventuais prejuízos, ou, nas palavras do TC, "o ónus do risco do negócio passa para o [Estado]". O Estado pagará ainda 1,3 milhões em advogados, consultores & assessores para a montagem e gestão da ampliação do terminal; e até se, durante as obras, calhar serem descobertos vestígios arqueológicos, será (adivinhem quem) o Estado a pagar a paragem dos trabalhos. Só de má-fé é que alguém pode concluir que tudo isto não é de interesse público e do mais transparente que há."

(texto de opinião no JN de Manuel António Pina, publicado hoje, 23.07.09)

Isto sim, sr. pontinho, é ... alguém que faça a sua interpretação, porque eu tenho a minha!

Anónimo disse...

Esse Pina é mais um comuna...

Eu disse...

Cuidado o que o senhor leu foi uma opinião. Já leu o texto do Acordão ou esse dá muito trabalho e é mais fácil ler algo que já está mastigadinho?

al disse...

-Variante à EN10: "A aguardar uma decisão", que não seria preciso esperar se o projecto tivesse sido bem feito de raiz (projectar é isso mesmo: planear para que quando se começa a construir se vá até ao fim, da forma mais eficaz e eficiente: no mínimo tempo e ao mais baixo custo).
-Traçado do Metro: "É e foi da responsabilidade dos Promotores e do Governo". Mas a empresa que gere o metro não é em grande parte propriedade das câmaras? As câmaras foram espectadores inocentes durante todo o processo? O traçado passa, é verdade pela estação de Corroios, mas falha a do Pragal, falha todo o eixo Cova da Piedade-Cacilhas, e só chegou a Cacilhas em Nov08, três ANOS depois do previsto.
-Tempo de construção do Metro: Não referí só o traçado (e quando o fiz estava-me a referir também á parte de Almada, que é onde está 90% da obra feita até agora). Referí o tempo e os atrasos na construção e no acabamento dos vários planos "acessórios" e prometidos: cruzamentos que ainda estão por acabar, estacionamentos e áreas circundantes que foram demolidas sob o pretexto da construção do MST e que ainda estão na mesma (Praça da Portela, Cruzamento/rotunda (o que é aquilo?) N10/23 Julho junto à TST)
-"Palácio do Kremlin" do Seixal. O Governo não é só "meu": Se o Aónimo acha que eu devo falar com o Governo sobre a "implementação de uma lei de arrendamento de imóveis", será que se fôr uma Câmara o resultado não será ainda melhor? O valor das rendas não dava para construir um edifício que icasse propriedade da Câmara? por ultimo: há mesmo necessidade de um edifício novo?
-PDM e alteração de usos a dar aos terrenos: as alterações podem ser autorizadas pela Administração Central, mas essas propostas de alteração partem das Câmaras, e são dadas com base em pareceres que provêm em grande parte dessas mesmas câmaras. E ainda, os beneficiários dessas alterações parecem ser sempre os mesmos, e entre esses "mesmos", nos ultimos 25 anos, nunca estiveram os interesses ambientais, de sustentabilidade ou de ordenamento racional do território.
-O boletim municipal é idêntico atantos outros editados pelas Cãmaras afora no nosso País. Exactamente. E isso está MAL! Sou tão contra o Boletim Municipal do Seixal como o de Almada, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira ou da Merdaleja de Cima. A imprensa regional não tem de ser uma excrecência das agendas propagandísticas das CM's.

E... sim, tudo isto se enquadra na definição de má gestão e/ ou corrupção, como ainda de mau carácter, interesses próprios e péssima ou nenhuma capacidade técnica para resolver as questões e problemas da população.

Anónimo disse...

Longe de mim chamar burro a quem quer que seja...
Mas a flamingueta faz-se passar muito bem.

Mário Raposo disse...

"Câmara do Seixal assina protocolo para Loja do Cidadão

A câmara do Seixal celebrou um acordo de colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e missão Lojas do Cidadão de segunda geração para a instalação de uma Loja do Cidadão no concelho. Este é um projecto que vai para “além dos limites do concelho” e que irá servir “os cidadãos de outros municípios vizinhos”, salienta Eduardo Feio, responsável pelas lojas de cidadão de segunda geração.

Maria Leitão Marques, Secretária de Estado da AMA, revela que a câmara do Seixal se encontrava num lote de autarquias pré-seleccionadas, por ser uma das que tem “provas dadas nesta matéria” e por a considerar “empenhada”. Alfredo Monteiro, presidente da câmara, destaca que este projecto vem no âmbito da “forte aposta do município” nos serviços de administração central e que vem resolver problemas “fundamentais”, uma vez que obrigava os cidadãos a longas deslocações.

Alfredo Monteiro caracteriza este protocolo como um “modelo com enorme simbolismo” e como um “passo bastante importante” para o concelho. “Este é um compromisso com deveres claros”, sublinha. O compromisso terá a duração de quinze anos, estando a AMA encarregue do pagamento de quatro milhões e trezentos mil euros mensais, para a amortização do investimento da câmara. O local estipulado para a instalação da Loja do Cidadão é o edifício Alentejo, na Amora, tendo a escolha do local sido feita devido ao facto de esta ser a “maior freguesia do concelho” e por ter “uma maior área de irradiação”, revela Eduardo Feio. A abertura está marcada para o segundo semestre de 2010.

Maria Leitão Marques salienta que o trabalho com a câmara foi efectuado na base de uma “confiança mútua” e que o seu rápido desenvolvimento se deve ao facto de ter sido “tratado com o município desde início”. Além disso, salienta ainda o “esforço e empenho” da câmara no decorrer de todo o trabalho. Eduardo Feio caracteriza esta colaboração como uma “parceria de sucesso”, enfatizando também a “relevância e o interesse” da câmara.


Eduardo Feio nomeia as “três ideias essenciais” para o êxito deste projecto, nomeadamente “o espírito simplex, a adesão ao plano tecnológico e a estratégia de descentralização”. A secretária de Estado da AMA salienta também o “sucesso do projecto”, que tem como objectivo melhorar os serviços públicos para os cidadãos, dando a possibilidade de um “serviço de qualidade, mais simples e mais próximo”. Com a Loja do Cidadão “pretende-se um local com a disponibilidade de vários serviços, poupando assim dinheiro, tempo e deslocação”, razão pela qual este é um produto “tão procurado e valorizado pelos cidadãos”."

Cópia integral do artigo publicado em "Setúbal na Rede" (http://www.setubalnarede.pt/)

Anónimo disse...

Francisco Louça,
Com um discurso limpo e sem rodeios identificou os senhores deste poder podre,
Neste concelho o poder não pode ter o mesmo tipo de pessoas Coelhos; Loureiros e Valentins, Acredito que não haja nomes a identificar.