domingo, setembro 16, 2012

MICROGERAÇÃO EM PORTUGUÊS


Esta é uma história de confiança e tenacidade. Apaixonados pela inovação e as tecnologias ambientais, dois jovens licenciados apostaram no desenvolvimento de um microgerador eólico que pudesse satisfazer as necessidades de uma família em qualquer lugar, de forma simples e com custos acessíveis.

"É uma solução que serve para qualquer lugar, mas que se adapta na perfeição a países de grande dimensão como o Brasil ou Angola, onde a rede eléctrica não chega a todo o lado", explica Tomé Barreiro, o engenheiro mecânico, de 32 anos, que estudou e desenvolveu o modelo para a sua máquina. "A nossa ideia era apostar nas tecnologias ligadas ao ambiente e desenvolver produtos comercializáveis", complementa Hilário Campos, 35 anos, que vem da área do Direito e se dedica às questões organizativas e burocráticas.

A tecnologia não é nova, mas depois de uma análise aos custos e à produtividade das soluções existentes no mercado, ambos entenderam que o desafio passava por conceber um modelo que, além de mais acessível em termos económicos, fosse também mais eficiente e simples de montar. "Antes tinha feito investigação na área eólica. O funcionamento da pá é idêntico ao da asa de um avião", explica o engenheiro, acrescentando que outra das facetas que os levou a decidirem-se pelo aerogerador foi o facto não ser comercializado nenhum de origem nacional. "Os que estão à venda vêm sobretudo dos EUA e da Holanda, mas há muito poucos instalados no nosso país", assegura Tomé Barreiro.

Desde 2008 e durante mais de dois anos desenvolveram estudos e investigação em ambiente virtual. "Todas as componentes foram desenvolvidas por nós para optimizar resultados e tudo apontava para a possibilidade de obter uma melhores perfomances", explicam os dois jovens.

Durante 2011 foi o tempo da concepção e desenvolvimento do produto. Surgiu a empresa, a Powering Yourself, Conceitos Energéticos, Ldª (www.poweringyourself.com) e o início do fabrico dos vários componentes. Foi construído o primeiro protótipo e instalado no quintal de familiares, em Famalicão, onde funciona há mais de seis meses com resultados que confirmam o previsto durante o período de investigação.

Registado com o nome de WindGEN3000, o microgerador eólico concebido pelos dois jovens empreendedores é apresentado como "o primeiro do género a ser desenvolvido em Portugal e por iniciativa privada". Além do recurso integral a tecnologia nacional, "destaca-se pelo seu alto rendimento, até 30% superior ao dos equipamentos existentes no mercado a nível mundial". (PUBLICO)

4 comentários:

soliveira disse...

Falta dizer,(e o artigo referia-o), que já em 2007 o INETI, apresentou um protótipo baptizado T.Urban, com um custo de € 850.000,00. O protótipo foi instalado na residência oficial do 1º Ministro, (Socrates).
O projecto que A-Sul refere, é de iniciativa privada, necessita de €160.000,00 para ser produzido em série.
Mais um ezemplo da capacidade de inovação e criação de emprego do sector estado!!!

Anónimo disse...

O presidente da Câmara do Seixal é que não deve estar muito ralado com inovações porque aceitou para o concelho um aterro sanitário que recebe os lixos de mais dois concelhos, Almada e Sesimbra e que está a tornar a vida dos moradores do concelho do seixal num inferno com o mau cheiro. Alfredo Monteiro não está preocupado com o ar que se respira no Seixal porque já mudou a sua residencia para Palmela. Quem cá vive que se lixe. Está na hora de fazer um protesto à porta da Câmara contra o aterro sanitáriuo em Vale de Milhaços, Há outras formas de tratar o lixo que não prejudicam assim os moradores.

Anónimo disse...

ao anónimo das 9/17/2012 07:57:00 p.m.

é bem feito aos moradores por comprarem/fazerem casas ilegais ao pé de um aterro sanitário, ou em reserva da rede natura 2000

Anónimo disse...

Por acaso esses concelhos não pagam à CMSeixal por isso?
Também , por mero acaso não será de acrescer a Etar de Miratejo, ou será que esta só trata os dejectos de Miratejo, a nada da CMAlmada?
Também há que acrescer outros: os depósitos dos fundos das refinarias da Expo, imagine-se lá passaram todas pelo funil da Ponte 25 de Abril....e cá estão no Seixal!...e há mais, mas deixemos sossegar a caixa das alembraduras!!!!
Só questão houvesse a colocar, era a de- como estão na falência QUANDO NOS VENDEM A ALMA AO DIABO!!!!!