quarta-feira, julho 08, 2009

AINDA É A ARMA DO POVO


Estive há dias numa pequena aldeia alentejana, desertificada, abandonada e esquecida a maior parte do tempo.

Só lá para a primeira semana de Setembro, e a custas de uma força partidária, costuma haver movimento com autocarros de empresas que nunca andaram por aquelas ruas para transportar aquelas gentes para uma Festa de três dias naquela Quinta que é um jardim , nos arrabaldes feios da Cidade Grande .

Este ano tem sido melhor , ainda a Festa não aconteceu , e alguns já contam várias excursões a "passeios" com bandeiras , na avenida principal na capital . Os cidadãos daquela aldeia esquecida já não se lembram bem da razão , mas foi PROTESTO E LUTA ... POIS ENTÃO , foram dias bem passados com piquenique nos jardins de Lisboa, muita animação e palmadinhas nas costas daqueles que aparecem na televisão a falar « pelo povo» .


Estamos perto de eleições autárquicas e a Câmara local decidiu agora pôr um tapete novo de asfalto nas ruas mais vivíveis e movimentadas da aldeia quase deserta mas com votos quem sabe se determinantes...
Lembrei-me, a propósito , de citar parte de um artigo (A Arma do Povo) do Prof.Paulo Morais publicado no JN.

« (...) Na maioria dos municípios, as câmaras continuarão a esquecer o que deveria ser a sua missão primordial: conservar e manter o espaço público e gerir harmoniosamente o território. Por outro lado, o urbanismo permanecerá refém das negociatas com os empreiteiros do regime e continuarão a acumular-se tachos e empregos para os apaniguados do partido. Com excepções - é certo - irá deteriorar-se a qualidade de vida, degradar-se-á ainda mais a paisagem, enquanto se fortalecem os mais perversos interesses.

Há que reescrever o enredo desta tragicomédia. Só um sobressalto cívico nos pode tirar deste torpor que nos encaminha para o abismo. O povo dispõe ainda dessa arma poderosa, o voto, que deve usar de forma inteligente e estratégica. Mais do que nunca, o voto de protesto, de apoio aos sinais da mudança, é o único eficaz. As eleições já não são o acto em que o povo escolhe quem comanda os seus destinos. Mas são ainda o momento em que, pelo menos, podemos decidir quem não manda. »

7 comentários:

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

É preciso participar , é preciso votar. VOTA BE!

Anónimo disse...

Metro Sul do Tejo: comboio mata idoso e deixa uma mulher ferida

http://www.ionline.pt/conteudo/12341-metro-sul-do-tejo-comboio-mata-idoso-e-deixa-uma-mulher-ferida-

Anónimo disse...

Caro BE,

já pareces o J.S. Teixeira e o J.S. Teixeira esta cada vez mais parecido contigo.

Caso ainda não tenham percebido, na blogoesfera local não há votos a disputar porque estes já estão quase todos decididos.

Theodorov disse...

O ZÉ FAZ FALTA?

José Sá Fernandes, vereador na Câmara Municipal de Lisboa eleito pelo Bloco de Esquerda, cumpriu com o seu slogan de campanha: “O ZÉ FAZ FALTA”.

Faz falta aos 11 funcionários que tem no seu gabinete e que custam mensalmente 20.880 euros, para além de 2 motoristas e um contínuo.

Porque os mesmos devem ser da sua confiança pessoal e política, aqui ficam os seus nomes, cargos e respectivo vencimento.

Alberto José de Castro Nunes
Assessor (50%) - 1.530,00

Ana Rita Teles do Patrocínio Silva
Secretária (100%) - 2.000.00

António Maria Fontes da Cruz Braga
Assessor (50%) - 1.530,00

Bernardino dos Santos Aranda Tavares
Assessor (100%) - 2.500,00

Carlos Manuel Marques da Silva
Assessor (50%) - 1.530,00

Catarina Furtado Rodrigues Nunes de Oliveira
Assessora (100%) - 2.500,00

Maria José Nobre Marreiros
Assessora (50%) - 1.530,00

Pedro Manuel Bastos Rodrigues Soares
Coordenador do Gabinete (50%) Renovação - 1.730,00

Rui Alexandre Ramos Abreu
Secretário (100%) Renovação - 2.000,00

Sara Sofia Lages Borges da Veiga - Assessora (50%) Renovação - 1.530,00

Sílvia Cristóvão Claro
Assessora (100%) Renovação - 2.500,00


A insistência do Igor em apelar ao voto no BE deve ser para que se o candidato à Câmara do Seixal for eleito vereador, não se esqueça de o convidar para assessor, motorista ou contínuo, tal como fez o Zé em Lisboa.

Para além do folclore, que mais tem para oferecer o BE?

Só se for para que a CDU mantenha a maioria absoluta.

Se já se venderam em Lisboa, porque não se hão-de vender no Seixal?

Está à vista a estratégia.

Anónimo disse...

Mais duas vítimas do metro de superficie em Corroios. O Palhaço do Presidente da Junta de freguesia a esbracejar contra o metro ocupar muito espaço e não deixar nada para os peões como se ele tivesse vindo agora de Marte não esteve cá para ver o que está mal feito foi preciso o metro atropelar 2 idosos. Palhaços destes têm de ser irradiados da política no concelho do Seixal. Vamos todos votar mas não na CDU.

Anónimo disse...

O descontrole do Partido comunista no Seixal é de tal ordem que já não conseguem controlar os trabalhadores nem mesmo os do partido e a prova disso é que não conseguiram arranjar trabalhadores por convite para estarem presentes nas feiras e na festa do avante a comandar o transito como era costume, Só eram convidados os comunistas fanaticos. Tiveram de abrir inscrições para ver se alguem se oferecia e com a promessa de horas extraordinarias pagas. Muito está a mudar no apoio que a camara tem tido dos trabalhadores municipais. E já que abriram inscrições para estas tarefas era bom que também abrissem inscrições para que jovens se inscrevessem para irem estar nas mesas das eleições como fazem muitas camaras no pais, não é serem sempre os mesmos a receber o chorudo subsidio que pagam ainda por cima é deprimente ver o pessoal escolhido pela CDU para estar nas mesas uns mal sabem ler outros não se sabem comportar alguns devido à idade avançada já vêem muito mal. Com o devido respeito pelos idosos mas acho que devemos dar este lugar aos novos. Aguardo para ver se vai haver inscrições para recrutar gente para constituir as mesas de voto.
VOTAR SIM VOTAR CDU NÃO!

Anónimo disse...

Presidente de S. Simão - Azeitão abandona PCP

http://www.sado2000.pt/noticia.php?codigo=4A2012914275E