quarta-feira, fevereiro 23, 2011

DESMATAÇÃO - INUNDAÇÃO



A desmatação brutal e ilegal da zona verde protegida da Flôr da Mata , para além da destruição ambiental e do ecossistema trouxe outro problema provocado pelo corte indiscriminado e destruição do coberto vegetar.

Agora ainda mais do que anteriormente , sempre que chove, as inundações acontecem de imediato com o corte de vias na EN 378 , estrada de Sesimbra que é transformada em leito de um rio
.

Aquele é o ponto onde convergem as várias linhas de água - protegidas em sede de Reserva Ecológica Nacional existentes no terreno agora desmatado , sem capacidade de absorção e retardamento da pluviosidade , pelo corte do arvoredo e a sofrer já de acentuada erosão - Aqui se junta a toda a água que vem de montante e da ETAR de Fernão Ferro e desagua no Rio Judeu , correndo a partir desse ponto em enxurrada para juzante num perigoso caudal que vai engrossando em zona cada vez mais impermeabilizada , pelo canal junto ao Max-Mat , terrenos das antigas oficinas do Fogueteiro e depois pelo Correr de Água até à Baía do Seixal.

Ainda esta semana no Funchal, o PCP nas suas jornadas, alertou para os erros cometidos na Madeira, mas nada comenta sobre os mesmíssimos erros cometidos por uma autarquia CDU e muito menos "Os Verdes".

As imagens são elucidativas e a situação digna de um alert
a e de uma tomada de posição por parte dos responsáveis da Protecção Civíl Municipal, bem como do INAG .
__________________________________________________

ULTIMAS





O concelho das 25 MIL CASAS DEVOLUTAS quer construír em zona protegida alterando o uso do solo e beneficiando sociedades off-shore.

Veja o destaque dado pela imprensa nos últimos dias a este caso no Dossier de Imprensa do blogue PINHAL FRADES (Clique).

25 comentários:

NP disse...

De facto para azelhice e incompetência (interesseira) o poder instalado está sempre presente, seja pelo excesso de zelo com os prevericadores, seja pela inconsciência e burocracia com que lidam com estas realidades, que lhes passam muito (demasiado) ao lado.

Gente fraca, muito fraca que assentam no desinteresse dos residentes pelo próprio local onde vivem.

Anónimo disse...

...mais uma obra magnífica, como os prédios em leito de cheia ali junto à Escola Sec. Manuel Cargaleiro. Aquelas colunazitas nem devem ter resistência sísmica com a agravante óbvia do péssimo (e ilegal?) local onde foi edificada. Enfim, (des)urbanismo à CMS no seu melhor

Anónimo disse...

http://viverseixal.blogspot.com/2011/02/tapar-o-sol-com-peneira.html

Anónimo disse...

Como o projectado Bairro Social da Flor da Mata...em leito de cheia.
Se quando o projecto do antigo traçado punha sérias dúvidas quanto à sua conjugação com o projecto, visto a CMS ter eliminado ribeiras, quanto mais agora em que o IC32 passa mesmo junto ao projecto.
Acresce ainda, que eram só 198 fogos, mas o que se desenha(sem projecto autorizado!!!!) são quase 400 fogos, ladeira acima, com impermeabilizações não cálculadas ou estimadas.
Bom, é louco que estejamos a falar de projectos "fantasmas", que todos vemos realizar no terreno, que nuca foram sugeitos aos procedimentos legais, regidos por leis que a máfia que domina a CMS impõe.
É que estaríamos a falar, supomos, de projectos ...num Estado de Direito!
Pelos visto enganámo-nos...estamos sujeitos à teocracia de uma máfia à sombra do Partido Comunista.

PREMONIÇÃO disse...

Há de facto um polvo que se fixou em torno dos eleitos comunistas da câmara do Seixal. Um polvo que se entrosou de fininho , que cresceu e se deixou embebedar pelo poder, e tão em transe ficou com o poder que começou a descurar a realidade, primeiro a população que passou a tratar com sobranceria, depois a lei e os procedimentos que a lei obriga.
Isso tornou-se fatal para o pequeno ditador que tem trepado à sombra do PCP, pequeno ditador que vem engordando de dia para dia .
Os discursos patéticos que proferem parecem-se com os dos ditadores em queda, parece Mubarak sem ver que já não manda ou um patético Kadáfi tolhido pela loucura. O fim deste gordo ditador chegou ao fim mesmo que com o seu aval continuem desesperadamente a cortar pinheiros em Pinhal dos Frades.
Novos pinheiros nascerão em seu lugar, crianças reflorestarão e construirão de novo o seu futuro, quanto às silvas daninhas ficarão só as que derem amoras, das outras não reza a história, a menos que o PCP queira arder com elas.

cidadao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cidadao disse...

