sexta-feira, abril 29, 2005


Primavera de Abril no Seixal / Papoilas na Flor da Mata-Seixal

Uma das canções de Abril cantava "Uma papoila crescia, crescia, grito vermelho num campo qualquer"..."como ela somos livres...de crescer..." e também "uma gaivota voava, voava, asas de vento coração de Mar"..."como ela somos livres de voar"... eram essas as palavras de quem cantava Abril e vivia a Liberdade.

Hoje os "herdeiros" de Abril parecem-se cada vez mais com os herdeiros de fortunas caídas do céu e que se limitam a gastar...a gastar... hoje no Seixal , o concelho mais endividado do País herdada que foi a fortuna de um espaço ambiental "criado por Deus e bonito por natureza..." limitaram-se a destruir, vender, retalhar, fazer enriquecer uma meia duzia, alimentar o partido, fazer festas, foguetes... viver acima das suas possibilidades, à custa do bem estar dos cidadãos que os elegeram (Seixal aumentou em população, de 30 ooo para 180000 habitantes).

E continua, a alimentar o monstro das dependências e influências criadas, cada vez mais se retalham espaços verdes considerados como protegidos pela propria autarquia, para que com as licenças de construção e outras formas de negócio consigam o dinheiro que os bancos já não emprestam. Seixal está no topo de uma lista negra de não concessão de crédito bancário pois a sua capacidade de endividamento é de -253% ou seja, você não ia querer que a sua familia estivesse nesta situação porque se estivesse era melhor fugir para outro lado porque podia viver mais sete vidas que não ganharia só para pagar as dividas que tinha.

A Câmara do Seixal o que faz? Urbaniza, ganha com o dinheiro que dá a ganhar, contrata o A.Silva e Silva para fazer uma nova e faustosa sede de serviços (que aluga milionáriamente, é como se você, o endividado do exemplo anterior, apesar da situação, alugasse um palacete no Restelo) e entretanto fosse vendendo as recordações mais queridas da familia, entenda-se no Seixal como sendo o Ambiente e todas as zonas verdes por mais protegidas que sejam.

E depois faz festa (QUARENTA MINUTOS DE FOGO DE ARTIFICIO ESTE 25 ABRIL!!!), ou seja , é como se você , endividado, desse as maiores festas na quinta Patino e com isso, apesar de "teso" mostrasse o contrário, e se endividasse ainda mais só para alimentar essa imagem , a diferença é que se fosse você e a sua familia, certamente já estava preso , o senhor Presidente de Câmara que assim malbarata os dinheiros e bens publicos que é suposto bem administrar goza conosco, e talvez seja um dos dinossauros hoje incomodados com as limitações que querem impôr a estas situações...

Mesmo que hoje voltássemos a reeditar Abril, não o de que resultaram foguetes, Mercedes, ou "Comunismo" Champanhe e Caviar e verdes faz de conta mas o que cantava coisas simples como uma papoila ou uma gaivota, sendo elas cada vez mais escassas e os valores hoje cada vez mais outros... cantar-se-ia talvez ...O betão que crescia crescia ... e a todos nos aniquilou, fez desaparecer as gaivotas, a floresta e a natureza...o mar poluiu e a gaivota mergulhou de vez...

Vale-nos que hoje apesar de não ser esse o seu desejo, sermos livres de protestar e de fazer MUDAR (apesar de nos adrmecerem com as futilidades, nos convencerem a trocar de carro de ano a ano ou de casa a cada dois, e assim vivermos adormecidos por entre "Bon Chiques" e a "ruralidade" das "celebridades" !!!

Os nosso filhos merecem mais que conhecer uma quinta por "aquele" modelo de programa , merecem ,pelo menos o bom que nós (adultos de hoje) tivemos, a natureza, a qualidade de vida e a paz , postigos abertos, casas sem trancas, campos de papoilas para correr e não o betão , a criminalidade cada vez mais violenta , um futuro que não se vislumbra fácil pelo que se esbanja no presente.

Senhores presidentes de Câmara, com os vossos faustos, com a vossa ignorância e com as vossas dividas estão a hipotecar o futuro das futuras gerações. Pode tardar, mas irão responder por isso!

Por Abril

O A-Sul agradece a quem o lê , as mensagens recebidas e o apoio! Divulgar também é participar e contribuir para um melhor futuro , pelo que se agradece a web-publicity por amigos. Obrigado a quem nos dá informações ...lá iremos, fotografaremos e denunciaremos. Agradecemos à Quercus e a todos os outros blogues e sites que nos têm nos seus links.

Este é um blogue construtivo por um futuro com futuro

OBRIGADO.
Posted by Hello

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amigo

Descobri este seu blog por mero acaso e já pude verificar que há por aqui muitas coisa interessante escrita. Coisas que também concordo e defendo, mas que não tenho visto escrito.

Vou ler com atenção e voltarei ao contacto.

Bom trabalho

Anónimo disse...

Meus amigos, provavelmente qd estes "amigos do povo" responderem pela irresponsabilidade, pelas aldrabices, pelo cinismo, pela hipócrisia, pelas atrocidades ao meio ambiente, já devem ter os bolsos bem cheios...

Força, pelo óptimo trabalho q estão a desenvolver.

Anónimo disse...

Caro Amigo

Li todo o seu blog e tenho de lhe dar os parabéns, quer pela acutilância dos seus posts, quer pela boa fotografia (devidamente legendada, o que é raro), quer pelo conhecimento do que fala.

Efectivamente é fácil constatar que está ligado ao movimento do Pinhal da Flor da Mata, eventualmente um residente, mas independentemente disso tudo há que registar que os seus comentários mostram bem a miséria a que estamos entregues nesta autarquia, no que diz respeito ao ambiente e às obras públicas. Um ordenamento (?!!?) desordenado, e uma política de ambiente tão pobre quanto os cofres da Camara resultam numa péssima qualidade de vida e só tenho pena que o seu blog não seja mais lido e divulgado.

Peço-lhe o queo faça, quer junto dos jornalis locais de distribuição gratuita, das rádios (da rádio.. pois a outra é controlada localmente e torna-se dificil) e de pessoas amigas.

Invente qualquer coisa, faça forward dos seus posts a amigos e paça-lhes para eles fazerem forward para quem conhecem que more aqui neste concelho. Vai ver que em menos de um mês já mais de 2 mil pessoas leram o seu blog e estão a par daquilo que o Boletim Municipal não conta.

Não deixe de ser presente nos seus posts, não se amedronte e não deixe de falar bem e correctamente sobre o estado das coisas.

Um reparo.... O Pinhal Conde da Cunha, o aterro, Corroios, o Alto do Moinho e a zona da QUinta da Princesa também fazem parte do conselho e deveriam fazer parte também das suas preocupações, logo das preocupações do seu blog.

P.C.Conha -> Aterro Sanitário (cheiros)
Corroios -> Santa Marta
Alto do Moinho -> Nova urbanização
Qta.Princesa -> Mata a destruir para construir um Carrefour.
Miratejo -> É ou não verdade que a ETAR tem estado constantemente avariada ou a funcionar em condições menos ideais ?

Bom trabalho