domingo, abril 10, 2005


"Uma autêntica palhaçada"

É conhecida a posiçã do a-sul sobre os 'Verdes', mas parece haver um prurido geral para denunciar ou acabar com esse embuste politico, assim é, pois , de saudar o artigo publicado no PUBLICO de sab 9/Abr e assinado por Helena Matos , para o qual aconselho uma leitura na sua totalidade. Registam-se no entanto aqui varios excertos:

« ...os "Verdes" politicamente não existem nunca existiram.Criados há mais de 20 anos, não se lhes conhece uma iniciativa parlamentar de peso...O problema dos "Verdes" não é serem vermelhos por dentro - coisa que nem sequer foi segredo; o seu problema era e é limitarem-se a declinar em versão light o discurso do PCP.Esta estratégia funciona muito bem, quando transposta para movimentos de intelectuais,movimentos pela paz ou pela solidariedade, grupos de jovens ou de utentes...

Mas, num parlamento, tudo rapidamente se reduz a uma caricatura. O Partido Ecologista "Os Verdes" é , em Portugal, uma criação administrativa do PCP, como aliàs, o foram e são tantos outros movimentos e organizações. Simplesmente estes ultimos desaparecem discretamente do nosso olhar, quando deixam de ser uteis, coisa que não é possivel fazer com um partido com assento parlamentar e que , ao contrário do MDP-CDE nem sequer tem históricos para lhe fecharem a porta...

"Os Verdes" surgem na AR em 1983.No final da década de 70, a possibilidade de Portugal optar pela energia nuclear tornara-se no caldo de cultura excelente para o aparecimento de várias organizações ambientalistas...esse era um mundo polifacetado onde se cruzavam militantes desiludidos...com nomes incotornáveis da cultura portuguesa como Antonio José Saraiva.

O Partido Ecologista "Os Verdes" não tinha nada a ver com este mundo.Foi criado por uma cúpula partidária.Ao fim de 20 anos é um corpo estranho que se mantém.Nunca conseguiu ganhar credibilidade na àrea do ambiente, nem peso politico.

As palavras que a 17 de Março de 1983 o então deputado pelo PPM proferiu na AR, ao tomar conhecimento que nas listas da APU para as próximas eleições constava um Partido Ecologista "Os Verdes" foram : "O chamado 'Partido Verde' não é conhecido em nenhum meio ecológico existente em Portugal (...), não é conhecido em nenhuma das ligas de protecção da natureza e defesa do património que existem pelo país fora.(...) As pessoas que vieram a público nunca foram 'verdes' , ecologistas, nem nada fizeram até hoje, em Portugal, em defesa da protecção da natureza, em qualquer situação que se relacione com a defesa do ambiente.

(...) Ora, como esse auto-denominado 'Partido Verde' nada afirma, nada clarifica, as pessoas que o integram não são conhecidas do meio, eu, em nome do meu partido, afirmo muito claramente que consideramos a existência desse auto-denominado 'Partido Verde' uma autêntica palhaçada.Posted by Hello

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que não há verdes na CDU, basta ver as Câmaras da Margem sul e os atentados ao ambiente todos os dias cometidos...e a construção?

Anónimo disse...

Verdes como? Se até a propaganda é made in PCP EhhhEhhhhEhhhhh