Esta é mais uma face da barbárie e da estupidez patrocinada pelas MÁFIAS CDU do Seixal. Vejam no blogue PINHALFRADES , http://www.pinhalfrades.blogspot.com o dossier de imprensa actualizado da luta da população de Pinhal de Frades pela zona protegido no Plano Director Municipal.

Anónimo disse...

Ó PREMONIÇÃO minha é que ou o PCP se liberta da gordura mafiosa ou se afunda com ela .

cidadao disse...

Tem toda a razão, a impermeabilização de toda a zona da Flôr da Mata e Pinhal dos Frades ,mesmo que devidamente encanada sob a estrada de Sesimbra vai engrossar brutalmente o Rio Judeu e proivocare inundações a juzante no Fogueteiro. Isto é criminoso e precisa ser denunciado pelos senhores vereadores da oposição.Senhor Vereador Paulo Cunha esta é sobretudo para si pois tem a ver com Protecção Civil.

Obrigado ao a-sul pela divulgação do trabalho do PINHALFRADES.

Anónimo disse...

Caros amigos, graças a vocês e ao blogue de Pinhal de Frades li os artigos dos jornais . E digo que há aí matéria de facto para correr com a CDU da Câmara do Seixal, ou pelo menos com os responsáveis da área , o do Urbanismo, o do Ambiente e o Presidente da Câmara e o Vice.presidente.
Isto é um caso básico de CORRUPÇÃO ainda por cima feito à descarada e cheio de pistas. Basta seguir o rasto do dinheiro.
O PCP devia fazer uma limpeza antes que uma maré negra se abata sobre ele. Ou então vai ser a chacota do país inteiro.

Anónimo disse...

LLLLLOOOOOLLLLL

Anónimo das 11.20 , tem razão.

Mas esqueceu-se de quem paira sobre esses todos e os está a entalar a todos.

A quem me refiro ?

Assina num blogue em nome próprio e já usou Dr. no endereço de e-mail

LLLLLOOOOOOOLLLLLL

Engordou de acordo com o seu estatuto e subiu-lhe o poder à cabeça.

Quem será quem será?

LLLLLLLOOOOOOOLLLLLL

Anónimo disse...

Li os recortes de imprensa, mas há um erro e como não consegui enviar mensagem ao Cidadao aqui deixo o recado:

A noticia que sai com o nome "Venha tomar um café comigo" não é do Jornal do Seixal mas sim do Noticias do Seixal.

O diretorzeco do dito Jornal do Seixal não tem ordem para se meter nestes assuntos não vá perder a mama que tem na cãmara.

cidadao disse...

Obrigado caro anónimo, vou corrigir, desculpas pela gralha.

Tertúlia Amélio disse...

A todos os verdadeiros Comunistas e anti-fascista e anti-oportunistas do Seixal

O PCP ainda está a tempo de aliviar a carga de gordura e salvar a face, isto se tomar posse administrativa do terreno, reflorestar e correr com a MÁFIA que domina no Seixal .
Difícil ?

Não, basta aplicar a LEI.

Ou então vem aí BORREASCA da grossa

O Saudoso Amélio é que vos topava.

Anónimo disse...

O senhor vereador do Ambiente e o senhor vereador da Segurança cívil deviam fazer queixa ao Ministério do Ambiente e ao Instituto da água , o que se denuncia aqui é inadmissível. Porque não pedem uma opinião ao arquitecto Ribeiro Teles ?

Anónimo disse...

Meus caros, não estão a ver o filme todo mas se me permitem completo.
O que já se verifica,
+ IC32
+ Flor da Mata urbanizada
+ os campos de golfe do Rego Travesso, o tal condominio do Monte Verde e
+ Plano de Pormenor da Torre da Marinha, mesmo em cima do sapal junto à ponte da Fraternidade.
É que há perigos escondiudos, nomeadamente os fertelizantes dos campos de golfe, que neste caso, irão direitinhos pelo Rio Judeu, e...
como vai então crescer a vegetação no sapal...
pela certa assorear os canais... e depois...
é só fazer as contas...
ou imaginar o filme..!!!
o culpado é o governo!
Já sabiamos!!!!

