Tivemos mais três anos do mesmo...
O diagnostico está feito sobre quais as saídas possiveis para a actual situação do país.Um dos ultimos conselhos a ter em conta vem do Professor Ernâni Lopes que defende ter Portugal ainda uma oportunidade face à globalização e ao alargamento da União Europeia.
A estratégia baseia-se numa articulação das nossas relações com a Europa, África e Brasil. Por outro lado com um corte na administração publica de cerca de 260 mil funcionários e ainda apostar nas àreas de desenvolvimento: o Turismo;o ambiente;as cidades ;os serviços de valor acrescentado e o Mar.
Faltou dizer que na administração autarquica, primeiro patamar de aplicação de medidas efectivas práticas e orientadoras destas opções, muito tem que mudar, basta de politicos mediocres, e iletrados que passo a passo vão trepando na hierarquia regional até ocuparem cargos de mair visibilidade e decisão ( e pouca responsabilidade) como os Presidentes das regiões de Turismo, que se limitam a beneficiar de mordomias e prolongar a exposição publica iniciada no papel de autarcas.
Na prática nada acrescentam ao Turismo ou ao desenvolvimento do país , tomando o exemplo do presidente da Região de Turismo da Costa Azul, não se lhe reconhecem formação e competência que levem a esperar politicas orientadoras de Turismo e ambiente, que terão inevitávelmente que passar por politicas de ordenamento e de protecção ambiental.Uma vez que o seu partido ou coligação há trinta anos no poder e com maioria não tem conseguido equilibrar as politicas opostas que têm pendido mais para o lado dos interesses imobiliàrios e de expansão urbana , (não esquecer que o Sr. Eufrázio é presidente da assembleia municipal do Seixal e foi presidente de Câmara por mais que um mandato...).
É obvio que mais fácil seria a tarefa para este destacado elemento do PCP e responsável turistico pela peninsula de Setubal que os autoctenes fossem proibidos de falar com os estrangeiros como a medida que os responsáveis turisticos Cubanos acabam de pôr em prática, de forma a que no paraíso se mantivesse a ausência de contestação na visão de outras formas de desenvolvimento que não a betonização do litoral (veja-se o Escândalo da Praia da California em Sesimbra e a Costa da Caparica) , das zonas ribeirinhas (Seixal , Alcochete,e Montijo...) ou das florestas Matas de Sesimbra , Seixal e Almada. Enquanto os destinos do país estiverem entregues a esta gente, de nada nos poderão valer Economistas como Ernãni Lopes, Octávio Teixeira ou Miguel Cadilhe, será que aprenderam alguma coisa com o resultado das ultimas eleições?
Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
domingo, fevereiro 27, 2005
terça-feira, fevereiro 22, 2005
Cartaz Compromisso do PS para a Flor da Mata no seixal
Mudou o tempo, depois de preocupantes meses de uma seca persistente, eis que caem os primeiros chuviscos, há gado sedento que emagrece, vacas que já foram gordas e entretanto vão quase desfalecendo mas que agora rejubilam pelo novo pasto que mesmo sem ser semeado começa a despontar. O terreno estava para lá de seco...queimado, e o que ardeu dificilmente voltará a rebentar...
Entretanto sem qualquer relação com o parágrafo anterior, houve eleições, espera-se que um ex ministro do ambiente dê um primeiro ministro com consciência ambiental, a ver vamos, quanto aos Camaradas CDU, contentam-se agora com migalhas, e elegeram mais dois deputados escondidos atrás das argolinhas,dos favos de mel, e agora de um novo azul, esverdeado dizem eles...mas que verde??? Cá pelo burgo já ninguém os compra, e lá perderam mais um deputado , é pelo belo trabalho que por cá vêm fazendo. Com uma virtude, é que aqui já não enganam ninguém, nem com jantares lá vamos, e já agora será que o camarada "operário" (afinador - certamente de cadeiras da AR) gostou da nova sede dos serviços técnicos da Câmara do Seixal? E o Alfredo, contou-lhe das negociatas com os Silvas e Belmiros ? Não? Pois é pena!!!
Espera-se que o cabeça de lista por Setubal ponha ordem no distrito e que os Dr's Hasse e Antunes sejam desta vez menos permeáveis ao Status-quo...é que o voto que os elegeu foi um voto de protesto e um voto de mudança, mais que um voto na mudança , e o Dr.Vitorino sabe bem o que é a Europa, quer em termos de ordenamento e qualidade ambiental quer em termos de justiça e de combate à corrupção. E é isso que os cidadãos querem uma pátria que não nos continue a envergonhar em "Bruxelas", um País com futuro para as proximas gerações e não esgotado por uma meia duzia enleados nos laços do futebol/autarquias/construção-civil num melaço de tráfico de influências e interesses em que a fuga ao fisco faz parte das regras do jogo assim como a corrupção de autarcas e de àrbitros de futebol .
