sexta-feira, julho 27, 2012

O PAÍS QUE ARDE





Ainda há quem chore pelas arvores ardidas :


A rota da cortiça deu lugar à "rota do carvão"

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia ViegasOntem
Isabel Pires, 67 anos, olha em lágrimas para a terra que deu sustento à sua família durante gerações. A serra do Caldeirão está hoje transformada na "rota do carvão", com hectares de encosta queimada, onde não se vislumbra qualquer fonte de rendimento.
Em 2004, um outro incêndio consumiu parte da produção de montado de sobro e cerca de 400 colmeias da habitante da Cova da Muda, São Brás de Alportel. A tragédia repetiu-se há uma semana mas, desta vez, com mais dramatismo. Foi perdido todo o trabalho de uma vida.
"O que não ardeu em 2004 ardeu agora. Acresce ainda o prejuízo do investimento feito nestes oito anos. Todo o montado ficou destruído e mais de 150 colmeias. O que a serra produziu em décadas, as chamas destruíram em poucos minutos. Foi o fim", vaticina Isabel Pires, enquanto aponta para as abelhas que sobreviveram ao "inferno" e pousam no mel que ainda escorre pelo solo seco e queimado.
Indignada, a moradora acredita que a desgraça, que consumiu 35% do total do concelho de São Brás de Alportel, podia ter sido evitada, caso as entidades responsáveis tivessem atuado no período que mediou os dois grandes incêndios.
"Durante estes oito anos devia ter-se feito muita coisa. Esta é uma zona crítica, mas os nossos governantes nunca ligaram à serra nem aos seus moradores. Fizeram-se miradouros, criou-se uma rota da cortiça e agora faz-se a rota do carvão. Depois de estar tudo queimado é que se fazem os corta fogos", lamenta a habitante, antes de nos deixar na estrada que separa São Brás de Alportel e Tavira.
Ao longo da encosta o cenário é desolador. O que antes era uma paisagem verde, é agora um deserto negro sem vida e em silêncio. O cheiro a queimado e os focos de fumo a sair das entranhas de algumas árvores transportam-nos para o incêndio que atingiu o coração da Serra do Caldeirão, onde estiveram mais de mil bombeiros.

Sem comentários: