quinta-feira, abril 07, 2005


Seixal, protestos da população contra um rio transformado em esgoto a céu aberto!

A Câmara do Seixal realiza anualmente a iniciativa Seixal Saudável, pertence até ao grupo das "Cidades Saudáveis da Europa".

Se não conhecesse-mos o Seixal diria-mos uma iniciativa "saudável", mas como considerar saudável um concelho onde a qualidade ambiental piora de ano para ano e as leituras dos niveis de ozono troposférico e poluentes do ar são preocupantes?

Como considerar saudável um concelho que gasta mais em propaganda de autopromoção que na construção de estações de tratamento de esgotos, despejando directamente no Estuário do Tejo os seus esgotos ?

Como considerar saudável o concelho que destroi anualmente centenas de hectares de zonas verdes, algumas delas protegidas , tornando-as terreno de construção?

Como considerar saudável o Concelho que cede para construção de uma Escola Secundária um terreno que é atravessado em toda a sua extensão por um cabo de alta tensão ?

Como considerar saudável um concelho que em vez de promover a integração dos mais desfavorecidos dando-lhes habitação condigna junto dos outros cidadãos, os segrega para as zonas mais "agrestes" e marginais do concelho, construindo guetos onde nada existe?

Como considerar saudável um concelho que não aceita ideias ou posições contrárias aos seus dogmas programáticos e aos interesses pessoais dos autarcas?

Como considerar saudável um concelho que tem rios transformados em esgotos a céu aberto (foto Rio Judeu esgoto de um milhar de habitantes despejado directamente no Tejo) e projecta ainda maior carga humana para junto a essas linhas de àgua?

Como considerar saudável um concelho que quer instalar um hospital no meio de uma zona verde (Rede Natura 2000) mas onde a maioria dos cidadãos não tem acesso nos centros de saúde ao "Médico de Familia"?

Como considerar saudável o concelho que cede para construção do centro de estágio de uma das principais equipas de futebol a zona considerada mais insalubre da região e promove ao mesmo tempo mais algumas dezenas de hectares de construção?

Como considerar saudável o concelho que considera "sustentável" um aumento demográfico de 30.000 para 155.000 habitantes em 30 anos e com praticamente a mesma rede viària e infraestruturas , com menor àrea verde e maior àrea construida?

Conclusão, este é um concelho demasiado doente para se autoproclamar saudável e pretender ser exemplo para a Europa .Senhores autarcas, vão à Europa ver como se faz e não tenham as vossas referências culturais e turisticas ... e "antropológicas" ... restringidas só ao Brasil e em Cabo Verde . Posted by Hello

4 comentários:

Anónimo disse...

E os erros ortográficos! Se não conhecermos (tudo pegado) a língua portuguesa não vale a pena dizermos (tudo pegado) nada!

Anónimo disse...

Já cá está um pitt-bull de serviço!E preocupado com os erros ortográficos, é por isso que gostam de manter o povo analfabeto, para eles não poderem protestar e exigir melhor.

Anónimo disse...

Tiveram foi pressa em retirar o cartaz denunciador, em resolver o problema que criaram é que não e o esgoto continua a ser posto num tanque e depois encanado até ao Rio Judeu, depois vai a céu aberto até ao Tejo, a população mais prejudicada (frente às quintas da Flor da Mata) tem medo das represálias da Câmara e não se queixa, mas sofre diàriamente com este caso de saúde publica.

Anónimo disse...

SEIXAL SAUDAVEL! Seixaliadas a promover actividades na baía (que quando a maré está cheia, tão bem disfarça os problemas) onde são lançados os esgostos sem nenhum tratamento. Quem se engasgar! ups paciência!