Quando há seca, todos os pastos secam, embora uns mais do que outros...
quinta-feira, fevereiro 17, 2005
Incêndios de Inverno continuam no Seixal, hoje, enquanto decorria na televisão um jogo do Benfica e com uma temperatura de cerca de 10 graus, deflagrou mais um incêndio na Flor da Mata. O pouco vento e a pronta intervenção dos bombeiros alertados pela população evitou o pior, como se não bastasse a enorme ferida de cerca de 30 hectares aberta este Verão na Floresta com evidentes propositos de betonização daquela floresta protegida.
quarta-feira, fevereiro 16, 2005
Câmara CDU do Seixal dá de mão beijada o concelho, ao que o PCP costuma apelidar de Grande Capital. Senão vejamos, no passado fim de semana, anunciou Alfredo Monteiro com pompa e circunstância ir mudar alguns dos serviços municipais, para novas instalações no Parque Industrial do Seixal, mas não se trata das suas novas instalações, mas de umas instalações construidas pelo Grupo A .Silva e Silva para esse fim mas para serem alugadas à Câmara... (Publico10/2/05), um investimento de 17 milhões de euros.E a articulista descreve o negócio :"Sem recurso a fundos estatais ou comunitários, o investimento foi possivel através de uma contratualização com privados.Os 17 milhões de euros foram assegurados pela ASSIMEC, uma empresa sedeada no concelho...A autarquia optou por uma solução de arrendamento do espaço no valor de cerca de 130 000 euros mensais" .
Resta agora estarmos atentos e apreciar que contrapartidas foram dadas ao grupo A.Silva e Silva...quem irá construir ou ficar com o espaço desocupado por exemplo pelas oficinas da CMS à entrada do Fogueteiro ... ou que favor farão para construir o bairro social para pôr os habitantes de Vale de Chicharos, agora que aqueles prédios em zona altamente valorizada (Shoping Rio Sul, Comboio) são também interesse do Grupo A.Silva e Silva.
Mas não nos ficamos por aqui, hoje mesmo é anunciada uma revolução na rede viària, e quem paga ? As Grandes superficies instaladas ou a instalar no Concelho, ficamos a saber que vai nascer mais um mega shopping na Amora, para além do que está a nascer sobre o Continente do Fogueteiro, agora denominado Rio Sul, para além do golpe final que será dado no pequeno comércio, mais uma vez se pregunta que contrapartidas?
Está visto que vamos ter uma campanha autarquica de luxo a promover a CDU Seixal. É que dos cofres da autarquia saem sómente 2 milhões saem dos cofres da autarquia, num investimento de 12,5 milhões, claro que as obras estão atempadas para mostrar obra para as proximas autarquicas...e nas vésperas de mais uma Festa do Avante.
O que não escondem estes negócios?
segunda-feira, fevereiro 14, 2005
Foto: Flor da Mata , zona protegida no PDM do Seixal, na qual a Câmara do Seixal pretende aplicar o esquema denunciado por Miguel Sousa Tavares na sua cronica do passado dia 11 no Publico , vale pois a pena ler o artigo do qual salientamos a seguinte parte: "Um bom exemplo de negócio e lucro, envolvendo o favor do Estado, é a construção em zonas de paisagem protegida.A simplicidade do negócio é quase chocante: estando a construção vedada por lei ,os primeiros que conseguem ou afastar a lei,ou obter um direito de excepção...obviamente vão poder vender a um preço muito superior aos que constroem e vendem em zonas já saturadas...É claro que só está "protegido" até ser aprovada a primeira excepção :uma vez aberta a porta rapidamente o "paraiso" terá de se mudar para outras paragens e outras excepções..trata-se invariávelmente de "projectos sustentáveis" e "amigos do ambiente"...depois vêm sempre com aprovação...e o apoio dos autarcas - de todas as cores politicas e arregimentados por uma irresponsável lei de finanças locais, que lhes garante tanto mais dinheiro quanto mais for a construção aprovada...E por fim, para terminar todo o enredo é preparado publicamente através de artigos saidos na imprensa e onde os "investidores" são apresentados como patriotas ao serviço da criação de riqueza para o país, mas que desgraçadamente,se vêm travados por leis "obsoletas" e "desatualizadas", que são um travão ao "desenvolvimento" (Luis Nobre Guedes travou, por enquanto,a proposta que lhe foi apresentada de transferir as competências sobre a REN,Reserva Ecologica Nacional, e RAN, Reserva Agricola Nacional, para as autarquias, ou seja, a de entregar o ouro ao bandido).
