domingo, fevereiro 06, 2005


A mentira chegou à cidade!

Já se percebeu que no Portugal de hoje, em Politica vale tudo, do boato à mentira, não admira que a sociedade civil esteja cada vez mais distante desta realidade virtual. Quanto à CDU, já não bastava a mentira que é esta coligação (como se o PEV não fosse uma criação do proprio PCP para se esconder atrás de uma outra sigla que não a foice e o martelo) como agora apresentarem um cartaz com a mais rotunda das mentiras "Futuro Verde é com a CDU" como se não fosse visivel o que é a preservação do ambiente e o ordenamento do território nas autarquias onde a CDU está em maioria (No que conseguiram transformar Almada, Seixal e Sesimbra ? Numa região verde ? Com elevado grau de qualidade de vida e de ambiente?Todos sabemos que não, e este cartaz é um verdadeiro atentado à inteligência dos portugueses e sobretudo a quem reside e resiste a 30 anos de poder local CDU.

E não é só a preservação do ambiente, é também a não abertura aos movimentos de cidadãos à pratica da ecologia . Onde o PCP/CDU está em maioria o que existe é o controle sistemático de toda e qualquer oposição e o bloqueio à sociedade civil quando esta pretende proceder à protecção ambiental de zonas ameaçadas. Na prática as autarquias de maioria PCP/PEV estão associadas ao grande capital e aos grandes promotores imobiliàrios na criação de mega-projectos comerciais e habitacionais sem qualquer qualidade urbana ou arquitectonica e sem que isso signifique sustentabilidade, qualidade do ambiente ou de vida das populações, muitas das vezes confrontadas com a destruição de zonas identificadas como de alta riqueza paisagistica e ecologica , muitas das vezes protegidas por lei.

É o imobiliário e não a protecção ambiental que financia os seus vicios e despesismos, o ambiente é um adereço, um somatório de intenções politicamente correctas , necessário para se parecer e não perder votos... mas um impecilho ao financiamento das autarquias.

Outra diferença substantiva tem a ver com o acesso à informação , ferramenta fundamental da participação civica e do cimentar da exigência face aos eleitos. A informação é sistematicamente sonegada (por exemplo no Seixal veja-se o caso da Flor da Mata/Pinhal dos Frades) e quando há o acesso por portas travessas dos cidadãos a essa mesma informação entram em campo todos os meios para impedir essa divulgação, sendo mesmo punidos politicamente os autarcas que actuem dentro do que devia ser a boa prática (veja-se a não recandidatura em 2001 do presidente da junta de freguesia de Arrentela que disponibilizou informação sobre o projecto agora retomado da mega urbanização de realojamento da Flor da Mata) ou a perseguição feita aos cidadãos que tomaram parte na contestação a este crime ambiental numa zona protegida no PDM.

Esta é uma campanha onde vale tudo, mas a mentira e a hipocrisia sobretudo em questões de ambiente que significam a nossa sobrevivência e a das futuras gerações deveriam ser tratadas com menos ligeireza e demagogia. A CDU será a breve prazo julgada pelos crimes ambientais cometidos sob o arauto de "Os Verdes", os politicos que tomaram essas medidas gozarão noutras zonas das suas reformas douradas adoçadas com "PPR'$" financiados por aqueles que ao longo do seu reinado foram beneficiando. Mas as futuras gerações cá ficarão penando na insustentabilidade e inabitabilidade que a CDU tem fomentado no desespero primário da sua manutenção no poder e no financiamento e sobrevivência do PCP.Posted by Hello

3 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhosa hipocrisia.

Anónimo disse...

O Sr Jeronimo, metalurgico (so nao exerce ha 30 anos) de nariz de palhaço pelo Seixal...estao desatentos os camaradas? Ou renderam-se às evidencias?

Anónimo disse...

por mais corroios melhor trabalho futuro vota ps candidato á presidência da junta de freguesia de corroios Francisco Rodrigues vota ps