Anónimo disse...

O açoreamento da Baía vai-se agravar com todos estes projectos e alteração do comportamento hídrico a montante. O que vai acontecer é que a Baía do Seixal se vai tornar a longo prazo um pântano.

Anónimo disse...

Estes politicos têm visão curta e uma ignorância total de como funciona a natureza. Na altura que fizeram o PDM havia mais conhecimento e respeito pela natureza do que hoje em dia, ou então havia menos clientelismo. Refiro-me aos mandatos de Eufrázio Filipe.

Anónimo disse...

LLLLLOOOOOLLLLLL

Nessa altura do Eufrázo não era a Drª Paula Pinho nem o Dr.Paulo Silva que mandavam na Câmara.

LLLLLOOOOOOLLLLLLL

Agora são os colarinhos brancos que põem e dispõem e o povo que se lixe.


LLLLOOOOOOOLLLLL

Anónimo disse...

Era uma vez uma Reserva Ecológica do Seixal que foi apresentada pela cãmara em Novembro de 1993.

Era uma vez um PDM que foi aprovado em Conselho de Ministros de 1999.

Era uma vez um PDM que dizia que o concelho ia ficar com 1000 hectares de reserva natural, 12% da área do concelho.

Era uma vez um PDM que ia permitir o alargamento da marginal do Seixal, a recuperação da Praça dos Restauradores e da zona do Talaminho.

Era uma vez um PDM que dizia claramente que em redor do leito determinado não era permitida a construção porque a Reserva impõe uma área de protecção.

Era um PDM que nao permitindo construçao iria deixar que se fizesse um parque de laser.

Era uma vez uma Reserva Natural...

Era uma vez um PDM...

COMUNISTA DESILUDIDO disse...

Mentira em cima de mentira assim é a CDU. Quem é que enganam ainda ? Desmarcarar esta farsa é preciso a começar pela fraude que é a própria CDU = Intervenção Democrática+ Verdes + PCP

Alguém no Seixal viu um militante da ID ?

Alguém no Seixal viu um eleito VERDE ?

Alguém viu um COMUNISTA eleito no Seixal ?

TUDO UMA MENTIRA

Perito disse...

"Os estudos existentes apontam para um possível aumento da frequência de precipitações intensas, sobretudo no Norte do país, o que pode resultar em agravamento do risco de cheias", observa Rodrigo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa, consultor do INAG e um dos investigadores do projecto SIAM II Alterações Climáticas em Portugal - Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação.

O efeito do aumento repentino de caudais, em muitas zonas agravado com a construção em leitos de cheias, é ampliado na foz dos rios, onde o escoamento é dificultado. "O aumento generalizado do nível médio do mar contribui também para o aumento do risco de cheias costeiras e de cheias fluviais junto à foz de alguns cursos de água", acrescenta o especialista.

Ao identificar os sectores estratégicos no país, a Proposta de Estratégia Nacional para as alterações climáticas acentua que estas e os fenómenos meteorológicos extremos "poderão ser responsáveis pelo aumento da magnitude e frequência das cheias", entre outros efeitos.

Anónimo disse...

não é só o tal doutorzinho no email que manda na cãmara são leonardos pinhos limas e muitos outros de dentro e de fora que decidem enquanto o alfredo alegremente se embebeda e se atreve a mandar calar e a chamar clandestinos a cidadãos que contribuem com os impostos para o seu chorudo ordenado para os carros em que anda e para os cartoes visa dele e dos outros tubaroes.
já agora ordenado que junta com uma reforma choruda como professor que deixou de ser em 1975
mas no pasa nada!!

Anónimo disse...

O doutorzinho anafado é é a cabeça de outro polvo, o do betão armado .

Anónimo disse...

cdu,cds,ps,verdes,be,e outras porcarias afim, o povo desta república das bananas tem o que merece.pois eu com 51 anos nunca votei nestes coruptos,mas vou la pôr o desenho do dedo do meio,pois votos em branco ou não la ir é que não,pois assim alguem votava por mim.estimo muito que eles se .........