Recomenda-se a leitura completa da leitura deste arigo de opinião publicado no Publico de 11 de Fev de 2005 e da autoria de Miguel Sousa Tavares.
quinta-feira, fevereiro 10, 2005
A "Coisa" vai-se complicar! Quem não passou já pelo IC19 da Margem Sul, a Estrada de Sesimbra, ou tentou ao fim da tarde sair do Pinhal dos Frades pelo Casal do Marco? E quem o tem que fazer todos os dias? Pois é,esse gigantesco aumento de tráfego, deve-se ao monstruoso aumento populacional fomentado pela Câmara do Seixal, agora imagine-se com os prédios da Av.Principal de P.Frades feitos? e mais, sabia que para o Pinhal do General, um bairro onde vivem mil pessoas, tem agora um plano de reconversão (made in CDU) pensado para que no prazo de dez anos ali residam vinte mil!!! A nova cidade apadrinhada por Alfredo Monteiro, como ele diz "Esta zona tem um grande potencial de crescimento,a estação de Coina fica a cinco minutos..." Pois é esta decisão tem um responsável que conhecemos : Alfredo Monteiro! Pense nele quando estiver no "pára-arranca" ou quando tiver perdido o sossego no sitio pacato onde escolheu viver e viu de repente transformado no pior de Corroios ou Cruz de Pau
domingo, fevereiro 06, 2005
A mentira chegou à cidade!
Já se percebeu que no Portugal de hoje, em Politica vale tudo, do boato à mentira, não admira que a sociedade civil esteja cada vez mais distante desta realidade virtual. Quanto à CDU, já não bastava a mentira que é esta coligação (como se o PEV não fosse uma criação do proprio PCP para se esconder atrás de uma outra sigla que não a foice e o martelo) como agora apresentarem um cartaz com a mais rotunda das mentiras "Futuro Verde é com a CDU" como se não fosse visivel o que é a preservação do ambiente e o ordenamento do território nas autarquias onde a CDU está em maioria (No que conseguiram transformar Almada, Seixal e Sesimbra ? Numa região verde ? Com elevado grau de qualidade de vida e de ambiente?Todos sabemos que não, e este cartaz é um verdadeiro atentado à inteligência dos portugueses e sobretudo a quem reside e resiste a 30 anos de poder local CDU.
E não é só a preservação do ambiente, é também a não abertura aos movimentos de cidadãos à pratica da ecologia . Onde o PCP/CDU está em maioria o que existe é o controle sistemático de toda e qualquer oposição e o bloqueio à sociedade civil quando esta pretende proceder à protecção ambiental de zonas ameaçadas. Na prática as autarquias de maioria PCP/PEV estão associadas ao grande capital e aos grandes promotores imobiliàrios na criação de mega-projectos comerciais e habitacionais sem qualquer qualidade urbana ou arquitectonica e sem que isso signifique sustentabilidade, qualidade do ambiente ou de vida das populações, muitas das vezes confrontadas com a destruição de zonas identificadas como de alta riqueza paisagistica e ecologica , muitas das vezes protegidas por lei.
É o imobiliário e não a protecção ambiental que financia os seus vicios e despesismos, o ambiente é um adereço, um somatório de intenções politicamente correctas , necessário para se parecer e não perder votos... mas um impecilho ao financiamento das autarquias.
Outra diferença substantiva tem a ver com o acesso à informação , ferramenta fundamental da participação civica e do cimentar da exigência face aos eleitos. A informação é sistematicamente sonegada (por exemplo no Seixal veja-se o caso da Flor da Mata/Pinhal dos Frades) e quando há o acesso por portas travessas dos cidadãos a essa mesma informação entram em campo todos os meios para impedir essa divulgação, sendo mesmo punidos politicamente os autarcas que actuem dentro do que devia ser a boa prática (veja-se a não recandidatura em 2001 do presidente da junta de freguesia de Arrentela que disponibilizou informação sobre o projecto agora retomado da mega urbanização de realojamento da Flor da Mata) ou a perseguição feita aos cidadãos que tomaram parte na contestação a este crime ambiental numa zona protegida no PDM.
Esta é uma campanha onde vale tudo, mas a mentira e a hipocrisia sobretudo em questões de ambiente que significam a nossa sobrevivência e a das futuras gerações deveriam ser tratadas com menos ligeireza e demagogia. A CDU será a breve prazo julgada pelos crimes ambientais cometidos sob o arauto de "Os Verdes", os politicos que tomaram essas medidas gozarão noutras zonas das suas reformas douradas adoçadas com "PPR'$" financiados por aqueles que ao longo do seu reinado foram beneficiando. Mas as futuras gerações cá ficarão penando na insustentabilidade e inabitabilidade que a CDU tem fomentado no desespero primário da sua manutenção no poder e no financiamento e sobrevivência do PCP.
Subscrever:
Mensagens (Atom)