terça-feira, fevereiro 08, 2011

SEIXAL - AFINAL HÁ MAIS QUEM VEJA


Post publicado no blogue Rumo a Bombordo:

Quando no domingo passado fui visitar as obras do IC 32 na zona da For da Mata, não fazia ideia do que iria encontrar, embora já muito se tenha escrito sobre o tema e a zona.

Pois encontrei um autêntico atentado ambiental, ainda tenho retido na memória a noticia difundida pela C.M.do Seixal no respectivo boletim Municipal nº 542, pag.18, sob o título “Abate de Árvores na Flor da Mata e Pinhal de Frades” informando o seguinte: a Autoridade Florestal Nacional autorizou o abate de árvores no espaço canal do IC 32.

Só que essa informação não corresponde à realidade, o que está a acontecer, é o abate de pinheiros e de carvalhos (lembro-me de em Novembro visualizar cinco na área dos abates) a cerca de 350 metros das obras, ou seja, já não estão na zona canal do IC 32, mas sim na zona onde a câmara queria (quer) construir um bairro social, e eu não acredito em coincidências.
Mas não fica só por aqui, encontram-se dezenas de pinheiros já marcados para abate, na zona norte à N.378, o que me leva a pensar que isto não passa de uma estratégia consertada, por vários protagonistas, tendo como finalidade a alteração do uso dos solos naquele local.

Os proprietários dos terrenos, investidores imobiliários, e a própria C.M.Seixal, a mesma há vários anos que tenta impor um plano de pormenor, para que toda aquela zona deixe de ser zona protegida, e agora tenta outra estratégia que passa pelo novo PDM, na desclassificação dos solos, deixando a mesma de ser área florestal protegida para área urbanizável, ou seja, de construção.

A câmara é a responsável pelo cumprimento do PDM em todo o concelho, se não fiscaliza é porque não quer, para se abaterem os pinheiros nesta zona protegida, tem que existir autorização e razão para tal, como por exemplo pinheiros queimados ou doentes, e quando ocorrem estes abates os proprietários são obrigados por lei, a reflorestar a zona do abate, o que não tem vindo a acontecer na zona, nomeadamente em zonas onde já ocorreram abates há alguns anos atrás.

Os pinheiros que abateram não estavam queimados, e doenças, a única que visualizei foi uma nova doença, causada por terem nascido e crescido numa zona de especulação imobiliária senão promovida, pelo menos protegida pela C.M. do Seixal.

Assim sou forçado a concluir que os protestos da população tem razão de ser e acontecem, porque a Câmara não protege a coisa pública, de acordo com as regras do PDM, porque o seu executivo tem interesse na especulação imobiliária, interesse esse que corresponde ao financiamento da autarquia e de quem a governa.

Utilizando palavras da vereadora Coralia Loureiro, na última reunião do executivo, este executivo comunista que desgoverna o nosso concelho há quarenta anos, merece uma PUNIÇÃO PUBLICA.

José Carlos Pereira
Eleito pelo Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Arrentela
Coordenador da Secção do PS Seixal/Arrentela

8 comentários:

Ex . militante disse...

Os pinheiros cortados da imagem,estão tão queimados como os que estão em fundo.

ALFREDO MONTEIRO MENTE
CORÁLIA LOUREIRO MENTE
JORGE SILVA MENTE.
JOAQUINITO PERDE FUNDOS MENTE.
O PATETA DO AMBIENTE NÃO EXISTE:

CORJA, CORJA, CORJA!

Ex.militante disse...

Só mais uma coisa, tudo isto é uma mentira pegada para os papalvos do costume pagarem e os xico espertos habituais lucrarem.

«Nó das Laranjeiras» deve ser o nó pare enforcar Corruptos , este é o NÓ DE PINHAL DE FRADES ou NÓ DA FLÔR DA MATA , porque não chamam as coisas pelos nomes ?

Anónimo disse...

E os papalvos do Partido Ecologista Os Verdes???? á pois, andam a fazer perguntas idiotas na Assembleia da República. É que de verde só o pus que teem como cérebro.

Anónimo disse...

VErdes por fora, defensores do betão da CDU por dentro, assim é o Partido ECO-CORRUPTO Os verdes tintos.

Anónimo disse...

isto só lá vai ao tiro

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde:

Solicito o favor de publicitar este Aviso:

Verifiquei que por lapso o cartaz de anúncio do convite à população enviado e publicado no jornal "Notícias do Seixal" refere que o encontro é hoje à noite, sendo que A REUNIÃO COM A POPULAÇÃO É AMANHÃ, dia 9 de Fevereiro E NÃO HOJE, COMO ERRADAMENTE CONSTA NO "NOTÍCIAS DO SEIXAL".

cidadao disse...

FINALMENTE o compromisso dos politicos ao qual não será alheio nesta questão da Flor da Mata-Pinhal Frades , o trabalho de informação entre próprios moradores , fotocópias , cartazes etc. e os blogues que têm disponibilizado informação e retido dados em arquivo para consulta.
Daqui partiu a primeira manifestação contra a CDU no Seixal. Daqui nasceu um abaixo assinado 4 MIL assinaturas , contra a destruição da Mata e a construção do PER da Flôr da Mata.
À contestação dos cidadãos temos deparado com pedidos de informação pontual , mas nenhum compromisso da oposição até agora.
Isto dos cidadãos anónimos darem o peito à balas é cómodo , mas daria maiores resultados eleitorais se os partidos tomassem posição nestas questões fracturantes.
Vê-se que a informação e a mobilização dá os seus frutos, mesmo em contraciclo .

Anónimo disse...

O cara de pau do Alfredo ontem com a ministra do ambiente a congeminarem mais urbanizações para a Siderurgia. Devia ter vergonha.