segunda-feira, abril 18, 2005



Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terra, adoptámos o lema pensar global, agir local , pelo que assim sendo é para nós o dia de todas as "terras" e de todos aqueles que nelas de uma forma ou de outra contribuem para um futuro com alguma esperança, contrariando os interesses instalados e pensando também nas gerações futuras.

Portugal não é um país onde se pense ambientalmente, nem em cidadania, esta atitude valeu-nos chegar aqui, AO FUNDO! Esta forma de pensar a Terra e o Desenvolvimento não nos troxe progresso, nem uma economia forte, para aqueles que só pensam que o progresso e o bem estar vêm de processos industriais ou estratagemas comerciais.

Regredimos na Europa e distanciámo-nos dessa mesma Europa, somos o país europeu onde mais se construiu e aquele que detém o maior consumo per-capita de cimento...mas isso não nos trouxe progresso, logo não é betonizando que construimos o nosso futuro, o betão só nos levará ainda mais ao fundo de onde dificilmente sairemos.

Tivemos quatro ministros do ambiente em quatro anos, o que mostra o cuidado que o Poder tem com estas questões, sendo que paralelamente não havia no proprio programa do governo linhas programáticas ambientais que atenuassem essa rotatividade no cargo, um cargo ocupado por pessoas sem perfil ou carisma (depois de Pimenta, Macário ou Socrates) rodaram um ex-autarca Isaltino, o Theias ... e chegámos ao Guedes, que até poderia ter deixado marca, mas não aqueceu lugar.De modo que com o XVII Governo e com as figuras escolhidas parece ter renascido a esperança de que o futuro é ainda possivel com este programa:

."O Governo colocará a politica de ambiente e ordenamento do território no centro da sua estratégia para o desenvolvimento do país"..

."combate às alterações climáticas no quadro do Protocolo de Quioto...tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa"..."

."A politica de ambiente e ordenamento do territorio tem dois objectivos principais:alcançar a convergência ambiental com a europa e promover a coesão territorrial, a nivel nacional e europeu... importa tambémproporcionar em Portugal níveis de protecção ambiental e de qualidade de vida equivalente aos dos nossos parceiros europeus..."

."Promover a coesão territorial, favorecer o desenvolvimento das regiões e cidades...conservação da natureza e biodiversidade; desenvolvimento regional e local..."

."As politicas de desenvolvimento regional e local procurarão enquadrar e contariar a tendência de excessiva litorização do país e desertificação do interior com o seu reverso que é a expansão descontrolada das àreas urbanas e urbanizáveis, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.Serão estimuladas iniciativas que contribuam para um sistema urbano mais policèntrico e para uma relação cidade campo mais integrada e equilibrada..."

."Um melhor ambiente e ordenamento do espaço nacional pressupõe uma maior sensibilização dos cidadãos e dos diversos agentes para a importância de uma politica de território.Neste dominio o Governo propõe desenvolver três medidas prioritárias: aposta na educação para o ambiente e ordenamento do território...realização de campanhas mediáticas sobre problemas concretos... lançamento de um programam de "animação e sensibilização local"... simultaneamente é fundamental investir na formação dos autarcas e funcionários ..."

."Uma cultura de território mais exigente proporciona um maior grau de envolvimento dos cidadãos.Mas estes precisam ter mais confiança nas entidades publicas com poder de decisão nessa matéria.Com este objectivo o Governo pretende adoptar seis medidas prioritárias:promoção e regulação de novas formas de participação cívica...clarificação do sistema de participação e acompanhamento institucional dos planos... utilização das possibilidades do e-goverment na gestão ambiental e territorial....criação do sistema nacional de informação territorial.... e finalmente publicitação sistemática dos investimentos publicos co-financiados pela União europeia ou financiados pelo Governo..."

Estes são excertos do programa do XVII Governo para o Ambiente, aconselha-se a leitura na totalidade do documento no site oficial ou em ambio.blogspot.com nós cá estaremos para ver se o mesmo é cumprido ou se uma vez mais não passamos das intenções, bloqueado pelos interesses instalados de autarcas , partidos ou influências externas e que trouxeram o ambiente e o País ao estado lastimável a que chegou! Veja-se a Margem Sul!Posted by Hello

2 comentários:

Anónimo disse...

De boas intenções está o paraiso cheio, vai ser preciso fiscalizar a aplicação da lei e punir os prevaricadores a começar pelos autarcas que aproveitam a desgraça alheia para aparecer na TV e a falsa propaganda e falsa cultura "verde"

Anónimo disse...

Está na altura de aparecer uma candidatura independente à CM do Seixal. Se aparecer uma candidatura credível fora do quadro partidário vigente, se não ganhar, desta vez, poderá fazer oposição decente, e da próxima vez estará apta a discutir o resultado.
No dia 9 de Maio às 21h 30 minutos a autarquia do Seixal fará uma sessão de " atendimento descentralizado" no Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades. É útil perguntar-lhes o que vão fazer com a Flor da Mata.