domingo, setembro 02, 2012

POR MAIS ARVORES NA CIDADE


1 comentário:

Anónimo disse...

Além de todos os benefícios e mencionados na figura, tem também a vantagem de humanizar as cidades. Mas em Portugal parece que quem tem o poder é alérgico às árvores. Outros países há em que qualquer espaço serve para plantar uma árvore.... cá é aquilo que sabemos! É que com um investimento reduzido e sem ser necessário importar o quer que seja, as nossas cidades tornam-se muito mais agradáveis e sobretudo saudáveis!
Imagine-se o seguinte exercício: estabelecia-se um programa para um período de 4 anos: Cada freguesia teria de plantar 500 árvores/ano. Tal daria ao fim de 4 anos um total de 12mil árvores ou cerca de 128 árvores por quilómetro quadrado. Custos? Além da compra das árvores, as quais podiam também ser obtidas através de um viveiro municipal, a sua plantação podia ser feita através do envolvimento das escolas e da sociedade civil (esqueçam lá essa coisa do dia da árvore!) ao longo do ano ou do período adequado à plantação.
Agora imaginem outro exercício: uma foto área do antes e do depois. Em 4 anos mudávamos o aspeto das ruas, jardins e quem sabe construía-se um parque municipal de grandes dimensões (tal como o Parque da Paz!)